Primeiro Aquário - Iniciante com medo 😬


rczor

Recommended Posts

Olá a todos, 

Infelizmente só descobri o vosso fórum depois da compra, mas espero ainda vir a tempo de ser ajudado pelos que mais percebem do assunto. 

 

Comprei um aquário de 55l, é um kit que contém filtro, massas filtrantes, filtração mecânica química e biológica, termostato e iluminação led. Comprei também bactérias para a água e acondicionador para peixes tropicais. Espero não ter comprado nada errado li algumas coisas mas confesso que não o fiz de forma exaustiva. 

Agora tenho bastantes dúvidas... 

- o que me falta, para além dos peixes

- qual a quantidade de peixes que posso ter num aquário desta capacidade

- tenho decoração de pedras, uma peça decorativa com uns peixes e umas plantas de plástico, não comprei foi me oferecido ja a algum tempo. 

- a maior dúvida de todas é o que devia perguntar e por falta de conhecimento não o estou a fazer... 

 

Obrigado a todos desde já 

Um abraço 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada do que compraste é "errado" dependendo do que lá queiras colocar.

Normalmente os kits tem no filtro o seu calcanhar de Aquiles por serem subdimensionados para a quantidade de peixes que depois lá colocam! E todos nós sabemos o quão difícil é não sobrecarregar um aquário seja nas idas às lojas seja na posterior reprodução de algumas espécies!

Daí ser sempre aconselhável a compra de um filtro externo acima até do que os fabricantes recomendam porque já sabemos que os valores que as marcas transmitem rapidamente são ultrapassados durante o seu funcionamento. 

Aparte o filtro, tens que antes de mais perceber como funciona o ecossistema para que não mates o que lá meteres. Lê sobre o ciclo do azoto, acompanha o que os outros membros tem para perceberes até onde podes ir na fauna, começa por usar umas plantas mais fáceis de manter e vais ver que há sempre muita coisa para nos surpreender e manter agarrados ao hobby sem stresses porque isto é para estarmos a trazer um pouco da natureza para dentro das nossas casas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais bem vindo ao fórum e ao hobby esperemos que te divirtas com esta nova experiência e que daqui por uns meses estejas tal como nós a olhar para todos os cantos da casa e a pensar onde será que posso enfiar mais um aquário

Mas para já vamos focar-nos no que é importante e o importante é conseguir algum sucesso no primeiro aquário para que mantenhas o interesse e a motivação, deixa-me dizer-te que fizeste uma boa escolha, para começar 55Lt dá para fazer algumas boas brincadeiras, muito possivelmente irás mantê-lo por muitos anos se gostares do hobby, certamente com o tempo e com algumas sugestões que irás receber etc terás a impressão de que este hobby é um hobby caro... É verdade... É mentira... só depende de ti e do rumo que queres seguir, para manter um aquário com sucesso não é necessário muito dinheiro, mas para poupar convém haver interesse e perder algumas horas a estudar de tudo um pouco, a ver vídeos, ler textos etc etc ao início possivelmente vai parecer muita coisa e muito difícil, mas isto é como tirar a carta de carro ao início trabalhar com a embraiagem mudanças travão ver retrovisores... Jesus... Um gajo perde-se com tanta informação que recebe ao mesmo tempo, mas passado algum tempo já te habituaste e já tudo parece simples, para já é importante começar a estudar o ciclo do azoto e a filtragem dado que o aquário tem de estar ciclado para começares a meter peixes e o filtro é um dos pontos chaves para ciclar o aquário e possivelmente o teu é fraquinho, saber o pH da tua água seria uma boa ideia também para saberes que peixes vais puder ter.
Seria uma boa ideia meteres algumas fotos do aquário para facilitar quem te ajuda é mais fácil dar dicas de estiveres a ver os problemas(se não souberes carregar fotografias vê este link está tudo explicado passo a passo: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-%C3%A1lbuns-usar-fotos-editar-%C3%A1lbuns/)

Vou-te dar apenas algumas informações simples e rápidas que convém ficares desde já a saber:

Pontos Chave do aquário
1- Filtro
2- Substrato
3- TPA's

1- Um bom filtro ajuda-te a manter a água limpa por mais tempo dado que as bactérias que se vão concentrar nas cerâmicas do filtro vão consumir amónia e nitritos(químicos tóxicos gerados pela decomposição de fezes e restos de comida), e a esponja/lã filtrante vai concentrar o máximo de sujidade possível num sítio só para te facilitar a limpeza e vai manter as cerâmicas limpas para que continuem limpas e porosas para que as bactérias continuem a habitá-las(fica já a dica a água entra passa na lã filtrante, passa nas cerâmicas e volta ao aquário é importante esta sequência)

2- o substrato é importante porque embora já tenhas dito que tens plantas de plástico as verdadeiras para além de mais bonitas são essenciais, as plantas vão competir com o filtro na luta pela amónia e nitritos no entanto estas vão ainda consumir nitratos(a versão menos tóxica do azoto) um bom substrato vai te alargar e bem o leque de opções.

3- as famosas TPA's ou trocas parciais de água, deve-se trocar semanalmente ou de 15 em 15 dias cerca de 15% a 20% da água do aquário, a periodicidade depende da carga orgânica que o aquário gera, ou seja, da quantidade de fezes e restos de comida que sobram no aquário, no início não vais saber se é muito se é pouco por tanto o melhor é fazer semanalmente, não custa nada num aquário de 55Lt

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem muito obrigado por toda a informação.

Já estive a ler sobre o ciclo de azoto e sim parece muita informação, pelo que li o filtro é o "motor" do aquário, se for de boa qualidade tudo faz mais quilómetros, especialmente os peixes.

Deixo aqui fotos do filtro e do aquário em questão.

large.IMG_20211101_130850.jpglarge.IMG_20211101_130902.jpglarge.IMG_20211101_130827.jpg

Aguardo o vosso feedback sobre o filtro, com certeza vai ser unanime, é um filtro fraco... mas para já é o que tenho e vou tentar aproveitá-lo ao máximo e fazer uma manutenção correta. 

Para já comprar um leitor de ph da água e kits de teste é o mais importante certo? 

Abraço 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é assim tão mau! Tem espaço suficiente para albergar material filtrante e até dá para esconder o termóstato,  menos mal. Retira o carvão e mete mais matéria biológica igual ao que tens  no espaço debaixo.  O problema das biobox é que além de ocupar espaço útil dentro do aquário, vai ser uma chatice para as manutenções! Além de obrigar a menores intervalos na limpeza das esponjas, há sempre o risco de ao desligar o filtro haver porcaria que se solta de volta ao aquário...

Por outro lado, colocar aí um filtro externo ia obrigar a abrires uns buracos na tampa.

há 2 horas, rczor disse:

Para já comprar um leitor de ph da água e kits de teste é o mais importante certo? 

Compra os testes avulso. pH, Amónia, Nitritos e Nitratos para conferir a ciclagem são obrigatorios além de um termómetro para aferir a temperatura da água. 

Não te esqueças que precisas de um substrato argiloso (esquece o típico areão de rio) que além de permitir uma base biológica permite enterrar as raízes das plantas. Umas rochas vulcanicas e/ou uns troncos próprios para aquários vai quebrar a monotonia dos vidros e além do aspecto decorativo servem de abrigos para a fauna e suporte para plantas de rizoma  tipo anubias ou fetos que sendo pouco exigentes são sempre uma escolha recomendável para quem está a começar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado de novo 🙂

Já comprei substrato, Pro Scape da JBL e uma rocha vulcânica, vou decorar com algumas pedrinhas pequenas e conchas apenas. 

Esqueci-me completamente de comprar o termómetro 😞 alguém me sabe dizer a que temperatura devo colocar o termostato para ligar o sistema já? 

Update: substrato, pedra vulcânica e decoração colocados, água até ao nível máximo, bactérias e condicionador colocados também. Sistema ligado e tá feio que dói pois a água está quase preta 😄 

Obrigado 😄 

Editado por rczor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, rczor disse:

Esqueci-me completamente de comprar o termómetro 😞 alguém me sabe dizer a que temperatura devo colocar o termostato para ligar o sistema já? 

Dava jeito ter um termómetro,  sem ele não tens como confirmar que temperatura a água fica. Se o termóstato estiver desregulado...

23/24° é o ideal.

há 5 horas, rczor disse:

vou decorar com algumas pedrinhas pequenas e conchas apenas. 

Não coloques conchas! São calcárias e podem alterar a dureza da água e aumentar o pH...

há 5 horas, rczor disse:

e tá feio que dói pois a água está quase preta 😄 

Mandaste a água lá para dentro à bruta?

Para evitar sobrecarregar o filtro,  retira o máximo de agua que consigas e repõe com água nova mas coloca muito devagar para não voltar a acontecer o mesmo! Podes colocar umas folhas de papel e metes a a  água a escorrer por cima do papel. 

Aproveita e vê se as esponjas ficaram muito sujas e se necessário lava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Tozé Nunes disse:
Citação

Dava jeito ter um termómetro,  sem ele não tens como confirmar que temperatura a água fica. Se o termóstato estiver desregulado...

23/24° é o ideal.

Amanhã já compro o termómetro e coloco no aquário! 

Citação

Não coloques conchas! São calcárias e podem alterar a dureza da água e aumentar o pH...

Não fazia ideia, vou remover 😕

Citação

Mandaste a água lá para dentro à bruta?

Não não, nada disso, vazei a água de um garrafão lentamente e com o garrafão praticamente encostado ao nível da água.  

Citação

 

Para evitar sobrecarregar o filtro,  retira o máximo de agua que consigas e repõe com água nova mas coloca muito devagar para não voltar a acontecer o mesmo! Podes colocar umas folhas de papel e metes a a  água a escorrer por cima do papel. 

Aproveita e vê se as esponjas ficaram muito sujas e se necessário lava.

 

De que esponja estás a falar? da "lã" do filtro? Peço desculpa pela pergunta parva. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, rczor disse:

De que esponja estás a falar? da "lã" do filtro? Peço desculpa pela pergunta parva

Não há perguntas parvas! Apenas resposta parvas😉

Estou a falar da lã branca e da esponja azul também.  Só não laves as materias argilosas. Isto de acordo com a foto que colocaste da biobox.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tozé Nunes disse:

Não há perguntas parvas! Apenas resposta parvas😉

Estou a falar da lã branca e da esponja azul também.  Só não laves as materias argilosas. Isto de acordo com a foto que colocaste da biobox.

 

Ok vou verificar as esponjas. Sim na biobox agora tenho uma de lã, uma azul e substitui o carvão como indicado. Obrigado pela ajuda 😊

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite malta 😊

Esponjas trocadas, infelizmente não consegui ir comprar o termómetro, mas amanhã não passa. 

Neste momento é este o aspecto large.IMG_20211102_190515.jpglarge.IMG_20211102_190523.jpglarge.IMG_20211102_190536.jpg

Como ainda não tenho peixes a Doris toma conta do aquário. 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Doris! A tomar conta do aquário para o dono! Até a água está cristalina! Chato é teres que repetir todos os dias a ela quais são as suas obrigações 😆

Sugestões:

Cola um autocolante preto no vidro traseiro (do lado de fora 😉) para disfarçar a biobox. Esta deveria ficar centrada para ser mais eficiente a circulação de agua por todo o aquário. 

Retira as pedras brancas (alcalinas), arranja mais 2 pedras vulcânicas iguais a essa, tamanhos diferentes  e junta-as mais a um canto. 

Retira essa plantas artificial e compra umas plantas naturais para dar uso ao substrato da JBL (boa compra!) 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahah a Doris vai ser uma dor de cabeça ora pois 😄 

Vou já tratar da biobox, dá para colocar centrada sim não reparei que a tampa tem abertura para os cabos numa zona mais central. Assim amanhã já posso colocar o autocolante. 

Tudo o que são pedras brancas são alcalinas? não fazia ideia.. queria criar um contraste com o substrato preto 😞

Amanhã já chegam duas plantas verdadeiras 😄 a artificial foi só mesmo para a foto 🙂

Obrigado por tudo ToZé 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, rczor disse:

Amanhã já chegam duas plantas verdadeiras

Quais foram as tuas escolhas?

 

há 2 horas, rczor disse:

Tudo o que são pedras brancas são alcalinas? não fazia ideia.. queria criar um contraste com o substrato preto 😞

Não são  todas... mas faz um teste, enche um copo com agua da torneira e mede o pH.  Depois coloca as pedras e mede novamente.  Agora também é verdade que o substrato agora está a acidificar a agua dentro do aquário por isso não deve ser problema. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Tozé Nunes disse:

Quais foram as tuas escolhas?

Anubias 😄

Há problema em ter anubias "altas" e anubias "baixas" juntas? Desculpa o desconhecimento, acho que são nanas as mais baixas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás no bom caminho. 

É apreciar o hobbie e evoluir sem pressas.

No caso as anubias para um aquário desse tipo devem ser as variedades mais pequenas, as anubias var nana nana e var nana petite

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

Ja tenho anubias nana... Mas estou preocupado.. Tenho 2 visitantes que vieram com as anubias 😱large.IMG_20211104_200320.jpglarge.IMG_20211104_200343.jpglarge.IMG_20211104_200334.jpg

Um anda a passear na biobox e parece um caracol. 

A água está entre os 24 e os 26 graus. 

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2021 at 22:27, Tozé Nunes disse:

Quais foram as tuas escolhas?

 

Não são  todas... mas faz um teste, enche um copo com agua da torneira e mede o pH.  Depois coloca as pedras e mede novamente.  Agora também é verdade que o substrato agora está a acidificar a agua dentro do aquário por isso não deve ser problema. 

Mais vale deitar um bocadinho de vinagre em cima duma das pedras brancas. Se ferver é calcária e não deve ser usada.

Há por exemplo outras pedras como o quartzo branco, que não te altera os parâmetros da água e podem fazer o contraste que queres.

há 42 minutos, rczor disse:

Olá pessoal,

Ja tenho anubias nana... Mas estou preocupado.. Tenho 2 visitantes que vieram com as anubias 😱large.IMG_20211104_200320.jpglarge.IMG_20211104_200343.jpglarge.IMG_20211104_200334.jpg

Um anda a passear na biobox e parece um caracol. 

A água está entre os 24 e os 26 graus. 

Abraço 

Relativamente aos "visitantes" é comum acontecer. Não te preocupes, vão ajudar na limpeza e no controle de excesso de comida. Deixa-os andar.

De resto acho que vais no bom caminho. Eu não teria enterrado as anubias, mas atava-as à rocha vulcânica. Se conseguires/quiseres, arranja umas tocas de coco e ata as outras lá. Elas com o rizoma enterrado são capazes de morrer (digo eu que não percebo nada disto).

  • Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos novamente. 

Tenho trocado a o filtro branco do aquário todas as semanas. Mas não estou a gostar do aspecto do interior. 

Deixo vos duas fotos... Nem as anubias estão bonitas 😞

large.IMG_20211121_153247.jpglarge.IMG_20211121_153301.jpg

O que está de errado? 

Abraço a todos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rczor

Uma das coisas que esta errado é teres as Anubias enterradas elas a sim vão morrer,o que tens que fazer é atares as Anubias a uma pedra ou tronco,porque são plantas que vivem fora do substrato.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é normal. 

Está a fazer falta a equipa de limpeza. Camarões ou ottocinculus para começar a dar conta disso. 

Nas TPAS também podes ir aspirando o que der com jeitinho.

Mais flora também ajuda a manter tudo sob controle.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Usar um substrato fértil e comprar plantas que não precisam dele foi uma má escolha. Esse substrato vai estar sempre a libertar nutrientes para a água e vai facilitar o aparecimento de algas. Além de que, substratos desse género, sempre que são ligeiramente mexidos, geram esse "pó" que tens nas pedras escuras. Normalmente, só uso desse tipo de substrato para as zonas em que vou meter plantas, para meter no aquário todo é porque vou plantar uma carpete.

Tenta encontrar algumas plantas de crescimento rápido para plantar aí e ajudar a manter as algas mais controladas. Anúbias são bonitas, mas crescem muito devagar para ajudar grande coisa no controlo dos nutrientes, além de que não se podem enterrar os rizomas (as raízes) porque vão apodrecer e morrer.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.