Ludwigia Mini Super Red


R.Rodrigues

Recommended Posts

Boas, a minha Ludwigia Mini Super Red a modos que começou a apodrecer tipo melt ao fim de 3 meses de aqua, começa a ficar com as folhas das pontas escuras e moles e quando dou por mim já tem os caules também, já a tinha podado anteriormente, espetei os cortes enraizaram e já estavam a crescer, tenho inclusive podas num 20L que estão impec, mas da ultima poda está a acontecer o mesmo, inclusive 2 ou 3 que coloquei no 20L onde so tenho podas para um projecto futuro.

Não uso fertilizantes, TPA max 15dias, 25 a 30% mas como ha sempre alguma coisa que me obriga a aspirar ou TPA muitas vezes não chega aos 15 dias. Iluminação da treta com fita de led, mas se crescia antes e não alterei nada, Akadama com AquaBasis plus, valores dos testes finalmente estão estáveis sem picos de nitritos e nitratos tudo dentro do aceitável para os peixes e próximo de zero.large.20210928_195138.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, falta de nutrientes com certeza. Aconselho-te a fazeres tpas todas as semanas, os 25 a 30% que fazes normalmente, as plantas agradecem e os peixes também. 

Substrato JBL Aquabasis plus não é mau substrato, embora hoje em dia haja, um número elevado de substratos bem melhores, mais actualizados, e por vezes bem escolhidos até não saem muito mais caros do que esses dois juntos. 

A fertilização hoje em dia é um grande benefício, é comprovadamente factor relevante na saúde das plantas, nota-se a diferença a olhos vistos. Se calhar era uma boa opção para compensar também o substrato que estás a usar. 

Os nitritos estarem a zero, isso é básico, faz parte do ciclo do azoto, o nitrito é tóxico. Agora os nitratos não devem estar zerados, é salutar para as plantas, é um nutriente que faz falta às plantas. Devias ter nitratos a 20, 25 ou 30ppm, por aí. 

Depois, a que ter em conta a quantidade de plantas que tens no aquário, pela foto não tenho percepção nenhuma. Um aquário com muitas plantas, desenvolve e estabiliza muito melhor, que um que tenha poucas plantas. 

Não te envergonhes, mostra fotos gerais do aquário, e talvez haja mais opiniões que poderão ajudar-te. 😉

 

Ps: esqueci de perguntar quanto tempo de vida tem esse substrato?? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Santos disse:

Substrato JBL Aquabasis plus não é mau substrato, embora hoje em dia haja, um número elevado de substratos bem melhores, mais actualizados, e por vezes bem escolhidos até não saem muito mais caros do que esses dois juntos. 

Concordo plenamente, na altura fui para o estupidamente barato que consegui arranjar agora sei que por pouco mais tinha comprado melhor, tal como a iluminação mas isso fica para outra altura.

Substrato acho que ainda não tem 3 meses, data em que montei o aquário e plantei, nitritos medidos ontem deram 80ppm, TPA está para acontecer, a meu ver as plantas parecem saudáveis, tirando o desenvolvimento lento da Valisnera nana a S. Reapens que meti bem mais tarde as folhas mais antigas no fundo começaram a aparecer meio "ratadas" sempre pensei que fossem os caracóis e por serem as folhas "não aquáticas", mas nas recentes leituras é mais provável que seja falta de nutrientes e no caso da Ludwigia carência de potássio sendo o mais certo.

Nunca foi meu objetivo usar fertilizantes, ou mesmo ter tantas plantas mas mesmo plantas pouco exigentes dá gosto manter, apesar de não estar vermelhar por falta de iluminação adequada, gostava mesmo da Ludwigia

Vista de olhos rápida, Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, ou a gama Masterline que teria de comprar I e II porque não encontro o "All in One" são os que me parecem ser mais adequados e simples para o meu aquário.

large.20210920_201531_Richtone(HDR).jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não te enganaste?? Nitritos têm de estar zerados, isso era sinal que o ciclo do azoto não estava finalizado, ou tinhas um pico de nitritos.... Não será o nitrato..... 🤔

Não tens muitas plantas, vai para a Masterline, é muito mais fácil de utilizar, se pudesses ir para o All in One é que era, dava perfeitamente. Mas sim, também pode ser o I mais o II 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim enganei-me queria dizer Nitratos, picos de nitritos tive ao principio quando meti peixes mas eventualmente e muitas tpas depois agora tenho tudo estável.

Acabei por encomendar o Flourish por não haver o all in one, só para não estar a comprar dois e simplificar a coisa, ligaram da loja a dizer que não tinham de 250ml que faziam um desconto no 500ml e era só pagar a diferença, 5min depois de pagar a diferença ligam a dizer que afinal tinham o all in one, fica para uma próxima.

Porque diz que Masterline é mais fácil de usar que o Seachem? não é só ajustar a dose e deitar lá para dentro? Se não me engano o Masterline tem mais macros que o Seachem, que é o que me estará a faltar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais