Fauna para aquário de 70 litros.


acs santos

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho disponível um aquário de aproximadamente 70 litros com as medidas 62x36x30.

A minha ideia seria colocar plantas, neons e um gourami anão.

Gostaria de saber se é uma opção viável e se é possível manter os peixes saudáveis nestas condições.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Mais informação por favor para te podermos ajudar como deve de ser...

Iluminação?

Filtração?

Que substrato vais usar?

Vai ser uma aquário plantado ou apenas uma outra planta?

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

Viva,

Mais informação por favor para te podermos ajudar como deve de ser...

Iluminação?

Filtração?

Que substrato vais usar?

Vai ser uma aquário plantado ou apenas uma outra planta?

 

Abraço

 

 

Boas,

Ainda não pensei na iluminação e filtração, porque queria saber primeiro a compatibilidade dos peixes que referi com a litragem do aquário, mas estava a pensar num filtro mochila e muitas plantas ( dwarf sag, foxtail, anubias , feto java e algumas flutuantes como alfaces de água).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a ver grandes problemas de compatibilidade. São ambos peixes pacíficos. Neons são peixes de cardume pelo menos 6 a 8, os Gouramis geralmente em casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/11/2021 at 17:01, Vasco Ferreira disse:

Não estou a ver grandes problemas de compatibilidade. São ambos peixes pacíficos. Neons são peixes de cardume pelo menos 6 a 8, os Gouramis geralmente em casal.

uns 8 neons, dois Gouramis e umas corys panda ou otos seria puxar demasiado pela capacidade do aquário?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acs Santos 

Não acho que seija puxar demasiado,tudo depende se tiveres um bom filtro que leve bastantes cerâmicas para dar conta de todos esses peixes,e é claro nunca esqueceres das TPA,s semanais,e com calma as coisa irão certamente correr bem.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/7/2021 at 6:53 PM, acs santos said:

uns 8 neons, dois Gouramis e umas corys panda ou otos seria puxar demasiado pela capacidade do aquário?

Obrigado

Demasiado. Os Gourami assim como as cory podem chegar quase aos 9cm, são grandes para esse aquário 

Ficadas melhor servido com dois cardumes.  Por exemplo 8 neons, 8 peixes pequenos de cardume e 5 Otos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para peixes de destaque tens por ex Ramirezis, tenho ideia que são um bocado territoriais mas são espectaculares e mais pequenos que os Gourami, de resto como já disseram uns cardumes pequenos de neons, rasbora e por ai, não faltam é escolhas.

Antes de tudo acho que devias seguir o conselho do Sr. Alvaro, e procurar um filtro externo com uma boa capacidade de midia/cerâmicas e fluxo adequado para o aqua, é o filtro que vai ditar a saúde da fauna e no futuro liberdade ao dono porque com um filtro pequeno é obrigatório TPA semanais, e com um maior tem de permitir uma janela maior para TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Se ainda for a tempo, aqui vai a minha sugestão. Concordo com a opinião contra o gourami anão, assumindo que te referes à Colisa lalia. Deves tentar manter esses peixes em casal ou pequeno grupo, e para isso o aquário deveria ser maior. Mantendo no campo dos anabantídeos, tens outras opções mais adequadas a um aquário desse tamanho. A primeira é a Colisa chuna ou Trichogaster chuna, que fica mais pequena e é em geral menos agressiva dentro da mesma espécie, e a meu ver, mais bonita. Poderias manter facilmente um casal, ou arriscar um grupo de 4 (poderá dar problemas se decidirem reproduzir). A outra é uma das espécies de Trichopsis. Os pumila ficam bastante pequenos e podias manter um grupo de 6 à vontade. Os vittata crescem mais um pouco e talvez 4 fosse o ideal.

Em termos de ciclídeos anões, vou sugerir uma espécie que passa despercebida, que é Nannacara anomala. Já os tive há muitos anos e são bastante interessantes. Os machos ficam bastante bonitos e são bastante mais tolerantes a 'erros' do aquariófilo que os Ramirezi. Podes manter 1 trio à vontade aí, e é provável que consigas desovas frequentes.

 

Em relação aos filtros, vou ter uma opinião pouco popular, e dizer-te que os filtros de mochila são perfeitamente adequados se respeitares as boas regras de gestão da população do aquário. Se não sobrepovoares e tiveres disciplina para manter assim, um filtro de mochila com boa circulação chega. Começa por colocar poucos peixes ao início para permitir que as bactérias se fixem nas superfícies (não só do filtro, mas do aquário também) e não vais ter picos de amónia.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.