Cryptcandle - 20L


JoãogaFernandes

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

É com muito entusiasmo que regresso a estas bandas, agora com um nano!

Ainda se encontra em fase primordial de montagem. O arranque será quando regressar de férias daqui a 3 semanas, para acompanhar de perto a ciclagem.

 

Setup

1 - Nome do Aquário
Cryptcandle

2 - Data da montagem
Fim de Setembro

3 - Dimensões do aquário
35x25x23cm (20L)

4 - Equipamentos Instalados
Filtro
Fluval C2
 
Termostato
Ainda sem (nem sei se terá necessário uma vez que a divisão é quente)
 
Iluminação/Foto-período
Twinstar 30B (emprestada por um amigo que não usa. Se não for suficiente, penso comprar uma 300c)

Sistema de CO2
Ainda sem

5 - Substratos & decorações
Substrato fértil
JBL Pro Scape Plant Soil

Decorações (pedras, troncos, etc)
O que está nas fotos abaixo é de uma antiga montagem. Já não me recordo do nome. Estava muito na moda algures em 2013


7 - Fauna
Camarões terá certamente. Peixes ainda não pensei sobre o assunto.

8 - Plantas
Eleocharis acicularis mini ou Eleocharis sp. mini (não sei qual das duas é mais fácil de manter
Anúbias mana mini
????
 
 
10 - Fotos
Recebi algum material e decidi começar a interter-me com alguns layouts. Não nego a possibilidade de adquirir mais/diferentes tipos de rocha.
 
 
20210903-135803.jpg
 
 
Estou recetivo a dicas no Layout! 🙂
 
Abraço!
  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indecisões estéticas!
Fundo branco ou preto? Tem vantagens para o aquário alguma delas ou é só estético?

Como não ia aguentar 2 semanas sem o ver montado, amanha já o vou plantar 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Estás com a corda toda 😄

Pela foto parece-me que tens demasiada injeção de co2 para tão pouca água! Tens isso controlado?

Tens que começar a podar as plantas de caule e replantar para ir ampliando as moitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Tozé Nunes disse:

Estás com a corda toda 😄

Pela foto parece-me que tens demasiada injeção de co2 para tão pouca água! Tens isso controlado?

Tens que começar a podar as plantas de caule e replantar para ir ampliando as moitas.

Está sempre no verde 🙂

Vou fazer a primeira poda. Mas relativamente a esse ponto estou um pouco reticente. Posso cortar o caule em qualquer lugar? Depois é só replantar o caule que pega? Para fazer moita, replanto junto dos pés já existentes?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal!

Preciso de ajuda a escolher uma nova calha, entras estas duas da imagem. Atualmente utilizo uma Twinstar 30b, mas queria passar para algo superior a nível de lumens em virtude do plantado que tenho. Apesar de normalmente ser "quantos mais lumens melhor", tenho receio que demasiado lumen acabe por estragar.

Aqua 35x25x23
Flora:
Ludwigia sp. Mini Super Red
Rotala rotundifolia
Staurogyne species
Anubia mini mini
Eleocharis sp mini
Micranthemum species Monte Carlo
Christmas Moss

1º SeaBillion é marca fiável? Alguém utiliza?
2º Chihiros é Chihiros, mas tenho receio de ser demasiado luz
3º O facto da Seabilion ser RGB e ter modos de diurnos e noturnos atrai-me.

 

calhas.jpg

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João, 

Mais luz para quê?

Tens algum problema de crescimento? É que parece que está tudo a correr bem e não precisas de mais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

Viva João, 

Mais luz para quê?

Tens algum problema de crescimento? É que parece que está tudo a correr bem e não precisas de mais. 

Olá Vasco!

Apenas tenho receio de 680 lumens ser pouco.

Rotala e Ludwiga crescem bem. Montecarlo e Eleocharis é que demora algum tempo até ter diferenças a olho nú.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu fizeste alterações. É normal. 

O aquário parece-me estável e a flora a crescer bem, com boas cores e sem algas. Ter um pouco de mais paciência é a meu ver melhor receita que gastar dinheiro e correres o risco de começar a ter mais trabalho, principalmente com algas verdes. Obviamente dando todas as condições um acréscimo de luz vai gerar maiores crescimento. São opções. :)

Se efetivamente queres algo mais intensivo a que referes de inicio a Twinstar 300C chega e sobra.

Vê o exemplo aqui e a foto final na segunda página

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais Vasco, excelente layout o que fizeste. Adorei os apontamentos de época que foste acrescentando 😄

O problema da 300C é custar 90€ Tem 1600lumens. Com a Chihiros, por exemplo, gasto 42€, tenho 2800lumens e a capacidade para regular para quando quiser.

Lá está, há tantos argumentos válidos que depois acaba por ser difícil. Um gajo quanto mais lê, mais indeciso fica ahah

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico de iluminação dá pano para mangas e muito do que se escreve e lê tem muito de propaganda comercial

Obviamente a iluminação de um aquário é mais que lumens, mas a diferença de preço é considerável pelo que tendo a possibilidade de regular, parece uma boa opção e poupas uns trocos.

Tens essa intensidade toda mas só se for necessário.

As plantas vão crescer tanto com uma como com a outra. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas fotos de atualização!

Para os interessados, a flora:

Plano Traseiro

  • Rotala Rotundifolia
  • Ludwigia sp. Mini Super Red

Plano Médio

  • Microsorum Pteropus Windelov
  • Anubias Mini Mini
  • Althernanthera Reineckii Mini
  • Christmas Moss

Plano Frontal

  • Eleocharis Acicularis Mini
  • Micranthemun Species Monte Carlo

 

 

large.20211128_174253-01.jpeg

 

large.20211128_183608-01.jpeg

 

large.20211128_174424-01.jpeg

 

large.20211128_183558-01.jpeg

 

large.20211114_201022-01.jpeg

 

large.20211116_232751-01.jpeg

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está com bom aspeto...com belas cores e com aspeto muito saudável. 

Tem tudo para ficar um belo plantado.

Que fauna estás a pensar introduzir mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pá... que pena não dar para ver as fotografias que estão para trás. Eu não consigo, pelo menos. Mas estas dão para ter bem noção do aquário, e é incrível o que fizeste num espaço tão pequeno. Muitos parabéns!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Vasco Ferreira disse:

Isso está com bom aspeto...com belas cores e com aspeto muito saudável. 

Tem tudo para ficar um belo plantado.

Que fauna estás a pensar introduzir mais?

Obrigado! Só ainda não consegui o pearling. Mas também, daquilo que li, muito é provocado...

Relativamente a fauna neste momento tenho 8 neocaridinas var. yellow. 3 delas com ovos. 3 guppys endler red skarlet e 2 ottos. De momento é deixar a o gambódromo crescer. Eventualmente trocar os guppys por 8/10 rásboras mosquito.

 

há 24 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... que pena não dar para ver as fotografias que estão para trás. Eu não consigo, pelo menos. Mas estas dão para ter bem noção do aquário, e é incrível o que fizeste num espaço tão pequeno. Muitos parabéns!!!

Obrigado! Agora é ir podando para fazer moita. Quarta feira vai levar tesourada.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, JoãogaFernandes said:

Relativamente a fauna neste momento tenho 8 neocaridinas var. yellow. 3 delas com ovos. 3 guppys endler red skarlet e 2 ottos. De momento é deixar a o gambódromo crescer. Eventualmente trocar os guppys por 8/10 rásboras mosquito.

Eu diria uns 20, no mínimo, senão nem os vês! 🙂

Parabéns, Vai ficar um espetáculo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Vasco Ferreira disse:

Eu diria uns 20, no mínimo, senão nem os vês! 🙂

Parabéns, Vai ficar um espetáculo. 

20 não irá sobrecarregar o ecossistema, tendo em conta a litragem? Sei que são pequenos e que tenho muitas matérias filtrantes (acrescentei mais no espaço do carvão ativo), mas ainda assim, fico reticente.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/30/2021 at 3:31 PM, JoãogaFernandes said:

20 não irá sobrecarregar o ecossistema, tendo em conta a litragem? Sei que são pequenos e que tenho muitas matérias filtrantes (acrescentei mais no espaço do carvão ativo), mas ainda assim, fico reticente.

Só depois de os veres é que tens bem a noção! 😁

São minúsculos e muito tímidos. esta foto tem 10 anos, mas foi uma brincadeira low-tech que fiz. Chegou a ter 20. O aquário é mais pequeno que o teu. 

O meu "sonho" era ter um de 200l com um cardume destes peixes...deve dar um efeito visual brutal. 

478c232083dcc220ad3ae0c358cacbda.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou agora a planear montar um iwagumi de 90 cm e estou inclinado para a utilização desses peixes ou dos ember tetra exatamente por causa disso, Vasco. A minha ideia é ir enfiando lá para dentro aqueles que encontrar. Espero conseguir esse efeito de que falas. A alternativa era os red nose, pela maneira como se agrupam, mas como crescem mais teria que usar um menor número de animais…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos 😄

 

Bem. Um dos lemas da aquariofilia que aprendi há uns anos atrás foi: Faz as coisas com calma e avança só quando tiveres o material todo. Acho que errei na escolha do filtro. Não é que não faça o trabalho. Porque faz e é excelente! Mas é que um gajo nunca está contente com o que tem... Então queria introduzir filtro externo com lily pipes, por algumas razões:

- Mais fácil de fazer manutenção

- Mais espaço atrás para fechar o plantado

- Esteticamente mais bonito

- Poder adicionar skimmer

Face a isto, que filtro externo recomendam?

Estava a pensar num Oase 60. Mas existem outras opções como NFC, Eheim e Sunsun. Opiniões?

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.