Guia Para o primeiro Aquário.


JUCAmeiloco

Recommended Posts

large_fim.jpg

Material necessário.

Aquário. Algum recipiente para conter a água.
Substrato. O que vai ser colocado no fundo do aquário. há quem prefira não ter nenhum substrato.
Decorações. Pedras, troncos, esculturas, etc. O que achar que fica bem.
Plantas. Podem ser naturais ou de plástico. dão cor e vida ao aquário e mais lugares para os habitantes se esconderem. Os peixes devem ter a sua privacidade.
Filtro. A água do aquário vai ficando contaminada com os excrementos dos seus habitantes, o filtro e as plantas ajudam a purificar a água. O filtro não deve criar uma corrente muito forte. Deve colocar uma rede ou uma esponja de filtro na entrada para não aspirar os animais mais pequenos.
Fauna. Os peixes, caracóis, camarões, caranguejos, etc. A vida animal do aquário.
Iluminação. Calha de led's ou uma lâmpada. Conforme a necessidade do aquário.
Mangueira 1cm a 2cm de diâmetro para retirar a água. E de 0,5 centímetros para repor água. A reposição deve ser lenta, para permitir que a nova água se misture e não ter um fluxo que perturbe o substrato.
 
large.1644438319_aquariovazio.JPG
 
Material recomendado.
 Desclorificador. À água que se coloca no aquário deve ser adicionado um produto desclorificador. O cloro é nocivo para os peixes e para as bactérias filtrantes.
 Termostato. Para aquecer a água.
 Termómetro. Para verificar a temperatura da água.
 Um temporizador para a iluminação. Se por alguma razão não chegar a casa a tempo de apagar a luz, a noite o temporizador faz isso por si. Também liga a luz de manhã.
 Uma cobertura para o aquário. Se o aquário está num local que à noite tem a luz ligada, a cobertura evita que o interior do aquário receba luz.
 Um balde (ou outro tipo de recipiente) para retira água do aquário, outro para repor.
 Termostato extra, filtro extra. Caso algum aparelho avarie, é bom ter um de reposição, à mão.
 Um banco ou algo similar. Para colocar o balde da troca de água em cima, mais alto que o aquário, de modo que a água corra do balde para o aquário, pela mangueira de 0,5cm.
 
large.substrato.jpg
 
Montagem do aquário.
Primeiro escolha a localização do aquário. Deve estar numa superfície plana se irregularidades. Caso a superfície tenha irregularidades, coloque algo que as anule e depois o aquário em cima. Um tapete de ginástica dos mais baratos funciona bem.
Não coloque o aquário onde apanhe luz direta do sol. Para além de aquecer a água vai acelerar o aparecimento de algas.
verifique se o aquário está a altura que lhe agrada, e se tem espaço para tudo o que necessita. O filtro, a comida, uma tomada, os baldes O banco, etc, devem estar perto do aquário.
- Coloque a base do tamanho ou um pouco maior que o aquário.
- Coloque o aquário em cima. Se vai ter uma imagem de fundo cole-a antes de colocar o aquário.
 Se existir uma parede por trás do aquário, deixe pelo menos 1cm de distância da parede ao aquário.
- Coloque o ou os substratos.
 - Coloque as decorações.
 
large.decoracao.jpg
 
 - Coloque água desclorificada até que quase todo substrato esteja debaixo de água.
 - Coloque as plantas.
 - Encha o aquário. Com água desclorificada.
 - Coloque o filtro. O retorno de água deve causar ondas na superfície para ajudar na oxigenação da água.
 - Coloque o termostato.
 - Coloque o termómetro.
 
large.ciclo.jpg
 
 - Deixe o aquário com o filtro ligado para fazer o ciclo de azoto (também conhecido por ciclo da amónia). Leva entre 1 semana à 2 meses,
 - Depois de feito o ciclo do azoto, pode começar a povoar o aquário. Uma espécie por semana. Comece também a fazer Trocas Parciais de Água (TPA) entre 15% a 30% de água.

large_fim.jpg

Editado por JUCAmeiloco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa regra do ciclo do azoto está um bocado confusa... Então se eu tiver um aquário de 15L está ciclado ao fim de 3 dias?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JUCAmeiloco disse:

Deixe o aquário com o filtro ligado para fazer o ciclo de azoto (também conhecido por ciclo da amónia). Uma regra para o tempo que deve aguardar é: divida os litros do aquário por dez, multiplique o resultado por dois, e é esse o número de dias que deve aguardar.

Onde foste buscar informação para esta afirmação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Tozé Nunes disse:

Onde foste buscar informação para esta afirmação?

Já não sei onde li. Como acho que faz sentido, eu aceitei como uma boa dica. Um aquário com menos água não vai precisar de tanta filtragem quanto um com mais água.

 

há 18 horas, Brunomcc2000 disse:

Essa regra do ciclo do azoto está um bocado confusa... Então se eu tiver um aquário de 15L está ciclado ao fim de 3 dias?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Segundo essa regra seria assim. Talvez fosse só para aquários maiores. Vou substituir quando arranjar uma melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JUCAmeiloco disse:

Já não sei onde li. Como acho que faz sentido, eu aceitei como uma boa dica. Um aquário com menos água não vai precisar de tanta filtragem quanto um com mais água.

Não sabes onde leste mas achas que faz sentido...

E depois crias um "guia" e outros lêem o que colocaste e vão atrás de uma cena que leste algures e achaste que é certo! 

Pois lamento dizer mas essa "dica" está completamente errada!

Neste fórum tens vários tópicos criados ao longo dos anos que falam sobre o ciclo do azoto criados por aquariofilistas experientes, basta pesquisares ...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Tozé Nunes disse:

Neste fórum tens vários tópicos criados ao longo dos anos que falam sobre o ciclo do azoto criados por aquariofilistas experientes, basta pesquisares ...

Eu vou lendo quando acho necessário ou interessante, neste ou noutro site.  Aqui e em muitos sites não contem toda a informação, nem eu confio em tudo o que leio.
O que para mim faz sentido acaba por ficar na minha cabeça. o que é certo ou não é mais a opinião de cada um que uma verdade inabalável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.