Elevar a altura do Substrato - várias opções


Recommended Posts

Bom dia a todos. Não sei se esta é a área certa do site para colocar esta pergunta, mas cá vai.

Vou mudar o meu aquário e tenho andado a comprar o que preciso aos poucos. Para elevar a altura do substrato, a minha ideia é usar sacos de rede (como os que se colocam dentro dos filtros) com JBL Volcano Mineral, mas só comprei 10 litros desse material e temo que não chegue para atingir a altura que quero. Tenho também 3 sacos de 9 litros de ADA Amazonia v. II, que será usado como camada de cima. O problema, neste momento, é que desde que comprei o Volcano até agora, o preço do saco subiu de 20 para mais de 30€. Por mais 10, compro outro saco de Amazonia. Que opção tomavam vocês?

Outra coisa que me lembrei foi de usar o meu substrato antigo, que está mais que esgotado, como camada de baixo do aquário. Teria que o lavar e secar, mas nessa situação não gastava mais dinheiro com substrato. Passaria a ter o substrato antigo (que poderia ser colocado na mesma dentro de sacos, para não se misturar), o Volcano Mineral e o Amazonia por cima. Vêem algum inconveniente nesta solução?

Ah... posso ainda passar num horto qualquer e comprar rocha de lava com tamanho pequeno, daquela que se usa para colocar nos vasos e jardins.

Então temos: Mais um saco de Volcano Mineral; mais um saco de Amazonia; usar o substrato antigo ou comprar rocha de lava avulso?

Desde já agradeço todas as vossas respostas. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as opções são válidas.
Eu normalmente uso o mineral dentro dos sacos, mas se arranjares pedaços de rocha de lava também serve bem, o substrato velho também serve, mas eu teria atenção a quantidade de substrato, se for uma altura muito extrema, eu prefiro os sacos ou pedras para dar estabilidade á estrutura.
Podes simplesmente colocar rochas, dependendo do hardscape que estejas a planear montar e já vi pessoal usar a espuma de poliuretano para criar uma base por baixo e cortar no substrato. Se bem que esta técnica nunca usei pessoalmente e não recomendo por isso.
O volcano é algo que vais reusar ao longo de muitos layouts, embora te custe caro compensa, eu ainda uso os mesmos sacos que comprei em Inglaterra em 2017, por isso embora fique caro, é um valor que vais poupando em montagens futuras. Assumindo que colocas sempre dentro dos sacos de rede.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Todas as opções são válidas.
Eu normalmente uso o mineral dentro dos sacos, mas se arranjares pedaços de rocha de lava também serve bem, o substrato velho também serve, mas eu teria atenção a quantidade de substrato, se for uma altura muito extrema, eu prefiro os sacos ou pedras para dar estabilidade á estrutura.
Podes simplesmente colocar rochas, dependendo do hardscape que estejas a planear montar e já vi pessoal usar a espuma de poliuretano para criar uma base por baixo e cortar no substrato. Se bem que esta técnica nunca usei pessoalmente e não recomendo por isso.
O volcano é algo que vais reusar ao longo de muitos layouts, embora te custe caro compensa, eu ainda uso os mesmos sacos que comprei em Inglaterra em 2017, por isso embora fique caro, é um valor que vais poupando em montagens futuras. Assumindo que colocas sempre dentro dos sacos de rede.

Obg. pelas dicas, Bruno. Eu estava realmente inclinado para o Mineral... só me custa estar a pagar quase o dobro do que paguei pelo primeiro saco. Tenho que pensar que tive sorte na primeira e agora estou a pagar o valor justo. Eheh.

Usar muito substrato pode ser realmente problemático por causa da estabilidade. Acho que vou para a Lava. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Bom dia a todos. Não sei se esta é a área certa do site para colocar esta pergunta, mas cá vai.

Por acaso não, já se resolve.... 😎

Vou mudar o meu aquário e tenho andado a comprar o que preciso aos poucos.

Fazes bem, eu também sou assim, fui juntando, demorei 4 anos para montar o aquário que queria! 

Para elevar a altura do substrato, a minha ideia é usar sacos de rede (como os que se colocam dentro dos filtros)

Se os tiveres melhor, entre eles podes usar os do Ikea para as cuecas e meias... 

com JBL Volcano Mineral, mas só comprei 10 litros desse material e temo que não chegue para atingir a altura que quero.

Reutiliza, se não chegar vai e compra no leroy de granulometria mais pequena! 

Tenho também 3 sacos de 9 litros de ADA Amazonia v. II, que será usado como camada de cima.

Ótimo, esse podes reutilizar, dura 4, 5 de boa, ou mais. Fonte segura. 

O problema, neste momento, é que desde que comprei o Volcano até agora, o preço do saco subiu de 20 para mais de 30€. Por mais 10, compro outro saco de Amazonia. Que opção tomavam vocês?

Nunca é demais comprares o saco de Amazónia, tens é de dizer as dimensões do aquário

Outra coisa que me lembrei foi de usar o meu substrato antigo, que está mais que esgotado, como camada de baixo do aquário. Teria que o lavar e secar, mas nessa situação não gastava mais dinheiro com substrato.

Pois, também faço isso, estendo um plástico no chão, aqui no caso é no terraço, seco, peneiro, e está pronto... 

Passaria a ter o substrato antigo (que poderia ser colocado na mesma dentro de sacos, para não se misturar), o Volcano Mineral e o Amazonia por cima. Vêem algum inconveniente nesta solução?

Não, mas faria ao contrário, vulcânica em baixo,  meias de senhora para o substrato antigo, ficava no meio. 

Ah... posso ainda passar num horto qualquer e comprar rocha de lava com tamanho pequeno, daquela que se usa para colocar nos vasos e jardins.

Boa opção, na realidade vai dar ao mesmo, menos uns perlipipins se calhar.... Mas serve sim, já fiz isso. 

Então temos: Mais um saco de Volcano Mineral; mais um saco de Amazonia; usar o substrato antigo ou comprar rocha de lava avulso?

Avulso

Desde já agradeço todas as vossas respostas. Um abraço.

Feliz Natal e um bom Ano Novo!!!! 

Quanto a usar PU, podes usar com a finalidade de colar rochas, troncos, suster pontualmente substrato em alguns pontos. Apenas para elevar a montagem não uso, não justifica. 

No Magma usei, o PU não deu qualquer problema, susteve o substrato, na parte da caverna, usei para colar rocha vulcânica. E consegui  quase na totalidade limpar a rocha vulcânica do Pu, para reutilizar. 

Boas festas 😉🎄🎅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Vera Santos said:

Quanto a usar PU, podes usar com a finalidade de colar rochas, troncos, suster pontualmente substrato em alguns pontos. Apenas para elevar a montagem não uso, não justifica. 

No Magma usei, o PU não deu qualquer problema, susteve o substrato, na parte da caverna, usei para colar rocha vulcânica. E consegui  quase na totalidade limpar a rocha vulcânica do Pu, para reutilizar. 

Boas festas 😉🎄🎅

PU não vou usar. Usei uma vez e o risco de borrares tudo é muito grande 🙂 . Vou mesmo para a rocha vulcânica.

Digam-me só uma coisa... qualquer rocha vulcânica serve? Aquela que se costuma usar em grelhadores pode ser usada em aquários? É que estive a ver na MaxMat e fica muito mais barata que a da JBL. Teria só que a ferver, para matar algum bicho, mas tirando isso parece-me a mesma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, JoseCarlosMarques disse:

PU não vou usar. Usei uma vez e o risco de borrares tudo é muito grande 🙂 . Vou mesmo para a rocha vulcânica.

Digam-me só uma coisa... qualquer rocha vulcânica serve? Aquela que se costuma usar em grelhadores pode ser usada em aquários? É que estive a ver na MaxMat e fica muito mais barata que a da JBL. Teria só que a ferver, para matar algum bicho, mas tirando isso parece-me a mesma coisa.

Eu não disse para usares PU para elevar, é pontualmente.... 

Qualquer desde que não muito grande, horticultura vais e compras. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Vera Santos said:

Qualquer desde que não muito grande, horticultura vais e compras. 

Foi o que fiz. Não é tão pequena como a que vem no saco da Volcano, mas também não é muito grande. Anda à volta dos 3 a 5 cm. Uso essa na camada de baixo, depois a Volcano e o substrato por cima. Obg. Vera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Texasrangel said:

Alguém me sabe dizer se a argila expandida que se utiliza para plantas também pode ser opção? 50 litros são prai 5 euros. 

Foi também a minha dúvida quando ontem cheguei à MaxMat. É ainda mais barata que a rocha de Lava (5€ por um saco de 10 kgs!!!), e parece quase a mesma coisa em termos de textura. Estive a ler uns artigos na Internet, quando cheguei a casa, e parece que sim... pode ser usada! Não é muito comum porque tende a flutuar, mesmo depois de muito tempo dentro de água. Mas pode ser usada dentro do filtro, por exemplo.

Resumindo o que li, não deve ser partida, porque pode libertar partículas pequenas que depois flutuam pela água e podem danificar equipamentos, mas não há nada contra a sua utilização (químicos que possam ser libertados, ou assim). Ou seja... se arranjarmos uma maneira delas ficarem presas no fundo do aquário, podem ser usadas para elevar o substrato. Pessoalmente não o faria porque acho que ia detestar acordar um dia e encontrá-las todas a boiar no meu tanque... mas se alguém tiver ideias para as prender no fundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Texasrangel said:

A minha ideia seria utilizar os sacos de rede com a argila expandida e uma pedra lá dentro. Assim não deve flutuar. 

Eu não arriscava, mas podes tentar. Até pode a pedra manter-se no fundo, mas algumas partes do saco podem flutuar. Não sei...

De qualquer maneira, a rocha de lava não é muito mais cara, e parece-me ter mais vantagens. Com pedaços maiores, por exemplo, nem precisas do saco de rede para nada. Basta por a rocha por baixo e o substrato por cima. Dificilmente, caso queiras voltar a usar o substrato, não vês um pedaço de rocha de lava no meio dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais