Os Nitritos e os meus peixes


Jose Brito Puga

Recommended Posts

Morreu-me hoje um peixe! Assim que cheguei para lhes dar comida, vi que um estava morto, de lado, sobre uma planta, e os outros deitavam, aflitos, a boca fora de água. Não tive remédio senão deitá-los, 3 para um balde, que ali estava, meio cheio e, depois, os outros 2 para um alguidar que fui buscar e enchera com água da torneira. Felizmente para mim, recompuseram-se ràpidamente, os que pus no balde, menos ràpidamente, mas atribuo isso ao facto, não só do volume, mas também à da secção deste - ambas muito pequenos. Os que foram para o alguidar, esses, imediatamente se puseram a nadar, felizmente! Só o facto de continuarem vivos me consolou.

Fui ver, depois, os valores que a água tinha - nitritos, nitratos, Gh (e já nem vi mais), no máximo! Os nitritos (dois dias atrás, pelo menos), embora estivessem altos, não estavam no máximo. Por isso, talvez por sono, adiei para hoje a tpa. Não o devia ter feito. Um caracol, que vi estar morto - e a está-lo, já estaria lá há 3 ou 4 dias - teria tido influência? Não sei.

Deixei passar algum tempo, para que se recompusessem, então, chegou o momento em que deveriam voltar para o aquário, de que tirara aí uns 2/3 de água. Juntei depois água da torneira. Medi os valores - há muito tempo que não tinham estado tão bons os nitratos, os nitritos tinham baixado bastante, o Kh estava bom. Agora para voltar a pôr os peixes, que faria? Aos do balde, nem espaço para enfiar uma rede havia! Fiz o que me lembrei e pareceu possível: despejei o balde para o aquário. Depois, pelo mesmo motivo, despejei os outros.  Dei-lhes, então de comer e logo foram comer, bem ao contrário de quando eu lhes dera no balde, onde nem reagiram. Agora? Estão vivos, nadando no meio do aquário. Curiosamente, o que morrera fôra o único a que dera nome: como tinha uma barbatana peitoral vermelha e a outra não, chamara-lhe red-fin. 

Creio que fiz tudo o que deveria, mas não sei!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ao que interessa, quantos litros tens no aquário? Quantos peixes e que peixes? Quando montas-te o aquário? Fizeste o ciclo do azoto(imagino que não saibas o que é dado que achaste que nitritos altos é normal)? Que filtro tens? Quantos litros/hora faz o filtro? O que tens dentro do filtro?

Um caracol não influência nada... Muitas das vezes até um peixe morre e acaba por ser comido e nós nem reparamos, o problema é que o teu aquário não está ciclado... Nitritos altos é um problema gravíssimo és um sortudo por ter não terem morrido mais, faz TPA's diárias e responde-me ás perguntas que te fiz

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um de 57 litros, a que se deve tirar o volume do filtro e dos substratos, o que ainda dá algo. Apesar das tpa's, os nitritos tinham 5mg/l (a cor era intermédia, entre  1 e  5 mg/l). Os nitratos tinham ùltimamente o valor 100, por mais que quisesse, só os conseguia baixar para 50mg/l

O Gh, girava entre 6 e 10 (quando hoje vi, estava >16.

Peixes, tinha 9: 6 kinguius (que me foram oferecidos e postos por essa pessoa no aquário,) mais do que deveria ser. Como não tinham 4cm,

deixei-os estar, comprei ainda 3 coridoras, para o fundo.

O aquário, já o tenho há mais de um mês. Devido aos peixes terem sido metidos, ainda eu não preparara o aquário, só tinha água e o areão, o aquário não foi ciclado, antes de os meterem, mas depois, durante muito tempo, os nitritos ficaram no 0 e os nitratos também, só que estes, 

subiram depois, primeiro devagar. Fazia tpa, mas conseguia só qualquer coisa de pouco. Por vezes fazia mini-tpa's de 2 em 2 dias.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mantém apenas um tópico a pedir ajuda... já vi pelo menos 3 tópicos teus. Se tiveres só um tópico fica mais fácil de lermos a informação toda, em vez de estar espalhada pelos tópicos todos.

 

Problema: 57L dá (talvez) para 1 Kinguio... eu em 200L meto no máximo 4 e o filtro tem de ser muito bom. Tens aí 6, mais as coridoras... só vais ter problemas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/12/2021 at 12:34, Brunomcc2000 disse:

Vamos ao que interessa, quantos litros tens no aquário? Quantos peixes e que peixes? Quando montas-te o aquário? Fizeste o ciclo do azoto(imagino que não saibas o que é dado que achaste que nitritos altos é normal)? Que filtro tens? Quantos litros/hora faz o filtro? O que tens dentro do filtro?

Um caracol não influência nada... Muitas das vezes até um peixe morre e acaba por ser comido e nós nem reparamos, o problema é que o teu aquário não está ciclado... Nitritos altos é um problema gravíssimo és um sortudo por ter não terem morrido mais, faz TPA's diárias e responde-me ás perguntas que te fiz

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei o que é o ciclo de Azoto, simplesmente, não sei porquê, começou a subir  e, na altura, há mais de um mês, talvez (tenho o aquário montado há pouco mais de 2 meses). Os nitratos começaram a subir, não tão assustadoramente, os nitritos, também. Tentei baixar ambos, mas, pouco baixavam.

Fiquei sem saber o que fazer, mas, depois de me morrer um peixe, retirei imensa água e os nitritos foram ao 0. Começaram outra vez a subir, at5é que hoje decidi fazer o mesmo e retirei perto de 50% de água. Talvez mais! Obtive resultados, para já. A água ficou substancialmente mais clara. Os nitratos passaram para metade e os nitritos estão a 5. Tenciono agora fazer outra TPA deste modo, e talvez uma outra ainda (ou seja, uma amanhã e outra depois de amanhã).

Quanto ao meu aquário, foi iniciado com 6 carassius oferecidos. Passado tempos, somei-lhes 3 coridoras (embora saiba que só os carassius já superpovoavam o aquário. Queria,no entanto, limpa-fundos. Mais recentemente comprei 2 limpa vidros, mas o macho pouco fez, ainda - só dormir entre o vidro e o termostato, pràticamente.

Plantas, comprei inicialmente, aquelas que me deram depois de as escolher sem saber o que deveria escolher. Algumas vieram com pedras. Perdi muito espaço - na altura, o meu filtro era um "Tetra Crystal", com uma pequena cascata e lugar para o termoestato. Ocupavam demasiado espaço. Tirei essas plantas e fui-as substituindo-as por plantas de crescimento rápido. O filtro, embora por outro motivo, foi mudado - julgava-o estragado, quando só não estava totalmente limpo. Mas, entretanto os carassius cresciam em tamanho e deixavam mais dejectos. Ontem, estive para os dar! Mas, eles interagem, não fui capaz, não sei que fazer, já não cabem no aquário!

O Gh, está em >6º , o Kh talvez a 6ºd, mas, muitas vezes está a 3ºd. O Ph, está ácido: 6.8. não creio ser pouco (os carassius têm aguentado e as coridoras também). Dos limpa-vidros, não sei qual o valor que lhes convém, esqueci-me do que me foi dito, tal como do nome.

Peço que, se eu estiver a fazer algo de errado, mo digam. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Você sabe o que está a fazer errado, a questão aqui é se quer realmente resolver o problema? Sabe que 6 goldfish's são peixes a mais para o aquário mas ainda assim vai buscar corydoras e limpa-vidros.. se já estava mau ficou ainda pior... Esses goldfish's precisam de muitos mais litros

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk



Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Brito Puga 

O problema esta bem de resolver pura e simplesmente dás os Goldfish,s a quem tenha condições para os ter,ate podes gostar muito deles,mas primeiro esta as condições dos peixes viverem bem,e se ficas com eles para teu belo prazer,eles é que vão sofrer,com o teu prazer e gosto.

Não leves a mal,mas é o que eu acho.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Jose Brito Puga disse:

Sei o que é o ciclo de Azoto, simplesmente, não sei porquê, começou a subir  e, na altura, há mais de um mês, talvez (tenho o aquário montado há pouco mais de 2 meses). Os nitratos começaram a subir, não tão assustadoramente, os nitritos, também. Tentei baixar ambos, mas, pouco baixavam.

Fiquei sem saber o que fazer, mas, depois de me morrer um peixe, retirei imensa água e os nitritos foram ao 0. Começaram outra vez a subir, at5é que hoje decidi fazer o mesmo e retirei perto de 50% de água. Talvez mais! Obtive resultados, para já. A água ficou substancialmente mais clara. Os nitratos passaram para metade e os nitritos estão a 5. Tenciono agora fazer outra TPA deste modo, e talvez uma outra ainda (ou seja, uma amanhã e outra depois de amanhã).

Quanto ao meu aquário, foi iniciado com 6 carassius oferecidos. Passado tempos, somei-lhes 3 coridoras (embora saiba que só os carassius já superpovoavam o aquário. Queria,no entanto, limpa-fundos. Mais recentemente comprei 2 limpa vidros, mas o macho pouco fez, ainda - só dormir entre o vidro e o termostato, pràticamente.

Plantas, comprei inicialmente, aquelas que me deram depois de as escolher sem saber o que deveria escolher. Algumas vieram com pedras. Perdi muito espaço - na altura, o meu filtro era um "Tetra Crystal", com uma pequena cascata e lugar para o termoestato. Ocupavam demasiado espaço. Tirei essas plantas e fui-as substituindo-as por plantas de crescimento rápido. O filtro, embora por outro motivo, foi mudado - julgava-o estragado, quando só não estava totalmente limpo. Mas, entretanto os carassius cresciam em tamanho e deixavam mais dejectos. Ontem, estive para os dar! Mas, eles interagem, não fui capaz, não sei que fazer, já não cabem no aquário!

O Gh, está em >6º , o Kh talvez a 6ºd, mas, muitas vezes está a 3ºd. O Ph, está ácido: 6.8. não creio ser pouco (os carassius têm aguentado e as coridoras também). Dos limpa-vidros, não sei qual o valor que lhes convém, esqueci-me do que me foi dito, tal como do nome.

Peço que, se eu estiver a fazer algo de errado, mo digam. Obrigado!

Amigo... Como já te foi dito, não esperes milagres com 6 Carassius auratus num aquário de apenas 57 litros, já para não falar dos outros peixes. Nunca conseguirás dessa forma ter água de boa qualidade, pelo contrário. Portanto, não te podemos indicar uma solução para o teu caso, a não ser, que se realmente gostas e tens interesse na saúde e bem estar dos teus peixes, o melhor é doares a alguém que tenha condições para os manter, porque caso contrário, é uma questão de tempo até teres mais baixas. Podes até saber no que consiste o ciclo do azoto, mas, talvez não estejas devidamente informado acerca das condições adequadas e necessárias para manter Carassius auratos, mas, fica aqui um artigo que podes ler para ficares bem informado e teres uma melhor noção acerca dessa espécie. https://www.aquariofilia.net/forum/topic/263052-kinguios-conheça-antes-de-montar-um-aquário/

 

Editado por Alex Calvin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Por aqui mais um da mesma opinião, doar/vender os peixes e recomeçar de forma correcta e segura. Tens sempre aqui muita ajuda para qualquer dúvida que possa surgir. Se prosseguires dessa forma vais continuar a ter problemas, seguramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/01/2022 at 20:33, Alvaro Silva disse:

Boas José Brito Puga 

O problema esta bem de resolver pura e simplesmente dás os Goldfish,s a quem tenha condições para os ter,ate podes gostar muito deles,mas primeiro esta as condições dos peixes viverem bem,e se ficas com eles para teu belo prazer,eles é que vão sofrer,com o teu prazer e gosto.

Não leves a mal,mas é o que eu acho.

Saudações 

 

On 15/01/2022 at 16:47, Brunomcc2000 disse:

Você sabe o que está a fazer errado, a questão aqui é se quer realmente resolver o problema? Sabe que 6 goldfish's são peixes a mais para o aquário mas ainda assim vai buscar corydoras e limpa-vidros.. se já estava mau ficou ainda pior... Esses goldfish's precisam de muitos mais litros

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


 

Sim, tenho demais - já dei 2 kinguius e quero ainda dar os outros. Para já, o aquário ficou muitíssimo mais limpo, agora e já o estou a conseguir manter. A dúvida agora está: quais é que os irão substituir?  Gostaria que interagissem comigo, como estes, (sem ser sujos). Sem ser de cardume, portanto. Misturaria outros, ou de cardume ou não. Coloridos e pequenos. Estava a pensar ter um cardume de uma cor e outro de outra, mas pode não ser possível!

Além do aquário de 57 Litros, comprei um de 125. Não veio a meu gosto, estou a vendê-lo e depois vou comprar outro, talvez maior, em que usarei um filtro exterior ou então algo que faça a osmose reversa. Estes que tenho, (e os que vou agora comprar), só vão aguardar no aquário de 57 L  até o grande chegar . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/01/2022 at 20:33, Alvaro Silva disse:

Boas José Brito Puga 

O problema esta bem de resolver pura e simplesmente dás os Goldfish,s a quem tenha condições para os ter,ate podes gostar muito deles,mas primeiro esta as condições dos peixes viverem bem,e se ficas com eles para teu belo prazer,eles é que vão sofrer,com o teu prazer e gosto.

Não leves a mal,mas é o que eu acho.

Saudações 

Compreendo isso: os 6 foram-me oferecidos e não tinha (nem tenho ainda) aquário para os meter. Enquanto pequenos, tudo bem, mas agora ultrapassam 12 cm. Já pensava havia muito dá-los, mas não sabia a quem. Já dei, contudo 2. O meu aquário, agora, já consegue estar com água transparente! Quero ver se dou os outros 3 (um, morreu). Depois, arranjar outros peixes! Mas quais? De cardume? Sem ser de cardume? Misturar? Tenho é de escolher compatíveis, depois tudo fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei sem perceber nada do que planeia fazer, vai continuar com o aquário de 57 litros? Ou vai para um maior de 125? Também não entendi a confusão em relação ao filtro, o filtro externo é um filtro que responsável pela filtragem mecânica, biológica e por vezes também química da água é um dos equipamentos cruciais de um aquário, o filtro de osmose reversa não é uma filtro de aquário, é um filtro que se liga a uma torneira como as que temos em casa para que a água não saia com cloro metais pesados etc serve para filtrar a água deixando-a pura ou quase pura, esta água serve para fazer reposições de água sem alterar durezas etc e para ao remineralizar conseguirmos os valores ideais para determinados peixes ou camarões mais exigentes, não sei até que ponto é realmente isto que procura.
Quanto aos peixes o que é que você chama de interação? Você tem os guppy's que se você meter a mão na água irão beliscar-lhe a mão e nadar entre os seus dedos, tem o Betta que o reconhecerá e o seguirá de um lado para o outro no aquário, eu tenho um que salta do aquário para apanhar a ração no meu dedo por exemplo mas os Betta são peixes que não se dão muito bem com peixes da mesma espécie pelo que o aconselhado seria manter só 1, para cardumes eu diria que o melhor se não o único real peixe de cardume que poderá ter serão os narizes de bêbado, no entanto, tem várias outras opções como os tetras em geral, tem cardumes de fundo as corydoras, tem peixes territoriais e com uma personalidade forte como os apistogrammas o mais fácil para quem não está habituado com a espécie é o Cacatuoides, enfim tem uma variedade tão grande de peixes que pode ter

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk



Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Brunomcc2000 disse:

Fiquei sem perceber nada do que planeia fazer, vai continuar com o aquário de 57 litros? Ou vai para um maior de 125? Também não entendi a confusão em relação ao filtro, o filtro externo é um filtro que responsável pela filtragem mecânica, biológica e por vezes também química da água é um dos equipamentos cruciais de um aquário, o filtro de osmose reversa não é uma filtro de aquário, é um filtro que se liga a uma torneira como as que temos em casa para que a água não saia com cloro metais pesados etc serve para filtrar a água deixando-a pura ou quase pura, esta água serve para fazer reposições de água sem alterar durezas etc e para ao remineralizar conseguirmos os valores ideais para determinados peixes ou camarões mais exigentes, não sei até que ponto é realmente isto que procura.
Quanto aos peixes o que é que você chama de interação? Você tem os guppy's que se você meter a mão na água irão beliscar-lhe a mão e nadar entre os seus dedos, tem o Betta que o reconhecerá e o seguirá de um lado para o outro no aquário, eu tenho um que salta do aquário para apanhar a ração no meu dedo por exemplo mas os Betta são peixes que não se dão muito bem com peixes da mesma espécie pelo que o aconselhado seria manter só 1, para cardumes eu diria que o melhor se não o único real peixe de cardume que poderá ter serão os narizes de bêbado, no entanto, tem várias outras opções como os tetras em geral, tem cardumes de fundo as corydoras, tem peixes territoriais e com uma personalidade forte como os apistogrammas o mais fácil para quem não está habituado com a espécie é o Cacatuoides, enfim tem uma variedade tão grande de peixes que pode ter

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


 

Obrigado pela sua resposta. Expliquei-me mal, sucede-me bastante:

o aquário de 57 litros vai ser substituido por um maior, de 120 ou mais litros  (o de 125 quis eu ter, mas foi mal colocado e nem chego ao filtro! Está já à venda, depois é que compro o de  +120Litros. Por fim devo vender o de 57 Litros. É esse o meu plano. Quanto aos filtros, o que disse foi por ignorância: pensava que o de osmose reversa era um modo alternativo de filtragem.

Quanto aos peixes, quereria pôr no tal aquário de 120 Litros (mais litros, preferìvelmente) uns peixes - talvez mais de uma espécie - com que interaja, mas também outros, de cardume, compatíveis, se possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.