Bettas de linhagem


Guiomar

Recommended Posts

Boa tarde, adquiri há pouco tempo 2 machos plakat koi Nemo. Queria iniciar a criação desta linhagem. O problema é que é difícil encontrar quem crie esta linhagem em Portugal para poder comprar fêmeas para estes machos. Alguém sabe onde posso adquirir fêmeas desta linhagem? Ou se dá para cruzar com outra linhagem e depois iniciar um longo processo de purificação dos genes? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/08/2021 at 16:32, Guiomar disse:

Boa tarde, adquiri há pouco tempo 2 machos plakat koi Nemo. Queria iniciar a criação desta linhagem. O problema é que é difícil encontrar quem crie esta linhagem em Portugal para poder comprar fêmeas para estes machos. Alguém sabe onde posso adquirir fêmeas desta linhagem? Ou se dá para cruzar com outra linhagem e depois iniciar um longo processo de purificação dos genes? 

Olá. 

Cruzar dá sempre, o problema é que misturando 2 genes distintos, vai obter uma mistura ainda maior e apurar depois a linhagem vai dar imenso trabalho. Serão muitas ninhadas para tirar 1 ou 2 peixes que se enquadrem na descrição do que é um Koi Nemo, mas com trabalho e preserverança tudo se consegue. 

Outra coisa que quero alertar é a situação da criação em si. Não sei se tem experiência ou não na criação de bettas, mas a criação acarreta alguns problemas que normalmente a malta se esquece. Facilmente as ninhadas são de números enormes (mais de 100 alevins facilmente). Depois tem o "problema" de alimentar esses alevins todos e a seguir quando os machos se começam a distinguir das fêmeas, ter a logística para acomodar os machos todos em recipientes individuais. 

Na Associação portuguesa do Betta splendens e selvagens (geral.apbetta@gmail.com), com certeza, que lhe fornecerão o contacto de criadores dessa linhagem em Portugal.

Alguma dúvida estamos ao dispor.

 

  • Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim, sabia disso porque pesquisei bastante. Tenciono alimentá-lo com naupulos de artemia também conheço o nobil fluid artemia da JBL e estava a pensar em dar isso de início se não me der bem em cultivar a artemia. Já uma vez criei com um casal de bettas e utilizei a artemia como alimento de início e correu bem. O único problema foi depois ter os peixes todos em copos. Mas já tenho pensado bem na situação e vou tentar com caixas grandes mas baixas e vou fazer compartimentos com acrílico para separar cada peixe e cada caixa vai ter um filtro que vai fazer circular a água pelos compartimentos todos. Espero que dê certo. Espero também depois ter uma boa saída dos peixes para não ficar superlotada. Estou a pensar iniciar com os halfmoon plakat koi Nemo ou com outro. O que acha? Tenho 6 machos e tenho 8 fêmeas. Mas não sei bem de que linhagem são. Tenho um que é longtail, 2 são halfmoon, outro é halfmoon dubletail e tenho 2 halfmoon plakat koi nemo. As cores é que não sei dizer as mutações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 30/08/2021 at 16:21, Guiomar disse:

Sim, sabia disso porque pesquisei bastante. Tenciono alimentá-lo com naupulos de artemia também conheço o nobil fluid artemia da JBL e estava a pensar em dar isso de início se não me der bem em cultivar a artemia. Já uma vez criei com um casal de bettas e utilizei a artemia como alimento de início e correu bem. O único problema foi depois ter os peixes todos em copos. Mas já tenho pensado bem na situação e vou tentar com caixas grandes mas baixas e vou fazer compartimentos com acrílico para separar cada peixe e cada caixa vai ter um filtro que vai fazer circular a água pelos compartimentos todos. Espero que dê certo. Espero também depois ter uma boa saída dos peixes para não ficar superlotada. Estou a pensar iniciar com os halfmoon plakat koi Nemo ou com outro. O que acha? Tenho 6 machos e tenho 8 fêmeas. Mas não sei bem de que linhagem são. Tenho um que é longtail, 2 são halfmoon, outro é halfmoon dubletail e tenho 2 halfmoon plakat koi nemo. As cores é que não sei dizer as mutações.

Guiomar

Normalmente as criações d ebettas quando correm bem, facilmente ultrapassam os 100 indivíduos, portanto, boa sorte a conseguir separar as "crianças" todas (neste caso os machos).

O NovoFluid da JBL, para mim tem um grande senão. Suja imenso a água e no inicio de vida, os alevins comem muito mais facilmente os nauplios, até porque mexem e eles como predadores que são, vão comer de certeza.

Saída dos peixes, é outro problema, mas fica ao critério de cada um.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais