Ajuda - desastre no aquario: pó, pH e NH


darkstrike

Recommended Posts

Boas

Preciso muito da ajuda de quem sabe:

 

Montei o meu aquário há cerca de 7 semanas (juwel rio 120l com luz, termostato e filtro de origem) .

Tinha peixes há 3 semanas. Tudo estava a correr bem nas primeiras semanas: tinha ao todo 5 limpa vidros, 2 coridora brancas, 2 coridora prateadas, 3guppys fêmeas, 5 guppys macho (e logo no 3 dia dos peixes no aquário apareceram 5 alevins de guppys que se estavam a aguentar) e 3 platys. Tinha ainda musgo e 3 plantas lowtech no aquário. O substrato era inerte areao do rio. 

O ph desde início que estava alto (7,8) que era basicamente o ph da água da companhia. 

 

Ora, praticamente desde a altura que coloquei os peixes, na tentativa da busca da perfeição, queria baixar o ph para valores melhores para os guppys, queria algo a rondar os 7-7,2. Comprei um produto que me aconselharam na loja (neutral regulator 7,0) mas nunca me chegou a baixar o ph efectivamente. 

 

Entretanto no fim de semana passado morreram me 2 peixes (um limpa vidros e 1 coridora branco). Na segunda morreu outro limpa vidros. 

Já a ver que algo não estava bem, procurei na net e vi que realmente o ph para esses peixes deveria ser mais baixo. Confirmei que tinha valores de nitritos a zero, o gh e kh estavam 4-5 (igual desde princípio) 

Fui então a loja e disseram me para acrescentar um substrato da tropica (tropica soil) que baixaria o ph. 

 

Ora aqui começou as minhas dores de cabeça a serio:

- como não tinha mais nenhum aquário tive de passar os peixes todos para um balde pensando que ia ser temporário (umas horas). 

- retirei a água do aquário para uns baldes e pus o substrato (sem lavar como me disseram para fazer e como vem escrito na embalagem) e enchi novamente com a água que tinha tirado. O aquário ficou completamente preto por causa do substrato que também é preto. Já aí comecei a ver a minha vida a andar para traz. 

- medi o ph e dava me ph menor de 6.8 (iria ser um grande choque para os peixes e os guppys provavelmente não toleram este ph).

Como o aquário estava com a água toda suja deixei os peixes no balde. Quando a água começou a aclarar fui começando a fazer misturas lentas de água do aquário para o balde para os peixes se aclimatizarem. 

Ontem já com a água límpida (mas com o aquário cheio de pó nas plantas etc) mudei os peixes para o aquário. 

 

Hoje cheguei a casa e já tinha mais um guppy morto. 

Ph mantém se inferior a 6.8 (apesar de estar a fazer trocas diárias de praticamente 50% com água nova que tem ph 7,8). Medi gh e kh é estão 3-4). Os nitritos e que começam a aumentar (primeiro nível no teste do no2 e no3) já para tentar não estragar muito tentei não mexer nem lavar as plantas e pedras do aquário nem o filtro mas o solo foi todo remexido por isso provavelmente fiquei sem bactérias nitrificantes, só as que tinha no filtro nas cerâmicas) 

Fiz novamente troca de cerca de 40% e fui mexer no filtro para limpar e estava completamente cheio de pó o que remexeu novamente tudo e voltei a ficar com a água completamente turva. 

 

Bem, já não sei o que fazer. Já me estou a preparar: provavelmente os peixes vão morrer todos com esta situacao. 

 

Precisava de ajuda para: 

1) saber se ainda há hipóteses de salvar os peixes (não tenho outro aquário nem nada do género para os poder tirar de lá) 

2) saber no futuro o que fazer: manter a água no ph inferior a 6,8, Tirar o substrato todo e deixar areao como dantes e ficar com ph 7,8. Deixar como está que vai encontrar um equilíbrio a rondar os 7,2 (era o que queria mesmo porque queria ter guppys, platys e mollys) 

 

Obrigado pela ajuda, estou desesperado. Sei que provavelmente este conjunto de peixes já não vai ter sorte mas não quero cometer o mesmo erro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então, deixa-me começar por dizer-te que o pH a 7.8 não é o melhor mas sinceramente acho melhor 7.8 estável do que andar a meter produtos e a oscilar o pH... Fora isto, meter o substrato da tropica foi um erro grave, estes substratos libertam amónia para a água e como tal é normal terem morrido peixes... Seria necessário 2 a 3 semanas sem peixes e com TPA's regulares até o aquário estabilizar(isto deve estar escrito na embalagem do substrato também se não me engano), as resoluções seriam TPA's diárias na primeira semana, 2 em 2 dias na segunda e ir reduzindo gradualmente até 1 por semana, no entanto e tendo em conta que a água que entra tem um pH bem diferente da água que está no aquário o melhor seria retirar os peixes todos estabilizar o aquário e depois sim voltar a aclimatizar e meter os peixes no aquário (estou a fazer exatamente o mesmo neste momento), esta é sem dúvida alguma a melhor maneira de tentar resolver a coisa com o mínimo de mortes possível retirar água do aquário para um balde meter um termostato e deixar lá os peixes até o aquário estabilizar, tem atenção à água do balde pode eventualmente precisar de trocas de água, enquanto isso vais fazendo trocas de água no aquário até este estabilizar, dá-lhe pelo menos 1 mês desde que meteste o substrato.

A melhor maneira de evitar este tipo de problemas é informares-te primeiro antes de fazer as coisas, não te guies por vendedores... É o maior erro que podes fazer a menos que seja realmente um vendedor de confiança.. pelos vistos esse não é... Se quiseres saber alguma coisa vem aqui ao fórum e expõe as tuas dúvidas terás sempre malta disposta a ajudar.
E mais uma coisa, na aquariofilia nada se faz do dia para a noite... Eu também me esqueci disso... É exatamente por isso que te disse que estou com os peixes fora do aquário também..(uma situação ligeiramente diferente mas trata-se de uma mudança repentina também) acontece... Falta de informação dá nisto... Achei que era capaz de fazer sozinho e já sabia o suficiente... Se tivesse criado um simples post não me tinham morrido 10 peixes... Depois de ter feito porcaria fiz o mesmo que tu criei um post e disseram-me logo aquilo que eu precisava de ter ouvido para evitar a desgraça...

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A recomendação de inserir esse substrato no aquário assim foi demasiado má... Além disso usar produtos para aumentar ou diminuir o pH também não é aconselhável porque vai estar sempre a oscilar. 
Com tempo claro, mais vale um tronco e até o uso de CO2 ajuda a tornar a água mais ácida. De resto o Brunomcc2000 já deu óptimas dicas acima e agora é não desistir que as coisas com tempo vão ao sitio.
Se o balde for pequeno, tenta arranjar uma caixa de plástico grande, metes o termostato lá dentro e ou tens algum filtro ou alguma pedra difusora e usas para a fauna ir tendo oxigenação ou fazes boas trocas de água e vais fazendo o mesmo no aquário para o substrato libertar a amónia. 
Já que tens agora esse substrato podes também aproveitar para inserir mais plantas 🙂 
Também podes usar o produto Seachem Stability, que não é mais que bactérias que ajudam a acelerar o ciclo. Na água que trocares usa também um condicionador que tire o cloro e metais pesados (Seachem Prime ou Sera Aquatan).
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Emejet disse:

A recomendação de inserir esse substrato no aquário assim foi demasiado má... Além disso usar produtos para aumentar ou diminuir o pH também não é aconselhável porque vai estar sempre a oscilar. 
Com tempo claro, mais vale um tronco e até o uso de CO2 ajuda a tornar a água mais ácida. De resto o Brunomcc2000 já deu óptimas dicas acima e agora é não desistir que as coisas com tempo vão ao sitio.
Se o balde for pequeno, tenta arranjar uma caixa de plástico grande, metes o termostato lá dentro e ou tens algum filtro ou alguma pedra difusora e usas para a fauna ir tendo oxigenação ou fazes boas trocas de água e vais fazendo o mesmo no aquário para o substrato libertar a amónia. 
Já que tens agora esse substrato podes também aproveitar para inserir mais plantas 🙂 
Também podes usar o produto Seachem Stability, que não é mais que bactérias que ajudam a acelerar o ciclo. Na água que trocares usa também um condicionador que tire o cloro e metais pesados (Seachem Prime ou Sera Aquatan).
 

Pois fiz o que me disseram, confiei na loja porque era de confiança. Mas na verdade estou a ver que só me trouxe mais problemas. Até porque não lavei o substrato e agora tenho o aquário cheio de pó. 

 

Então acham que o melhor será passar os peixes todos para baldes? 

Só tenho baldes de 20 litros, poderia por em 2 baldes por exemplo. Mas não tenho mais nenhum filtro além do que tem no aquário. 

Acham que os peixes aguentam em baldes 3 semanas para completar o ciclo? Mesmo que faça TPA diárias sem filtro nem nada acham que aguenta? 

 

O condicionador eu uso sempre o prime mas aquilo é muito concentrado porque diz 5ml para 40-80l.

 

Ajudem me porque queria mesmo evitar a morte dos peixes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato nem se costuma passar por água, depois de inserido e com as várias tpa's aquilo fica limpo.

O problema de meteres em vários baldes é não teres termostato para todos. A oscilação de temperatura também lhes pode causar doenças.
Eu tentava arranjar ou um balde ou uma caixa maior para os colocar todos juntos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho mesmo nenhum recipiente maior. Não tenho outra alternativa a não ser colocar os peixes em 2 baldes e ir fazendo tpa regulares. 

A sala onde tenho os peixes está sempre a cerca de 20 graus e a água do aquário a 24. Poderia ir revezando o termostato entre baldes. 

 

Mas achas mesmo que aquele pó todo do substrato vai desaparecer? 

 

Resumindo, deixar os peixes no aquário agora vai levar a morte certa mesmo que faça tpa diárias? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que a temperatura não tenha grandes oscilações repentinas não deverá haver problema. 

O pó acaba por desaparecer, até porque não vais andar a remexer o fundo, nem convém.
Fica ao teu critério, podes experimentar introduzir as tais bactérias, o Stability ou Sera Nitrivec, fazer tpa's diárias e talvez dê para teres os peixes no aquário, mas eu esperava mais uns dias pelo menos. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas darkstrike

Tanta confusão por peixes em dois baldes,porque não tens um recipiente maior,ora vais a uma loja dos Chineses compras uma caixa de plástico daquelas para arrumações,uma ai de 40 ou mais litros e ficas logo com os peixes todos juntos, no aquário compra mais plantas agora que tens um substrato,quanto mais plantas menos algas,e teres calma,o Bruno deu-te umas dicas muito boas,acho que disse tudo,agora é teres calma,muita paciência,e não ficares obcecado com o ph.

Dá tempo ao filtro para te limpar a água,nada de estresse.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas darkstrike

Tanta confusão por peixes em dois baldes,porque não tens um recipiente maior,ora vais a uma loja dos Chineses compras uma caixa de plástico daquelas para arrumações,uma ai de 40 ou mais litros e ficas logo com os peixes todos juntos, no aquário compra mais plantas agora que tens um substrato,quanto mais plantas menos algas,e teres calma,o Bruno deu-te umas dicas muito boas,acho que disse tudo,agora é teres calma,muita paciência,e não ficares obcecado com o ph.

Dá tempo ao filtro para te limpar a água,nada de estresse.

 

Saudações 

Acham que o ph vai estabilizar? 

A água da companhia que meto no aquário entra a 7,8. Mas neste momento tenho ph inferior a 6,8 por causa do substrato. Acham que vou conseguir encontrar um equilíbrio em quanto tempo? 

 

Pois o problema é que fiquei obcecado com o ph e quando morreram os primeiros peixes tentei corrigir ao máximo. Mas já estou super arrependido de ter posto o substrato porque agora tenho o aquário super sujo com pó que sinceramente não sei se o filtro vai limpar bem. Agora tenho o aquário feio, com ph muito baixo que não sei se vai corrigir (e no futuro não sei como vou conciliar água do aquário com ph tão baixo e água da torneira com ph tão alto) e peixes que provavelmente vou perder. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É calma ai,não vais perder coisa nenhuma,é claro que ate te podem morrer alguns peixes,mas não é o fim do Mundo,calma.queres ter um ph só a pensares nos Guppys,tens que ver uma coisa,os peixes hoje não vem da natureza selvagem,hoje os peixes são criados em grande centros de criação de peixes e eles tem os peixes todos num mesmo ph,se os peixes viessem da natureza então ai sim teríamos que ter muito cuidado com o ph.

No futuro vais fazeres as TPA,s normalmente,ate porque um aquário montado e bem maturado,e com o passar do tempo tem tendência todos a baixar o ph,um aquário ao fim de dois ou três anos de montado tem o ph muito diferente do que tinha quando foi montado.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, faço só um update a este meu problema. 

 

Agradeço desde já toda a ajuda. 

 

Realmente, agora passadas cerca de 3 semanas tinham razão : não foi o fim do mundo. Alguns peixes morreram mas a grande maioria sobreviveu.

Entretanto, entre mortos e novas aquisições, a população doo meu aquário é : 6 guppys (3 machos e 3 fêmeas + cerca de 10 alevins de guppys (o maior com cerca de 1cm, então a aguentar se hehe), 3 platys (1 macho e 2 fêmeas), 3 limpa vidros, 3 coridora (1 branca e 2 prateadas) e 4 mollys (3 fêmeas e 1 macho). 

 

Aproveito o update para deixar mais outro pedido de ajuda / opiniao:

Tenho ganho muitas algas. Na verdade as plantas que tenho estão feias, têm algas filamentosas agarradas as folhas, a cor das folhas está escura, até tenho também daquelas algas verdes que se colam aos vidros (os limpa vidros não parecem fazer nada) . Mas o que me chateia mais é mesmo as algas que parecem "lã" agarrada as plantas e pedras no aquário e não consigo tirar manualmente. Por isso andei a ler e estava a pensar colocar 2 comedores de algas siameses. Pelo que li eles comem essas algas e são uma boa ajuda ao aquário. Contudo começo a pensar que se calhar já é muito peixe para o aquário (tem 100l e esses peixes pelo que li podem chegar aos 15cm). Qual é a vossa opinião? Como resolvo este problema das algas? 

 

Outra ajuda que precisava era: continuo a fazer testes regulares à água e continuo um bocado "stressado" com isso, ainda para mais porque me tem morrido peixes que pelo que leio são menos resistentes a variações da água e por isso acho que esse é o problema. 

A água da minha casa (da companhia) que uso para as TPA tem um ph alto (7,8-8,0) e um kH baixo 2-3. Isto faz com que o meu aquário actualmente tenha um kH de Zero. Basicamente faço o teste e logo na primeira gota já fica laranja. Penso que tenha a ver com o baixo kH da água da companhia associado ao solo que pus que diz que baixa o ph e kh. O ph do aquário tem variado bastante o que não é nada bom ( a seguir às tpas fica cerca de 7.5 mas depois baixa para cerca de 6.8-7). Penso que o problema seja o kH e que o deveria aumentar. Hoje comecei a usar bicarbonato de soda que li que podia ajudar. Estou a pôr pequenas quantidades e a medir hora a hora para ver o resultado. Acham que faço bem? Como devo fazer? Como devo "tratar" a água para as tpas para conseguir otimizar o aquário? 

 

Obrigado pela ajuda. Vocês são a minha salvação... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas darKstriKe

Acho que colocares dois comedores de algas siameses,vai-te dar uma ajuda nas algas,mas atenção quando não houver algas eles tem que ter um comer para eles há base de vegetais.

Eu não te aconselho andares a colocares bicarbonato sempre que fazes uma tpa,ou quando te dá na cabeça de fazeres mais um teste,pára com isso,tem calma,quanto mais mexes mais estragas.

As algas vais teres que indo limpando como podes,limpa com uma escova de dentes,para limpares rochas,e as plantas que tenham mais algas tenta limpar,e as folhas mais velhas cortas,compra umas plantas de crescimento rápido,e tens que ter calma que a natureza também faça a parte dela,só que a natureza tem o tempo dela de atuar,e tu tens que dar tempo para isso,querer tudo para ontem nunca pode correr bem,deixa o ph como esta faz menos estragos do que andares sempre a mexer nele,não penses que só o teu aquário é que tem algas,todos os sistemas aquáticos tem algas,a sim como os nossos aquários,tu ate podes olhar para um aquário e não veres algas que saltem há vista,mas elas estão lá,e ao menor descuido com luz em excesso,nutrientes na água a mais ou outras situações,como excesso de matéria orgânica no substrato pode dar um boom de algas.

Não andes sempre a mexer com tudo e mais alguma coisa,porque ás tantas já não sabes o que fizestes e em vez de melhorares a coisas só pioram.

Tem calma,paciência e persistência e dá tempo ao tempo que as coisas vão ao seu lugar.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.