Lago Cimento - Opiniões e Duvidas


Recommended Posts

Bom dia amigos

Aquando da construção da casa insisti como empreiteiro para em vez de uma área de deck fizesse um lago na entrada... 😎

Esteve a "curar" cerca de 2 meses, Março e Abril, foi levando umas lavadelas para se ir mantendo molhado e não vejo fissuras.

Agora com 1 semana de repouso depois de quase 6 semanas de agua sempre a correr, de mina, as perdas são minimas e creio que de evaporação.

Fiquei satisfeito com a troca e penso ter ficado interessante, contudo, não fiz analises preliminares à agua que tenho disponível e gostaria das vossas opiniões para os retoques finais.

large.20210809_194900.jpglarge.20210809_194849.jpg

O objetivo será Kois e plantas para isso fiz dois patamares, en cima com 45 cm de coluna de agua e em baixo 140cm.

Plantas das mais variadas desde oxigenantes, nitrificantes e outras que contribuam para a estabilidade do lago

Volume total de agua cerca de 17000lts

Sistema de filtragem estou a pensar num Oase Screenmatic 2 60000, contudo não está fechado e se houverem opiniões interessantes agradeço.

Depois a agua... aqui é que fico a pensar!

Tenho uma mina muito perto que tem imensa agua e posso perfeitamente ter sempre renovação de água, agora a questão, é aconselhável?

Os parâmetros da agua:

Nitritos e Nitratos - 0

PH - 6.3, baixo...

Dureza total - 38 mg/L CaCO3 (analise físico-química) e fiz também teste de banda e o GH e KH são muito baixos...

large.20210809_200056.jpg

Gostaria a vossa opinião de como gerir estes dois parâmetros se colocando no layout pedra calcaria ou se poderei instalar as koi nestes parâmetros.

 

Por agora será tudo, em breve falaremos sobre a cascata na parte superior, no skimmer em baixo do lado direito, etc etc etc..

 

Abraço

Fábio Machado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se deve isolar sempre o interior de um lago de cimento com qualquer coisa como, por exemplo, tinta impermeabilizante, tela, ou outra coisa qualquer. Não tenho muita informação acerca de lagos de cimento, mas penso que é porque a água vai absorver minerais do cimento e a estrutura também vai sofrer mais desgaste por estar sempre saturada de água, além de que cimento é mais difícil de limpar e por ser um material poroso tem mais tendência a ficar manchado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Penso que se deve isolar sempre o interior de um lago de cimento com qualquer coisa como, por exemplo, tinta impermeabilizante, tela, ou outra coisa qualquer. Não tenho muita informação acerca de lagos de cimento, mas penso que é porque a água vai absorver minerais do cimento e a estrutura também vai sofrer mais desgaste por estar sempre saturada de água, além de que cimento é mais difícil de limpar e por ser um material poroso tem mais tendência a ficar manchado.

consegues dar alguma referencia desses materiais impermeabilizantes que não sejam problemáticos para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse, não tenho muita informação, mas procura algo que seja próprio para lagos de alvenaria ou que seja próprio para água potável. Convém que seja um material elástico. Vê se este tópico ajuda:

Deixo aqui a secção de uma loja online especializada mais para lagos, que vendem um produto para esse efeito: https://www.jardimaquatico.pt/construcao_lagos/revestimento_impermeabilizante/f-104

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 18/08/2021 at 10:07, JoseCarlosMarques disse:

Tinta para piscina deve servir, em teoria, não?

Não sendo classificada para água potável, muito provavelmente pode não ser compatível com peixes.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Não sendo classificada para água potável, muito provavelmente pode não ser compatível com peixes.

Tens razão. Mas julgo existir um material que serve esse propósito... vi isso algures aqui num post.

 

Cá está. É um post do @Paulo Sáhttps://www.aquariofilia.net/forum/topic/262440-lago-gouveia-serra-da-estrela-retomar-anos-depois-o-tópico-lago-iniciar-um-projecto-do-zero/?tab=comments#comment-1438632

"Deitei fora (e esqueci) a tela plástica e optou-se agora pelo cimento e uma argamassa de impermeabilização."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...