Primeiro aquário - ajuda nas escolhas


darkstrike

Recommended Posts

Olá a todos. 

Antes de mais muito obrigado por toda a informação que disponibilizam aqui. Tem sido uma excelente fonte para aprender um bocadinho deste mundo da aquariofilia. 

 

Bem, desde criança que sempre gostei de aquários e peixes. Sempre que ia a lojas com peixes ficava tempos a olhar para eles e admirá-los. Contudo, apenas 1 vez na minha vida tive um "aquário" que era na verdade uma bola muito pequena com 2 peixes lá dentro que pouco tempo durou (porque tinha um gato pescador e o outro peixe era saltador). 

 

Contudo, no meu aniversário, a minha esposa (ciente desta história) ofereceu-me um aquario. Contudo quando comecei a ler sobre o assunto fiquei muito assustado e preocupado com todas estas coisas que eu percebi que não sabia bem o que era isto da aquariofilia. Não sabia nada e entretanto já sei algumas coisinhas lol. 

 

Contudo preciso muito da vossa ajuda para evitar cometer erros de principiante. 

 

Vou deixar aqui as características do meu setup:

 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário:
Juwel rio 125 (pois parece que o primeiro erro de comprar um kit all in one já está feito lol) 

2 - Data da montagem
18/09/2021

3 - Dimensões do aquário
81 x 36 x 50 cm
3.1 - Volumes bruto e útil
125l

4 - Equipamentos Instalados (basicamente o incluído no kit) 
4.1 - Filtro -
Bioflow M
4.2 - Termostato - AquaHeat 100w
4.3 - Iluminação/Foto-período - Multilux led
4.4 - Sistema de CO2 - não tem. 
4.5 - Outro equipamentos adicionais - nada

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil -
para já nada
5.2 - Substrato inerte - areia de rio de calibre que não sei ao certo (não é bem areia, nem é tamanho de "brita", é intermédio) 
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - 1 tronco, uma coisa que simula uma concha de pérola, uma pedra (planeio adicionar mas para já é isto) - tudo comprado em loja (artificial) 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
nada

7 - Fauna
 ainda nada e é aqui que preciso de maior ajuda. 

8 - Plantas
tudo o que tenho é artificial, pensei que fosse o mais fácil de tratar e cuidar. Pelo que tenho lido vou ser crucificado por não ter nenhuma planta verdadeira mas estou a ponderar pôr desde que não obrigue a muitos cuidados. 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
Só sei que o termostato está programado para 25°.
Usei água de torneira (companhia) e apliquei o produto sera aquatan e será bio nitrivec. 
9.2 - Frequência das TPA's
Pois... Ajudem-me também a saber a frequência e quantidades recomendadas. 
 
10 - Fotos
Logo após montagem
large.received_1170359150151825.jpeg
 
24h após montagem
large.received_372282341236655.jpeg
 
Bom, agora as ajudas que se possível gostava de ter:
1)que peixes acham que deveria colocar no início desta aprendizagem? Quantos? Estou mesmo perdido e basicamente só sei escolher pela aparência e tenho medo de não saber escolher ou porque são agressivos ou porque deviam ser cardume etc etc. 
Basicamente sei que posso colocar peixes de água quente porque programei para essa temperatura mas posso mudar isso. 
 
2) não pensei ter plantas mas pelo que vejo se calhar devia. Contudo tenho medo de isso me custar muito trabalho no aquário que eu possa não ter tempo para fazer. Além disso se calhar iria implicar arranjar um kit de co2 que eu para já não queria instalar. Sugestões. 
 
3) relativamente a materiais, basicamente tenho o aquário completo do kit mas já percebi que se calhar alguns materiais não são os ideais. O que acham? 
 
4) como fazem com a iluminação? Quantas horas por dia? Usam temporizador para só estar ligada naquelas horas? 
 
5) já montei há 5 dias. Já li pessoas a dizer que se devia colocar comida mesmo sem peixes. Outros a dizer que se deveria colocar 1-2 peixes já. Outros a dizer que deveria esperar cerca de 4 semanas (a ânsia de colocar peixes está a aumentar e a ficar difícil controlar lol) 
 
6) como devo fazer as TPAs? Achem que se deve comprar kits para controlar a água? Quais? 
 
7) que tipo de comida usar? Quanto dar e quantas vezes ao dia? Devo comprar um alimentador automático? 
 
8) Gostava também de sugestões de lojas na região do Porto ou arredores para comprar material já que só conheço as lojas de shopping (onde já percebi que muitas vezes a ajuda não é a melhor).
Sou adepto do online mas confesso que comprar peixes online e entrega ao domicílio deixa me um bocado pé atrás (posso não estar em casa para receber a encomenda e depois?)

 

 

 
Agradeço todas as sugestões que possam dar. Gostava de explorar e entrar neste mundo mas tenho medo de cometer erros e acabar por desistir. A principal razão é que na verdade posso não ter se calhar o tempo necessário para este mundo. 

 
(desculpem o post tão longo) 
 
 
 
Editado por darkstrike
Acrescentar fotos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas darkstrike

Bem vindo ao Fórum.

Vais sempre ter um tempinho aos fins de semana não é,bom comecei pelo fim,pois tens um kit,nos kites como tu ate me parece já sabes há sempre coisas que mais tarde ou mais sedo vais ter que comprar para melhorar,isso com o tempo vais ver,e avaliares,uma vez que já montastes o aquário aponta o dia em que fizestes a montagem,porque o ciclo do azoto demora trinta dias mais coisa menos coisa,e o que deves fazer pelo menos durante as duas primeiras semanas é colocares um pouco de comida de peixes para a sim ajudar a criar as bactérias no filtro e aquário,mas muito pouco mesmo,nada de colocares peixes em quanto o ciclo esta a decorrer,uma das primeiras coisa que tens que te impor a ti próprio e muita paciência,porque a vida dos teus futuros peixes dependem da tua paciência e do ciclo bem feito,outra coisa sobre ter ou não ter plantas,podes sim ter plantas de baixa manutenção que não te dão a sim tanto trabalho,pois a natureza aqui também ajuda,deixo-te aqui para veres as plantas de baixa manutenção aqui,https://tropica.com/da/planter/ ,as plantas ajuda e muito na biologia do aquário acho que devias pensa nisso.

Sobre as TPA,s, depois de terminar o ciclo do azoto,fazes uma TPA semanal entre 20% ou 30% sobre os litros do teu aquário,o filtro deve levar cerâmicas,e quando chegar a altura de teres que o limpar,as esponjas e o filtro com a água que retiras do aquário,nunca com água corrente,porque vais matar as bactérias.

Sobre a iluminação 8 horas esta bom,sim podes usar um temporizador para colocares as horas que dei para tu quando chegares a casa ainda possas apreciares o aquário.

Dar comida aos peixes sempre muito pouco de forma que eles comam no máximo 5 minutos,podes dar ate três vezes ao dia sempre muito pouco,eles não morrem por comer pouco,mas com muito comer pode morrer.

Sobre os peixes tens um mês para dares uma pesquisa na net sobre peixes tropicais,e depois decidires .

Volto a dizer-te neste hobby a paciência é primordial,sem ela não se vai longe.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Em Oliveira de Azeméis tem uma loja apenas de aquariofilia, muito boa.

Para iniciar diria que guppies é uma boa escolha, são resistentes, baratos, e dão bastante vida ao aquário.

O melhor é aguardar o mês, para o ciclo do azoto, e depois colocar peixes com calma.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas ajudas. Agradeço muito a loja que falaram porque era mesmo isso que procurava: uma loja próxima dedicada a este mundo onde possa não só comprar material mas acima de tudo buscar ajuda e aconselhamento. 

 

Fiquei com algumas dúvidas :

- Quando falam em cerâmicas referem se a materiais tipo siporax? Onde coloco isso? 

- quando falam de lavar filtros mas não com água corrente, então como devo lavar? 

- Nos papeis do aquário fala de trocar partes do filtro praticamente todas as semanas. É mesmo necessário? 

- sobre comida, eu não vou conseguir dar de comida aos peixes 3x dia. Provavelmente no máximo 2x dia. Contudo para isso uma das alimentacoes calha quando a luz está apagada. Devo então pensar num alimentador automático? 

- qual a melhor comida? Flocos, granulado? Vi que o continente também tem marca própria, acham que é em condições? Poupar é bom mas também não queria poupar num lado (comida) mas depois gastar em peixes que morreram lol... 

- sobre as plantas, agora se calhar já não tenho hipótese porque não pus substrato para elas. Ou posso colocar na mesma as plantas sem ter colocado substrato. Não percebo nada das plantas lol

 

 

Muito Obrigado por toda a ajuda. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas darkstrike

Já vi que lestes o meu poste na diagonal,eu falo lá como deves lavar as esponjas e o filtro

Quando falo em cerâmicas falo nistoPET4YOU_BIO_RING_4cc9e19477a5d_250x200.jpgmas também pode ser siporax,desde que coloques no filtro tudo bem,aliás ate já devia estar lá para o ciclo do azoto.

Não é necessário,porque tu vais de ter que eliminar essas ditas coisa que eles falam que tens de trocar semanalmente,isso é uma forma da fabrica ter sempre que vender,porque vais de ter de colocares as cerâmicas no filtro,sobre a comida não dás três dás duas ou uma vez,não precisas de comprar um alimentador automático.

Sobre a comida deves comprar duas ou três,para os peixes não estarem sempre a comer do mesmo,e isso de comprares comida em supermercados não é a melhor ideia,compra em lojas de aquáriofilia.

Sobre as plantas podes sim ainda colocares,desde que compres plantas de baixa manutenção como,Fetos de java (Microsorum pteropus) Musgos de java ou outros,Anubias ,Bucephalandras,todas estas plantas não são enterradas no solo,mas sim atadas ou coladas a troncos ou rochas,portanto como não tens substrato para plantas esta que eu aqui falo podes colocar no teu aquário.

Eu também te mandei um link onde tens plantas para veres como são,as plantas que tem a folha há frente verde são plantas de baixa manutenção.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, darkstrike disse:

Muito obrigado pelas ajudas. Agradeço muito a loja que falaram porque era mesmo isso que procurava: uma loja próxima dedicada a este mundo onde possa não só comprar material mas acima de tudo buscar ajuda e aconselhamento. 

 

Fiquei com algumas dúvidas :

- Quando falam em cerâmicas referem se a materiais tipo siporax? Onde coloco isso? 

- quando falam de lavar filtros mas não com água corrente, então como devo lavar? 

- Nos papeis do aquário fala de trocar partes do filtro praticamente todas as semanas. É mesmo necessário? 

- sobre comida, eu não vou conseguir dar de comida aos peixes 3x dia. Provavelmente no máximo 2x dia. Contudo para isso uma das alimentacoes calha quando a luz está apagada. Devo então pensar num alimentador automático? 

- qual a melhor comida? Flocos, granulado? Vi que o continente também tem marca própria, acham que é em condições? Poupar é bom mas também não queria poupar num lado (comida) mas depois gastar em peixes que morreram lol... 

- sobre as plantas, agora se calhar já não tenho hipótese porque não pus substrato para elas. Ou posso colocar na mesma as plantas sem ter colocado substrato. Não percebo nada das plantas lol

 

 

Muito Obrigado por toda a ajuda. 

 

Tudo que o Álvaro disse está super bem. Porém, só alterava uma coisa. Tendo cerâmicas para alojamento das bactérias e apenas no caso de teres cerâmicas, podes e deves lavar as esponjas em agua corrente da torneira de forma a que fiquem bem limpas. Tendo cerâmicas, as esponjas apesar de fixarem bactérias, não são necessárias para esse efeito, mas sim para "polir" a água. Por isso as esponjas devem estra sempre o mais limpas possível para serem mais eficientes.

 

Aproveito para dizer que já comprei peixes online e não tive nenhum problema. Porém fiz a quarentena num aquário separado como sempre.

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário que compraste não é nada mau... pelo contrário... até fica bem aí nesse cantinho 🙂. E se estiveres disposto a ir trocando alguns componentes, com tempo e paciência, dependendo (claro) do que queres alcançar, parece-me que tens aí uma base muito porreira. Quanto à decoração que escolheste, peço imensa desculpa mas já não posso dizer o mesmo. Isso está com um aspeto muito artificial! Terias gasto menos dinheiro numas rochas naturais e umas plantas menos exigentes - isso de usar CO2 em todos os aquários plantados não é, de todo, verdade. Como já disseram aqui anteriormente, há muitas plantas que podes comprar que nem de substrato fértil precisam, e ajudam a oxigenar bastante a água. Se tens uma loja aí mesmo perto de casa, eles podem ajudar-te a escolher. Mas sugeria-te uma visita à ProAquarium, no Porto, ou à Paulo Vieira Aquários, na Maia, até para ficares com uma melhor ideia do que poderás ter no futuro.

O melhor conselho que te posso dar (acho que tudo o resto já foi respondido) é pesquisares na Internet aquilo que gostavas de ter dentro desses teus 4 vidros (estilo...peixes...), e ires trabalhando pouco a pouco para teres isso. Muita paciência, como disse o Álvaro, e um dia hás de lá chegar. Olha que eu estou este mês a fazer dois anos de hobby, e ainda não consegui! Já estive lá perto, mas dei muitos passos à frente e atrás. O importante é nunca desistir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.