Ajuda na filtragem e iluminação


Recommended Posts

Boa tarde

Este é o meu primeiro post, onde venho pedir alguns conselhos acerca de filtros e iluminação para o meu novo aquário.

Tinha um aquário muito pequeno,cerca de 20L o qual reativei. Coloquei algumas plantas (e um pequeno physa que devia vir nalguma das plantas) mas que já pensava em trocar por ser muito pequeno. Encontrei um aquário de 60L usado a um bom preço e comprei.

Limpei e montei o novo aquário, mas tem uma iluminação terrível (uma lâmpada a meio do aquário) e um filtro interno pequeno, sem grande espaço para as cerâmicas.

Estive a ver várias opções e estou na dúvida entre um filtro de cascata ou um externo. 

Preciso também de uma luminária, algo que ilumine todo o aquário e não um bocadinho ao centro. 

No fundo do aquário tenho cascalho do rio e algumas pedras, e coloquei algumas madeiras (que não me recordo o nome), e para já não tenho nenhum ser vivo neste aquario além das plantas (Taiwan Moss, rotallas rotundifolia e microsorum pteropus).

Ainda não estou certo quanto às fauna que vou colocar, mas para um aquário de 60L com algumas plantas, que filtro me aconselham? E iluminação?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

É sempre melhor um externo,eu sempre tive filtros da Eheim por isso só te posso dizer que são bons filtros,não quero dizer com isto que outras marcas não o são,para o teu aquário já ficavas bem servido com este Eheim classic 250,  mas há outros que podes sempre fazer uma pesquisa e veres qual queres e que a carteira deixe,só para veres e fazeres uma ideia aqui,https://www.proaquarium.net/filtros-externos-1?page=3 .

Agora com as iluminarias a led tens muito por onde escolheres,tudo depende das plantas que queres colocares no aquário,se for para plantas de baixa manutenção,ou alta,fazes uma pesquisa e vês ate onde podes chegar.

Não sei se já leste sobre o ciclo do azoto,aqui, 

se tiveres alguma duvida vêm aqui e pergunta,antes de comprares ou fazer alguma coisa que não tenhas a certeza pergunta, haverá sempre uma ajuda.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Para 60l efetivamente com um filtro externo ficas melhor servido. Quanto à iluminação é veres nas casas da especialidade alguma calha compatível. há para todos os gosto e para todas as carteira. Se for para umas plantas simples de baixa manutenção qualquer uma serve, se for para no futuro pensares em algo mais evoluído e com maior dificuldade tens de ter isso em consideração. Terá de ser de melhor qualidade e consequentemente mais cara.

 

Abraço 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde e votos de um excelente 2022

 

Volto ao tópico com mais uma questão de iniciante, embora já tenha dado uma olhada pelo fórum não me sinto confiante no que vou fazer, e os meus peixinhos não têm de sofrer com a "azelhice" do criador 😂

 

Na montagem do aquário acabei por optar por um filtro de mochila (Marina S15) por ser muito discreto e não ter espaço onde colocar um externo. O meu "problema" são os cartuchos de recarga que se tornam dispendiosos a medio prazo. Vi em várias paginas e em alguns canais de youtube formas de customizar o filtro, retirando os cartuchos originais e adicionando os filtrantes dentro do filtro, o que faz todo o sentido. Vou colocar algumas esponjas com diferentes espessuras, lã e cerâmicas.

No inicio da montagem seria simples, cartuchos fora, matérias filtrantes lá para dentro e deixaria ciclar como qualquer nova montagem. A minha duvida é como fazê-lo agora com o aquário montado, com o mínimo impacto no aquário. 

Estou a pensar para já adicionar as cerâmicas para se começarem a instalar colonias nelas, e só daqui por 4/5 semanas retirar os cartuchos, de forma a não perder as colonias que já existam nos cartuchos. Esta ideia funciona? Corro o risco de ter algum pico de amónia neste processo?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Olha para não mexeres em tudo de uma vez,e ao retirares os cartuchos poderes perder as bactérias e teres que começar novamente o ciclo o que vai complicar a vida dos peixes o melhor é fazeres a sim,colocas as cerâmicas num saco de rede e colocas dentro do aquário,sim fica um pouco feio,mas é só por duas ou três semanas,findo esse tempo podes então colocares no filtro,e retirares os cartuchos,pois as cerâmicas já tem as bactérias alojadas e é como se não tivesses mexido no filtro,não sei se me fiz entender.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta

Passaram cerca de 2 meses desde que fiz esta montagem, e neste tempo já deu para aprender algumas coisas. Este fim de semana fiz um limpeza mais a fundo, aparei algumas plantas e replantei os pés, recoloquei outras. Reorganizei a montagem, e embora longe do ideal ajudou-me bastante para decidir os próximos passos.
Estava também com bastantes algas. Limpei bem as pedras onde elas estavas e conclui que preciso de mais plantas de crescimento rápido, vão consumir mais nutrientes, e vai ficar o aquário "mais composto".
Vou querer também trocar o substrato, colocar um substrato mais escuro e mais poroso vai ficar mais bonito e "mais útil", mas este passo será mais para a frente.

Para já: Filtro!

A minha maior prioridade será trocar o filtro de mochila por um externo. Este revela-se insuficiente (até coloquei um filtro interno para dar mais algum poder de limpeza e movimentar mais a superfície da água), e pela saúde do meu aqua irei trocar para um externo. Este de mochila vai ficar para um aqua de 20L onde voltarei a montar para um betta em breve :)

Tenho em vista dois filtros externos, o Eheim Classic 250 2213 ou o Sicce Space Eko 100 +.

Da vossa experiência, qual seria a melhor opção? Eu estou inclinado para o Sicce pelo facto de ter fluxo regulável mas gostaria de um opinião mais experiente neste campo.

 

Tentei colocar foto mas não estando a conseguir vou voltar a tentar no final do dia.

 

 

 


 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Ricardo Machás disse:

Tenho em vista dois filtros externos, o Eheim Classic 250 2213 ou o Sicce Space Eko 100 +.

Para mim é EHEIM, sempre que possível. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoãogaFernandes disse:

Olá Ricardo,

 

Não iria nem para um nem para outro 😄

Escolheria antes um oase 100, com ou sem termostato incluido!

Com termostato seria a minha opção para tirar o termo do aquário, mas para já tenho outras despesas planeadas e a diferença de preço ainda é alguma.

há 18 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Para mim é EHEIM, sempre que possível. 

É uma opinião transversal muita gente e eu próprio já tratei um aqua equipado com um eheim que durou anos e anos sem problemas.

O sicce parece-me ter uma excelente qualidade de construção e pelo que vi pelo YouTube pareceu-me um excelente aposta, com a vantagem de ter fluxo regulável.

Alguém já tenha tido experiência com estes dois filtros, ou semelhantes, que me possa dar feedback?

Quando comprei o filtro de mochila já tinha na ideia que caso fosse insuficiente para este aquário, ficaria destinado para um aquário mais pequeno para um beta. Agora terei de comprar o filtro certo, não penso em trocar tão cedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Eheim 2213 tem 21 anos e a única manutenção que levou foi um ou dois rotores. 

Tudo o que posso dizer! 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/01/2022 at 15:20, PMarinho disse:

Eheim e aquela aposta certa... O Sicce tenho um cunhado que tem um, e tambem esta bastante satisfeito!

 

On 13/01/2022 at 16:17, Vasco Ferreira disse:

O meu Eheim 2213 tem 21 anos e a única manutenção que levou foi um ou dois rotores. 

Tudo o que posso dizer! 😉

 

Estamos aqui a ver uma clara tendência 😄 

Estou em negociação neste campo, breve trarei novidades, e fotos 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia a todos

Entretanto já recebi o novo filtro, optei pelo Sicce EKO + 100 (muito robusto e silencioso) e já está a funcionar no aquário. Tenho também alguns upgrades em vista para este setup. Provavelmente esta será o meu ultimo post neste tópico, e abrirei um novo Tópico na pagina Aquários. Alguns dos próximos passos estão já delineados:

- Termostato (atualmente tenho de me socorrer de um de 50W e outro de 25W, mas deverei trocar por um inline);

- Kit CO2 (atualmente tenho o tradicional sistema caseiro com leveduras, mas prefiro mudar para botija para ter um controlo mais preciso na injeção);

- Novo móvel (Muito provavelmente será DIY, tenho alguma habilidade a trabalhar madeiras);

 

Gosto muito de ver o aquário sem fundo e no rescape vou inspirar-me em island scapes que tenho visto. Tenho alguns troncos em água já à algumas semanas, vou usar alguns seixos mais arredondados (pedras do rio) e substituir o areão por areia mais fina e "corydora friendly". Este areão servirá para acrescentar alguns pormenores apenas, mas o fundo será essencialmente areia. 

Para já mantenho  4 corydoras, 5 tetra neon negros e 5 tetra ember (depois do rescape tenciono adicionar mais 10/15 ember), e a flora é composta por alguns pés de Fetos de Java, Rotallas e Taiwan moss. Estou com algumas algas, embora nada de muito preocupante, mas pretendo adicionar mais algumas plantas de crescimento rápido de forma a tentar absorver mais nutrientes da água.

Estou sempre aberto a criticas e opiniões!

 

Como prometido deixo aqui uma fotos da montagem atual, ainda anterior à troca do filtro.

 

jfhTa0LUjCyVi2I2zEr_QrkLe3GjrDpaxDdF9NNa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas!

Venho desenterrar este tópico para dar conta mudanças que foram acontecendo ao longo dos últimos meses. Muita coisa mudou na minha "tela" e muito aprendi graças a este fórum.

À data da última foto usava um filtro hang-on + um filtro interno para garantir agitação na superfície da água, e seria algo a mudar em breve como já aqui tinha falado. Queria também aumentar a flora do meu aquário e aprender um pouco mais sobre plantas, para numa próxima fase, com mais experiência e garantia de uma maior estabilidade do ecossistema, acrescentar alguns peixes.

Como já havia referido aqui optei por um filtro externo Sicce Eko+ 100, e estou muito satisfeito com este. Muito robusto, fácil de ferrar, silencioso… Não se perdia de houvesse um pouco mais de espaço para midias, mas não me parece de todo desadequado ao seu tamanho.

A troca de filtro correu bem, não tive picos de amónia, e os peixes que tinha mantiveram-se.

Pouco tempo depois acrescentei algumas espécies de plantas low tech, muitas delas de crescimento rápido para encher um pouco mais o aquário.

Aqui errei, mudei muito o aquário, remexi demasiado o areão, troquei muitas coisas e acabei por perder a colónica de bactérias. Com isto perdi as minhas corydoras, 4 tetras ember e 1 tetra negro. Os restantes mudei para um aquário mais pequeno e ciclado e ainda sobreviveram, até recentemente regressarem “a casa”.

SqFHUkh.jpeg

Depois da colocar as novas plantas iniciei a fertilização líquida e nesta altura usava um sistema de CO2 caseiro. Algum tempo depois e com as plantas já bem-adaptadas ao meio, senti a necessidade de evoluir para um Kit de CO2 pressurizado. Desde então as plantas têm tido um crescimento muito consistente e saudável, com algumas (poucas) algas pelo meio, mas sem criarem problemas.

fXCQJKR.jpg

Mantive assim o aquário durante bastante tempo, apenas com pequenas TPAs semanais, poucas podas, num modo quase “selvagem”.

H0I3d4w.jpg

No início deste mês foi altura de limpar a selva instalada no aquário. Retirei quase toda a água do aquário (armazenei boa parte para reutilizar), tirei todas as plantas, aparei todas (algumas tinham filamentosas e deitei fora), cortei raízes…. Desfiz quase tudo.

Aproveitei para limpar o filtro e dar uma mega aspiradela no fundo. Tudo limpo, tudo a postos para recomeçar. Coloquei as plantas de forma mais organizada, montei todo o equipamento, aproveitei +/- 50% da água que tinha.

MgRsNYb.jpg

Os parâmetros da água mantiveram-se estáveis, os sobreviventes voltaram à sua casa, e posto isto, vou fazer a limpeza semanal.

BQeJYQM.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.