Peixes de água fria à tona da água


Recommended Posts

Boa tarde,

Preciso de ajuda para identificar o que poderá estar a levar os meus peixinhos a buscar ar à superfície... 😶

Estou um pouco apreensiva porque não percebo o que se está a passar, acredito que tenho tudo em ordem mas creio que este não é o comportamento normal deles, em especial de um deles que está quase sempre à tona a dar golfadas de ar. Este peixinho, o Cristiano Ronaldo, também desenvolveu distúrbio de bexiga nadatória. Deixo a descrição do meu aquário bem como os parâmetros da água (hoje) e o relato do historial dos últimos meses.

Tenho 4 kinguios cauda de véu num aquário de 92lts. Montei o aqua no início de Maio e trouxe-os para casa no início de Julho. O filtro externo é Heim TurboJet 8868 com três tipos de matérias filtrantes: bolas de bio media, matérias porosas: cerâmica e substrato, e mistura esponjas filtrantes normal e carbono. A luz só a acendo para lhes dar de comer, o aquário está na sala e tem a luz natural (indirecta) e não tenho problemas de algas. Tenho também um oxigenador da Heim air100. 

O aquário tem areia um pouco mais grossa que a da praia comprada em loja, várias pedras e algumas anúbias e creio que Echinoderus que me parecem crescer bem.

A comida que dou aos peixinhos é Hikari Lionhead uma a duas vezes por dia. E pelo menos, uma vez por semana, dou espinafres, ervilhas, banana e uvas (ainda não experimentei manga). Retiro sempre restos que possam ter ficado no fundo. 

Tenho feito mudanças de água todas as semanas, alternando entre uma semana cerca de 25%, a outra cerca de 50%. A água vem diretamente da torneira sem descanso. Sempre fiz assim com outros peixes que tive de água fria e quente e até hoje não tive problemas.

Eles vieram para casa em Julho e tiveram uma boa adaptação, contudo em Agosto estive ausente cerca de 3 semanas e eles ficaram ao cargo do meu marido. Expliquei-lhe tudo para ele tratar dos peixes, pelo menos o suficiente para os peixinhos ficarem bem até ao meu regresso. Quando voltei, os vidros estavam todos castanhos (nem se conseguia ver os peixes), as mangueiras do filtro externo estavam extremamente sujas e eles estavam quase sempre à tona da água. Foi aqui que o Cristiano me apareceu com a inflamação da bexiga. Perguntei ao meu marido se se tinha passado alguma coisa, ele diz que não, as luzes só eram acesas quando era para dar de comer aos peixes e comida: antes a menos do que a mais. Não fiz testes, fiz uma grande mudança de água e limpei os vidros. Na semana seguinte fiz TPA parcial (cerca de 25%) e testei a água, tinha a amonia e nitritos no amarelo mas os nitratos estavam no vermelho, fiz então nova TPA 50% na semana seguinte e como eles continuavam com o mesmo comportamento, experimentei esta semana com a TPA parcial fazer a manutenção ao filtro, ao qual tirei a água e voltei a pôr.

Tenho feito várias experiências - Desliguei a bomba de ar durante uns dias, visto que as flautas estavam viradas para cima e davam ondulação à água. Pareceu-me que houve melhorias mas foi sol de pouca dura. Nest última TPA pûs as flautas para baixo de modo a não haver oscilações na água e liguei o O2 e pareceram-me felizes. Contudo, hoje, já estavam outra vez na superficie. Desliguei gora o O2 para ver se noto alguma diferença (assim a água não tem qualquer movimento à superfície). Os outros já não vão tanto à superficíe, só o Cristiano Ronaldo, que já não apresenta tanta dificuldade em nadar para o fundo do aquário - tenho tido cuidado para que coma num nível de água ajustado, nem à tona nem no fundo.

Hoje os parâmetros da água são:

Ph 7 // Nitritos 0,0 // Amónia 0,0 // Nitratos 10mg/l // gH 6 // kH4

Passou-me pela cabeça ser fome, como os níveis de nitratos estavam tão altos, cortei na alimentação e andaram a comer uma vez por dia, só a ração. Há dois dias que comem de manhã (ração) e à noite (outros mencionados em cima) tal como antes das férias. 

Será um hábito que eles apanharam do tempo de quando estive fora? Será que tem a ver com o O2, devo desligar a bomba de ar? O aquário está cheio de água quase até ao topo. O vidro tapa-o quase por completo e a distância entre a água e o vidro é de cerca 1,5 cm. Será que isto impede a troca de gases à superficie da água e os faz ter este comportamento? Eles quando me vêem ficam mais activos  e põe-se junto ao vidro  a nadar normalmente, a pedir atenção. Só quando olho de esguelha, sem me aproximar lá está o Ronaldo à tona. Os outros também mas não tanto quanto o Cristiano Ronaldo. O que se passa? 

Obrigada!

 

Editado por Teresa Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela discrição que nos deu (vidros sujos, amónia, nitritos e nitratos altos) eu aposto que houve falta de manutenção e/ou comida a mais que caindo no fundo deteriou a qualidade da água. 

Não conheço o filtro,  é um filtro interno?

Que temperatura tem actualmente  a água?

No Verão é normal a agua dos aquários aumentar consideravelmente e isso acarreta menos oxigénio na agua...

Se o Cristiano Ronaldo 😆 tem bexiga nadatoria experimente não lhe dar alimento durante 3 dias e observe se a barriga desincha! Mantenha as trocas de água de 25% dia sim dia não para limpar os nitratos altos e mantenha a bomba de ar ligada. Ideal era usar um anticloro nas tpa.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

Obrigada pela resposta 😊 Também me pareceu que houve alguma coisa na minha ausência.

O filtro externo dá cerca de 800lt/h se não estou em erro .

A temperatura da água é fria, mais de manhã. Não tenho termómetro e também não me preocupei com isso 🙄, o aquário, está resguardado o suficiente na sala para ter as oscilações de temperatura durante o dia e a noite mas sem haver um aumento substancial da mesma. 

A bexiga nadatoria do Cristiano (coisas dos miúdos) está melhor, mas vou po-lo a jejuar os 3 dias.

Depois digo os  resultados!👍🏻😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 01/10/2021 at 14:46, Teresa Pereira disse:

Tenho feito mudanças de água todas as semanas, alternando entre uma semana cerca de 25%, a outra cerca de 50%. A água vem diretamente da torneira sem descanso. Sempre fiz assim com outros peixes que tive de água fria e quente e até hoje não tive problemas.

É sempre bom utilizar acondicionador de água. O cloro pode não ficar com uma concentração suficiente para causar muitos problemas visíveis, mas pode estar a queimar ligeiramente as guelras dos peixes a cada muda de água... o que pode causar dificuldade em respirar e virem à superfície dar golfadas de ar.

 

On 01/10/2021 at 14:46, Teresa Pereira disse:

Tenho 4 kinguios cauda de véu num aquário de 92lts

92L para 4 Kinguios é muito pouco. 92L dá para 2 adultos só.
 

On 01/10/2021 at 14:46, Teresa Pereira disse:

Eles vieram para casa em Julho e tiveram uma boa adaptação, contudo em Agosto estive ausente cerca de 3 semanas e eles ficaram ao cargo do meu marido.

Quem não está habituado a tratar de peixes tem tendência a dar comida a mais. Quando é assim, eu gosto de deixar um "doseador" para saberem a medida certa a dar ou deixar as refeições prontas e separadas para cada dia.

 

On 01/10/2021 at 14:46, Teresa Pereira disse:

Desliguei gora o O2 para ver se noto alguma diferença (assim a água não tem qualquer movimento à superfície).

Se os peixes estão a vir à superfície respirar, desligar a bomba de ar é sempre má ideia.

 

On 03/10/2021 at 09:15, Teresa Pereira disse:

A bexiga nadatoria do Cristiano (coisas dos miúdos) está melhor, mas vou po-lo a jejuar os 3 dias.

Problemas de bexiga natatória em Kinguios são bastante comuns e muitas vezes genéticos... mas podem ser muitos outros fatores... infecção bacteriana, obstrução intestinal, etc... começaria por tentar dar ervilhas cozidas cortadas aos pedaços e sem pele (serve de laxante) e fazer o que disse o @Tozé Nunes e ver se melhora, se não melhorar, tentar fazer um tratamento com anti-bacteriano e ver se melhora. Se não melhorar com estes tratamentos é muito provávelmente genético.

Também é importante, quando um peixe começa a ter desses problemas, dar ração que afunde rápidamente, para evitar que o peixe venha comer à superfície e engula ar com a comida. Também é bom reduzir a quantidade de comida, para o caso de ser problema intestinal.

 

A que temperatura está a água do aquário?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá, bom dia a todos. 

Estou escrevendo neste tópico para pedir ajuda com o que acho que seja problemas em meus peixes na bexiga natatória.

