Ciclagem de aquário de 180 lts


GervaiaH

Recommended Posts

Boa noite a todos. 

Adquiri há umas semanas um aquário novo de 180 lts e após a montagem do mesmo para um biotopo do lago Tanganyika, iniciei o processo ciclagem do aquário com a introdução das bactérias com o Stability da Seachen. No arranque coloquei também 3 espécies de plantas que são ajustadas ao biotopo em causa. O processo foi iniciado há 2 semanas com aplicação da dosagem do Stability e também apliquei em pequenas doses em certos dias algumas gotas de amoníaco.Há certa de uma semana, desconhecendo o motivo, uma das plantas, a Vallisneria acabou por morrer e começou a decompor-se e, acabei por retirá-la do aquário. Há 3 dias que tenho os parâmetros de amónia e nitrito no máximo. As minhas questões são : esses parâmetros estão certos com o processo de ciclagem?  A amónia nesta fase não deveria estar a baixar e os nitritos estarem no máximo como estão? A decomposição da planta terá influênciado o pico da amónia estar tão alto e não descer em relação aos nitritos? 

Obrigado 

 

Editado por GervaiaH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizar amoníaco sem saber o que se está a fazer, trás mais problemas do que benefícios. Isto é um hobby que previligia a paciência e fazer as coisas no seu ritmo, tudo o que queiras fazer para acelerar o processo, é um caminho muito arriscado.

Que quantidade de amónia meteste no aquário?

Que testes estás a usar? Qual é o "valor máximo" em que estão a Amónia, os Nitritos? Como estão os Nitratos?

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa a natureza fazer o seu curso. Faz umas TPAs de vez em vez e tem paciência.  :)

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Vasco Ferreira disse:

Deixa a natureza fazer o seu curso. Faz umas TPAs de vez em vez e tem paciência.  🙂

É verdade... Tenho que ter mais paciência e deixar a natureza fazer o resto... O meu filhote, desde a compra do aquário que me pergunta todos os dias pelos peixes. É autista e, quando fixam-se em algo é muito complicado de darmos qualquer justificação do porquê as coisas terem os seus timings... Tentei minimizar o tempo da ciclagem... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Utilizar amoníaco sem saber o que se está a fazer, trás mais problemas do que benefícios. Isto é um hobby que previligia a paciência e fazer as coisas no seu ritmo, tudo o que queiras fazer para acelerar o processo, é um caminho muito arriscado.

Que quantidade de amónia meteste no aquário?

Que testes estás a usar? Qual é o "valor máximo" em que estão a Amónia, os Nitritos? Como estão os Nitratos?

 

Boa tarde João. Obrigado pela resposta. Fiz umas pequenas pesquisas antes de aplicar o amoníaco e nunca apliquei as dosagens recomendadas pelos utilizadores deste método... Apliquei umas gotas passado uma semana do início da ciclagem e, apliquei porque tinha a amónia e os nitritos ainda a 0. Logo irei medir os restantes parâmetros e coloco-os aqui. 

Tenho usado os testes de medição em fita. Ja sei que não são 100% reais. Terei que comprar os testes para o NH3 e NH2 em separado. 

Obrigado 

Editado por GervaiaH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai fazendo os testes....como te referi, umas TPAS regulares e ires vendo os valores dos nitritos e amónia. Esses aceleradores costumam funcionar. Quando vires os valores a 0 é sinal que podes começar a introduzir.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vasco Ferreira disse:

Vai fazendo os testes....como te referi, umas TPAS regulares e ires vendo os valores dos nitritos e amónia. Esses aceleradores costumam funcionar. Quando vires os valores a 0 é sinal que podes começar a introduzir.

Boa noite quero fazer um pequeno reparo, pelas medições da fita, tenho sim os nitritos e os nitratos com valores altos e não a amónia. Isto quer dizer que o processo de ciclagem está a levar o caminho correcto, certo? Reparei também que surgiram de um dia para o outro algas verdes nas rochas e no substrato... Será muitas horas de iluminação ligada no aquário? Também li algures que havendo excesso de nitrato também leva ao surgimento de algas... será? 

Acabei por fazer uma TPA de 30% hoje quando cheguei a casa...

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, GervaiaH disse:

Boa noite quero fazer um pequeno reparo, pelas medições da fita, tenho sim os nitritos e os nitratos com valores altos e não a amónia. Isto quer dizer que o processo de ciclagem está a levar o caminho correcto, certo? Reparei também que surgiram de um dia para o outro algas verdes nas rochas e no substrato... Será muitas horas de iluminação ligada no aquário? Também li algures que havendo excesso de nitrato também leva ao surgimento de algas... será? 

Acabei por fazer uma TPA de 30% hoje quando cheguei a casa...

Obrigado 

Sendo nitritos e nitratos as coisas mudam de figura. Respondendo à tua questão, sim, a ciclagem está a acontecer. Faz como o Vasco referiu e faz uma TPA por semana até atingires 0 nitritos. Como não tens plantas no aquário, terás de retirar os nitratos através de TPA's.

As algas podem ser excesso de nitratos ou excesso de iluminação. 6h a 8h de luz por dia é o indicado.

Abraço!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas nesta fase é normal. Tens a química do aquário toda em convulsão, mas também pode ser como o João refere.

Os fatores podem ser vários.

Vai aspirando e retirando o máximo durante este fase  e ter paciência.

Qual o setup completo do aquário? sem ele também fica mais difícil ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/12/2021 at 16:36, Vasco Ferreira disse:

Algas nesta fase é normal. Tens a química do aquário toda em convulsão, mas também pode ser como o João refere.

Os fatores podem ser vários.

Vai aspirando e retirando o máximo durante este fase  e ter paciência.

Qual o setup completo do aquário? sem ele também fica mais difícil ajudar.

Boa noite Vasco. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho um aquário de 180 litros. Estou a recriar um biotopo tanganyika. Tenho como substrato areia, rochas de praia, a fauna tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Baseie-me um pouco no forum Ciclideos sobre o tipo de plantas que "aguentam" mais e mais ajustáveis num habitat de ciclideos africanos.

Em termos de filtragem tenho um filtro externo Eheim Experience 350 (1050L/H) e um filtro interno Eheim Biopower 200 (650L/H).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/12/2021 at 21:32, JoãogaFernandes disse:

Sendo nitritos e nitratos as coisas mudam de figura. Respondendo à tua questão, sim, a ciclagem está a acontecer. Faz como o Vasco referiu e faz uma TPA por semana até atingires 0 nitritos. Como não tens plantas no aquário, terás de retirar os nitratos através de TPA's.

As algas podem ser excesso de nitratos ou excesso de iluminação. 6h a 8h de luz por dia é o indicado.

Abraço!

Boa noite João. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho plantas no aquário. Tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Tinha uma foxtail e uma vallisneria mas não pegaram no aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, GervaiaH disse:

Boa noite João. Antes de mais um bom natal para si e para a família. Tenho plantas no aquário. Tenho umas anubias e uma lilaeopsis. Tinha uma foxtail e uma vallisneria mas não pegaram no aquário. 

Viva!

Obrigado e espero que o Natal tenha sido bom para esses lados!

Depende da quantidade de plantas naturalmente, mas se for um ou dois pés não são suficientes para dar conta de tsnto nitrato 🙂

De qualquer das formas foi como referi, nada como umas TPAs para equilibrar isso!

As algas são algas e há e qualquer aquário 😁

Abraço

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com calma  e paciência vai ao sitio.

Vai postando novidades

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ☺️. Finalmente tenho o aquário ciclado hà 2 dias.

Amónia a "0"

Nitritos a "0"

Hoje já introduzi dois SAE para ajudarem na questão das algas. No arranque do ano chegarão os ciclideos. Obrigado pela dicas e pelo apoio. Depois posto aqui umas fotos

Boas festas e um bom ano para todos. 

Editado por GervaiaH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

Dois SAE não sei se será pouco.

Agora é ires introduzindo com calma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.