O meu primeiro Aquario - 60Lts (inexperiente)


plameirao77

Recommended Posts

Olá a todos

Vou partilhar passo a passo a minha nova experiencia, pode ser que ajude alguem num futuro.

 

FASE actual - DECISÃO - Estou na fase de decidir o que quero e ainda tenho algumas dúvidas.

Ideias definidas:

  • Aquario de agua quente
  • Ciano Aquário Aqua 60 Led (72€)
    • Dimensões (CxLxA)60 x 30 x 33,5 cm
    • Equipamentos Incluídos
      1 Filtro biológico CFBIO150 Ciano®;
      1 Sistema de Iluminação LED CLA60 Ciano® (8W – 18VDC);
      1 Conversor LED (18VDC);
      1 Bomba de água 260 l/h;
      1 Aquecedor 50W/100W (consoante o modelo)
      1 Dose WATER CLEAR L” Ciano®;
      1 FOAM L” (esponja) 30PPI Ciano®;
  • Localização
    • Sala de estar onde não incide luz direta
  • Altura do aquario ao chao
    • DUVIDA: Ou fica a 40 cms do chão ou terei de comprar um movel proprio (+50€)
  • Substratos - Cor cinzento e preto
    • DUVIDA: Não faço a minima ideia qual o tipo de produto a comprar
  • Efeitos - Um tronco e algo com um tunel / buraco com tons de cinzento/preto
    •  DUVIDA: Deve ser inserido logo que se inicia o enchimento do aquario com agua?
  • Plantas - Naturais
    • DUVIDA: Não faço a minima ideia de que plantas devo comprar nem se devem ser colocadas no momento 0

Enquanto estou na fase de decisões, também estou a tentar perceber o ciclo do azoto, nitritos e nitratos.

Para o momento 0 entendo que preciso de ter testes. Quais? PH? mais? Há algum aparelho tipo termometro.

Relativamenteo ao tipo de peixes que vou ter, ainda não é o momento. Não considero critico nesta fase.

Ultima duvida, do que me estou a esquecer?

 

Obrigado a todos

PL

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas plameirao 77

Bem vindo ao fórum.

Ao adquirires um kite ele de facto já traz tudo pronto para montar,só que com o tempo vais ver que vais ter que gastar novamente mais dinheiro porque esse material não se ajusta,e quando começas a perceber como tratar de aquário,e teres as plantas que tu queres,começas a ver que o que tens que veio no kite não dá,então o que foi barato,vai-se tornar caro.

Sim,quando se monta o aquário deve-se plantar logo as plantas,e quanto mais melhor que é para as plantas absorverem os nutrientes e não haver algas.

O ciclo do azoto é depois de montares todo o aquário e colocares a água,tens que por tudo a trabalhar,luz a acender normalmente para as plantas,tudo,vais dia sim dia não colocares um pouco de comer de peixes,muito pouco,durante pelo menos as duas primeiras semanas,o ciclo em geral dura 30 dias +ou-,mas isto tudo sem colocares peixe algum,os peixes só podem começar a entrar a quando o ciclo terminar,dois ou três com espaços de pelo menos uma semana,que é para o filtro criar bactérias suficientes para dar conta do recado.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se leres bem o que eu escrevi ontem eu falo disso,comprar um kite na maioria das vezes o que se salva é o aquário,e talvez a luz se for para plantas de baixa manutenção,o resto é para substituir na maioria das vezes,o filtro é um exemplo disso,esse filtro é um interno que na maioria das vezes não dá para nada,agora esse é mais um para comprar e colocares o interno no armário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Altura do aquario ao chao
    • DUVIDA: Ou fica a 40 cms do chão ou terei de comprar um movel proprio (+50€)
      --- O áquario deve ficar a uma altura que ache boa de observar. Ajuste a altura a seu gosto.
    •  
  • Substratos - Cor cinzento e preto
    • DUVIDA: Não faço a minima ideia qual o tipo de produto a comprar
      --- Como quer ter plantas não deve optar por um substrato muito fino. O substrato deve dar espaço para as raízes das plantas circularem. De 3mm para cima. Escolha a gosto, ou a bolso.
      --- Como quer ter plantas deve colocar, pelo menos, um pouquinho de terra. Pode ser terra própria ou, terra seca apanhada da rua desde que coloque antes de introduzir os peixes e depois faça o ciclo de azoto, é seguro.
  • Efeitos - Um tronco e algo com um tunel / buraco com tons de cinzento/preto
    •  DUVIDA: Deve ser inserido logo que se inicia o enchimento do aquario com agua?
      --- A decoração e as plantas devem ser colocadas logo.
  • Plantas - Naturais
    • DUVIDA: Não faço a minima ideia de que plantas devo comprar nem se devem ser colocadas no momento 0
      --- Deve escolher plantas que não necessitem de CO2, e que precisem de pouca luz. Na minha experiência essas são as mais resistentes.
      --- Bucephalandra é a minha planta preferida. Anubias
      , e Vallisneria também recomendo, nessa mesma ordem.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro coloque o substrato,
depois as decorações,
depois um pouco de agua até quase a altura do substrato,
depois as plantas.
Quando estiver tudo posicionado como gosta,
encha o aquário,
coloque o filtro a funcionar e aguarde pelo menos uma semana.
Se colocou terra, a agua vai ficar "suja", não faça troca de agua deixe ela clarear por si própria.
Quando conseguir ver a parte de trás do aquário é seguro.
Só coloque os peixes no final do ciclo do azoto,
faça a aclimatação dos peixes,
se for colocar varias espécies, vá colocado uma espécie por semana.
Não entre em pânico quando morrerem alguns peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª Fase terminada

Aquario 60LT + Filtro interior + LED

Substrato JBL Manado DARK e algumas pedras brancas para fazer contraste mas quantidade pequena

Troncos finos de arvore seca proprios +  2 efeitos (rocha e ponte com castelo)

 

4 plantas compradas em: https://www.acuarioplantado.com/

Ceratophyllum demersum (Cola de Zorro) + Christmas Moss + Hottonia Palustris + Vallisneria nana

(colocadas nas zonas respectivas e próprias

 

Filtro a funcionar sempre + Luz a funcionar 12 + bomba de ar dupla a funcionar algumas horas (deve servir mais como efeito do que ajudar algo mas é uma opção minha)

 

Produtos adicionados: Condicionador + baterias (stability) durante 7 dias

 

EM FALTA:

  • Não coloquei as cerânmicas no filtro. Não sabia que era preciso, hoje ja vou comprar e meter dentro do filtro
  • CARVAO - Nao tenho... nao sei se já faz falta.... vou aguardar

 

A agua ficou um pouco turva mas tb sei que é normal.

 

Resultados do 1º teste:

PH = 7,6

NO2 = 0

NO3 = 0

 

Gh = < 3

Kh = 10d

 

Cl = 0,8

 

Não sei mt bem intrepertar os resultados... mas vou aguardar pela evolução de cada um dos parametros.

 

Colocarei fotos depois quanto tiver oportunidade de perceber como se faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, uma pequena ajuda! Filtro funcionar sempre e bem, so se para quando ha manutencao ou trocas de agua! Comba de ar, como tu disstes, e opcao tua, mas nao te faz falta a menos que notes pouco oxigeneo na agua (notas quando tiveres peixes e eles andarem sempre a superficie).

Luz pelo que vi meteste 12h, se sim, e demasiado! O aqua esta agora a arrancar, vai dar algas na certa... Eu deixaria para comecar umas 6h e ia aumentando ate as 8 no maximo ao longo do mes. Testes, para ja nao te preocupes, eu deixava isso umas duas ou tres semanas, e depois logo me preocupava com testes. Ceramicas no filtro, quantas mais melhor, o carvao so faz falta se por algum motivo tiveres de por medicacao na agua, depois do tratamento o carvao retira o medicamento que ficou na agua.

Eu nao sei como tens o filtro agora, se tens so esponja ou assim, mas se for esse o caso e a retirares para por as ceramicas, na minha opiniao conta os "30 dias" do ciclo apenas quando tiveres as ceramicas postas. Nao tenhas pressa de meter bicharada la para dentro... Ja agora, se quando puseres peixes vires que comecao a morrer, "assusta-te", pois so e "normal" morrerem se fizeres alguma coisa mal...

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.