Novo projecto ILA 60x45x30 cm


Recommended Posts

Boa tarde a todos
Venho partilhar o meu novo projecto. Tenho andado desaparecido, embora não tenha deixado de manter aquários, durante este tempo, afastei-me um pouco para recarregar baterias.
De qualquer maneira há uns meses decidi que era hora de comprar um aquário novo para substituir o velhinho TMC. Os 60x45x45 cm sempre me causaram dificuldades na hora de construir layouts por ser um aquário muito alto, o facto que o silicone era preto também não ajudava.
Então encomendei um ILA 60x45x30, a qualidade destes aquários é de topo, e o facto que é um aquário com 30 cm de altura e 45 de profundidade cria um efeito de profundidade brutal.
E relação a material apenas a calha está decidida, vou usar a twinstar 600 S, em equipa que ganha não se toca.
O aquário chegou há volta de um mês e só tenho a dizer bem, veio bem embalado e a qualidade é incrível. Depois disso comecei a planear o hardscape.
Eu queria criar um layout de floresta, para alguém que era apaixonado pelos layouts de montanha e iwagumi, desde que comecei a montar florestas, cada vez gosto mais do estilo.
Para montar o hardscape escolhi rochas seiryu e a madeira que usei para fazer as árvores foi urze da ilha da Madeira.
Foi um amigo que me arranjou, antes deste layout experimentei noutro aquário e posso dizer que fiquei contente com os resultados.
Por isso vou usar aqui, pois esta madeira permite-me muita versatilidade na criação das árvores.
O substrato usado foi JBL volcano mineral, basicamente isto são pedaços de rocha vulcânica, é mais barato que substrato, por isso é uma maneira mais econômica de encher o aquário, como tem uma granulometria maior também permite usar substrato mais alto,criando um suporte sólido e  evitando que o substrato fique anaeróbico. 
Depois usei uma camada de substrato usado, e finalmente a camada superior usei Neo soil.
Em relação a construção da camada rochosa em si, usei seiryu Stone, normalmente eu planeio onde quero colocar as árvores primeiro e depois coloco as rochas a volta disso, desta vês eu não tinha um plano final e fui desenhando a camada rochosa.
As árvores, para as construir fui colando pedaços de urze uns aos outros, usei super cola e papel de cozinha, para disfarçar as colagens usei o pó que tinha guardado quando sequei o substrato usado,ao secar o substrato peneirei para separar o substrato do pó. Esse pó usei para disfarçar as colagens.
Inicialmente criei as três árvores maiores, criei as raízes e só depois comecei a trabalhar nas árvores mais pequenas.
Hoje dei por terminado o hardscape, falta-me só adicionar areia. Vou começar as planear as plantas a usar aqui, no tempo que me afastei este tipo de layout ficou um pouco ultrapassado, mas eu gosto por isso escolhi outra floresta.
Mas tal como antes, não me apetece criar uma floresta cheia apenas de musgo, os layouts indonésios são lindos, mas eu gosto de ter mais variedade de plantas, por isso tenho que pensar bem antes de escolher.
Falei encima que ainda não decidi o resto do equipamento, a filtragem que tenho para este layout é um fluval 305, mas tou a ver se consigo comprar um Oase thermo 350, Aquario novo, queria usar filtro novo também. 
Embaixo deixo fotos da evolução do layout.

 
 
 

FB_IMG_1631815406094.jpg.725ed7201e0816e6d315213de69d43f8.jpgFB_IMG_1631815387447.jpg.7185fd2e7b45cab9940a59903a81c58a.jpgFB_IMG_1631815376432.jpg.7b3c4ead211981895d0577a0a662cfb0.jpgFB_IMG_1631815292331.jpg.dbe4591b8d26d9b7f19e97b28ec9ceb1.jpgIMG_20210916_185156.jpg.def47aac319ba7d7f3af7834dd20256c.jpg

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Boas ficou interessante, não sou propriamente amante de florestas mas gosto de as ver fritas por outros. Ainda bem que estás de volta, vou acompanhando.... 😉

Link to post
Share on other sites
  • Vera Santos changed the title to Novo projecto ILA 60x45x30 cm

OMG! Look who's back
Este é obrigatório acompanhar eu fico parvo com a maneira como vocês "aquascapers" ainda que por diversão fazem estas árvores com troncos colados, é preciso ter uma imaginação brutal .
Boa sorte para a montagem, tudo a correr bem.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites

Boas. Bem-vindo de volta (aparentemente 🙂) ao fórum. Este não é, de todo, o meu género de aquário favorito, mas como sei reconhecer qualidade quando a vejo, não podia passar por aqui sem te dar os meus parabéns. Fico à espera para ver futuras actualizações! Grande abraço.

 

Já agora, Bruno, podes por favor dizer-me onde encomendas-te o aquário? E se não for pedir muito... que valor que pagaste pelo mesmo? Já com entrega?

O vidro, é extra-claro ou float?

Obrigado!

Link to post
Share on other sites




 
Já agora, Bruno, podes por favor dizer-me onde encomendas-te o aquário? E se não for pedir muito... que valor que pagaste pelo mesmo? Já com entrega?
O vidro, é extra-claro ou float?
Obrigado!


Obrigado.
Foi encomendado directamente da ILA, não sei o preço, foi prenda de anos.
O vidro é extra-claro.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites
OMG! Look who's back
Este é obrigatório acompanhar eu fico parvo com a maneira como vocês "aquascapers" ainda que por diversão fazem estas árvores com troncos colados, é preciso ter uma imaginação brutal .
Boa sorte para a montagem, tudo a correr bem.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk


Obrigado, as vezes é só uma questão de começar e ter paciência e dedicação.
Ninguém nasce ensinado e há por gente com muito mais talento.


Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites
Boas ficou interessante, não sou propriamente amante de florestas mas gosto de as ver fritas por outros. Ainda bem que estás de volta, vou acompanhando....
Obrigado Vera. Eu comecei a ganhar o gosto pelas florestas, são layouts complexos e com muitos detalhes, por isso gosto de trabalhar neles.
Acho que depois de anos a montar montanhas, vale a pena a mudança.
Mas há por aí gente que faz florestas de me deixar de queixo caído por isso também gosto de ver quando outros as fazem.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites
Ena ena, mais uma floresta by [mention=4446]Bruno R. Carvalho[/mention]! Essas medidas são brutais para um aquário. Já decidiste que plantas vais usar?
Olha ontem andei já a pensar um pouco nisso, neste momento o aquário está cheio de papelinhos com nomes de plantas a marcar onde quero meter as várias espécies. Mas ainda não é certo.
Sei que não quero uma floresta apenas baseada em musgos, ficam bonitas e mais fácil de manter, mas não serve para mim. Quero algo mais complexo e com mais variedade.

Monte Carlo
Marsilea crenata
Cryptocorine parva
Eleocharis mini
Eleocharis parvula
Bucephalandra red
Anubias petite
Stauregeyne reppens
Musgo Xmas
Musgo Flame

A maioria destas plantas foram usadas na outra floresta que levei a pet e deram bom resultado.
A minha dúvida é mesmo se devo colocar plantas de caule nas traseiras ou não, tive a ideia de tentar parvula nas traseiras, para colocar algo que fosse mais fácil de manter, mas não sei se será esse o caminho.

O ano passado antes da operação tive uma floresta, era semelhante a esta, mas os troncos eram direitos e sem os detalhes, usei rotalas na traseira, ficou bonito mas era uma dor de cabeça a manutenção, por isso estou indeciso se devo ir por esse caminho ou pela parvula.

O uso de plantas de pequeno tamanho, também tem a ver com o facto que queria manter as árvores visíveis, e não desaparecerem por detrás das plantas.
Nada está decidido e estou aberto a sugestões de plantas. Mas tenho que balancear manutenção com a escolha de plantas.

A primeira floresta, a que foi a pet resultou espectacularmente.
Mas alguns dos layouts depois desse foram muito difíceis de manter a longo prazo, outros as plantas cresceram de tal maneira que a floresta nunca ficou como eu esperava.

Mas como disse no início, nos últimos anos deixei de me focar tanto nisto, e alguns layouts não receberam a atenção devida e a manutenção podia ter sido melhor.

Neste caso este projecto é para levar a sério, por isso espero que a falta de manutenção não seja razão para falhar, mas mesmo assim, tou a tentar equilibrar a escolha de plantas com a manutenção.

Como disse estou aberto a sugestões, tenho uma ideia das plantas que formam a base do layout, mas como quero o layout com detalhes pode haver espaço para mais.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites

Estive a ver os teus posts antigos Bruno. Fiquei muito bem impressionado. Preferia os teus Iwagumi a esta coisa das árvores, mas cada um segue o caminho que acha que deve seguir, e a verdade é que a qualidade continua a acompanhar qualquer um dos estilos que escolheste. 

Uma coisa que me deixou "invejoso" foi a tua paciência. Tenho sofrido de algumas limitações, ultimamente, que me impedem de ser tão espontâneo como quando comecei este hobby. Antigamente era capaz de ter uma ideia e no dia seguinte já estava com ela em andamento, mas agora já não consigo fazer isso, e ver os teus aquários e o tempo que eles demoram a ser construídos (lá está... por ser um estilo com que me identifico bastante) deu-me um ânimo que não consigo bem explicar. Fez quase com que eu deixasse de lado aquele "medo" de perder alguma coisa pelo tempo que demoraria a fazer, e acho que me vai ajudar a ganhar alguma maturidade que pode ajudar-me a dar um passo mais longe neste hobby. 

Não ligues muito a esta lamechisse 🙂 . Adormeci a olhar para os teus tanques e acordei com eles na cabeça... não podia deixar passar sem te dizer alguma coisa. Um grande abraço. E ainda bem que decidiste voltar ao fórum.

Edited by JoseCarlosMarques
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Estive a ver os teus posts antigos Bruno. Fiquei muito bem impressionado. Preferia os teus Iwagumi a esta coisa das árvores, mas cada um segue o caminho que acha que deve seguir, e a verdade é que a qualidade continua a acompanhar qualquer um dos estilos que escolheste. 
Uma coisa que me deixou "invejoso" foi a tua paciência. Tenho sofrido de algumas limitações, ultimamente, que me impedem de ser tão espontâneo como quando comecei este hobby. Antigamente era capaz de ter uma ideia e no dia seguinte já estava com ela em andamento, mas agora já não consigo fazer isso, e ver os teus aquários e o tempo que eles demoram a ser construídos (lá está... por ser um estilo com que me identifico bastante) deu-me um ânimo que não consigo bem explicar. Fez quase com que eu deixasse de lado aquele "medo" de perder alguma coisa pelo tempo que demoraria a fazer, e acho que me vai ajudar a ganhar alguma maturidade que pode ajudar-me a dar um passo mais longe neste hobby. 
Não ligues muito a esta lamechisse  . Adormeci a olhar para os teus tanques e acordei com eles na cabeça... não podia deixar passar sem te dizer alguma coisa. Um grande abraço. E ainda bem que decidiste voltar ao fórum.
Obrigado pelos elogios. Olha paciência é coisa que vem com o tempo, e para ser sincero eu era uma pessoa muito impaciente. O que me causou muitos dissabores no passado, dinheiro deitado a rua, layouts falhados, ou alguns que simplesmente não eram nada de jeito.

Depois comecei a perceber que a maioria dos problemas podiam ser resolvidos com paciência, não era preciso pânico, que com tempo e paciência eu conseguia fazer os layouts chegar ao ponto que eu queria.
Também contribuiu para isso a ajuda do pessoal aqui do forum, é difícil aprender sozinho, as vezes é bom ter alguém para dar opinião.

A qualidade vem do trabalho, eu era muito dedicado aos meus layouts, um pouco obcecado até. Algo que também não recomendo. Tudo tem que ser balanceado, mas com trabalho e dedicação tudo se faz.

Em relação aos estilos, eu sempre gostei de montar montanhas, agora tou um pouco mais voltado para as florestas, mas nunca digas nunca, um dia volto às montanhas.
Com este projecto quero sim voltar a montar algo mais ambicioso
Com tempo haverá chance para outros projectos.

Embaixo fotos de alguns projectos passados. Um deles não está aqui no fórum.thumbnail_DSC_0061.jpg25012020-DSC_0201.jpgBRUNO IAPLC 2.jpgBruno DSC_0045.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites
15 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Embaixo fotos de alguns projectos passados. Um deles não está aqui no fórum.

Já os conhecia a quase todos 🙂 . Como havia dito, andei a cuscar o teu perfil há duas noites atrás. 

Agradeço as tuas palavras sábias. Tenho aprendido muito, aqui no fórum, e é com contributos como o teu. Há pouco tempo vi um vídeo da Green Aqua onde eles diziam que a aquariofilia deve ser dos hobbys com menos gente a dizer mal dos outros, e consequentemente a querer ajudar os outros, e é verdade. Muito raramente se vê alguém a dizer mal disto ou daquilo aqui no fórum, a não ser em casos extremos. Já situações opostas, onde as pessoas tentam realmente ajudar-se uns aos outros, são aos montes, e a tua foi mais uma delas. Obrigado.

Ah... por falar em situações de ajuda... li o teu texto sobre DrySM, num dos teus posts. Já fiz um, uma vez, e resultou bastante bem, mas olha que para perceber bem o método vi vídeos e li textos sem fim. Afinal estava tudo muito bem explicado nesse teu texto. Já o guardei. Espero que não te importes.

Grande abraço!

Link to post
Share on other sites
Só falta dizer que moras sozinho…
Não moro sozinho e tenho crianças. Não sei como aconteceu, mas o risco está lá.
Gosto do layout, não vou desmontar por causa disto, mas não posso deixar de ficar chateado, é um aquário novo.
Mas que fazer.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites

😕 É muito chato realmente. Eu também sofro desse teu "mal" - é-me muito difícil olhar para um aquário de frente com um risco assim tão notório. E então se sei que ele lá está... esquece... já não consigo pensar em mais nada. Ao mesmo tempo é uma pena, porque o aquário estava a ficar muito bem estruturado. Agora também não te adianta nada andares atrás de culpados... vale o facto de ser novo... podes sempre vira-lo ao contrário. No fundo até acho que ficarás a ganhar com isso por passares a deixar de ter a marca do fabricante ali tão visível. Nunca percebi essa panca. Muita força e ânimo para o trabalho que tens pela frente. Não vai ser fácil, mas há de compensar.

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Boas

E lá chegou a hora da verdade, com riscos ou não era altura de plantar este menino.
Aqui fica a lista de plantas escolhidas

Stauregeyne reppens
Monte Carlo
Eleocharis pussilla
Eleocharis acicularis
Rotala wallichi
Anubias petite
Bucephalandra Red Lamandau
Bucephalandra green
Musgo Xmas
Musgo flame
Marsilea crenata
Cryptocorine parva

Aqui fica fotos, a água ainda estava turva ontem por isso depois coloco foto melhor, além disso ainda me falta colocar o fundo, por agora vê-se a parede e os fios atrás.
Optei por não usar plantas de caule, para manter as proporções do layout, tem um pequeno arbusto de wallichi nas traseiras porque acho que consigo controlar o seu crescimento, mas não conseguir remove-se, o resto são plantas de tapete, musgos, anubias, bucephalandras, acho que consegui manter os musgos numa quantidade mais ou menos reduzida, por isso embora não haja plantas de caule acho que o layout até tem uma boa quantidade de plantas, está mais próximo do típico indonésio, mas ainda tem uma boa percentagem de plantas ali que após crescerem vão dar cor ao hardscape sem o fazer desaparecer.
Espero que gostem.

398aef2f281f0ec993ebcf7ad0c17ed8.jpgb1edbe4bb838d83e75ce8d77a2a698b8.jpg9e23e0f736b4f2400fde72b6e558d9c4.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk



  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Boas

O aquário já está montado há 3 dias, inicialmente a água estava a ficar meio acastanhada, mas ontem já parecia estar melhor, era algo que já esperava, muita madeira. Neste layout não coloquei a purigen (tenho que ir a garagem buscar), mas o problema persistir coloco e resolve o problema.

Por agora o filtro que está a funcionar é um fluval 305, que já vem ciclado de outro Aquario, mas estou a planear adquirir um OASE para colocar aqui, o CO2 é pressurizado com um difusor da Neo dos originais, tou a pensar substituir por um dos mais modernos compridos, no velhinho a ventosa já não agarra ao vidro e eu preferia um destes novos onde não se coloca mangueira dentro de água.
A calha é a mesma Twinstar 600S que já vem de projectos passados, por agora está a trabalhar 6 horas dia e no pico máximo está a 75%.

Em relação a manutenção, estou a fazer TPA todos os dias para tentar evitar que as plantas venham a sofrer melt. Ainda é cedo para dizer ao certo como se estão a adaptar, mas algumas já começam a mostrar sinais de crescimento. Nesta fase de adaptação a minha preocupação é mesmo ajuda-las na transição.
Ficam aqui duas fotos que tirei ontem.
b4d7b98b8c8a00a9a8dea72e97682905.jpg8709b6488052abd8c62bfc8899ddfb64.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Está perfeito, Bruno! Nada a apontar. Tem graça a lista de equipamento que dizes utilizar... só vem provar que quem tem mãozinhas, não precisa de grande coisa para ter um bom aquário. Vejo gente a comprar coisas muito caras, por aí, e depois não fazem metade do que tu fazes. Os meus parabéns mais uma vez!

Link to post
Share on other sites
Está perfeito, Bruno! Nada a apontar. Tem graça a lista de equipamento que dizes utilizar... só vem provar que quem tem mãozinhas, não precisa de grande coisa para ter um bom aquário. Vejo gente a comprar coisas muito caras, por aí, e depois não fazem metade do que tu fazes. Os meus parabéns mais uma vez!
Obrigado
Não podemos cair na falácia de pensar que se pode conseguir resultados superiores com qualquer equipamento.
A verdade é que equipamento de qualidade e desempenho superior oferece resultados de maior qualidade, o problema é que há muitos que compram o equipamento a pensar que apenas o equipamento é responsável pelos resultados. Nada mais errado? É preciso ter mãos para o mesmo.
Uma pessoa que tenha o kit de unhas, e olha que há por aqui quem tenha kit de unhas de sobra, eu até estou a aprender ao pé alguns dos membros, mas volto a reiterar uma pessoa com o kit de unhas consegue resultados com equipamento de topo, intermédio ou de gama mais baixa.
Porquê?

Simples, quem sabe o que anda a fazer monta o projecto tendo em conta o equipamento que vai usar.

Este filtro fluval 305 tenho há 11 anos, já foi usado num número sem conta de projectos, em aquários de diferentes tamanhos, com maior ou pior sucesso, e isso nunca teve a ver com a performance do filtro em si, mas do meu kit de unhas.
A mudança de filtro tem mais a ver com a comodidade, o pré filtro dos Oase torna a manutenção e limpeza bem mais fácil, e eu quero fazer o upgrade por isso, além de que ao fim de 11 anos não é mau de todo desejar experimentar algo de novo.


A twinstar 600S é uma série 1, não sendo uma gama baixa, é uma calha respeitável e oferece resultados bastante satisfatórios, mas e aqui vem o mas, saber como usar a calha, as intensidades, o número de horas, isso são coisas que vamos aprendendo, e que muda de projecto para projecto, consoante as plantas e designs que usamos.
No caso da calha os resultados foram satisfatórios e em equipa que se ganha não se mexe, a calha tinha boas performances num aquário de 60x45x45 cm, agora com apenas 30 cm de altura no aquário não prevejo quaisquer problemas no que se refere a luz.

O difusores da Neo são baratos mas em termos de performance são de topo, a mudança neste caso seria estetica, havendo um difusor que não obriga a colocar o tubo na água e que não necessita da ventosa que acaba sempre por deixar de colar, porque não fazer o upgrade, nem é uma peça cara por ai além.
Em tempos usei os difusores in line, também usei reactores, performance superior sem dúvida, mas alguns afectavam a circulação do filtro e mais que isso eu gosto de chegar a casa olhar para o difusor e ver imediatamente a quantidade de está a entrar no aquário, com os reactores tive algumas surpresas desagradáveis.

Em última análise concordo contigo de que o equipamento não é garantia de resultados, mas nas mãos de quem sabe, equipamento superior pode trazer resultados superiores, eu há anos que não sou pessoa de perder muito tempo a procura de equipamento.

Vou usar três aquários meus como exemplo, poderia usar outros projectos meus como exemplo, decididamente houve layouts melhores, mas de momento só tenho estes no telemóvel que posso usar para ilustrar o meu ponto de vista.
A primeira foto é praticamente o mesmo equipamento deste novo projecto, tirando o filtro, que era outro que por acaso até era inferior ao fluval 305.

A segunda é um layout que construí no desafio de aquascaping do fórum, ora quem seguiu na altura sabe que o aquário usava uma twinstar 300C e um filtro de mochila que em termos de performance está longe de ser de topo.
Essa foto foi tirada 2 meses e tal depois da montagem e os resultados são bastante bons tendo em conta o equipamento e tempo de maturação, posso confirmar que alguns dos membros da competição conseguiram resultados muito melhores.

A última foto é o meu primeiro aquário plantado em 2006 com um fluval 204, uma calha DIY T8 de 120 watts, lógico que o meu conhecimento era muito básico na altura por isso o resultado final não é tão impressionante, posso dizer que na altura eu andava extasiado por ter aquilo em casa.
Ora 3 fotos, 3 níveis de equipamento e dentro das possibilidades todos me proporcionaram resultados.
Se conseguiria melhor com equipamento superior, talvez sim, talvez não. Prefiro acreditar que os resultados que consegui estavam foram proporcionados pelo meu trabalho com o layout e o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, o que neste caso torna aquele primeiro aquário no melhor resultado que tive, visto que quando o montei eu não sabia nada disto.

Já disse várias vezes aqui, as vezes basta ter paciência, tempos entrava em pânico a cada alga, ou problema no aquário, sei que com calma e paciência não há problema que não se resolva.221a4673b297461e35185406a5106782.jpg069df1217c6c291c8322eaba7927fb8a.jpg5dcbdeac2cf4422f56a4ce437e5fbee7.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

E assim se vai aprendendo pelo forum Aquariofilia! Mais uma bela dissertação, desta feita por Bruno R. Carvalho. Eheh.

Estou a escrever em tom de brincadeira, mas é mesmo verdade. É com testemunhos como os teus que se vai avançando neste hobby. Eu conheço quase todos os equipamentos que falaste em cima. Os difusores da NEO, que são na realidade da AQUARIO, acompanham em preço todos os produtos da marca. Ainda não percebi se são muito baratos ou se a qualidade assim os define... Em termos de equipamento, e agora com os novos lily pipes em acrílico moldável, parecem realmente ter trazido um fôlego novo ao hobby... já em termos de substratos e de capsulas nutritivas não sei. Tens experiência com a marca nesse sentido? Recomendas? Achas que se conseguem bater taco-a-taco com a ADA, por exemplo?

Grande abraço. Continua a ensinar-nos!

Link to post
Share on other sites



já em termos de substratos e de capsulas nutritivas não sei. Tens experiência com a marca nesse sentido? Recomendas? Achas que se conseguem bater taco-a-taco com a ADA, por exemplo?

Grande abraço. Continua a ensinar-nos!


Os substratos Neo uso há cerca de 4 anos, tenho resultados muitos bons com eles.
Não posso dizer se é melhor ou pior que este ou aquele. Mas posso dizer que o da Neo é bastante bom. Os resultados falam por si.

Agora em relação as cápsulas este projecto levou capsulas, esqueci de referir, vamos a ver como corre.
E o aquário da foto embaixo também tem cápsulas , está plantado há quase 2 meses e até agora parece estar a crescer bem.

Para mim as cápsulas trazem benefícios, se são indispensáveis? Não.
Mas podem ajudar a manter o layout a longo prazo, e podem ajudar ter um bom crescimento das plantas com fertelizaçao líquida mais reduzida o que pode facilitar o controlo das algas.

Agora estou a experimentar as da Neo, em projectos recentes usei as da tropica.
Mas até a coisa de 2 anos não usava. E os resultados eram satisfatórios.

564b265ecae9779a1f91ac065f91adab.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.