Como calcular qual deve ser o filtro


Recommended Posts

Bom dia! Sou aqui novo e venho perguntar como devo calcular o tipo de filtro. Devo multiplicar por cinco o volume do aquario (120 L/125 L) ou por mais?

Que outros parâmetros devo ter em conta? Parece que o Eheim é o melhor, pelo que li, por esse facto é a marca da minha preferência. O problema é:qual?

Estou-me a iniciar na aquariofilia e quase nada sei!  Agradecia que me elucidassem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José, 

A escolha de um filtro não é bem uma ciência exata. 

No abstrato, e não sabendo que tipo de aquário será, se tens plantas ou não, eu diria algo por volta dos 1000l/H. Pode parecer muito, mas na realidade o debito será muito inferior, com essa capacidade dá para tudo, sem problema algum.

Marcas, Eheim, JBL, Fluval, tudo marcas boas e a considerar. 

Que ideia de aquário tens? que pretendes montar?

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de água fria, doce, comunitário, ou seja, não reproduz qualquer tipo de habitat. Tenho um de 57 Litros, que há muito estava vazio. Quando  o  enchi e ainda nem começara a fazer a ciclagem, a minha Irmã, farta de ver o aquário, sem nada, ofereceu-me 5 peixes dourados, que despejou lá para dentro.  Acresce que depois andei preocupado porque a água andava pelos 25º, por vezes mais um pouco e eu não conseguia baixar nada. Até que peguei no termostato e, quase que o deixava cair: estava a ferver! Claro que a água agora está a 23, 2º. Conclusão: estão vivos! :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Jose Brito Puga disse:

Um aquário de água fria, doce, comunitário, ou seja, não reproduz qualquer tipo de habitat. Tenho um de 57 Litros, que há muito estava vazio. Quando  o  enchi e ainda nem começara a fazer a ciclagem, a minha Irmã, farta de ver o aquário, sem nada, ofereceu-me 5 peixes dourados, que despejou lá para dentro.  Acresce que depois andei preocupado porque a água andava pelos 25º, por vezes mais um pouco e eu não conseguia baixar nada. Até que peguei no termostato e, quase que o deixava cair: estava a ferver! Claro que a água agora está a 23, 2º. Conclusão: estão vivos! 🙂

Amigo... Suponho que "peixes dourados", não se deva à cor, mas que te refiras a Carassius auratus, também conhecidos por "kinguios". Infelizmente, necessitas de um aquário bem maior para manter essa espécie e, embora de facto necessitem de uma filtragem bastante eficaz, porque são peixes que produzem bastantes detritos, num aquário de apenas 57 litros, nem a filtragem te poderá resolver o problema que consiste em manter essa espécie em condições adequadas. Recomendaria, das duas uma, ou investires num aquário maior e numa filtragem em conformidade, ou trocas esses peixes por outros que possas manter nesse aquário, como por exemplo, Dânios zebra ou Tanichthys albonubes (neon chinês), que são peixes de temperaturas sub tropicais (água fria) e um cardume ficaria muito bem nesse aquário com algumas plantas de pouca manutenção. Vou-te deixar aqui um link para que possas ler e saber o necessário para manter Carassius auratus nas devidas condições. http://www.tropicalimport.com.br/artigos/kinguios-conheca-antes-de-montar-um-aquario/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, efetivamente esses peixes não são adequados para esse aquário. Aliás ter aquários de água fira é "difícil" por isso mesmo, na sua esmagadora maioria são peixes que crescem e ficam enormes. 

O melhor que tinhas a fazer era mesmo tentar dar esses peixes a uma loja e comprar um termostato. 

Tendo um filtro decente e um termostato já é meio caminho andado para ter um aquário comunitário de encher o olho. Ficas com dezenas de espécies de peixes e plantas para escolher

Dá uma vista de olhos no fórum e vais ver que com um ou dois upgrades e a ajuda do pessoal tens tudo para teres um aquário que te satisfaça muito mais ao invés de 5 peixes dourados dentro de 5 vidros.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

José, efetivamente esses peixes não são adequados para esse aquário. Aliás ter aquários de água fira é "difícil" por isso mesmo, na sua esmagadora maioria são peixes que crescem e ficam enormes. 

O melhor que tinhas a fazer era mesmo tentar dar esses peixes a uma loja e comprar um termostato. 

Tendo um filtro decente e um termostato já é meio caminho andado para ter um aquário comunitário de encher o olho. Ficas com dezenas de espécies de peixes e plantas para escolher

Dá uma vista de olhos no fórum e vais ver que com um ou dois upgrades e a ajuda do pessoal tens tudo para teres um aquário que te satisfaça muito mais ao invés de 5 peixes dourados dentro de 5 vidros.

Abraço

Obrigado pelo conselho. Eu, na realidade, não queria ter tantos peixes/ litro, por isso comprei (vem a caminho, já) um aquário de 125 litros. Se possível quero acrescentar peixes ainda. Dar estes resolvia o problema, decerto, mas, a quem? Conheço pessoas, a quem se os desse, os deitava pela sanita abaixo! 8::(::: . Já tentei desfazer-me de alguns, mas, nada ... Resolvi, pois, manter estes, que resistem mais a qualquer mudança de parâmetros da água que, a minha inexperiência, permitir. Mais uma vez obrigado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma loja talvez fosse o melhor. Eles provavelmente aceitam de volta.

Mas vai dando umas voltas no fórum, lendo, aprendendo, participando e vais ver que em pouco vais andar a magicar em algo melhor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/12/2021 at 16:45, Alex Calvin disse:

Amigo... Suponho que "peixes dourados", não se deva à cor, mas que te refiras a Carassius auratus, também conhecidos por "kinguios". Infelizmente, necessitas de um aquário bem maior para manter essa espécie e, embora de facto necessitem de uma filtragem bastante eficaz, porque são peixes que produzem bastantes detritos, num aquário de apenas 57 litros, nem a filtragem te poderá resolver o problema que consiste em manter essa espécie em condições adequadas. Recomendaria, das duas uma, ou investires num aquário maior e numa filtragem em conformidade, ou trocas esses peixes por outros que possas manter nesse aquário, como por exemplo, Dânios zebra ou Tanichthys albonubes (neon chinês), que são peixes de temperaturas sub tropicais (água fria) e um cardume ficaria muito bem nesse aquário com algumas plantas de pouca manutenção. Vou-te deixar aqui um link para que possas ler e saber o necessário para manter Carassius auratus nas devidas condições. http://www.tropicalimport.com.br/artigos/kinguios-conheca-antes-de-montar-um-aquario/

obrigado pelo link. Já aprendi bastante coisa hoje! E, espero continuar a aprender!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jose Brito Puga disse:

obrigado pelo link. Já aprendi bastante coisa hoje! E, espero continuar a aprender!

Se esperas continuar a aprender, vieste ao lugar certo. Como menciona o Vasco Ferreira, faz uma bela pesquisa e leitura nos artigos do fórum, certamente que não te faltará informação e ideias para inspiração. De resto, cá estaremos para ajudar como podermos. Abraço

Editado por Alex Calvin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais