Novo projecto ILA 60x45x30 cm


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Hoje fiz manutenção, TPA, removi manualmente o máximo de algas que consegui.

As plantas estão a recuperar.
Hoje adicionei mais algum musgo nas árvores e aproveitei que estou a desmontar um 45p que aqui andava esquecido e usei a Monte Carlo desse aquário para replantar áreas onde a Monte Carlo tinha sofrido melt.

Fica aqui foto do aquário

6f2710d76657a0bf36e17f36e02a88e4.jpg

Estou bastante contente com a evolução,. Fase do melt já foi, algas estão por aí mas hoje já comecei a dosear Excel e com tempo elas desaparecem e já não voltam.
As plantas começam a crescer. Para um aquário de 4 semanas as coisas começam a ficar no bom caminho.

Em termos de fauna por agora tudo que lá está veio do 45P que estou a desmontar, tenho uns micro rasboras ( boraras urophtalmoides), gosto bastante deles neste aquário mas tenho poucos, por isso vou mandar vir mais, temos caracóis ( neritinas puligera) e (neritinas zebra), temos camarões de várias espécies ( neocaridinas Davidi blue dream, Davidi orange, Davidi Yellow, Davidi red fire e Davidi green), também tenho uns amanos, todos eles já vieram do 45P, tenho também alguns ottos.
Tenho 2 pseudomugil Gertrudes, mas isso são dois peixes que a Susana deixou esquecidos no 45P, em princípio serão para remover pois prefiro ter um cardume apenas dos boraras.
Tenho também um Betta halfmoon placate blue marble que foi adicionado hoje, mas este não é meu, é da Susana e só deve ficar aqui temporariamente.
Se bem que eu tou a começar a gostar de ver o peixe a explorar o layout.

5df5e97eccd117777e5ec6cb7633b8e3.jpg

3b635cb322aacec40373f9f13cd870c1.jpg

f2a48735927129c04e63240beddd75b6.jpg

Ainda tem algas, diatomaceas filamentosas, mas isso como disse é só esperar e elas vão embora.
O layout começa a ganhar forma, que acham?


Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk





  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

um 45p que aqui andava esquecido

Esta deixou-me invejoso, caraças… e outras que foste mandando aí pelo meio. Tens muita sorte em ter essa Susana por perto. Trata-a bem, e não fales muito dela aqui no fórum para não ta roubarem. Eheh.

Eu já tinha dito num comentário anterior que as dores de cabeça tinham acabado e agora era ir acompanhando a evolução da coisa. Tenho pena que não seja um Iwagumi (eu sei que sou chato), mas é o que temos e parece-me muito bem. Diz-me só uma coisa… por curiosidade… quantos aquários estão montados aí por casa? Já agora, compraste o stock de alguma loja de aquariofilia que fechou? É que desta vez vais meter um bocado de Excel, no outro dia era Purigen, depois mais uns caracóis que estavam por ali esquecidos…

Continua o bom trabalho rapaz! Está a ficar bonito!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Esta deixou-me invejoso, caraças… e outras que foste mandando aí pelo meio. Tens muita sorte em ter essa Susana por perto. Trata-a bem, e não fales muito dela aqui no fórum para não ta roubarem. Eheh.
Eu já tinha dito num comentário anterior que as dores de cabeça tinham acabado e agora era ir acompanhando a evolução da coisa. Tenho pena que não seja um Iwagumi (eu sei que sou chato), mas é o que temos e parece-me muito bem. Diz-me só uma coisa… por curiosidade… quantos aquários estão montados aí por casa? Já agora, compraste o stock de alguma loja de aquariofilia que fechou? É que desta vez vais meter um bocado de Excel, no outro dia era Purigen, depois mais uns caracóis que estavam por ali esquecidos…
Continua o bom trabalho rapaz! Está a ficar bonito!!!


Começando pelos aquários, a funcionar tenho estes.

4ac859ccae7104292821c349d69e1b23.jpg

Este aquário foi usado no desafio de aquascaping do fórum de 2019, saiu nas rifas e ficou na posse de um velhote conhecido meu e de alguns moderadores do forum, em 2020 ele desistiu do hobby e eu fiquei com o aquário.
Montei o layout como brincadeira durante os confinamentos para ver se ganhava vontade de voltar a isto.
Este é o de 45 cm que estava esquecido, já não está assim como é óbvio, mantive em funcionamento por causa do tapete de Monte Carlo que sabia que viria a ser útil para este em caso de melt.
Vai ser desmontado assim que eu me passar a preguiça, visto que já tirei quase tudo o que dele podia tirar.


Depois tenho este de 60 cm

9e45075b5704ac88355d5cfdc935e4f6.jpg

Montei em agosto já com ideia de levar a coisa mais a sério de novo.

E finalmente tenho este do tópico.

Em relação comprar stock de uma loja, eu era a loja. Ou mais ou menos, noutra vida eu aventurei-me na ideia de uma loja online, quando veio a separação tudo isso acabou. Vendi maior parte do stock que me restava mas guardei aquilo que podia usar para mim. Se bem que actualmente já não sobra quase nada.

Em relação aos peixes, caracóis e camarões, quando digo que o aquário de 45 cm estava esquecido, digo que em termos de aquascaping já não me estava a preocupar com esse aquário, tinha peixes, caracóis e camarões que simplesmente estou a passar para este aquario novo.

Mas para quem mantém aquários plantados há certas coisas que não podem faltar, fertelizantes, umas botijas de CO2 extra carregadas não vá acabar na pior altura possível, alguns tubos de plástico ou lily pipes, pois elas tendem a partir quando todas as lojas estão fechadas e depois é o diabo, e Excel para as algas.
Claro que se a carteira tá apertada no caso do Excel quem não caça com cão, caça com gato e podes usar água oxigenada que fica por uma fracção do preço, mas eu pessoalmente podendo usar Excel, prefiro.
Além de que ando nisto há 17 anos e tenho o péssimo hábito de não deitar nada fora, ou seja tenho caixas e caixas de hardscape e outro material.
Posso dizer que nesta floresta, não comprei uma peça de hardscape, nem pedras,nem madeira.
O substrato também uma boa parte era reutilizado.Acho que este layout só me deu gastos nas plantas.

Em relação a não ser um iwagumi, até há uns 3 anos esse era o meu estilo favorito, mas actualmente não sinto muita vontade de voltar ao estilo. O último layout puro iwagumi que me dediquei a sério foi este.

86390bc8d611f68a3fe24e01ca62d570.jpg

Quem sabe se me dá na cabeça fazer outro um dia.


A Susana, só tem um inconveniente.
É chegar a casa e descobrir os meus aquascapes cheios de peixes dela.


P.S e enquando escrevo este post, já fiquei sem Betta, a Susana já lhe arranjou nova dona. Eu disse que era só temporário.






Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só precisa de envelhecer, para ficar no ponto. Está muito bonito ! Parabéns Bruno. Isso vai dar belas fotos para concurso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Só precisa de envelhecer, para ficar no ponto. Está muito bonito ! Parabéns Bruno. Isso vai dar belas fotos para concurso
Obrigado Vasco. Sim agora é cuidar deixar envelhecer e ir mantendo.

Hoje fiz TPA, mais um update, continua a crescer bem, as algas já quase que se foram, tenho feito doses diárias de Excel, é um tratamento que já fiz noutros projectos e resulta, as algas aos poucos vão morrendo e com uma boa equipa de limpeza desaparecem.
Ainda há algumas nos musgos no lado direito na traseira, mas hoje fiz remoção manual e com o tratamento já não deve levar muito a passar a fase das diatomaceas filamentosas.

Hoje fiz TPA, uma aspiração mais cuidada para remover detritos acumulados, e adicionei alguma areia e areão de várias granulometrias para tentar deixar os caminhos mais definidos, na montagem não fui tão detalhado pois queria dar tempo as plantas para crescerem antes de detalhar melhor as zonas de areia, especialmente atrás.

Podei o musgo flame, as rotala wallichi e a eleocharis acicularis.
Adicionei algumas buces para preencher algumas áreas que não tinham ficado bem definidas na montagem inicial.
O aquário actualmente leva TPA semanal, tirando isso leva fertilização e pouco mais.

O único percalço a anunciar foi que infelizmente parti o difusor de CO2 novo, ainda me lembro quando apareceram os difusores de acrílico, o seu ponto principal de venda era que não se partiam como os de vidro. Eu já perdi a conta a quantos difusores da Neo parti, acho que até se partem mais facilmente que o vidro.
Hoje foi mesmo descuido, ainda dá para usar, mas quando puder compro outro. Que fazer, bem vindo ao aquascaping, onde partimos difusores e Lilly pipes uns atrás dos outros mas continuamos a comprar mais porque gostamos de os ver dentro do aquário.

Em termos de vivos, adicionei 15 boraras urophtalmoides ( já tinha lá 5), 10 ottocinclus, 10 amanos, 5 caracóis clithon corona, 5 neritinas puligera, 5 neritina juttingae.
Tirando isso finalmente desmontei o 45P e passei para este uma quantidade considerável de camarões de várias espécies, não sei ao todo quantos.
Não tenho intenções de adicionar mais nada e o Betta a Susana já vendeu.

Agora fica aqui a foto do aquário hoje após a manutenção, depois adiciono algumas com mais detalhes.


f5f6c64d7f7c5f9da7ada3d410e687a8.jpg

Espero que gostem

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

tenho feito doses diárias de Excel, é um tratamento que já fiz noutros projectos e resulta, as algas aos poucos vão morrendo e com uma boa equipa de limpeza desaparecem.

Quanto estás a dosear de Excel por dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto estás a dosear de Excel por dia?
10 ml. Resulta, sem resultados adversos para as plantas e vivos.
No passado, naquela montanha de xisto usei água oxigenada, mas havendo Excel prefiro, embora seja mais caro.
Claro que na montanha, o problema de algas era muito mais grave, e além das diatomaceas tinha cianobactérias, na altura resultou também, mas aí chegou ao desespero, cheguei a usar 80 ml diários de água oxigenada, mas aquilo limpou as algas todas em menos de uma semana e salvou-me o layout.

Existe um vídeo do cinescaper onde ele em desespero fez um tratamento maluco assim e resultou, não é algo que recomende excepto em casos de desespero em que mais nada resulta.
Mas doses mais pequenas diariamente resulta para controlar problemas menos graves.

Existe também o método 1-2 punch também para casos de desespero, onde se faz dose elevada de água oxigenada e excel ao mesmo tempo, nunca usei pessoalmente, opto sempre por um ou outro.

As diatomaceas filamentosas crescem bastante rápido, mesmo com equipa de limpeza a alga cresce mais rápido do eles conseguem comer, remoção manual ajuda bastante, mas é difícil remover tudo especialmente de musgos e tapetes, ou seja aquilo volta bastante rápido, a ideia é usar o Excel para atacar as algas e dar chance aos vivos de removerem o resto.
Com o passar do tratamento começa a ser visível que a medida que eles limpam os restos da alga ela já não volta, é que está alga é mesmo chata enquanto houver restos ela volta sempre, e bastante rápido, o Excel é só a minha maneira de abrandar a coisa para nao deixa-las tomar conta do layout.
Neste caso, em uma semana a alga praticamente desapareceu, apenas tenho uns spots onde ainda há uns restos, mas já não deve faltar muito para desaparecer de vez.

Remocao manual, Excel e uma boa equipa de limpeza é a minha maneira de resolver este problema. Sem equipa de limpeza tem que se usar doses mais altas de Excel, e sem Excel a equipa de limpeza sozinha não consegue resolver o problema, remoção manual é um must, especialmente nas fases iniciais do problema, senão quando derem conta o aquário está todo coberto com esta alga.

P.s atenção ao tal vídeo do cinescaper, se alguém decidir pesquisar, ele usou água oxigenada super concentrada a 33%, eu estava desesperado na montanha de xisto mas não sou maluco e apesar de ter usado doses elevadas, usei água oxigenada normal.
Não recomendo o uso de água oxigenada concentrada, pois conheci bastantes casos de idiotas no UK que o fizeram com efeitos catastróficos.
E sinceramente se tiverem acesso a Excel, é mais seguro.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois desse extenso discurso, a Seachem já deve ter o responsável pelo marketing a bater-te à porta, não  ?
Duvido.
Porque no mesmo post revelei que água oxigenada faz o mesmo trabalho, água oxigenada que custa apenas alguns centimos. A maioria do pessoal vai optar pela água oxigenada por causa disso.
Eu hoje já não tenho tantos problemas de algas como no passado, por isso uso pouco, assim que isto tiver resolvido e o aquário estabilizar provavelmente não volto a usar.

Mas no passado, andava sempre a lutar com algas, Excel ficava caro por isso usava sempre água oxigenada, aliás no UK um garrafão de 5 litros disso ficava mais barato que uma garrafinha de Excel.
Prefiro Excel pois água oxigenada se não for usada com cuidado pode afectar os vivos e até algumas plantas.
Mas no final para muitos o que conta é a carteira e é uma alternativa viável.

Até tinha um vídeo no meu canal de YouTube a mostrar o uso de água oxigenada como alternativa, esse tinha mais visualizações que os outros 200 e tal videos todos juntos.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então... mas agora fiquei curioso em relação a duas coisas... 

Primeiro, o que aconteceu para começares a deixar que ter que lutar contra as algas?

Depois... e como sou um adepto fervoroso do Excel... como fazes para ter uma substituição segura desse produto pela água oxigenada?

Pergunto isto porque desde sempre tive problemas com alguedo, e nunca encontrei nenhuma solução para tal problema... e bem que tentei quase tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

10 ml. Resulta, sem resultados adversos para as plantas e vivos.

Obrigado! Usas seringa para injectar o excel directamente nos spots mais afectados ou é 2x  tampas para dentro do aquário?

Desligas o filtro antes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então... mas agora fiquei curioso em relação a duas coisas... 
Primeiro, o que aconteceu para começares a deixar que ter que lutar contra as algas?
Depois... e como sou um adepto fervoroso do Excel... como fazes para ter uma substituição segura desse produto pela água oxigenada?
Pergunto isto porque desde sempre tive problemas com alguedo, e nunca encontrei nenhuma solução para tal problema... e bem que tentei quase tudo!
Porque deixei de ter que lutar tanto contra as algas?

Simples, experiência, acho eu.
Não vou dizer que nunca tenho algas, seria mentira, e neste post já mostrei que as tenho, a diferença é que no passado quando elas apareciam eu não sabia o que fazer, agora graças a anos de tentativa e erro, tenho uma boa ideia do que fazer assim que aparecem.
Métodos que resultam para mim.

Com os anos também aprendi a ser mais paciente, não entro em pânico ao primeiro sinal de algas, prova é que este problema de algas já era esperado e eu tenho resolvido o problema com tempo e paciência. A maioria do pessoal mal vê uma alga, começa a mexer na luz, CO2, fertilização sem qualquer método, hoje mudam isto, amanhã aquilo, sem pensarem no que andam a fazer e no fim sem darem tempo para observar os efeitos do que andam a fazer no aquário.
Eu era culpado deste erro, durante anos fiz parte dessa maioria, na minha constante luta contra as algas eu acabava por causar mais algas porque o aquário nunca estabilizava.

Paciência foi talvez a melhor arma que aprendi para controlar estes problemas,
além disso acho que simplesmente aprendi como as coisas funcionam no aquário, manter um bom balanço entre luz,CO2 e fertilização.
Aprendi que fertilização é super importante, mas ao mesmo tempo abandonei o método do estimative index em favor de regimes de fertilização mais limitados.

Porque fiz isto?

O extimative index fica bastante barato com o uso dos sais, a premissa do método é que doseamos em excesso para evitar que as plantas tenham falta de qualquer nutriente, e usamos TPA semanal para repor o balanço de nutrientes ao remover o excesso que as plantas não usaram.
Ora neste método as plantas crescem que se fartam, saudáveis, mas além da trabalheira que dá andar sempre a podar, esse excesso de nutrientes também proporciona o crescimento de algas.
Exemplo no extimative index tinha que andar sempre a limpar as rochas e madeiras, porque ficavam cobertas de algas, isto era um ritual semanal, as plantas estavam bonitas mas tinha que limpar o hardscape constantemente.
Usando doses mais pequenas, deixei de ter esse problema.

Passei a usar cápsulas debaixo do substrato para fornecer nutrientes as plantas e apenas usar fertilização líquida para complementar.
Não inventei nada disto, aliás aprendi muito disto nos workshops do Filipe Oliveira, o certo é que, sai mais caro usar fertilizantes comerciais, mas não tenho paciência para andar a calcular doses de sais a misturar e já expliquei acima alguns dos pontos fracos do extimative index.

Passei a usar controladores em todas as minhas calhas, reduzo a potência das calhas nas primeiras semanas e uso não mais que 6 horas de luz e a médida que o aquário estabilizar vou aumentado a potência ou a duração dependendo da necessidade.

Aprendi a configurar melhor a circulação da água no aquário para maximizar a absorção do CO2 e nutrientes pelas plantas, tanto pela colocação das Lilly pipes e usando filtros recomendados para aquários muito maiores que os meus.
Especialmente tendo em conta que tenho montado hardscapes que não facilitam em nada a circulação, uma alternativa é criar os layouts de forma a não serem tão restritivos no que se refere a circulação, ou no caso de alguns layouts que criei tentar maximizar a circulação tendo em contra o design do layout.

Ou seja um melhor conhecimento da interação entre luz, CO2 um maior controlo dos nutrientes e circulacão de água ajudou bastante a reduzir os problemas de algas.

Outra coisa que faço é que embora me custe mais caro, eu na montagem planto os meus aquários com o máximo de plantas que lá conseguir colocar, quanto mais plantas, mais elas vão consumir nutrientes, mais chances de evitar as algas no início.
E o certo é que tive um caso enorme de melt na primeira semana, e tive algas, mas o problema resolveu-se e as plantas de momento já cobrem quase todo o aquário pouco mais de um mês depois.
Se tivesse usado poucos potes provavelmente nada teria sobrevivido ao melt e as algas teriam causado ainda mais estragos.

Passei a correr os meus aquários a 23 graus, quanto mais alta a temperatura mais chances de algas, e os peixes que uso não necessitam de temperaturas mais elevadas.

São detalhes que fazem parte do método que criei para mim, que aprendi através do método de tentativa e erro na luta contra os inúmeros problemas de algas que enfrentei ao longo dos anos, sim no passado tive problemas de algas monumentais, cheguei a pensar desistir várias vezes, mas também aprendi muita coisa em fóruns, vídeos e workshops com pessoal que tinha mais experiência que eu.
E fui adaptando o que aprendi para criar o meu método, temos aqui membros mais experientes, e se queres aprender recomendo os vídeos do Filipe Oliveira e da green aqua e o site do The 2HR Aquarist do Dennis Wong.

E não penses que nunca tenho algas, aliás quem diz que nunca têm mente, todos nós temos algas, e só uma questão de aprendermos o que fazer quando elas aparecem.





Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Usas seringa para injectar o excel directamente nos spots mais afectados ou é 2x  tampas para dentro do aquário?
Desligas o filtro antes?
Depende da alga e da severidade.

Para a diatomaceas filamentosas, elas espalham-se ao aquário todo facilmente, descobri que spot treatment com seringa não tem grande efeito, porque regra geral aquilo cobre o aquário todo em menos de nada, prefiro tratar o aquário todo, e para esta alga não desligo o filtro, não sei explicar mas tenho melhores resultados com ele a funcionar.

Para as outras algas uso spot treatment e desligo o filtro, especialmente se for BBA.
Se for algo mais severo, misturo spot treatment com tratamento ao aquário todo.

Para cianobacterias, descobri que spot treament com Excel e água oxigenada resulta, contrariamente a ideia que apenas pode ser resolvido com blackouts ou antibióticos.
Se te lembras na montanha do xisto tive um problema de cianobacterias que cobriu o aquário todo, fiz o tratamento que descrevi a cima em desespero e dei cabo delas.
Isto já depois de ter falhado blackouts e erythromycin.
Na altura registei a informação, no meu registo mental e hoje quando vejo cianos ataco com Excel e nunca mais tive cianos fora de controlo.
Claro que tem que se repetir várias vezes devido a característica da ciano de voltar, mas com algum tempo de tratamento elas desaparecem de vez.

Green dust e green spot não creio que resulte, pode ter algum efeito, mas a melhor solução e mesmo resolver a causa e remover manualmente ou através da equipa de limpeza.

Staghorn resulta com spot treatment, mas eu quando vejo essa alga simplesmente removo as folhas afectadas e corto o problema pela raiz.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk


  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Porque deixei de ter que lutar tanto contra as algas?

Simples, experiência, acho eu.
Não vou dizer que nunca tenho algas, seria mentira, e neste post já mostrei que as tenho, a diferença é que no passado quando elas apareciam eu não sabia o que fazer, agora graças a anos de tentativa e erro, tenho uma boa ideia do que fazer assim que aparecem.
Métodos que resultam para mim.

Com os anos também aprendi a ser mais paciente, não entro em pânico ao primeiro sinal de algas, prova é que este problema de algas já era esperado e eu tenho resolvido o problema com tempo e paciência. A maioria do pessoal mal vê uma alga, começa a mexer na luz, CO2, fertilização sem qualquer método, hoje mudam isto, amanhã aquilo, sem pensarem no que andam a fazer e no fim sem darem tempo para observar os efeitos do que andam a fazer no aquário.
Eu era culpado deste erro, durante anos fiz parte dessa maioria, na minha constante luta contra as algas eu acabava por causar mais algas porque o aquário nunca estabilizava.

Paciência foi talvez a melhor arma que aprendi para controlar estes problemas,
além disso acho que simplesmente aprendi como as coisas funcionam no aquário, manter um bom balanço entre luz,CO2 e fertilização.
Aprendi que fertilização é super importante, mas ao mesmo tempo abandonei o método do estimative index em favor de regimes de fertilização mais limitados.

Porque fiz isto?

O extimative index fica bastante barato com o uso dos sais, a premissa do método é que doseamos em excesso para evitar que as plantas tenham falta de qualquer nutriente, e usamos TPA semanal para repor o balanço de nutrientes ao remover o excesso que as plantas não usaram.
Ora neste método as plantas crescem que se fartam, saudáveis, mas além da trabalheira que dá andar sempre a podar, esse excesso de nutrientes também proporciona o crescimento de algas.
Exemplo no extimative index tinha que andar sempre a limpar as rochas e madeiras, porque ficavam cobertas de algas, isto era um ritual semanal, as plantas estavam bonitas mas tinha que limpar o hardscape constantemente.
Usando doses mais pequenas, deixei de ter esse problema.

Passei a usar cápsulas debaixo do substrato para fornecer nutrientes as plantas e apenas usar fertilização líquida para complementar.
Não inventei nada disto, aliás aprendi muito disto nos workshops do Filipe Oliveira, o certo é que, sai mais caro usar fertilizantes comerciais, mas não tenho paciência para andar a calcular doses de sais a misturar e já expliquei acima alguns dos pontos fracos do extimative index.

Passei a usar controladores em todas as minhas calhas, reduzo a potência das calhas nas primeiras semanas e uso não mais que 6 horas de luz e a médida que o aquário estabilizar vou aumentado a potência ou a duração dependendo da necessidade.

Aprendi a configurar melhor a circulação da água no aquário para maximizar a absorção do CO2 e nutrientes pelas plantas, tanto pela colocação das Lilly pipes e usando filtros recomendados para aquários muito maiores que os meus.
Especialmente tendo em conta que tenho montado hardscapes que não facilitam em nada a circulação, uma alternativa é criar os layouts de forma a não serem tão restritivos no que se refere a circulação, ou no caso de alguns layouts que criei tentar maximizar a circulação tendo em contra o design do layout.

Ou seja um melhor conhecimento da interação entre luz, CO2 um maior controlo dos nutrientes e circulacão de água ajudou bastante a reduzir os problemas de algas.

Outra coisa que faço é que embora me custe mais caro, eu na montagem planto os meus aquários com o máximo de plantas que lá conseguir colocar, quanto mais plantas, mais elas vão consumir nutrientes, mais chances de evitar as algas no início.
E o certo é que tive um caso enorme de melt na primeira semana, e tive algas, mas o problema resolveu-se e as plantas de momento já cobrem quase todo o aquário pouco mais de um mês depois.
Se tivesse usado poucos potes provavelmente nada teria sobrevivido ao melt e as algas teriam causado ainda mais estragos.

Passei a correr os meus aquários a 23 graus, quanto mais alta a temperatura mais chances de algas, e os peixes que uso não necessitam de temperaturas mais elevadas.

São detalhes que fazem parte do método que criei para mim, que aprendi através do método de tentativa e erro na luta contra os inúmeros problemas de algas que enfrentei ao longo dos anos, sim no passado tive problemas de algas monumentais, cheguei a pensar desistir várias vezes, mas também aprendi muita coisa em fóruns, vídeos e workshops com pessoal que tinha mais experiência que eu.
E fui adaptando o que aprendi para criar o meu método, temos aqui membros mais experientes, e se queres aprender recomendo os vídeos do Filipe Oliveira e da green aqua e o site do The 2HR Aquarist do Dennis Wong.

E não penses que nunca tenho algas, aliás quem diz que nunca têm mente, todos nós temos algas, e só uma questão de aprendermos o que fazer quando elas aparecem.

Agradeço a tua resposta tão detalhada. Já ganhei o meu domingo. Eheh. E em relação à substituição de Excel por Água Oxigenada!?!?!? Já agora juntas a resposta à pergunta do Tozé Nunes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a tua resposta tão detalhada. Já ganhei o meu domingo. Eheh. E em relação à substituição de Excel por Água Oxigenada!?!?!? Já agora juntas a resposta à pergunta do Tozé Nunes...
Já tinha respondido ao Tozé.

Água oxigenada resulta, tem alguns efeitos a ter em conta.

1- é preferível fazer spot treatments com pequenas quantidades a tratamentos de aquário inteiro, e se fizer de aquário inteiro apenas usar quantidades elevadas se for em último recurso.
Falo isto porque quando este método apareceu o pessoal abusava na água oxigenada e isso danificava algumas plantas e mata camarões.

2 - desligar o filtro uns 20 minutos.

3- não usar água oxigenada com as plantas fora de água, os americanos tinham o método de vazar o aquário e usar um pulverizador para dosear quantidades enormes de água oxigenada, isso pode queimar as plantas. Aconteceu-me em 2014.
Com os anos criei o meu método de usar água oxigenada e sempre dentro de água.

4- não aplicar directamente sobre musgos ou monte Carlo e cuba.
Estás plantas simplesmente não gostam de água oxigenada, o musgo fica castanho, recupera mas a Monte Carlo e a cuba em especial morrem.

5 - se possível remover os camarões antes do tratamento. Ou dosear com cuidado para não os atingir directamente, é prejudicial aos mesmos.

Eu com os anos descobri que usando spot treatments com pequenas quantidades estes riscos são muito reduzidos. O problema é que quando começaram a falar deste método, simplesmente o pessoal deitava lá para dentro garrafas inteiras de água oxigenada.

Para BBA, água oxigenada é mais eficiente que Excel.

A vantagem é o preço, claro, a água oxigenada a usar é a normal 3%.
Mas eu hoje em dia só uso isso se não tiver Excel e sinceramente já não lembro da última vez que usei.
Não recomendo por causa dos contras mencionados, recomendo Excel por não ter esses problemas. Mas as vezes a carteira é que manda, aqui não é diferente.
Mas é usado por muita gente, aquilo em contacto com a água simplesmente desfaz-se nos elementos constituintes que são água e oxigénio por isso é que quando usas vez muitas bolhas de oxigénio a libertar-se na zona onde aplicaste.

Há quem recomende TPA após o tratamento, eu não acho necessário. Nem para isso, nem para o Excel.

Não sei se a química da água afecta a eficiência da água oxigenada, mas quando usava nas águas duras de Londres costumava ter muitos mais efeitos secundários do que na água portuguesa.


Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Prefiro Excel pois água oxigenada se não for usada com cuidado pode afectar os vivos e até algumas plantas.
Mas no final para muitos o que conta é a carteira e é uma alternativa viável.

Até tinha um vídeo no meu canal de YouTube a mostrar o uso de água oxigenada como alternativa, esse tinha mais visualizações que os outros 200 e tal videos todos juntos.

Eu também usei água oxigenada para me ver livre de bba faz uns anitos e também fiz um vídeo:

Curioso como tenho tantos likes positivos como negativos 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também usei água oxigenada para me ver livre de bba faz uns anitos e também fiz um vídeo:
Curioso como tenho tantos likes positivos como negativos
Eu também tinha, e tinha muitos comentários de pessoal a queixar que tinham perdido peixes, camarões e plantas.
A maioria pessoal que não estava a fazer como deve ser, o meu problema é que quando fiz o vídeo ainda não sabia tudo o que sei hoje sobre o uso. Então no vídeo eu fiz de maneira que hoje não faria.
Usei demais, usei o método dos americanos de pulverizar.
Basicamente usei o método que aprendi com o Dave do canal ADUaquascaping.
E ele pulverizava aquilo por todo o lado, até me pergunto hoje como raio ele não matava as plantas todas.

Mas água oxigenada tem esse problema, se não for bem feito dá buraco.
Tive um gajo que me culpou que perdeu os peixes e plantas todos, eu no vídeo recomendei 3%, o gajo foi comprar 30% e depois a culpa era minha. 30% é industrial, 3% é food grade.
Tem tudo a ver.

Por isso hoje em dia quando falo de água oxigenada, meto os prós e contras e recomendo antes o Excel.

Ja agora bom vídeo, é basicamente isso, bastante eficiente para as BBA. Mais rápido que o Excel.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a aprender. Eu costumo usar Excel (1 tampa para 100  litros de água) diariamente. Foi o dono de uma loja que me aconselhou essa dosagem como prevenção de algas. Tu só usas depois do aparecimento das algas, então, certo? E paras de usar quando as algas desaparecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a aprender. Eu costumo usar Excel (1 tampa para 100  litros de água) diariamente. Foi o dono de uma loja que me aconselhou essa dosagem como prevenção de algas. Tu só usas depois do aparecimento das algas, então, certo? E paras de usar quando as algas desaparecem.
Podes usar diariamente, ajuda a prevenir o aparecimento. Eu quando tenho o aquário equilibrado não uso diariamente, mas quando tinha mais dificuldades em resolver problemas de algas usava.
Mas Excel não é barato por isso não havendo problemas, não uso.
Os tratamentos que descrevi e para quanto tens mesmo problemas de algas.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse que usava uma tampa por dia, mas é meia. Não é barato, sim, mas desde que monto aquários (que não é assim há tanto tempo quanto isso) tem sido o único "remédio" para manter as algas controladas. Nunca tive grandes problemas, mas de pedras verdes nunca me consegui livrar, mesmo limpando com escova de dentes em todas as TPA's. Já li o que puseste em cima, e talvez possa ter haver com demasiada fertilização. Um gajo vê as plantas a crescer e pensa que está tudo bem. Talvez deva apostar num substrato com mais nutrientes, para ter menos nutrientes na coluna de água. A minha próxima tentativa já caminhava nesse sentido, mas agora ganhou mais força 🙂 . Obg. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a iluminação sempre foi o fator mais importante para a existência de algas (fora o período inicial da montagem).

O fascínio com mais potencia e mais iluminação xpto que nos é vendido pelas marcas, faz com que grande do pessoal tenha problemas de algas. O pessoal vê os aquário de concursos e catálogos e julga que aquilo é o normal na aquariofilia de água doce (aquascaping)

 Menos luz e mais paciência fazem milagres. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a iluminação sempre foi o fator mais importante para a existência de algas (fora o período inicial da montagem).
O fascínio com mais potencia e mais iluminação xpto que nos é vendido pelas marcas, faz com que grande do pessoal tenha problemas de algas. O pessoal vê os aquário de concursos e catálogos e julga que aquilo é o normal na aquariofilia de água doce (aquascaping)
 Menos luz e mais paciência fazem milagres. 
Sem dúvida, aliás desde que coloquei os programadores nas calhas e deixei de usar 100%, que tenho muito menos problemas de algas.
A melhor maneira de evitar algas é usar a luz como elemento limitador ( não sei se isso tá bem traduzido, eu aprendi light as the limiting factor).
Nós não temos 100% controlo sobre todos os outros factores, não conseguimos controlar totalmente a quantidade de CO2 e nutrientes na água.
Há muitas variáveis mas a única coisa que nós temos 100% de controlo é a luz, por isso podemos reduzir a potência da luz e assim usa-la como limiting factor para controlar as algas.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.