Desconfiei no aquário antigo que 2 dos limpa vidros (Otocinclus) estavam com a barriga inchada antes de vir a óbito. 

O vidro rachou e tive que trocar de Aquário.

Agora no novo, depois de 7 meses de convívio, já com alguns neons novos, perdi 2 neons albinos que foram ficando sem movimento aos poucos. Um e depois o outro. 

Hoje um terceiro começou a nadar  estranho e começa também a tombar e estacionar de ponta cabeça nas plantas. 

Por aqui fazemos todos os testes que podemos (ph, amônia tóxica, etc) e está sempre com a sua bem cuidada. 

Desconfio que seja bacteriano e pois ter vindo dos apetrechos do antigo aquário. 

Como posso tratar? Alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Alexandra Magalhães disse:

 

Como posso tratar? Alguma sugestão?

Se realmente for algo fúngico ou bacteriano, o esha exit é dos melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigada pelas respostas! Já resolvi o problema com os meus peixinhos!

O que fiz na altura foi limpar o filtro (externo) do aquário. Limpei e enchi-o novamente com água do aquário. E desde então têm estado bem!

Continuo com mudanças de 25% e 50% por semana e voltei ontem a limpar o filtro visto terem passado 3meses.

Dois dos meus peixinhos, percebi que são mais gulosos e acabam por sorver mais ar quando é a hora da comida. Faz mesmo parte deles porque os outros dois não são assim. Deve ser mesmo genética.

Nunca mais voltei a por as bolhas de ar. Nem sei se o vou fazer. Eles estão bem, activos e receptivos aos estímulos de fora. 

Quando o Cristiano Ronaldo fica a boiar mais aflito, noto que durante a noite passa e no dia seguinte já está normal. 

Há sempre um dia da semana que não dou de comer, só para eles descongestionar em bem.

Obrigada pelas respostas!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/12/2021 at 15:07, Flaips disse:

Se realmente for algo fúngico ou bacteriano, o esha exit é dos melhores.

eSha Exit é um anti-parasitário, mais própriamente aconselhado para o íctio (doença dos pontos brancos) e para a doença do veludo.

Penso que querias dizer o eSha 2000. Esse sim, um tratamento anti-fúngico e anti-bacteriano de largo espectro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela contribuição! Vou buscar se em minha região (Sudeste do Brasil) encontro algo assim. 

Minha atualização não é feliz... O Neon que estava paralisando, se foi. E hoje uma corydora também. Estamos bastante tristes com a situação. Cuidamos tanto de nosso aquário e lá se vão os bichinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Alexandra Magalhães disse:

Obrigada pela contribuição! Vou buscar se em minha região (Sudeste do Brasil) encontro algo assim. 

Minha atualização não é feliz... O Neon que estava paralisando, se foi. E hoje uma corydora também. Estamos bastante tristes com a situação. Cuidamos tanto de nosso aquário e lá se vão os bichinhos.

Seria necessário mais detalhes sobre os parâmetros da água, que método usas para medir os parâmetros, manutenção do aquário, filtragem, que tipo alimentação, litros do aquário, quantos mais detalhes, mais pistas temos para entender o que se passa, Como fotos e videos, melhor ainda seria. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/12/2021 at 15:35, Teresa Pereira disse:

Olá! Obrigada pelas respostas! Já resolvi o problema com os meus peixinhos!

O que fiz na altura foi limpar o filtro (externo) do aquário. Limpei e enchi-o novamente com água do aquário. E desde então têm estado bem!

Continuo com mudanças de 25% e 50% por semana e voltei ontem a limpar o filtro visto terem passado 3meses.

Dois dos meus peixinhos, percebi que são mais gulosos e acabam por sorver mais ar quando é a hora da comida. Faz mesmo parte deles porque os outros dois não são assim. Deve ser mesmo genética.

Nunca mais voltei a por as bolhas de ar. Nem sei se o vou fazer. Eles estão bem, activos e receptivos aos estímulos de fora. 

Quando o Cristiano Ronaldo fica a boiar mais aflito, noto que durante a noite passa e no dia seguinte já está normal. 

Há sempre um dia da semana que não dou de comer, só para eles descongestionar em bem.

Obrigada pelas respostas!

 

 

 

 

Um aquário de 92 litros para 4 Carassius auratus, é bastante pequeno, são peixes que sujam bastante e necessitam de uma dieta bastante especial. O filtro Eheim Turbojet 3368, até pode ser adequado para um aquário de 92 litros, mas, se o próprio aquário não é o mais adequado para 4 Carassius auratus "cauda de véu", de pouco adianta. Sugiro uma leitura no seguinte link, para que entendas os requisitos adequados para manter "kinguios". http://www.tropicalimport.com.br/artigos/kinguios-conheca-antes-de-montar-um-aquario/

 Não sei se será o caso, mas, recomendaria o uso de Prime da Seachem a cada TPA, por vezes, há problemas que poderão ter a ver com cloro, cloramina ou metais pesados. É um caso que se deve observar com mais calma e detalhe, mas, realmente, o aquário e filtragem, para essa espécie, deixa bastante a desejar. Já agora, convinha saber também como é limpo esse filtro, pode ser o caso de estares a eliminar bactérias nitrificantes.

 

Editado por Alex Calvin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos e bom ano novo!

Para preencher algumas  perguntas e pontos que foram lavantados no comentários, segue:

Voltei a ligar o O2 pois como já tinham mencionado antes, os peixes só têm a ganhar.

Não sei a que temperatura tenho a água do aquário, mas está à temperatura ambiente da minha sala...dependendo da estacão do ano, acredito que agora no Inverno esteja mais fria do que no Verão. 

A comida que dou aos peixes é um granulado que se afunda de imediato. Não dou flocos.

Devido aos vossos comentários acabei de comprar um condicionador para a água a usar nas TPA's. Contudo percebi que há bastantes no mercado. Qual o melhor produto em relação a quantidade/preço?  O que comprei foi da JBL 100ml para peixes de água fria  e achei um pouco caro ...😶

Alex Calvin - tens razão quanto ao tamanho e a filtragem, contudo, os peixes têm cerca de 1 ano e meio, não chegam aos 7 cms...acredito que por enquanto ainda têm espaco suficiente para se sentirem confortáveis bem como uma filtração, que apesar de não ser 10x mais do que o tamanho do aqua, corresponde a um pouco mas de 8x com 2 tpas semanais, sendo que os valores da água mostram que nitritos, nitratos, amónia, ph  estão baixos , o que me deixa bastante tranquila. 

Mas como disse antes, também sei que este aqua no futuro será apertado para os peixinho, é por isso que estou a dar início ao projecto do aquario maior com 250lts, onde já (há quase 10 anos) tive os meus outros peixinhos de água fria. Tive-os durante 7/8 anos lindos e por um esquecimento meu se deu uma autêntica tragédia 😭 Ainda hoje me aborrece bastante  só de me lembrar. Seja como fôr, estive a ler o artigo que enviaste e é bom relembrar sempre os pontos essenciais para o bem estar dos peixes.

Gostava de saber mais sobre estes condicionadores da água e o que fazem pois há muita variedade e estou meia perdida bem como  saber mais  sobre comida de férias para peixes de água fria. Vale a pena abrir novo tópico?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/01/2022 at 17:17, Teresa Pereira disse:

Olá a todos e bom ano novo!

Para preencher algumas  perguntas e pontos que foram lavantados no comentários, segue:

Voltei a ligar o O2 pois como já tinham mencionado antes, os peixes só têm a ganhar.

Não sei a que temperatura tenho a água do aquário, mas está à temperatura ambiente da minha sala...dependendo da estacão do ano, acredito que agora no Inverno esteja mais fria do que no Verão. 

A comida que dou aos peixes é um granulado que se afunda de imediato. Não dou flocos.

Devido aos vossos comentários acabei de comprar um condicionador para a água a usar nas TPA's. Contudo percebi que há bastantes no mercado. Qual o melhor produto em relação a quantidade/preço?  O que comprei foi da JBL 100ml para peixes de água fria  e achei um pouco caro ...😶

Alex Calvin - tens razão quanto ao tamanho e a filtragem, contudo, os peixes têm cerca de 1 ano e meio, não chegam aos 7 cms...acredito que por enquanto ainda têm espaco suficiente para se sentirem confortáveis bem como uma filtração, que apesar de não ser 10x mais do que o tamanho do aqua, corresponde a um pouco mas de 8x com 2 tpas semanais, sendo que os valores da água mostram que nitritos, nitratos, amónia, ph  estão baixos , o que me deixa bastante tranquila. 

Mas como disse antes, também sei que este aqua no futuro será apertado para os peixinho, é por isso que estou a dar início ao projecto do aquario maior com 250lts, onde já (há quase 10 anos) tive os meus outros peixinhos de água fria. Tive-os durante 7/8 anos lindos e por um esquecimento meu se deu uma autêntica tragédia 😭 Ainda hoje me aborrece bastante  só de me lembrar. Seja como fôr, estive a ler o artigo que enviaste e é bom relembrar sempre os pontos essenciais para o bem estar dos peixes.

Gostava de saber mais sobre estes condicionadores da água e o que fazem pois há muita variedade e estou meia perdida bem como  saber mais  sobre comida de férias para peixes de água fria. Vale a pena abrir novo tópico?

Cumprimentos

Teresa Pereira. Antes de mais, bom ano para ti também, tudo de bom.

Fico satisfeito por teres compreendido acerca das condições adequadas para manter Carassius auratus, de facto, para peixes ainda pequenos, não temos obrigatoriamente de seguir a regra á risca logo de início, mas, convém que tenhamos noção acerca das características e necessidades fundamentais das espécies que nos propomos manter e pensar também um pouco a curto, médio ou longo prazo, consoante a taxa de crescimento de cada espécie em particular. Por isso, toda a informação necessário importa para termos tempo e conhecimentos para que haja uma preparação atempada. Fico também, satisfeito porque de facto pareces-me alguém verdadeiramente empenhada a proporcionar as melhores e mais adequadas condições aos teus peixes. Filtragem, como se costuma dizer, nunca é demais, a não ser que determinado equipamento não tenha regulação de fluxo e este seja demasiado forte para as espécies em questão, de resto, é um investimento que se faz a longo prazo e a pensar em várias opções de fauna ou litragem de aquários. 

 Em relação a condicionadores, pessoalmente apenas uso o Seachem Prime, pelos motivos que mencionei acima, prevenir a intoxicação por cloro, cloramina ou metais pesados. Para falar a verdade, durante vários anos não usei qualquer condicionador, comecei a usar desde que começaram a fazer obras nas condutas na zona onde moro e mais vale prevenir, que remediar. Desde então, e como é um bom producto, passei a usar por norma O Seachem Prime a cada TPA, pelo que recomendo. De resto, evito qualquer producto desnecessário. Fica aqui o link da Seachem onde poderás obter mais informações acerca dos productos da marca. https://www.seachem.com/

Editado por Alex Calvin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Obrigada Alex Calvin! Vou ver esse produto que indicaste, pois já percebi que hoje em dia há produtos para tudo até estes condicionadores têm as suas especificidades entre eles, independentemente do tipo de peixe 🙄 Quanto aos blocos de comida para férias acabei por comprar um alimentador da Hein que pelo que li fico segura. Em duas ocasiões tive de usar os blocos mas creio que eles ficarão melhor com a sua comida habitual.

O aquário maior está previsto vir para casa no fim de semana. Estou entusiasmada!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Teresa Pereira disse:

Olá! Obrigada Alex Calvin! Vou ver esse produto que indicaste, pois já percebi que hoje em dia há produtos para tudo até estes condicionadores têm as suas especificidades entre eles, independentemente do tipo de peixe 🙄 Quanto aos blocos de comida para férias acabei por comprar um alimentador da Hein que pelo que li fico segura. Em duas ocasiões tive de usar os blocos mas creio que eles ficarão melhor com a sua comida habitual.

O aquário maior está previsto vir para casa no fim de semana. Estou entusiasmada!

 

Boa noite Teresa!

Muitos condicionadores não fazem propriamente falta.

 Desde que o aquário e parâmetros químicos e de temperatura da água sejam adequados às espécies que nos propomos manter, que a filtragem seja adequada e eficaz, que a comida seja variada e de boa qualidade, com a realização de TPA semanais e aspirações de resíduos no fundo rotineiras, a água deverá manter-se de boa qualidade e os peixes saudáveis. Plantas naturais, também ajudam bastante, consomem amónia e nitratos que acima dos valores recomendados, podem ser tóxicos. No caso dos Carassius auratus, plantas naturais não são boa ideia porque eles tendem a comê-las, mas, sempre poderás experimentar Anúbias e Microsoruns, teoricamente, peixes herbívoros não as comem, omnívoros, pela lógica, também não. 

 Essas rações de "férias", não recomendo de todo, o mais provável é poluírem a água, do que alimentar bem os peixes. O melhor de facto é um alimentador automático, mas, por vezes acontece que podem avariar e largar demasiada comida de uma só vez, o melhor é colocar doses pequenas para evitar imprevistos. De qualquer forma, se o período de ausência não for demasiado grande, os peixes aguentam muito bem vários dias sem que lhes deem ração.

 Felicidades no novo projecto, não te esqueças de fazer bem o ciclo do azoto (ciclagem) e vai dando notícias. 🙂

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais