Água turva


Recommended Posts

Encontrei, ontem, de manhã, um dos peixes morto e os 5 restantes a querer respirar, à superfície. Mudeio-os logo para outro lado, directamente, não podia ser de outro modo, mas eles não se ressentiram. Despejei aí 2/3 da água e tornei a metê-los lá dentro. Tudo parecia e parece ok, em relação a eles. Mas... a ãgua começou a turvar-se, à noite, já era bastante! 

Quando deito a água, faço-o sobre uma mão, para que não atinja o substrato nem as plantas. Pensei que isso se deveria a que parte da água de um dos garrafões tivesse atingido a água, directamente. Não me importei, assim, muito: em princípio, hoje estaria bom. Para auxiliar, acrescentei-lhe outro filtro. Hoje, de manhã, quando ia para lhes dar de comer, abri a porta da sala e não os consegui quase ver. Fiz-lhe então um novo tpa - substitui mais quase 1/2 aquário de água do aquário. Ficou melhor, mas ainda está bastante suja. Penso fazer ainda outro, mas não pode ser assim de repente.

Encontrei também uma espuma (oleosa?) que cobria a superfície do aquário. Penso que isso não é problema ( no início, quando montei o aquário, também apareceu, depois desapareceu). Só a tirei, com uma medida.  Contudo, parece ter começado - não dou a certeza - logo que meti o outro filtro, que não tem actualmente cerâmicas, pois achei mais importante pô-lo logo, a esponja reteria a sujidade, pensei.

A minha pergunta é: estarei a fazer algo mal? Se sim, que devo fazer? E que devo fazer mais?

Tenho também outra pergunta, outro assunto, mas faço aqui: desde há muito tempo que comecei a ver alguns grânulos brancos no fundo do aquário. Pensei que eram restos dos grânulos que deito como comida. Há alguns dias, porém, que tenho notado umas pedras, que chegam a atingir o tamanho de metade de uma unha, brancas e translúcidas. Já pensei em bocados de vidro, até, mas duvido...

Quanto aos valores da água, tenho os nitritos a 0 e os nitratos muito lá perto, finalmente!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José,

Seria importante dares-nos mais algumas informações para te conseguirmos ajudar, nomeadamente:

Tamanho do aquário

Flora

Fauna

Há quanto tempo está o aquário montado

Que filtragem tem

Uma foto do aquário também poderia ser util!

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

Para a água turva há um produto da (SEACHEM) que se chama salvo erro (PRISTINE) 

Em geral se o filtro tiver há altura ele acaba com a água turva em um dia ou dia e meio,sem teres que colocares produto algum.

Agora se isso aconteceu é porque mexestes no aquário e fizestes alguma coisa,porque a água turva também pode querer dizer que matastes as bactérias todas e agora o aquário vai reiniciar o ciclo do azoto,por isso a água turvou.

Bom Ano Novo

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Senhor Álvaro Silva! Parece que descobri parte: tinha a água turva e juntei outro filtro (um tetra com uma cascata). Foi pior: à turvação juntou-se qualquer coisa em suspenção.  Assim que o notei, desliguei-o. Pareceu-me que melhorou. Infelizmente, à noite, momento em que fecho a luz, deveria ter trocado os fios e ficou ligado. A barra porosa, ficou, assim desligada. Hoje de manhã estava tudo outra vez sujo. A turvação inicial, parece nada ter a ver com isto. Serão as bactérias, possìvelmente. 

Agradecendo mais uma vez, envio os desejos de um Bom Ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José 

Eu acho que foi a morte das bactérias,sendo a sim o ciclo vai reiniciar outra vez,como já tens peixes deves ter cuidado a dobrar,vais possivelmente ter que fazer umas TPA,s durante pelo menos as duas seguintes semanas,TPA,s pequenas que é para não atrasar muito o ciclo.

Cuidado pois agora pode disparar um pico de Amónia,é aqui que tens que fazer umas TPA,s.

Tens que ter muita paciência,e muita calma,estares sempre em cima,para que os peixes não morram.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

Como escreveu o João, o setup completo do aquário é essencial para melhor poder-mos ajudar.

assim é sempre meio a adivinhar

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/01/2022 at 09:16, Jose Brito Puga disse:

Quanto aos valores da água, tenho os nitritos a 0 e os nitratos muito lá perto, finalmente!

Como o @Alvaro Silva já disse, o ciclo provavelmente reiniciou e por isso é que tens os nitratos perto de zero.

Mais importante do que saber o que fizeste depois de isto acontecer seria dizeres o que fizeste antes disso ter acontecido. É provável que alguma coisa que tenhas feito nos dias/semanas antes tenha levado a esse resultado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.