Infinitum


Emejet

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário: Infinitum
2 - Data da montagem: 16-10-2021
3 - Dimensões do aquário
 
 3.1 - Scalare 60x30x35
4 - Equipamentos Instalados
 4.1 - Filtro: OASE Filtosmart 200
 4.2 - Termo: OASE HeatUp 100W
 4.3 - Iluminação: Chihiros A-series A601
 4.4 - Sistema de CO2: Strideways Pro Regulator + Botija 2kg

 4.5 - Skimmer:  ---
5 - Substratos & decorações
 5.1 - Substrato fértil: Neo Soil Compact
 5.2 - Substrato inerte: JBL Sansibar River 
 5.3 - Decorações: HornWood, Dragon Stone
6 - Fertilização: Tropica 
7 - Fauna
 7.1 - Quantidade e espécie: Caridinas Amano, Ottocinclus Affinis, Coryd
oras Albinas, Corydoras Aeneus, Rasboras Arlequim e Neon's Chinês. 
8 - Plantas
 8.1 - Espécie: Anúbias Nana, Limnophila Sessiflora, Rotala Bonsai, Rotala Sp 'Green', Bucephalandra Wavy Green, Bolbitis Heudelotii e Juncus Repens.

 

Editado por Emejet
Actualização 02/11/2022
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de arrastar a senhora cá de casa a mais um evento de aquascaping, acho que já comecei a passar-lhe o gosto por isto de tal forma que grande parte do layout deste aquário foi idealizado por ela.
Os passos foram então os seguintes, sendo que foi uma desmontagem seguida imediatamente de nova montagem (algo que durou entre as 15h00 e as 01h00...coisa pouca...)
- Desmontagem do aquário
-> retirar a fauna para outro pequeno aquário com parte de água deste
-> retirar o filtro e colocar num outro aquário em funcionamento
-> retirar todas as plantas e tratamento das que ainda se iam usar
-> retirar o hardscape (todas as pedras e madeiras que ainda iam ser usadas bem limpas)
-> retirar o máximo de areia possível aspirando a mesma
-> retirar do máximo de água limpa para garrafões
-> retirar o substrato
-> limpar todo o aquário

- Montagem do aquário
-> Montagem do layout com colocação das madeiras e das pedras, colando o máximo possível para impedir que o puzzle caísse (foram usados pequenos bocados de papel higiénico ensopados com supercola) e usados pequenos pedaços de pedras
-> Colocação do substrato tentando dar algum relevo na parte traseira do aquário (foram colocadas algumas capsulas de fertilizante no fundo)
-> Colocação da areia e observação de possíveis pontos de fuga do substrato.
-> Plantação. Foram usadas algumas plantas da anterior montagem e colocadas algumas novas. Algumas delas foram presas/coladas ao hardscape. ( por incrível que pareça, nenhuma descolou ou saiu do sitio com a agua! milagre! )
-> Limpeza dos vidros (depois vão perceber porquê nas fotos...) e do aquário no geral.
-> Enchimento do aquário com água. Uma primeira vez com apenas água da torneira com condicionador adicionado para efectuar o resto da limpeza e das impurezas que poderiam surgir. Um tempo depois, retirou-se 80% da água e introduziu-se a água retirada da anterior montagem e a restante de água normal
-> Colocação do filtro e dos restantes acessórios ( dropchecker e difusor co2)
-> Deixou-se tudo ligado durante ainda um bom tempo (para também a água atingir a temperatura ideal), com adição de Seachem Stability, mas nem seria necessário dado que o filtro esteve sempre a funcionar.
-> Finalmente, colocação da fauna toda no aquário.

Ainda tem alguns aspectos a melhorar, mas agora vai com o tempo  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Registo fotográfico-

Tratamento de algumas plantas:

ef6562eb46bbc457689be044355f114b.jpg57976b27af43a62bea7800c67db83f3a.jpg

Sei que estão a questionar o que faz uma lanterna ali mas.. imaginem procurar mini caridinas no meio das anúbias -_- 

 

f3873733217102c51328401bde72728a.jpg

Água bem limpinha e transparente....

8e6bc97985b40cb3ea1d57874a8f607e.jpg

 

732dd0f40bcca1214dfe9a1d34bdf59a.jpg

Eu bem avisei em cima..vidros limpinhos!! 
Já com o hardscape montado e plantado.

30d971465f1d46194ad5165cd71a82b2.jpg

b224abc5d5f28c734b68c94b8697b269.jpg

Sim..uma pessoa bem tenta fazer um plantado como deve ser, mas estas aqui transformaram as Sessifloras em colchões... fazer o quê 🤦‍♂️

ae8b00aa164c2b3785355b6e1ac37223.jpg

Primeiros a entrar! Nunca mais os vi até hoje...

e41b72987a78df56c3372309f270b631.jpg

E por fim, aqui fica o panorama final do aquário :default_animal_fish:

 

Editado por Emejet
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emejet

Gostei,esses troncos dão uma dinâmica muito boa ao layout na forma como estão colocados,acho que este vai ser muito promissor e ainda vai evoluir mais,além da ajuda da natureza,os meus parabéns.

 Abraços 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/10/2021 at 21:48, Alvaro Silva disse:

Boas Emejet

Gostei,esses troncos dão uma dinâmica muito boa ao layout na forma como estão colocados,acho que este vai ser muito promissor e ainda vai evoluir mais,além da ajuda da natureza,os meus parabéns.

 Abraços 

Obrigado Alvaro! A ver o que isto dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/10/2021 at 08:41, JoseCarlosMarques disse:

Boas. Como te dás com esse substrato da Neo? Tens experiência de outras marcas? Obg.

Viva. Até agora muito bem, era o que tinha na montagem anterior e as plantas estavam sempre em bom crescimento e saudáveis. 
Tenho noutro aquário da Tropica, o Aquarium Soil. São bastante parecidos, talvez o Neo seja um pouquinho melhor.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Emejet said:

Viva. Até agora muito bem, era o que tinha na montagem anterior e as plantas estavam sempre em bom crescimento e saudáveis. 
Tenho noutro aquário da Tropica, o Aquarium Soil. São bastante parecidos, talvez o Neo seja um pouquinho melhor.

Pois.. eu estou indeciso entre o da Neo e o da ADA... Mas agradeço a tua resposta. Um abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a melhorar face a ultima montagem...bem melhor! Parabéns

Uma dica, se me permites, tenta naturalizar a passagem entre o hardscape e a areia. Algo que torne o conjunto mais fluido. Seja pequena pedras, pequenos troncos, algo que torna a transição menos delineada, mais "caótica" e natural.

Força nisso 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.