pH alto


Tiago Pica

Recommended Posts

Bom dia,

Tenho um aquário de 30 litros, substrato fértil, plantado e com um tronco, tenho um filtro hang-on com lã e cerâmicas, faço tpas semanais de 6 litros, a minha questão é, a água das tpas está com um pH de 7, e depois dentro do aquário sobe para 8, não seria suposto o substrato e o tronco baixarem o pH? Ah, tenho tmbm um côco a fazer de abrigo para os peixes.

Desde já obrigado pela vossa atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago 

Bem vindo ao Fórum.

Sim era suposto,há quanto tempo tens o aquário montado? 

Que substrato estas a falar!! é que pode ser o substrato que esta a fazer subir o ph, os aquários quando ficam bem maturados ate tem tendência para o ph baixar,isto com o tempo.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Tiago 

Bem vindo ao Fórum.

Sim era suposto,há quanto tempo tens o aquário montado? 

Que substrato estas a falar!! é que pode ser o substrato que esta a fazer subir o ph, os aquários quando ficam bem maturados ate tem tendência para o ph baixar,isto com o tempo.

Saudações  

Boas amigo

Obrigado,

Tenho o Plant Growth Substrate e o Aquarium Soil ambos da Tropica, o aquário esta montado á cerca de 8 meses.

Segue uma foto do mesmo, poderá ajudar a descobrir.

large.1635893976901.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago será que os testes com que fazes a medição do ph esta bom!! esse ph teve sempre a sim desde o primeiro dia que o montastes? é que vendo o aquário não vejo o que pode fazer a água mudar tanto de um ph de7 para 8.ainda se tivesses pedras calcarias ou conchas seria disso,mas não tens nada disso,só vejo os testes não estarem bons.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Alvaro Silva disse:

Tiago será que os testes com que fazes a medição do ph esta bom!! esse ph teve sempre a sim desde o primeiro dia que o montastes? é que vendo o aquário não vejo o que pode fazer a água mudar tanto de um ph de7 para 8.ainda se tivesses pedras calcarias ou conchas seria disso,mas não tens nada disso,só vejo os testes não estarem bons.

Saudações  

Testei hoje em água engarrafada e o teste deu o pH correto, apartida não será um problema do teste.

Quando montei o aquário o pH estava em 7.5, depois nunca mais o testei, comprei os testes só á coisa de 2 meses, e desde que tenho testado a água esta sempre a 8, realmente não percebo o que poderá estar a causar este aumento de pH, não tenho mais nada dentro do aquário a não ser o que esta na foto, penso que a comida não interfira com o pH, costumo dar legumes ao ancistrus, corgette, pepino, abobora, etc, seguro ao fundo com um garfo, mas penso que isso não interfira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

Pois de facto é muito estranho,não havendo a sim há primeira vista nada que possa intervir no ph ele subir a sim no mínimo é muito estranho,com certeza já não deves ter o saco do substrato,pois ias ver o que dizia no saco sobre se levanta ou não o ph.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Tiago

Pois de facto é muito estranho,não havendo a sim há primeira vista nada que possa intervir no ph ele subir a sim no mínimo é muito estranho,com certeza já não deves ter o saco do substrato,pois ias ver o que dizia no saco sobre se levanta ou não o ph.

 

Saudações 

Boas,

De facto já não tenho a embalagem, fui verificar no site que o comprei e realmente na embalagem refere que é um substrato que reduz o pH e KH do aquário, o que torna ainda mais estranho o facto de que a água aumenta o pH dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a dureza e alcalinidade (gH e kH) da água?

Se a água for mais para o duro e alcalino, o substrato e o tronco podem não ser suficientes para conseguir baixar o ph. Além disso, as plantas podem estar a absorver CO2 que venha na água que usas e isso também pode fazer o pH aumentar ligeiramente.

Com aquários plantados é importante medir o pH á mesma hora do dia, se queres comparar os valores, uma vez que, como já disse acima a absorção do CO2 por parte das plantas durante o período de fotossíntese faz o pH subir e fora desse período a água absorve CO2 do ar, que faz o pH descer.

A diferença de pH entre 7.5 e 8 é bastante pequena, não era coisa com que eu me preocupasse.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Qual é a dureza e alcalinidade (gH e kH) da água?

Se a água for mais para o duro e alcalino, o substrato e o tronco podem não ser suficientes para conseguir baixar o ph. Além disso, as plantas podem estar a absorver CO2 que venha na água que usas e isso também pode fazer o pH aumentar ligeiramente.

Com aquários plantados é importante medir o pH á mesma hora do dia, se queres comparar os valores, uma vez que, como já disse acima a absorção do CO2 por parte das plantas durante o período de fotossíntese faz o pH subir e fora desse período a água absorve CO2 do ar, que faz o pH descer.

A diferença de pH entre 7.5 e 8 é bastante pequena, não era coisa com que eu me preocupasse.

gH nunca medi, não tenho esse teste, mas o kH é de 4º dGH,

Nunca tomei atenção á hora em que fiz os testes, mas o resultado foi sempre entre 7.5 e 8, o que eu estranho é o facto da água depois de estar no aquário sobe sempre um bocado, onde sempre me disseram que a água com o substrato e o tronco acaba por descer lá dentro, mas poderá ser por causa das plantas e do CO2 sim, não vejo outra explicação, neste momento só tenho guppys, não me faz diferença o pH estar a 8, só queria mesmo entender o porquê do pH subir dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.