Iniciante, plantas estranhas


Liam2000

Recommended Posts

Boas,

 

Mais um iniciante aqui com algumas dúvidas.

 

Comprei um pequeno aquario de 50L e iniciei há 1 semana o ciclo, no entanto reparei hoje que as plantas estão a ganhar algo estranho, que parece pelo/algodão conforme as imagens em anexo.

 

Alguém me pode ajudar a perceber a causa e a solucionar o problema?

 

Obrigado

 

fc874bef02cbd6f541d86a03d3450d4b.jpg

 

fc874bef02cbd6f541d86a03d3450d4b.jpg

2e6543563a8e16b3c499100007f59fc8.jpg

ae533379e6d4ff3c30ff6226627164f0.jpg

2e6543563a8e16b3c499100007f59fc8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,
Parece serem algas filamentosas, tem a iluminação ligada quantas horas?
Cumps.

Antes de mais muito obrigado pela ajuda!

Tenho a luz ligada 10h, das 8h às 18h geralmente, podendo por vezes estar ligado mais 1 hora.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Liam2000

São algas,e como o aquário esta a começar ainda é muito novo,nem sequer tem o ciclo feito é natural aparecer algas,a primeira coisa é reduzires o tempo de luz para 8 horas,depois pegas numa escova de dentes que sirva só para o aquário e retiras as algas sempre que for possível,e se alguma folha estiver em maus estado cortas a folha.

Essas plantas que estão na foto não são Anubias? é que se for,não devem estar enterradas no substrato,e sim atadas ou coladas num tronco ou rocha.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Liam2000
São algas,e como o aquário esta a começar ainda é muito novo,nem sequer tem o ciclo feito é natural aparecer algas,a primeira coisa é reduzires o tempo de luz para 8 horas,depois pegas numa escova de dentes que sirva só para o aquário e retiras as algas sempre que for possível,e se alguma folha estiver em maus estado cortas a folha.
Essas plantas que estão na foto não são Anubias? é que se for,não devem estar enterradas no substrato,e sim atadas ou coladas num tronco ou rocha.
 
Saudações 

Todas foram compradas como sendo anubias, e na loja foi dito que todas deveriam ter a raiz enterrada quando eu referi que tinha lido que bastava estarem enroladas num tronco por exemplo.

Posso passar com a escova nas folhas sem problema?

Obrigado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se na loja te disseram que tinham que estar enterradas então mentiram-te,pois se as Anubias morrerem lá vais tu há loja comprar mais,devias de as tirar e fazeres como eu disse no poste em cima.

Sim,eu não te ia dizer uma coisa que fosse prejudicar as plantas,podes limpar com muita paciência e é claro com cautela para não as partires,metes a mão por baixo da folha,e com a escova limpas.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ao fim de trinta minutos são para deitar para o lixo,é claro que mata as planta,agora se colocares 50% de água e 50% de lixívia durante 10 ou 12 minutos e depois limpar bem com água corrente,ate deixar de ter cheiro,e a sim colocar novamente no aquário,mesmo a sim vais sempre de ter que usar a escova para retirar as algas.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esqueci me de me explicar bem e um balde cheio de água e metade de um copo de água de lixívia esperar 30 m e lavar bem. Eu já experimentei daí dizer loooooooooool e até resultou tio Álvaro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois resultou porque era mais água que lixívia,ou seija a lixívia fez enfeito mas não destruiu a planta,como estavas a dizer era mesmo para matar, 💀

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tal como disse o Álvaro, anubias não se devem enterrar. Mas se for esse o teu objetivo, podes meter as raízes dentro do substrato e o rizoma (aquele tronquinho onde nascem as folhas) de fora.

No entanto existem muitos fatores para o aparecimento de algas filamentosas, desde o próprio ciclo, luz, quantidade de plantas, excesso de nutrientes, CO2, etc etc etc...

Uma maneira de resolveres, mas no entanto não é totalmente eficaz é lavares bem as plantas que tens, reduzir o tempo de luz e colocares mais plantas principalmente de crescimento rápido para não haver nutrientes suficientes para as algas se "alimentar".

No entanto se quiseres ir a fundo e eliminar definitivamente, terás de descobrir a causa desse aparecimento.

Pois por mais que limpes as plantas sem tratar da causa do aparecimento, como por exemplo o excesso de nutrientes, elas estarão sempre a aparecer mais tarde ou mais cedo.

Isto para termos uma noção mais precisa teríamos de saber os parâmetros, flora e fauna do teu aquário.

Tens muitas ou poucas plantas?

Usas fertilizantes?

Tens CO2?

Se sim, qual o valor (mg/l)

Qual a intensidade da luz?

Recebe luz do sol direta? (Tipo janela ou porta)

Tens muitos peixes?

Valores de nitratos (mg/l)?

Valores de fosfatos?

 

Mas claro que isto é algo um pouco exagerado para um início, claro que no início ninguém tem todo o material e testes para podermos descobrir as causas.

Isto visto que é o início e apenas tem uma semana, podes tentar resolver como te disse a cima... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo mais ou menos dito.

Liam2000 coloca o setup completo do teu aquário. Só assim te podemos ajudar com conhecimento de causa.

Dimensões, iluminação, substrato, fertilização, filtração, etc, etc

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado a todos pela ajuda.

Eu gostaria de conseguir responder a tudo o que me perguntam, mas como eu disse sou iniciante e o meu conhecimento disto é zero.

O meu aquario e respectiva filtração e iluminação veio tudo junto, neste kit: https://www.aquatlantis.com/pt/products/nano-cubic-40.html

É um aquário pequeno, mas a ideia não é ter mais do que 2 ou 3 peixes, pois também sei que devido às dimensões não poderá ter mais do que isso.

Relativamente às plantas, são apenas aquelas das fotos, 4 plantas.

Experimentei como alguém referiu passar com uma escova de dentes e não resolveu, não consegue arrancar as algas das plantas, cheguei mesmo a retirar as plantas e lavar em água corrente e mesmo assim é extremamente dificil de remover sem ter o medo de danificar as mesmas.

Recomendaram-me usar Tetra Algumin (https://www.tiendanimal.pt/tetra-algumin-tratamento-para-algas-p-7992.html), será que resulta e é aconselhado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz-me um favor, tira uma foto do aquário todo, para ver como está.. para poder ter uma ideia global e ajudar.

O kit parece-me bom, para o que pretendes.

Teres algas nesta altura é perfeitamente normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.