Recomeço - Dúvida sobre iluminação


Ana Bernardo

Recommended Posts

Boas,

Após vários anos sem aquários decidi regressar a este hobbie. Depois de pesquisar um pouco resolvi comprar o Eheim Vivaline pro led 126l. O aquário trás a seguinte iluminação:

Iluminação: Led 1x10.6w

Tenciono desta vez ter uma aquário plantado, ainda não decidi bem quais as plantas que irei ter, mas serão de baixa/média manutenção.

A minha dúvida é: será que a iluminação que vem com o aquário é suficiente? E caso não seja, qual aconselham?

Tenho visto as da Eheim fresh plant mas nem sei qual seria a mais indicada para este aquário.

Como tenho gatos é imperativo para mim que, a comprar outra iluminação, esta encaixe dentro do aquário de modo a que posso fechar as tampas.

Em termos de filtro irei comprar o Eheim experience 350.

Ainda não me decidi se terei ou não co2, mas terei substrato fértil.

 

Obrigada pela ajuda

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vinda ao fórum e de volta ao hobby. 

Tal como tu também tenho gatos, 3 no meu caso e nunca tive problemas com eles por causa dos aquários não estarem tapados. O máximo que aconteceu foi a gata andar a beber agua deles 😁

Aliás, já por diversas vezes foram os anjos da guarda de alguns peixes que decidiram saltar pois eles dão logo pela coisa e acabam por me alertar por causa disso. 

Mas voltando à tua escolha, a tampa permite passagem dos tubos do filtro externo? 

Em relação à tua dúvida sobre iluminação, sem conhecer a iluminaria desse kit, deve dar para um plantado não muito exigente.

Se mais tarde quiseres fazer algo mais exigente mais fácil é comprar uma calha dedicada a plantados e retirar as tampas do kit.  Ou colocares uma segunda barra de leds da própria marca...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada! 
 

Os meus gatos são uns artistas de 9kg cada, e por experiência passada já sei que não corre bem se não estiver tapado. 
O aquário tens duas aberturas para a passagem do tubo do filtro externo, foi das primeiras coisas que fui confirmar. 
Quanto á lâmpada que vem com o kit, tirando ser 1x 10.6w consegui encontrar as seguintes especificações: 1120lm, 6500k, não sei se ajuda!

Obrigada pelo teu conselho🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Deixo-te aqui este tópico sobre iluminação:

 

Tal como o Tozé disse, não deverás ter problemas com plantas low tech 🙂

Mais que isso, só essa calha já deixa a desejar..

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ana,

Essa iluminação dará sem problemas para o que pretendes.

Tens ideia do setup completo que tencionas usar? Substrato, CO2?, Fertilização, quais as plantas, hardscape etc etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco, 

Neste momento o setup que tenho pensado é o seguinte:

Aquário: 

Eheim Vivaline pro led 126L ->  L 80cm x A 45cm x P 35cm

Filtro:

Eheim Experience 350

Iluminação (vem com o aquário): 

Eheim ClassicLed daylight 10.6w (1120lm, 6500K)

Termostato:

Eheim 100W

Substrato:

Fértil: Estou em dúvida se coloco ou não substrato fertil. A colocar seria o Tropica Plant Growth 2.5L

Inerte: Tropica Aquarium Soil 

Decoração

Rochas: Dragon Stone

Troncos: Jungle wood, Red moor e hornwood

Flora:

Limnophila sessiliflora
Rotala sp. "Green"
riccia fluitans
BACOPA COMPACT
HYGROPHILA POLYSPERMA ROSANERVIG
Ludwigia repens ’Rubin’
Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
Vesicularia montagnei 'Christmas'
Marsilea hirsuta

Fauna:

Ainda por decidir, mas será um comunitario

 

Quanto ao co2 ainda não me decidi se irei arrancar já com ele nesta primeira fase ou não

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece tudo bem.

O Tropica aquarium soil serve e chega perfeitamente.

Podes não colocar CO2, mas para o crescimento de exuberante de algumas plantas de caule que queres colocar o CO2 dá uma grande ajuda. Vai implicar mais podas e mais manutenção.

Não te podes esquecer da fertilização.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

Acabei por fazer algumas modificações iniciais no setup, e comprei um Eheim vivaline 180L.

Além do substrato que coloquei aqui também adquiri volcano mineral para fazer “montes” na parte de trás do aquário e acabei mesmo por comprar o solo fértil da Jbl para ajudar nas plantas. 
Também comprei fertilizante da Tropica premium nutrition. 
Agora é esperar o aquário chegar e montar isto tudo 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ana Bernardo disse:

Olá Vasco,

Acabei por fazer algumas modificações iniciais no setup, e comprei um Eheim vivaline 180L.

Além do substrato que coloquei aqui também adquiri volcano mineral para fazer “montes” na parte de trás do aquário e acabei mesmo por comprar o solo fértil da Jbl para ajudar nas plantas. 
Também comprei fertilizante da Tropica premium nutrition. 
Agora é esperar o aquário chegar e montar isto tudo 😄

Olá Ana,

 

Também utilizo o da JBL e estou satisfeito!
Atenção a esse fertilizante da tropica porque não é all in one.

Podes ver abaixo a diferença mas basicamente o premium não tem fosfatos nem nitratos. Apenas o Specialized é que tem. Eu, por exemplo, utilizo os dois em simultâneo para não ter problemas de nitratos

 

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ana Bernardo disse:

Olá João,

Obrigada  pelo teu reparo, realmente não tinha reparado nessa carência de fosfato e nitrato.

muito obrigada!

 

Fosfato e nitrato são produzidos pelo próprio aquário, deves saber disso. Agora se for um aquário densamente plantado, terás com certeza a necessidade de adicionar mais 🙂

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.