Aquascaping Nano 27L - Regresso à Aquariofilia


joao.macarrony

Recommended Posts

36 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Estás a fazer tudo direito... não vejo o porquê desse melt. Mas o mundo dos aquários tem dessas coisas. Eheh. Eu perdi praticamente o meu aquário de um dia para o outro e ainda não encontrei explicação. Quanto ao lily, é verdade que fica a fazer barulho. E com a evaporação da água (se passares a TPA's semanais, por exemplo, vais notar mais isso) ainda mais barulho vai fazer. Mas é uma questão de encontrares uma altura perfeita, em que não incomode muito, e em que agite a água. Experimenta.

É isso, vou experimentar! O ideal era haver um mini skimmer, mas não encontrei. Acho que há uma da ADA, mas não me apetecia abdicar de um rim para tal. 

Deixo em baixo as fotos, acho mesmo que não eram algas.

large.IMG_20211123_114926.jpglarge.IMG_20211123_114939.jpglarge.IMG_20211123_114947.jpg

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

O que te vou dizer é e só a minha opinião,acho que estares a fazer de três em três dias uma tpa de 50% e muito,não dás tempo para o aquário responder há mudança,a natureza é a sim muda mas dentro do seu tempo,e não quando a gente quer,acho que devias ponderar um pouco e veres durante uma semana sem mexeres no aquário qual a resposta que ele te dá,é claro que vão aparecer algas faz parte dos sistemas aquáticos,mas com calma e ponderação e mexer só quando for mesmo preciso vais conseguir dar a volta há coisa,eu sempre digo quando se faz uma modificação num aquário,seija ela qual for deve-se esperar uma ou duas semanas para ver algum resultados.

Não leves a mal como disse é só a minha opinião,não é nada cientifico é só a minha forma de ver e fazer as coisas.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

43 minutes ago, joao.macarrony said:

Deixo em baixo as fotos, acho mesmo que não eram algas.

Não eram não. Isso é melt.

Existe uma solução da Neo… é uma coisa recente, de acrílico, que tem skimmer no lily de saída. Anda mt gente a experimentar isso. Não sei o preço, mas tem a vantagem de não partir e de se adaptar ao tamanho do aquário. Pelo que percebi, és tu que cortas à medida.

E ouve o Álvaro! O homem percebe da coisa 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas João

O que te vou dizer é e só a minha opinião,acho que estares a fazer de três em três dias uma tpa de 50% e muito,não dás tempo para o aquário responder há mudança,a natureza é a sim muda mas dentro do seu tempo,e não quando a gente quer,acho que devias ponderar um pouco e veres durante uma semana sem mexeres no aquário qual a resposta que ele te dá,é claro que vão aparecer algas faz parte dos sistemas aquáticos,mas com calma e ponderação e mexer só quando for mesmo preciso vais conseguir dar a volta há coisa,eu sempre digo quando se faz uma modificação num aquário,seija ela qual for deve-se esperar uma ou duas semanas para ver algum resultados.

Não leves a mal como disse é só a minha opinião,não é nada cientifico é só a minha forma de ver e fazer as coisas.

Saudações

Muito obrigado pela dica, eu não tive isso em consideração. Pensei que no início mais trocas de água podiam ser benéficas, mas realmente não estou a deixar o sistema repousar o suficiente. O que tenciono é semanalmente fazer TPA, se calhar 30%, mas agora pensei que pudesse ajudar fazer TPA's mais drásticas porque há mais compostos na água que podia ser benéfico de retirar. Assim sendo vou deixar acalmar o aquário, já noto também alguma "velhice" em relação ao dia que montei.

 

Assim sendo vou ser menos drástico com as mudanças, obrigado pela sabedoria!

54 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Não eram não. Isso é melt.

Existe uma solução da Neo… é uma coisa recente, de acrílico, que tem skimmer no lily de saída. Anda mt gente a experimentar isso. Não sei o preço, mas tem a vantagem de não partir e de se adaptar ao tamanho do aquário. Pelo que percebi, és tu que cortas à medida.

E ouve o Álvaro! O homem percebe da coisa 😉 .

Pois foi o que achei, não percebi porquê, mas pronto.

Vou ver esse skimmer da Neo, pode ser que me interesse!

Tomei em consideração as dicas do Álvaro, vou ver se me acalmo a trocar água, eheh.

Abraços!

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melt é normal.

Faz TPAS semanais como diz o Álvaro. 

Estás a fazer tudo bem. Continua

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melt é normal.
Faz TPAS semanais como diz o Álvaro. 
Estás a fazer tudo bem. Continua
 
Obrigado Vasco! Amanhã vou buscar otocinclus, amanos e talvez uns caracóis. Em princípio não devo ter grandes problemas de amónia, no entanto vou controlando, mas acho que já posso colocá-los.

Entretanto mandei vir o skimmer da Neo, parece me o adequado para aumentar a movimentação da superfície, sem ter um skimmer dedicado que é claramente muito grande lara este aquário.

Vou dando updates, obrigado pelas dicas!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, seguem aqui algumas actualizações.

Já não faço TPA desde domingo, só farei no próximo domingo. Os valores de NH4, NO2 e NO3 estão mesmo muito baixos, o que acho estranho. O NO3 está muito baixo (1ppm) o que dava jeito que fosse mais alto para as plantas. 

Comprei o Inflow e Outflow da NEO, está a funcionar impecavelmente, aumentei a movimentação da superfície da água sem necessitar de utilizar o skimmer.

No entanto tenho noticias menos boas. Comprei 3 Amanos, 2 Otos e um Clinthon. Segui a recomendação de quem mos vendeu, para nos primeiros dias tapar o aquário porque os camarões podiam saltar. Feito parvo só o fiz durante um dia, porque pensava que estavam a ambientar-se muito bem e retirei a proteção. Além disso aumentei ligeiramente o nivel da água. Os 3 camarões saltaram da água e um dos Otocinclus também. Não consigo perceber o porquê, kH está a 2 (ligeiramente baixo mas tem sido dificil de aumentar), gH a 5, pH a 6,2 e os 3 parâmetros mais nocivos que referi anteriormente estão abaixo dos limites letais (medido por testes de gota da JBL). O outro Oto parece-me bem.

Alguém tem ideias do que possa ter sido?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, joao.macarrony said:

Os 3 camarões saltaram da água e um dos Otocinclus também.

Não me parece que tenha sido pelos parâmetros estarem alterados. Quer dizer... até pode ter sido, mas porque houve uma mudança de ambiente. De qualquer maneira, os camarões gostam muito de "explorar" os sítios onde moram, e não é raro encontrares um que sai do aquário para ir passear e depois não sabe voltar. Acabam por morrer, claro. Oto's nunca me aconteceu, mas se já tiveste o bichinho do hobby já devias saber que devias comprar sempre mais dois ou três animais que aqueles que queres manter no aquário... infelizmente acaba sempre por acontecer alguma coisa nos primeiros dias.

Esse equipamento da NEO é porreiro? É o tal de acrílico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Não me parece que tenha sido pelos parâmetros estarem alterados. Quer dizer... até pode ter sido, mas porque houve uma mudança de ambiente. De qualquer maneira, os camarões gostam muito de "explorar" os sítios onde moram, e não é raro encontrares um que sai do aquário para ir passear e depois não sabe voltar. Acabam por morrer, claro. Oto's nunca me aconteceu, mas se já tiveste o bichinho do hobby já devias saber que devias comprar sempre mais dois ou três animais que aqueles que queres manter no aquário... infelizmente acaba sempre por acontecer alguma coisa nos primeiros dias.

Esse equipamento da NEO é porreiro? É o tal de acrílico?

Opa pois, ainda por cima alterei o fluxo da água e parece que é mais propicio a que estas coisas aconteçam. Na verdade havia sempre um Oto que estava meio esquisito, nunca parece ter-se ambientado bem, pode ter sido panca dele.

Em relação ao equipamento da Neo. Sim é porreiro, todo em acrilico. No entanto acho um pouco caro para o que é, mas infelizmente não consegui encontrar nenhuma mangueira curva de acrilico para colocar o skimmer (pode ser comprado à parte e fica mais em conta). No entanto acho que vou arranjar ventosas para prender os tubos ao aquario em vez do suporte que traz. O suporte faz com que não se consiga baixar a mangueira, de maneira a que a curva esteja perto do vidro, isso fgaz com que a saida de água esteja muito perto sa superfície e o skimmer não funcione tão bem. Vou dexar fotografias, mas até agora está porreiro.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem uso esse equipamento da NEO ha cerca de um mes e algo, e ate agora super satisfeito! a questao do skimmer estar alto, eles deviam vender uma crescento para poderes meter a curva mais abaixo, mas n ha... Ja vi malta que o que faz, e cortar a parte do tudo que fica do lado de fora a medida que querem, e depois metem do lado de entro do aqua e isso "resolve" o problema.. o Unico senao, e que tens de ter tubo ate mais perto da curva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, PMarinho said:

Eu tambem uso esse equipamento da NEO ha cerca de um mes e algo, e ate agora super satisfeito! a questao do skimmer estar alto, eles deviam vender uma crescento para poderes meter a curva mais abaixo, mas n ha... Ja vi malta que o que faz, e cortar a parte do tudo que fica do lado de fora a medida que querem, e depois metem do lado de entro do aqua e isso "resolve" o problema.. o Unico senao, e que tens de ter tubo ate mais perto da curva!

Pois acho que o único problema que tem é esse. Mas pronto, se não se utilizar o apoio que vem incluido mas sim ventodas, é possível colocar a curva mais perto do vidro. É isso que vou fazer. Aproveito para deixar aqui fotografias para a malta interessada.
 

large.IMG_20211203_142318.jpg

large.IMG_20211203_142329.jpg

large.IMG_20211203_142348.jpg

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso os suportes foi uma das coisas que gostei! Ao contrario daqueles "genericos" que podes mandar vir da china, estes ficam bem seguros. O meu orientei-me bem e funciona fixe, mas acho que agora depois das ferias, sou capaz de fazer o que te disse e baixar o out um bocado... Ou entao pode ser que entretanto percebam que isto e um possivel problema, e lancei uma extensao para o tubo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, joao.macarrony disse:

No entanto tenho noticias menos boas. Comprei 3 Amanos, 2 Otos e um Clinthon. Segui a recomendação de quem mos vendeu, para nos primeiros dias tapar o aquário porque os camarões podiam saltar. Feito parvo só o fiz durante um dia, porque pensava que estavam a ambientar-se muito bem e retirei a proteção. Além disso aumentei ligeiramente o nivel da água. Os 3 camarões saltaram da água e um dos Otocinclus também. Não consigo perceber o porquê, kH está a 2 (ligeiramente baixo mas tem sido dificil de aumentar), gH a 5, pH a 6,2 e os 3 parâmetros mais nocivos que referi anteriormente estão abaixo dos limites letais (medido por testes de gota da JBL). O outro Oto parece-me bem.
 

 

Boas João!
 

Ainda não tinha tido oportunidade de comentar, mas tenho seguido o teu trabalho. Até porque é bastante similar ao meu. Está muito bom parabéns!

Relativamente ao problema que tiveste, infelizmente tive o mesmo. No inicio, três dos meus amanos saltaram, todos na mesma noite. Também como tu, tinha os parâmetros todos impecáveis. Após muitas pesquisas vim a descobrir que, uma das teorias, é a redução abrupta da luz. A redução abrupta da luz causa um stress imenso nos peixes e, sem querer, acabam por saltar fora... Acredito que possa ter sido o caso.
Descobri esta info num video do Luis Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=LB_lLFmO1b0&t=618s

Relativamente ao skimmer, porque não optas por um inflow com skimmer?

 

Abraço!

 

 

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, joao.macarrony said:

Em relação ao equipamento da Neo. Sim é porreiro, todo em acrilico. No entanto acho um pouco caro para o que é, mas infelizmente não consegui encontrar nenhuma mangueira curva de acrilico para colocar o skimmer (pode ser comprado à parte e fica mais em conta). No entanto acho que vou arranjar ventosas para prender os tubos ao aquario em vez do suporte que traz. O suporte faz com que não se consiga baixar a mangueira, de maneira a que a curva esteja perto do vidro, isso fgaz com que a saida de água esteja muito perto sa superfície e o skimmer não funcione tão bem. Vou dexar fotografias, mas até agora está porreiro.

 

26 minutes ago, PMarinho said:

Por acaso os suportes foi uma das coisas que gostei! Ao contrario daqueles "genericos" que podes mandar vir da china, estes ficam bem seguros. O meu orientei-me bem e funciona fixe, mas acho que agora depois das ferias, sou capaz de fazer o que te disse e baixar o out um bocado... Ou entao pode ser que entretanto percebam que isto e um possivel problema, e lancei uma extensao para o tubo.

Não podem meter imagens disso? Estava a pensar comprar, mas já estou a ver que há aí algumas questões práticas que podem não ser fáceis de resolver.

 

*EDIT*

Ainda não tinham entrado as imagens. Eheh. Eh pá... não sei... ainda não tinha visto com atenção aqueles suportes. Não é coisa que me agrade muito, sinceramente. Talvez melhorem com umas ventosas, como dizes, mas depois tens que acertar a altura do tubo para teres o skimmer a funcionar. A ideia é boa, e muito engenhosa, mas vou pensar mais um bocadinho...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo que vou referir baseia-se na experiencia pessoal e algo intuitivo que fui constatando com o tempo.

Acredito mais que seja o CO2. Nós abusamos no CO2 e para invertebrados é algo muito "desconfortável", no mínimo. 

Aliado ao que referi a fauna que compramos não vem habituada às condições difíceis que lhe proporcionamos ao nível deste parâmetro.. estamos constantemente no red line e é muito normal e que inicio tentem a sua sorte fora do aquário. 

Durante muitas montagens, ao longo dos anos, apanhei amanos vivos a 5-10m do sitio do aquário... saltaram e foram à sua vida.

Curiosamente devido a falta de disponibilidade tenho ultimamente mantido aquários sem CO2 e nestes tal nunca me aconteceu.  Aliás é percetível que a a fauna é toda bem mais feliz!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Aquilo que vou referir baseia-se na experiencia pessoal e algo intuitivo.

Acredito mais que seja o CO2. Nós abusamos no CO2 e para invertebrados é algo muito "desconfortável", no mínimo. 

Aliado ao que referi a fauna que compramos não vem habituada às condições difíceis que lhe proporcionamos ao nível deste parâmetro.. estamos constantemente no red line e é muito normal e que inicio tentem a sua sorte fora do aquário. 

Durante muitas montagens, ao longo dos anos, apanhei amanos vivos a 5-10m do sitio do aquário... saltaram e foram à sua vida.

Curiosamente devido a falta de disponibilidade tenho ultimamente mantido aquários sem CO2 e nestes tal nunca me aconteceu.  Aliás é percetível que a a fauna é toda bem mais feliz!!!!

Pode muito bem passar por aí, mas se o João estiver a fazer as coisas correctas, o CO2 devia estar desligado durante a noite, que foi quando os bichos saltaram...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

59 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Pode muito bem passar por aí, mas se o João estiver a fazer as coisas correctas, o CO2 devia estar desligado durante a noite, que foi quando os bichos saltaram...

Certo, mas não implica que não se estejam a dar alterações de parâmetros. O yo-yo constante noite/dia, nos primeiros dias acaba por originar esses comportamentos. (opinião pessoal).

Em low-tech não verifico esse comportamento, principalmente com os camarões. (Falo só por mim)

Provavelmente, como tudo na aquariofilia, deve ser um conjunto de fatores, tudo incluído. 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoãogaFernandes said:

 

Boas João!
 

Ainda não tinha tido oportunidade de comentar, mas tenho seguido o teu trabalho. Até porque é bastante similar ao meu. Está muito bom parabéns!

Relativamente ao problema que tiveste, infelizmente tive o mesmo. No inicio, três dos meus amanos saltaram, todos na mesma noite. Também como tu, tinha os parâmetros todos impecáveis. Após muitas pesquisas vim a descobrir que, uma das teorias, é a redução abrupta da luz. A redução abrupta da luz causa um stress imenso nos peixes e, sem querer, acabam por saltar fora... Acredito que possa ter sido o caso.
Descobri esta info num video do Luis Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=LB_lLFmO1b0&t=618s

Relativamente ao skimmer, porque não optas por um inflow com skimmer?

 

Abraço!

 

 

Obrigado João!

Então a luz não deve ter sido, porque após desligá-la, eles ainda estavam lá. E hoje de manhã quando lá fui, a luz estava desligada, ainda. Eu gostava muito de poder ajustar as lampadas para serem ligadas devagarinho, no entanto os LED's que tenho não permitem isso, mesmo com esse aparelho do video porque as luzes têm um comando incorporado no fio de alimentação, logo em princípio não dá. Preferi esta oipção porque o skimmer no inflow ocupa muito espaço, pelo menos pareceram-me todos grandes. Além disso assim com este tenho alguma agitação na superficie, com a lily pipe que tinha, não tinha agitação nenhuma.

Abraço!

 

2 hours ago, Vasco Ferreira said:

Aquilo que vou referir baseia-se na experiencia pessoal e algo intuitivo que fui constatando com o tempo.

Acredito mais que seja o CO2. Nós abusamos no CO2 e para invertebrados é algo muito "desconfortável", no mínimo. 

Aliado ao que referi a fauna que compramos não vem habituada às condições difíceis que lhe proporcionamos ao nível deste parâmetro.. estamos constantemente no red line e é muito normal e que inicio tentem a sua sorte fora do aquário. 

Durante muitas montagens, ao longo dos anos, apanhei amanos vivos a 5-10m do sitio do aquário... saltaram e foram à sua vida.

Curiosamente devido a falta de disponibilidade tenho ultimamente mantido aquários sem CO2 e nestes tal nunca me aconteceu.  Aliás é percetível que a a fauna é toda bem mais feliz!!!!

Pois poderá ser essa a razão, ou várias na verdade. Eu desligo o CO2 à noite, e agora o aquário tem boa circulação. O medidor de CO2 à noite fica azul, por isso é bom sinal.

Na verdade, agora que penso bem nisso, poderá mesmo ter sido a mudança do outflow. Eu além de ter colocado mais água, o outflow estava a criar uma corrente em que a água quase que saia do aquário, por isso é bem provável que possa ter sido isso a causa dos animais terem saltado fora. Estava mesmo muito forte, foi erro de principiante. Já alterei o outflow e reduzi o nível da água. Vamos ver se os novos camarões e otos se ambientem bem! A lily pipe que tinha antigamente fazia que a criculçação da água fosse logo para a zona inferior do aquário, por isso não havia esse problema.

Abraço e obrigado pelas dicas, vou dando novidades.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vasco Ferreira said:

Provavelmente, como tudo na aquariofilia, deve ser um conjunto de fatores, tudo incluído. 🙂

Acho que é mesmo mais por aí 🙂 . Estou no hobby há 2 anos, portanto considero-me um amador, mas já passei por tanto. Relacionado com isto, por exemplo, um dia acordei com um barulho no sitio onde tenho o aquário. Foi um caracol que se deixou cair no meio do corredor. Ao lado dele, dois camarões mortos e outro ainda vivo. Alguma coisa aconteceu, é certo, mas na altura tinha uns 40 animais no aquário e mais nenhum mostrou sofrer de qualquer mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é mesmo mais por aí  . Estou no hobby há 2 anos, portanto considero-me um amador, mas já passei por tanto. Relacionado com isto, por exemplo, um dia acordei com um barulho no sitio onde tenho o aquário. Foi um caracol que se deixou cair no meio do corredor. Ao lado dele, dois camarões mortos e outro ainda vivo. Alguma coisa aconteceu, é certo, mas na altura tinha uns 40 animais no aquário e mais nenhum mostrou sofrer de qualquer mal.
Bem, devia ser uma caracoleta, para se acordar com o som! Eu acho que se todos os peixes decidissem saltar, eu não acordaria..

Piadas à parte, deve ter sido mesmo uma variedade de situações, é mesmo assim.

Abraço!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal.

