Melhor maneira para fazer o Transporte de um Aquário


Recommended Posts

Bom dia.

Vou comprar um aquário novo (90x40x35), mas a loja que mo vai vender não faz o transporte do mesmo. Dei voltas à cabeça para pensar na melhor maneira de o trazer em segurança para casa, mas resolvi pedir ajuda a alguém que já tenha passado pelo mesmo. O meu carro é um comercial, e a mala está vazia. Se colocar lá o tanque tenho medo que ele ande a "dançar" de um lado para o outro. Posso pedir um carro de 5 lugares emprestado e traze-lo no banco de trás (teria que confirmar se cabe). 

Alguém tem outra ideia? Todas serão bem aceites. Obrigado.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nao sei se ainda precisas de ajuda com isto, mas eu transportei um de 1 metro na minha carrinha (BMW Serie 5) sem problema algum, e nao coloquei nada para o segurar! No meu caso tenho um protector no fundo da mala em borracha, por isso assim que o aquario assentou la, nao se mexeu ate casa, e olha que parte do caminho foi feito na casa dos 200kmh.

Acho que se o fundo da tua mala for "escorregadio", eu tentaria encostar o aquario a um dos cantos, e dpois tentar colocar algo pesado para o travar... Mas para ser honesto, depende muito do caminho que vais fazer, se tiveres muitas curvas e curvinhas, talvez precises mesmo de o segurar melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, PMarinho said:

Nao sei se ainda precisas de ajuda com isto, mas eu transportei um de 1 metro na minha carrinha (BMW Serie 5) sem problema algum, e nao coloquei nada para o segurar! No meu caso tenho um protector no fundo da mala em borracha, por isso assim que o aquario assentou la, nao se mexeu ate casa, e olha que parte do caminho foi feito na casa dos 200kmh.

Acho que se o fundo da tua mala for "escorregadio", eu tentaria encostar o aquario a um dos cantos, e dpois tentar colocar algo pesado para o travar... Mas para ser honesto, depende muito do caminho que vais fazer, se tiveres muitas curvas e curvinhas, talvez precises mesmo de o segurar melhor!

Continuo a precisar, sim. Ainda ando a tentar perceber a melhor maneira.  Até agora a melhor solução parece-me passar por colocar o aquário no meio da mala e de alguma forma tentar limitar os movimentos dele com uns Puffs ou uns cobertores. O primeiro aquário que tive cá em casa veio dentro da mala sem se mexer, mas foi um percurso de 3Km. Este serão 20, numa estrada nacional. Com cuidado acho que a coisa se faz. Não há grandes lombas ou desníveis. Tenho é que ter atenção à velocidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não cabe no banco da frente? O meu so tem 60 e levei o no banco do pendura. Bem encostado ao banco e ao porta luvas. Foi do porto até Aveiro. Nem se mexeu. É só colocar um esferovite no porta luvas. Com 90 já não sei bem se dará. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já transportei alguns... vazios, carregados de substrato, pedras e plantas...

No teu caso, desde que vá protegido por película filme, sustentado entre algo suave (caixas de cartão,  cobertores,  etc e não te estiques nas rotundas ou nas lombas...

Pratica uma condução preventiva onde deixes espaço suficiente para o carro da frente, mais vale travar suavemente e parar nos laranjas, enfim conduzir à domingueiro! 😁

Coloca o aquario o mais à frente possível na mala da carrinha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas. No banco da frente acho que não me arrisco a leva-lo. Teria que ir ao alto, e não me parece que isso dê muita estabilidade. Acho que vou optar mesmo por começar a juntar uns cobertores e outras coisas do género que tenha cá em casa para "entalar" o aquário no centro da mala, para que ele se mexa o menos possível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Já transportei alguns... vazios, carregados de substrato, pedras e plantas...

No teu caso, desde que vá protegido por película filme, sustentado entre algo suave (caixas de cartão,  cobertores,  etc e não te estiques nas rotundas ou nas lombas...

Pratica uma condução preventiva onde deixes espaço suficiente para o carro da frente, mais vale travar suavemente e parar nos laranjas, enfim conduzir à domingueiro! 😁

Coloca o aquario o mais à frente possível na mala da carrinha!

Ja agora Toze, e sem querer roubar o topico ao Jose... Ja transportaste algum "montado" e com alguma agua dentro? Pergunto isto pois estou a procura de uma casa nova, e la terei de transportar o aquario. A minha duvida e se ao retirar o maximo possivel de agua, sera possivel transportar o aquario de maneira segura? Ou o melhor sera mesmo esvaziar, tirar tudo, e transportar no max com substrato dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, PMarinho said:

Ja agora Toze, e sem querer roubar o topico ao Jose... Ja transportaste algum "montado" e com alguma agua dentro? Pergunto isto pois estou a procura de uma casa nova, e la terei de transportar o aquario. A minha duvida e se ao retirar o maximo possivel de agua, sera possivel transportar o aquario de maneira segura? Ou o melhor sera mesmo esvaziar, tirar tudo, e transportar no max com substrato dentro?

Não roubas nada. Também me interessa ouvir essa resposta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

A resposta concreta deixo ao Tozé Nunes,mas deixe-me que vos diga que eu vi sim o Tozé levar aquários no carro dele,e o aquário já com o layout montado,é claro que o aquário tem que ter o mínimo de água no fundo e por dentro é cheio de papel e plástico para não deixar desmanchar o layout,e por fora com película transparente por fora em volta de todo o aquário,e ser transportado na mala do carro.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas 

A resposta concreta deixo ao Tozé Nunes,mas deixe-me que vos diga que eu vi sim o Tozé levar aquários no carro dele,e o aquário já com o layout montado,é claro que o aquário tem que ter o mínimo de água no fundo e por dentro é cheio de papel e plástico para não deixar desmanchar o layout,e por fora com película transparente por fora em volta de todo o aquário,e ser transportado na mala do carro.

Saudações

Nem quero pensar no batimento cardíaco do condutor. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/01/2022 at 09:21, PMarinho disse:

Ja agora Toze, e sem querer roubar o topico ao Jose... Ja transportaste algum "montado" e com alguma agua dentro? Pergunto isto pois estou a procura de uma casa nova, e la terei de transportar o aquario. A minha duvida e se ao retirar o maximo possivel de agua, sera possivel transportar o aquario de maneira segura? Ou o melhor sera mesmo esvaziar, tirar tudo, e transportar no max com substrato dentro?

Tal como o Álvaro já disse, em todas as petfestival levei de casa um aquário montado  com todo o layout incluindo plantas no sitio.  O que fiz foi guardar a água dos aquários em garrafões,  os peixes e invertebrados iam nesses garrafões, colocar papel por cima das plantas e borrifar para manter a humidade, embrulhar em filme e depois transportar tudo para o carro. Nunca tive problemas nos transportes mas acredita que é um processo muito stressante, cada lomba,  cada buraco, cada travagem aumentava os.meus batimentos cardíacos!

Depois no local, repor lentamente a agua que estava nos garrafões,  deixando para último os que continham os vivos e  meter todo o equipamento a funcionar. Se isso já era o que era,  agora imagina no final das petfestivais, voltar a fazer todo o processo e chegando a altas horas a casa num domingo à noite, ainda ter que voltar a fazer tudo de novo!

Mas como diz a minha querida esposa:

"Quem corre por gosto..."

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é daquelas coisas que me causam enorme confusão. Só de pensar. Acho que um dia que mude de casa vou desmontar o aquário todo e voltar a monta-lo do outro lado. Não tenho paciência, e no meio de mudanças de certeza que não terei tempo também, para todo esse processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo! Mas e o que acontece aos vivos entretanto? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Tozé Nunes said:

Compreendo! Mas e o que acontece aos vivos entretanto? 

Pois... devolvem-se à loja. Ou se te deres bem com o dono da loja, pode ser que ele tos "guarde" por uns tempos.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, essa seria a minha ideia, desmontar para inventar de novo... Mas depois falta o tempo para o fazer, por isso vai dar prcaria de certeza! Portanto provavelmente seguirei as dicas do Toze quando tal acontecer, e guardar as invencoes para mais tarde, quando tiver outro aquario que possa albergar os vivos durante um tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, PMarinho said:

Pois, essa seria a minha ideia, desmontar para inventar de novo... Mas depois falta o tempo para o fazer, por isso vai dar prcaria de certeza! Portanto provavelmente seguirei as dicas do Toze quando tal acontecer, e guardar as invencoes para mais tarde, quando tiver outro aquario que possa albergar os vivos durante um tempo.

Na realidade comprei um aquário hospital/hotel nos chineses por 20€. Não era esse o seu propósito, mas passou a ser desde que o desmontei. E sempre dá para manter o filtro a circular enquanto o maior é rearranjado. No meu próximo aquário estou a pensar optar por um Dry Start e será o pequenito a casa dos vivos enquanto o grande não estiver pronto para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Na realidade comprei um aquário hospital/hotel nos chineses por 20€. Não era esse o seu propósito, mas passou a ser desde que o desmontei. E sempre dá para manter o filtro a circular enquanto o maior é rearranjado. No meu próximo aquário estou a pensar optar por um Dry Start e será o pequenito a casa dos vivos enquanto o grande não estiver pronto para eles.

Eu tenho um Eheim 2213 em Portugal, que me esqueci de trazer para a Suica agora quando fui de carro... A minha ideia seria com isso, comprar um aqua ai de 60cm e um termostato e ficava servido em caso de azar! Ate porque me tem aparecido uns peixes bebes no filtro, e ainda nao consegui levar nenhum a idade adulta porque acabam por me escapar das maternidades que comprei ate agora... Estou bastate curioso para saber de quem sao filhos! 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, PMarinho said:

Eu tenho um Eheim 2213 em Portugal, que me esqueci de trazer para a Suica agora quando fui de carro... A minha ideia seria com isso, comprar um aqua ai de 60cm e um termostato e ficava servido em caso de azar! Ate porque me tem aparecido uns peixes bebes no filtro, e ainda nao consegui levar nenhum a idade adulta porque acabam por me escapar das maternidades que comprei ate agora... Estou bastate curioso para saber de quem sao filhos!

Mas tu queres montar um novo aquário ou queres ter apenas uma maternidade? É que, para a segunda opção, um filtro de esponja seria mais que suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais