O meu inicio na Aquariofilia - primeiro aquário


euandre

Recommended Posts

Boa tarde. Recentemente comecei a ter o bichinho do mundo da aquariofilia. Tenho lido muitas coisas nas últimas semanas para tentar perceber o mínimo aceitável para não cometer erros agora na fase inicial. Mas vou precisar da ajuda dos entendidos aqui do fórum :my_tongue:

Isto é o que tenho em mente para já:

Aquário: Ila EUROPA 60X40X40cm (a qualidade é boa?)
Filtro: Sicce Space Eko 100
Termóstato: Sicce Scuba 100

Em termos de luzes ainda não vi grande coisa. Gostava de ter plantas verdadeiras no aquário, aceito sugestões tanto para as plantas como para as luzes.

Em relação aos peixes já vi que um Beta macho num aquário comunitário é para esquecer, portanto esse erro não vou cometer. São peixes lindos, talvez mais tarde num aquário próprio só para um.

Gosto dos Tetras, Gourami, Neon, Danios, Guppys. Enfim, há muita escolha. Além da temperatura da água e do pH o que mais se deve ter em atenção para a compatibilidade destes peixes no mesmo aquário?

 

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá 

Sugiro que coloques tetras com um tamanho semelhante ao do néon, pois caso contrário podem ser comidos. Para teres uma noção de espécies compatíveis com o néon visita este site: https://modestfish.com/neon-tetra-tank-mates/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tomás, já estive a dar uma vista de olhos, sem dúvida muito útil.

Entretanto lembrei-me de um possível problema em relação ao filtro. O móvel que vou comprar tem a mesma medida que o aquário, ou seja não sobra espaço para "pousar" o filtro externo atrás do aquário por exemplo. Será melhor optar por um externo tipo mochila? Quais as melhores opções neste tipo de filtros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro externo costuma ficar mais baixo que o aquário. Nos moveis próprios a parte de baixo do móvel é onde fica o filtro.
O melhor filtro é o que lhe der mais jeito, para limpar. De seis em seis meses, ou mais tarde.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas euandre

Os filtros externos ficam sempre dentro do armário do móvel do aquário,portanto pousado no chão do armário,olha deixo te aqui a quantidade de filtros externos.

https://www.proaquarium.net/filtros-externos-1?page=3  

 

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/09/2021 at 17:02, euandre disse:

Boa tarde. Recentemente comecei a ter o bichinho do mundo da aquariofilia. Tenho lido muitas coisas nas últimas semanas para tentar perceber o mínimo aceitável para não cometer erros agora na fase inicial. Mas vou precisar da ajuda dos entendidos aqui do fórum :my_tongue:

Isto é o que tenho em mente para já:

Aquário: Ila EUROPA 60X40X40cm (a qualidade é boa?)
Filtro: Sicce Space Eko 100
Termóstato: Sicce Scuba 100

Em termos de luzes ainda não vi grande coisa. Gostava de ter plantas verdadeiras no aquário, aceito sugestões tanto para as plantas como para as luzes.

Em relação aos peixes já vi que um Beta macho num aquário comunitário é para esquecer, portanto esse erro não vou cometer. São peixes lindos, talvez mais tarde num aquário próprio só para um.

Gosto dos Tetras, Gourami, Neon, Danios, Guppys. Enfim, há muita escolha. Além da temperatura da água e do pH o que mais se deve ter em atenção para a compatibilidade destes peixes no mesmo aquário?

 

Obrigado desde já

Boas o meu aqua 120x50x50 é da Ila e é TOP. Podes por esses peixes que queres todos. Deves ter em atenção o tamanho dos peixes em adulto e a tua capacidade de filtragem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem hoje finalmente estava a montar o aquário e neste momento sinto-me a pessoa mais burra do mundo porque não estou a conseguir perceber como é suposto instalar o filtro Sicce Space Eko 100. 

Não era suposto trazer dois tubos maleáveis? A caixa só refere 1 mas não faz sentido. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tubo vinílico deve ser cortado de acordo com a tua necessidade. Um concelho que dou é de estudares bem a posição do filtro de forma a cortares de acordo com a o que necessitas. Não te limites a cortar ao meio como indicam em muitos sítios pois podes ficar com o tubo curto para um lado e comprido para o outro.

Este vídeo deve ajudar

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Ricky 1000 said:

O tubo vinílico deve ser cortado de acordo com a tua necessidade. Um concelho que dou é de estudares bem a posição do filtro de forma a cortares de acordo com a o que necessitas. Não te limites a cortar ao meio como indicam em muitos sítios pois podes ficar com o tubo curto para um lado e comprido para o outro.

Este vídeo deve ajudar

 

Muito obrigado! Eu sempre tinha razão para me estar a sentir burro. Já está o filtro instalado! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a primeira foto do aquário. Tentei fazer algo simples, mas que estivesse ao meu gosto. Acabei por meter apenas JBL Manado como substrato, não sei se vai ser suficiente para as plantas. 

Tenho que dar uns toques no substrato para ficar mais uniforme em termos de altura. 

IMG-20211019-190810.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem começo a achar que comecei com o pé esquerdo. Algumas folhas das plantas estão a morrer. O mais certo é acabarem por morrer todas certo? Pensei que só com o JBL Manado daria para elas se aguentarem...

H2ArOZ7.jpgwCQGRFR.jpg

 

E em relação aos valores do aquário (já percebi que estes testes não são super fiáveis mas pronto), tendo em conta que os nitritos estão a aumentar, suponho que o ciclo esteja em progresso. Tenho o GH muito alto. O que posso fazer para baixar?

jc8Pmtp.jpgHENFcJb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar o setup completo do que tens aí? 

On 05/11/2021 at 14:07, euandre disse:

Bem começo a achar que comecei com o pé esquerdo. Algumas folhas das plantas estão a morrer. O mais certo é acabarem por morrer todas certo? Pensei que só com o JBL Manado daria para elas se aguentarem...

O Manado é um substrato pobre em nutrientes. Além disso é muito leve o que não ajuda a suster as plantas. Para já isso não é grande problema mas mais tarde se tiveres fauna que remexa no fundo vais ter problemas. É normal as plantas perderem algumas folhas na transição do seu estado emerso para imerso. Ainda para mais num sistema biológico que está ainda a estabelecer-se. Devias alisar mais o solo para evitar zonas mais fundas onde a "porcaria" tem tendência a ficar. 

Em relação á disposição da entrada e saída de agua do filtro, devias ter ambos colocados numa das laterais para que a circulação de agua se faça por igual por todo o aquário. E podes encher mais o aquário, basta deixar 1 a 2 dedos livres  😁

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/6/2021 at 11:45 PM, Tozé Nunes said:

Podes colocar o setup completo do que tens aí? 

O Manado é um substrato pobre em nutrientes. Além disso é muito leve o que não ajuda a suster as plantas. Para já isso não é grande problema mas mais tarde se tiveres fauna que remexa no fundo vais ter problemas. É normal as plantas perderem algumas folhas na transição do seu estado emerso para imerso. Ainda para mais num sistema biológico que está ainda a estabelecer-se. Devias alisar mais o solo para evitar zonas mais fundas onde a "porcaria" tem tendência a ficar. 

Em relação á disposição da entrada e saída de agua do filtro, devias ter ambos colocados numa das laterais para que a circulação de agua se faça por igual por todo o aquário. E podes encher mais o aquário, basta deixar 1 a 2 dedos livres  😁

O aquário é de 60cmx40cmx40cm. 

Luz: Twinstar Light 60B

Filtro: Sicce Space Eko 100 +

Termóstato: Fluval M200W

Plantas: 

- Cryptocoryne beckettii 'Petchii' 

- Bucephalandra Kedagang

- Eleocharis sp. Mini

- Staurogyne Repens

Entretanto no fim de semana novo problema. Manchas castanhas que pelo que percebi serão algas. O que fazer para resolver isto? 

O aquário foi instalado dia 18 de Outubro e costumo ter a luz ligada 5h/6h por dia e tenho cuidado para não incidir luz solar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada demais.

Ir fazendo umas TPAS e acrescentar mais flora.

No inicio é ir tendo paciência, dar amor e carinho e esperar que a coisa estabilize.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.