Complexo Unimaculata


José Pedro

Recommended Posts

Complexo Unimaculata

 

Complexo é um grupo de espécies de peixes com características muito semelhantes.

O Complexo Unimaculata é um dos maiores complexos existentes e inclui as maiores espécies de bettas que podem chegar a medir mais de 12cms.

large.1558227296_unimaccomplex.jpg

 

Este complexo inclui diversas espécies tais como:

 - Betta patoti (e todas as suas populações, como Tanah Grogot, Balik Papan, etc)

-Betta compuncta

-Betta gladiator

-Betta ideii

-Betta macrostoma

-Betta ocellata

-Betta pallifina,

 

E claro o Betta unimaculata

Betta pallifina

 large.1651178996_Bettapallifina.jpg

 

Betta macrostoma

large.Macrostoma.jpg

 

Betta unimaculata

large.unimac.jpg

 

 

Alojamento:

-Os pares devem manter-se em aquários relativamente grandes, nunca inferiores a 50Lts

-Podem ser mantidos em pares/grupos, mas convém que o numero de fêmeas seja superior ao numero de machos e não deixar que o numero de machos seja muito significativo, dado que como nas outras espécies, os machos lutarão entre si.

-Os aquários devem obrigatoriamente ser tapados, dado que são excelentes saltadores.

-Qualquer pessoa que tenha mantido selvagens dirá, que vais ser necessário uma tampa sobre a tampa, tal é a fama de saltadores que eles têm, especialmente se forem muito assustadiços;

 

Alimentação:

-São peixes insectívoros/carnívoros, portanto devem ser alimentados com comidas ricas em proteína animal. Da minha experiência, não ligam muito a pellets e comidas industrializadas, mas perdem-se por grilos pequenos e pedaços de minhocas.

***MAIS UMA VEZ CUIDADO, QUE ELES SALTAM À COMIDA***

 

Decoração:

-Como todos os outros bettas, gostam de plantas e de ter sítios onde se esconder, tornando-os mais descontraídos dentro do aquário. Neste caso, quanto mais plantas e mais esconderijos, melhor.

 

Água:

pH: 6.5-7.5

 

Temperatura:

Preferem águas mais frias entre os 21-25º Celsius, apesar de manter os meus com sucesso a cerca de 27ºC

 

Criação:

•O macho é que incuba os ovos na boca, durante 10 a 14 dias, é fácil de saber que ele está "de boca" pois ele deixa de comer e parece que tem uma papada (ver foto abaixo)

large.1641196323_unimacholding.jpg

•Ao contrário de outras espécies, a fêmea pode permanecer no aquário;

•Qualquer situação que stresse o macho, mesmo o facto de tentar retirar a fêmea, pode fazer com que o macho engula os ovos.

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Tem aí algumas coisas engraçadas. Mas eu acho que os Macrostoma são os mais apelativos e, sem dúvida, uma espécie que gostaria de manter no futuro próximo.

Há que colocar fotos da sua bixeza aqui.

Parabéns e obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais