Camarões Crystal Red Shrimp e "companheiros"


cheff

Recommended Posts

Tenho este aquário que pensei montar para camarões Caridina, até o presente momento, não tive problemas de qualidade de água e os animais comem e movimentam-se bem.

Mantenho o aquário em 24ºc com ventoinha, estamos ainda no fim do Verão e tem sido difícil mas quando não consigo mais manter na ventoinha utilizo aquelas bolsas de gelo que logo reduz a temperatura de volta pelo menos 1ºc ao dia, evito deixar subir mais que isto caso contrário poderia ser um choque aos animais...

Até este momento estou satisfeito se for permitido poderia dizer a origem do fornecedor pois é muito bom e entrega rápido em Lisboa por Nacex, nao tive problemas de entrega até hoje.

Meu primeiro problema foi no começo pois tinha 8 neon tetras no aquário, os peixes constantemente perseguiam os camarões, mesmo que não seria possível come-los pelo tamanho, os neons não permitiam que os camarões nadassem pelo aquário e diversas ocasiões, tomaram comida dos camarões. Mesmo tendo já sido alimentados com ração própria os peixes insistiam em tomar as pellets especificas para camarão, enfim, esta foi a gota agua para mim.

Ontem esperei a noite e retirei todos os peixes enquanto estavam em estado dormente, meu aquário é densamente plantado, seria difícil retira-los durante o dia.

Ainda nao notei muita diferença nos camarões pois sempre estão escondidos, mas vou observar os próximos dias.

IMG-2848 IMG-2857 IMG-2858 IMG-2859

Obrigado

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que mesmo os peixes comendo a comida dos camarões eles não passam fome, e como tem o aquário plantado tem comida extra para os camarões (folhas a morrer).
Os camarões costumas ser tímidos até habituarem-se ao aquário, pode levar alguns meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/09/2021 at 11:46, cheff disse:

Tenho este aquário que pensei montar para camarões Caridina, até o presente momento, não tive problemas de qualidade de água e os animais comem e movimentam-se bem.

Mantenho o aquário em 24ºc com ventoinha, estamos ainda no fim do Verão e tem sido difícil mas quando não consigo mais manter na ventoinha utilizo aquelas bolsas de gelo que logo reduz a temperatura de volta pelo menos 1ºc ao dia, evito deixar subir mais que isto caso contrário poderia ser um choque aos animais...

Até este momento estou satisfeito se for permitido poderia dizer a origem do fornecedor pois é muito bom e entrega rápido em Lisboa por Nacex, nao tive problemas de entrega até hoje.

Meu primeiro problema foi no começo pois tinha 8 neon tetras no aquário, os peixes constantemente perseguiam os camarões, mesmo que não seria possível come-los pelo tamanho, os neons não permitiam que os camarões nadassem pelo aquário e diversas ocasiões, tomaram comida dos camarões. Mesmo tendo já sido alimentados com ração própria os peixes insistiam em tomar as pellets especificas para camarão, enfim, esta foi a gota agua para mim.

Ontem esperei a noite e retirei todos os peixes enquanto estavam em estado dormente, meu aquário é densamente plantado, seria difícil retira-los durante o dia.

Ainda nao notei muita diferença nos camarões pois sempre estão escondidos, mas vou observar os próximos dias.

Obrigado

Já desmontei um aquário a pensar que tinha aí uns 20 camarões no máximo... e acabei por tirar de lá mais de 100... é normal eles andarem escondidos num aquário plantado. O problema de os ter com peixes é que, dos camarões que vão nascendo, vão sendo comidos, e o número de camarões ou não aumenta ou aumenta mais lentamente do que num aquário sem peixes. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de retirar os neon tetra devolve-los a loja, percebi melhoria no comportamento dos camarões. eles já podem sair para comer e alimentam-se melhor. Ainda que creio que eles tenham alimentos suficientes.

Tenho feito trocas de agua diárias de 10% pois cometi o erro de meter ração em excesso e para evitar surto de amônia, tenho usado um turkey baster para limpeza e trocas de agua.

Manteho a temperatura em 24-24.6ºc máximo pois no verão tem sido difícil descer mais que isto, acho que apenas um chiller seria capaz.

o que ainda preocupa-me são bolhas que acumulam-se na superfície, isto deve ser excesso de matéria orgânica ou algo do gênero...

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá meti umas folhas que obtive no parque, estas folhas são mesmo grandes para meu aquário mas cá entre nós fica mesmo fixe.

As fervi antes e todas já estavam caídas portanto secas!

acho quedos bichos gostaram mesmo delas...

IMG-2860 IMG-2861

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

retirei um pequeno camarão hoje morto, estava bastante avançado e havia vermes na carcaça.... os bichos nadavam e não tenho certeza absoluta se isto é ou não é planária. não consigo identificar os vermes...

dos 15 camarões que comprei este foi o primeiro que retirei morto nestas semanas.

os outros camarões, cerca de 5 dos que eu vejo constantemente estão a comer normalmente, é um tanto decepcionante ter mais de 10 e ver apenas um terço. Por este facto, é muito difícil saber exatamente quantos camarões estão vivos ainda, não posso desmontar o aquário para conta-los.... 

TDS 113 depois da troca de agua

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/09/2021 at 10:53, cheff disse:

o que ainda preocupa-me são bolhas que acumulam-se na superfície, isto deve ser excesso de matéria orgânica ou algo do gênero...

Se as bolhas demoram a rebentar, provavelmente tem excesso de proteínas no aquário. Se continuar com as trocas de água vai resolver o problema.
Talvez uma troca de água maior acelere o processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou mais tranquilo com os tais vermes achatados, encontrei a especie que eles pertencem numa foto na internet e estou mais seguro.

IMG-2864

outro camarão mais pequeno trocou de pele hoje.

meu problema agora, é que ao pesquisar mais e mais videos na internet principalmente americanos, vejo que todos usam osmose reversa em camarões deste tipo! Eu descobri isto agora e dá-me a preocupação de saber se isto vai dar certo ou se vão todos morrer dentro de alguns meses...

Eu desisti de aquários marinhos há uns anos atrás uma das razões foi o uso de osmose reversa na água, era mesmo uma verdadeira procissão em um apartamento pequeno, filtrar a agua, ocupar uma boa parte da casa de banho e criar problemas com a minha familia por isto.... então eu desmontei o aquário e devolvi os peixes para a loja e não estou disposto a ter de filtrar agua novamente.

Eu espero que esta agua de Lisboa funcione, caso contrario teria de desistir disto, não vou voltar a filtrar a agua nesta condições, comprar caros cartuchos de osmose reversa apenas para criar camarões de agua doce...

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: Eu liguei para o fornecedor dos camarões e confirmou que não usam osmose reversa, apenas um filtro de sedimentos e carvão ativado. Penso em comprar um filtro destes pois não são caros e não preciso de remineralizar a agua como fazia com aquários marinhos.

Encontrei 3 trocas de pele de camarão o que é bom sinal pós TPA. TDS 116, temperatura 24ºc.

IMG-2865

Obs: não repare na Monte Carlo, foi recém comprada e ainda está a adaptar-se...

Ter metido madeira seca, que eu mesmo coletei e várias folhas ajudou muito. Especialmente os galhos pois os camarões saem mais agora, sentem-se mais a vontade e também aumentei a quantidade de musgo de java. Esta tríade, madeira, folhas e musgo parece ser fundamental no sucesso destes bichos.

Estes camarões gostam de temperatura mais baixa, quando no auge do verão tive 26ºc no aquário eles não gostaram e pareciam letárgicos, quase não se moviam. Agora estão muito melhor. Esta é uma característica importante, temperatura.

 

Editado por cheff
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Consegui melhorar a espuma ao limpar o filtro HOB e também aumentar o fluxo superficial da agua. reduziu muito a espuma. TDS 116, nada mal. A temperatura baixou estes dias já que o verão terminou, isto é algo positivo para os camarões que creio estarem muito melhor abaixo de 24ºc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

updates...

hoje pude contar 10 camarões, pela manhã antes de acender as luzes. não acho que está mal pois eram 15 e se 5 morreram é uma boa media para um iniciante.

agora estão bem acostumados creio mas achei melhor adicionar algum buffer para o PH pois não quero que suba, adicionei 500g de Fluval Stratum apenas na parte frontal do aquário e replantei as Montecarlo. neste momento estou a injectar CO2 e já nota-se a diferença nas plantas.

os camarões estão a ser alimentados com peletes de alga, Ebi Dama (a qual eles realmente atacam imediatamente) e Bacter AE em doses bastante reduzidas pois o mesmo é mais adequado para aquários de 100L.

IMG-2865 IMG-2875
 

comprei um alimentador como deve ser que nada mais é que uma placa de petri de vidro, isso realmente é muito muito melhor!

também adicionei uma folha de amendoeira da índia que comprei na internet, acredito que também seja positivo. fervi para retirar o excesso de Taninos.

 

no mais, não tenho nada a reclamar deste experimento!

Editado por cheff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje finalmente consegui ver praticamente todos, no total 14 camarões isto por conta do substrato Fluval Stratum que adicionei. Como devem saber adicionar substrato em um aquário já estabelecido leva ao recycling se não for realizado lentamente e com cuidado. por isto, meti uma pequena camada e replantei novamente as Montecarlo.

Plantar qualquer coisa neste substrato é mesmo muito difícil por ser muito leve, porém o resultado compensou pois agora os camarões estão muito melhor que antes.

 

IMG-2876

Finalmente, agora sim posso ver meus camarões com mais frequência que antes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais