Algas ajuda


epiliflopes

Recommended Posts

ko4T81P.jpgBoa tarde.

Depois de alguns anos sem aquario decidi voltar a montar um, mas desta vez estou com problemas relativos as algas.

O aquario mede 40x30x35 tem cerca de 2 meses só tem 1 tipo de musgo e umas plantas no solo (foto em cima)

Faço tpa 2 em 2 dias quase metade do aquario. 

Parametros 

Ph 7

No2 -   0.5

Ferro-   0

Nh4-    0.05

MG-    3

Cu- 0.1

Po4- 0.02

No3-   0.5

Sio-  1.2

 

O que poderi fazer para acabar com as algas? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas epiliflopes

Deves começar por limpar manualmente com uma escova de dentes que só sirva para o efeito,os vidros com um cartão do banco velho raspas os vidros,e depois com uma esponja limpas melhor,e a seguir uma tpa,retira todas as folhas velhas e podres,e aspira o fundo,acho que não é necessário estar a fazeres tpa,s de dois em dois dias,quanto mais se mexe mais se estraga,deixa também a natureza fazer a parte dela,o aquário ainda é muito recente deixa que ele amadureça,e só mexer quando só for necessário.

 

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas epiliflopes

Deves começar por limpar manualmente com uma escova de dentes que só sirva para o efeito,os vidros com um cartão do banco velho raspas os vidros,e depois com uma esponja limpas melhor,e a seguir uma tpa,retira todas as folhas velhas e podres,e aspira o fundo,acho que não é necessário estar a fazeres tpa,s de dois em dois dias,quanto mais se mexe mais se estraga,deixa também a natureza fazer a parte dela,o aquário ainda é muito recente deixa que ele amadureça,e só mexer quando só for necessário.

 

Saudações

Obrigado pela ajuda.

Eu ja tenho limpo com a escova dos dentes e o vidro tb o tenho limpo. Vou fazer as tpa's 1x por semana. E ver como corre. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter calma e tentares perceber,sem mexer antes de saberes o que tem que ser mudado,e quando se mexe ou mudas alguma coisa deves sempre esperar pelos resultados o que pode demorar uma ou duas semanas,é que a natureza não trabalha como nos,ela tem o seu tempo para fazer as coisas,nos é que cremos tudo para ontem.

Saudações 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Alvaro Silva disse:

Deves ter calma e tentares perceber,sem mexer antes de saberes o que tem que ser mudado,e quando se mexe ou mudas alguma coisa deves sempre esperar pelos resultados o que pode demorar uma ou duas semanas,é que a natureza não trabalha como nos,ela tem o seu tempo para fazer as coisas,nos é que cremos tudo para ontem.

Saudações 

Obrigado. 

Vou esperar e tentar perceber o motivo. 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues perceber o porquê de teres tido esse aumento de algas? Quantas horas tens a luz ligada?

Na minha opinião não devias fazer tantas TPA's. Eu sempre fiz TPA's 1 x por mês (após aquário equilibrado e ciclado).

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Ricky 1000 disse:

Consegues perceber o porquê de teres tido esse aumento de algas? Quantas horas tens a luz ligada?

Na minha opinião não devias fazer tantas TPA's. Eu sempre fiz TPA's 1 x por mês (após aquário equilibrado e ciclado).

O problema é nao conseguir saber o pk das algas. Tinha 6 horas de luz ligadas. O aquario nao apanha luz direta. Agora tive 2 dias sem luz nenhuma e diminiu um pouco. Apartir se hoje vou deixar 4 a 5 horas ligado a ver. 

Como é um aquario pequeno optei por fazer mais tpa's mas vou começad a fazer 1 por semana a ver como corre. 

 

É que antes destas algas verdes apareceram me uma castanhas que mais parecia terra em cima da árvore mas essas ja estao a desaparecer ainda era durante o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não fazem mal nenhum ao aquário, são apenas uma questão estética. Aliás elas até são beneficiais pois consomem os coisas que são prejudiciais para os peixes (amónia, nitrato e nitrito). Podes estar assim devido a vários factores nomeadamente a luz. Demora a fazer efeito cortar o numero de horas da luz. Porém pode até ser a tua água da torneira que pode estar a provocar esse aumento de algas. Testa também a agua da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ricky 1000 disse:

As algas não fazem mal nenhum ao aquário, são apenas uma questão estética. Aliás elas até são beneficiais pois consomem os coisas que são prejudiciais para os peixes (amónia, nitrato e nitrito). Podes estar assim devido a vários factores nomeadamente a luz. Demora a fazer efeito cortar o numero de horas da luz. Porém pode até ser a tua água da torneira que pode estar a provocar esse aumento de algas. Testa também a agua da torneira.

Eu uso agua de osmose. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky1000

Ricky ate te podes dar bem em fazeres TPA,s de mês a mês,mas sabes num rio ou lago na natureza ela também faz digamos as TPA,s,isto porque nos rios a água esta sempre em movimento,e nos lagos naturais a água esta sempre a entrar e a sair,o que eu quero dizer é que num sistema fechado isso não acontece,portanto é muito bom que se faça pelo menos semanalmente uma TPA,isto para que a água seija renovada e ajuda muito as plantas porque a água já em si traz alguns nutrientes que elas aproveitam,mesmo a água da torneira,a sim como aspirar o substrato retira muita porcaria que pode desestabilizar todo o sistema,e ate os peixes.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky1000

Ricky ate te podes dar bem em fazeres TPA,s de mês a mês,mas sabes num rio ou lago na natureza ela também faz digamos as TPA,s,isto porque nos rios a água esta sempre em movimento,e nos lagos naturais a água esta sempre a entrar e a sair,o que eu quero dizer é que num sistema fechado isso não acontece,portanto é muito bom que se faça pelo menos semanalmente uma TPA,isto para que a água seija renovada e ajuda muito as plantas porque a água já em si traz alguns nutrientes que elas aproveitam,mesmo a água da torneira,a sim como aspirar o substrato retira muita porcaria que pode desestabilizar todo o sistema,e ate os peixes.

Saudações 

Olá Álvaro é sempre um gosto debater contigo 😄, não tenho plantas. Porém a experiência ensina coisas diferentes ás diferentes pessoas. A tua experiência é fantástica e não ponho nada em causa (e já aprendi muito contigo e nem sabes hihihi), porém a minha experiência de ex lojista que tinha clientes que só queriam ser atendidos por mim durante anos e onde aprendemos juntos, assim como com os meus aquários, mais tudo que tenho pesquisado durante quase 20 anos de aquariofilia aprendi (na minha realidade) que quanto mais mexer pior. Um aquário bem estabilizado com o ciclo do nitrogénio bem feito teoricamente quase não necessita de mudanças de água, os elementos traço que são o que é consumido tem um consumo diminuto, porém eu pelo menos uma vez por mês mudo a agua, mesmo que os testes digam que está tudo bem. Com plantas (aqui depende das plantas) só costuma  facilitar, pois elas ajudas com a filtragem e de que maneira (nunca usei plantas que necessitam de imensa fertilização). Quantos de nós depois de uma TPA já ficamos com peixes doentes? Ou parasitas, fezes esbranquiçadas, etc etc. Eu tenho medo de fazer TPA's o aquário está tão equilibrado os peixes estão bem e não tenho mortes... Eu só quando comecei a perceber o ciclo do nitrogénio e a fazer as TPA's quando o aquário necessita, ou pelo menos uma vez por mês é que comecei a ter sucesso. Existem imensas técnicas que permitem espaçar as TPA's, já falei de algumas aqui no forum, como reactores de nitritos ou de algas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky

Sabes agora de tudo o que dissestes eu ate concordo com algumas das tuas ideias,e uma que eu digo muito aqui no fórum a muita gente é essa de mexer o mínimo que for possível num aquário,mais quando tudo esta a correr bem,muitos fazem testes por tudo e por nada,e logo ai entram em paranónia e vá de mexer em tudo,e o resultado na maioria das vezes é pior do que se não tivessem mexido,e depois de mexerem quer logo o resultado no dia a seguir.

Outra coisa é sim ah muita diferença entre um aquário com plantas,mesmo que elas seijam de baixa manutenção,para um aquário que não tenha plantas,ora aqui há uma abordagem muito diferente entre estes dois ambientes,é aqui que eu concordo contigo,mas agora deixa-me que te diga,se tu ou quem faz TPA,s mensalmente tiver um filtro bom que sabe com que pode contar,ok,e se as coisa a sim correm bem ok,tudo bom,como é costume dizer equipa vencedora não se mexe,só que aqui por vezes os aquários são pequenos,e a filtragem deixa muito a desejar,então eu digo sempre,façam TPA,s semanais,porque como nos sabemos quanto mais pequeno for o sistema mais complicado se torna com um filtro deficitário as coisa ainda são mais complicadas, ás vezes ah aqui pessoas que por terem um filtro sobredimensionado ficam preocupados que seija filtragem a mais,nunca é demais.

Outra coisa que falas é sobre depois de fazer uma tpa ficarmos com peixes doentes,sim tens razão,mas será que foi por fazer a tpa,ou já estariam doentes e depois da tpa eles mostraram que estavam doentes!!! pois,mas eu não sou contra,nem a favor de que só faz TPA,s mensais,que fique aqui que eu respeito cada um na quilo que acha melhor para o seu aquário.

Por fim ,fico muito satisfeito por já teres aprendido eventualmente comigo,pois eu também já aprendi muito aqui com muitos,e com muito menos tempo de aquáriofilia do que eu,sempre a aprender não ocupa espaço,é a falar que se faz luz.

Com muito gosto esta conversa.

Saudações  😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ricky

Sabes agora de tudo o que dissestes eu ate concordo com algumas das tuas ideias,e uma que eu digo muito aqui no fórum a muita gente é essa de mexer o mínimo que for possível num aquário,mais quando tudo esta a correr bem,muitos fazem testes por tudo e por nada,e logo ai entram em paranónia e vá de mexer em tudo,e o resultado na maioria das vezes é pior do que se não tivessem mexido,e depois de mexerem quer logo o resultado no dia a seguir.

Outra coisa é sim ah muita diferença entre um aquário com plantas,mesmo que elas seijam de baixa manutenção,para um aquário que não tenha plantas,ora aqui há uma abordagem muito diferente entre estes dois ambientes,é aqui que eu concordo contigo,mas agora deixa-me que te diga,se tu ou quem faz TPA,s mensalmente tiver um filtro bom que sabe com que pode contar,ok,e se as coisa a sim correm bem ok,tudo bom,como é costume dizer equipa vencedora não se mexe,só que aqui por vezes os aquários são pequenos,e a filtragem deixa muito a desejar,então eu digo sempre,façam TPA,s semanais,porque como nos sabemos quanto mais pequeno for o sistema mais complicado se torna com um filtro deficitário as coisa ainda são mais complicadas, ás vezes ah aqui pessoas que por terem um filtro sobredimensionado ficam preocupados que seija filtragem a mais,nunca é demais.

Outra coisa que falas é sobre depois de fazer uma tpa ficarmos com peixes doentes,sim tens razão,mas será que foi por fazer a tpa,ou já estariam doentes e depois da tpa eles mostraram que estavam doentes!!! pois,mas eu não sou contra,nem a favor de que só faz TPA,s mensais,que fique aqui que eu respeito cada um na quilo que acha melhor para o seu aquário.

Por fim ,fico muito satisfeito por já teres aprendido eventualmente comigo,pois eu também já aprendi muito aqui com muitos,e com muito menos tempo de aquáriofilia do que eu,sempre a aprender não ocupa espaço,é a falar que se faz luz.

Com muito gosto esta conversa.

Saudações  😃

Olá Álvaro 😄 Eu tenho um FX4 e um ecco pro 2234 da eheim no meu aquário de 300L. Eu construo o meu aquários a partir da filtragem, por isso falo sempre a pensar assim, sem refletir muitas vezes em filtragem inadequadas. Quanto aos TPA´s no meu caso tenho que estar a agua da torneira. Sou da Maia e esta não tem qualidade nenhuma e já sai da torneira muitas vezes pior do que a do aquário (tenho que testar antes de fazer a TPA) . Conheço uma loja da Maia (bem conhecida) que tem que recorrer á Osmose devido ás mortes que provocava (compreendes o meu medo) fora que no inicio da pandemia carregaram no cloro o que me obrigava a reforçar no Prime.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricky

Eu compreendo o teu medo,ate porque aqui ah uns anos eu quase comecei a fazer o menos TPA,s porque quase sempre que fazia uma TPA tinha que morrer um peixe,então eu acho que era a qualidade da água que não era a melhor,felizmente agora a água de Lisboa é de muita boa qualidade,e quando faço as TPA,s de verão não há problema,no inverno é que tenho muito cuidado,procuro colocar a água sempre o mais perto dos graus da água do aquário.

Com a água da tua zona é sim de ter medo de fazer uma TPA,nunca se sabe o que vai acontecer.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.