Há poucas novidades desde o último post, a não ser a tremenda quantidade de algas e diatomáceas! Desde que os camarões morreram, no mesmo dia comprei 3 pequenos amanos e mais dois Otocinclus (perfazendo um total de 3 Otocinclus e 3 amanos). Nos dias que se seguem, um dos Oto's deve ter morrido, nunca mais o encontrei, nem fora nem dentro do aquário, é uma incógnita. No entanto, os níveis de amónia nunca estiveram elevados, estando ou não um corpo em decomposição no aquário. No entanto os Amanos que comprei estiveram a semana toda muito letárgicos, alguns fizeram a muda do exosqueleto mas não limparam quase nada. Os Oto's também, pouco se mexiam. No entando, este sábado (dia 11/12) comprei mais dois Otos e mais 4 Amanos, ligeiramente maiores. Agora vejo actividade no aquário, quase todos os camarões estão activos bem como os Oto's, não sei o que lhes deu. Agora possuo 4 Oto's e 7 Amanos. Eu sei que é um pouco demais, mas no futuro poderei pensar em dar alguns, caso não tenha espaço para eles.

Ou seja, desde dia 3 de Dezembro, que os camarões e os Oto's pouco "trabalharam", notei um aumento enorme de algas. As diatomáceas apoderaram-se do lado esquerdo do tapete de Cuba e no musgo (estes dias reparei também a aproveitarem-se das Rotalas). BBA começou a surgir nas Bucephalandras bem como alga verde filamentosa. Tenho retirado a quantidade de agas que consigo, mas mesmo assim está complicado.

A luz está 8 horas por dia ligada, a quantidade de fertilizante que tenho utilizado tem sido um pouco inconstante, uso o Specialied Nutrition da Tropica e antigamente punha apenas uma fisgada por semana (era o recomendado na embalagem). Tendo em conta os poucos peixes que tinha e a quantidade de plantas que tenho, aumentei a dose, para 3 fisgadas por semana, espero que seja suficiente.

Notei também que, ao mudar o outflow do filtro, aumentei a superfície da água e devia ter aumentado ligeiramente as bolhas por segundo do CO2, embora o contador de CO2 esteja sempre no verde, mas a caminhar para o azul.

Todos estes factores que provacam desiquilibrio podem ter aumentado a possibilidade de surgimento de algas.

Deixo em baixo algumas fotografias para verem o estado do aquário (não se pode sempre por fotos bonitas, até porque ainda não chegou a esse estado!).

 

large.IMG_20211213_183931.jpg

large.IMG_20211213_183942.jpg

large.IMG_20211213_184003.jpg

large.IMG_20211213_184009.jpg

 

Para a semana, em princípio irei colocar os peixes. Estou a pensar nas Rasbora espei, talvez 8 ou 10.

Caso alguém tenha dicas para solucionar este problema das algas, diga!

 

Abraços e obrigado,
João Dias

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João sou um novato nestas andanças dos Aquarios mas pelo que tenho visto acho que devias adicionar umas plantas flutuantes ou de crescimento rápido para tentar tirar o máximo de nutrientes possível da coluna de agua. Acho que pode ajudar com as algas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudanças de água regulares, João. São o melhor amigo contra as algas. Depois há alguns truques, como não fazer tantas mudanças e tão drásticas, que é o que tens feito… principalmente sem lhes dar tempo para ver como reage o teu sistema. Já agora… 3 ou 4 Otos ou Amanos não são o suficiente para que eles se sintam suficientemente à vontade para fazer o trabalho deles… no mínimo 6 de cada. Ah… e há uma “poção mágica” que te recomendo… Seachem Excel. Há quem lhe chame CO2 líquido, mas aquilo de CO2 não tem grande coisa. Não te sei falar ao pormenor sobre o produto, mas não abdico de meia tampa diária no meu tanque. Obra disso ou não, nunca tive mais que umas algas verdes nas rochas…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João
Vê aqui se te ajuda em alguma coisa,http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm
 
Saudações 
Álvaro muito obrigado pela partilha, tem de facto muita informação útil. Claramente que o problema principal deve ser o CO2, além disso é um dos principais factores que é dito no artigo.

Obrigado!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.