Aquário Nano Plantado Low-tech


Recommended Posts

Olá a todos!

Estou com a intenção de montar um pequeno aquário com plantas low-tech para abrigar um Betta. Já tive aqua-terrario de tartarugas e apenas jogava alguns tetras e platys para complementarem a alimentação das tartarugas, portanto me considero iniciante na criação de peixes e plantas.

Já li alguns posts aqui no fórum e também pesquisei em outras fontes, mas algumas dúvidas persistem, e por isso busco a opinião e conhecimento dos mais experientes.

Minha ideia é montar um aquário entre 20 e 30l. Pelo que pesquisei, o ideal seria uma luminária de 400 a 600 lumnes (20 lumens por litro), com uma coloração de 6000 a 8000 kelvins, de LEDs SMD (como o aquário é para Betta, sua altura não deve ultrapassar 25cm), e deve ficar ligada 6h por dia. Essas iformações estão correctas?

Estou com muito medo de algas! No aquário das tartarugas tive problemas com algas, e até desmontar o aquário (e me mudar do Brasil para Portugal) não consegui me livrar delas. Assisti vários vídeos e li diversos posts com relatos de iniciantes com aquários plantados que tiveram ou estão tendo problemas com algas, e pelo que percebi, as algas aparecem quando existe excesso de nutrientes na água. Para evitar que esse pesadelo volte, pretendo utilizar substrato inerte e colocar fertilizante na água, assim, se as algas aparecerem, consigo diminuir a quantidade de nutrientes. Esse raciocínio está correcto? Vocês têm mais alguma dica para combater as algas?

Tenho mais um milhão de dúvidas, a medida que essas questões forem discutidas, vou postando novas dúvidas!

Gostaria de elogiar o trabalho de vocês e agradecer a oportunidade de participar dessa comunidade. Espero que minhas dúvidas possam ajudar outros inciantes e que mais pra frente eu possa contribuir com o aprendizado!

Melhores cumprimentos,

Ana

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana 

Bem vinda ao Fórum.

O aquário do beta ate pode ser mais alto,pode-se é colocar a linha de água mais baixa.

Vais precisar de um filtro,e de um termostato de 50w,o filtro pode ser um filtro de mochila que não mexe muito a água que os Bettas gostam de águas quase paradas.

As plantas de baixa manutenção tens muitas por onde escolheres,é a sim,se colocares muitas plantas elas vão consumir os nutrientes e não deixar que as algas se desenvolvam,em ambientes marinhos há sempre algas,nos aquários é a mesma coisa,só que elas por vezes são tão escassas e a gente não as vê,mas elas estão lá,por isso é que quanto mais plantas houver no aquário,menos algas,esta é a melhor forma de combater as algas.

Não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto,pois este pode demorar 30 dias +ou-,e fazeres o ciclo sem peixes com tudo a trabalhar.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Alvaro!

 

Não esperava uma resposta tão rápida, obrigada por isso! Agradeço também as boas vindas!

Ainda não entrei no tópico do filtro e do termostato para o post não ficar muito grande e também para não ficarem muitas perguntas (o que poderia ficar confuso), mas não se preocupe, sei da importancia de um bom filtro e uma água na temperatura certa!

Tenho dúvidas também a respeito do aquário! Cheguei do Brasil recentemente e não conheço as marcas e lojas de aquarismo Portuguesas... Vi que na seccção de NANO AQUA foram sugeridos kits da AQUAEL (me apaixonei por esse SHRIMP SET DAY&NIGHT - https://www.aquael-aquarium.co.uk/produkty/aquaristics/nowosci-en/shrimp-set-daynight/ ), mas estou com medo da luminária ser fraca... O que acham? A luminária é boa? O Filtro e termostato parecem suficientes.

  • Complete set
  • Provides ideal conditions for plants, shrimps and small fish 25X25X30cm
  • Leddy Smart Day & Night 4.8W lighting
    – 3 lighting modes: DAY / DAYBREAK / NIGHT
  • Turbo Mini Filter
    – 320 l / h
    – Efficiency, aeration and water flow direction adjustment
  • Fix 2 automatic heater 50W
    – Smart Heating System – adjusts the heating power to surrounding conditions

Sobre as plantas, vou escolher algumas (no máximo 5 especieis) dentre essas:

  • Glossostigma elatinoides (carpete)
  • Hygrophila pinhatifida (próximo ao tronco, sombras)
  • Cyperus helferi (Fundo do aquário)
  • Hydrocotyle tripartida mini (carpete e tronco)
  • Microssorum pteropus tropica (amarrar no tronco)
  • Mayaca sellowiana (Fundo do aquário)
  • Monosolenium tenerum - Pellia (meio do aquário)
  • MICROSORUM PTEROPUS WINDELOV (meio do aquário)
  • Anubias barteri var. nana (meio aquário, tronco)

A idéia é colocar uma raiz ou tronco pequeno, fazer um carpete em volta dele, prender algumas plantas nele, e fazer uma pequena floresta atrás dele, para que o betta prefira ficar sobre as folhas da floresta. A floresta seria um abrigo para possível camaões... o que é outra dúvida: se eu criar um abrigo para camarões e caracois, posso tê-los no mesmo aquário que o Betta?

Bem, são muitas dúvidas... hehehe

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana,eu nesta escolha tua deste aquário que ate e bonito não vou dizer nem que sim,nem que não,para um Betta ate não esta muito mal,sobre a luz não falo naquilo que não sei,sobre o filtro que esse aquário traz não vale nada como filtro,e aqui vais ter que gastar a dobrar,porque vais ter que comprar outro filtro este como eu disse de mochila,e para isso vais que tirar a tampa do aquário.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

Sim o princípio era isso,pouco espaço ou nenhum para colocar mídias ,o ter gatos,e ter aquários sem tampas é um pouco problemático nunca se sabe quando eles não vão fazer estragos.

Sobre o filtro,uma vez que é para Betta é capaz de dar,tens é que fazeres mais vezes a manutenção ao mesmo.

Força com o projecto,e que tudo corra bem.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

Efetivamente o filtro é fraquinho. Tenta comprar um filtro de "mochila" que fica do lado de fora do aquário, pendurado no vidro. Adequa-o à litragem do aquário, e que tenha espaço para as matérias filtrantes.

Quanto às plantas, querendo montar um low-tech tens de esquecer as plantas de tapete.

  • Glossostigma elatinoides (carpete)
  • Cyperus helferi (Fundo do aquário)
  • Hydrocotyle tripartida mini (carpete e tronco)

Estas à partida serão difíceis para vingar no tipo de aquário que pretendes montar.

Fora isso, o aquário é bem bonito e a iluminação serve perfeitamente para algo não muito complexo.

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi @Vasco Ferreira,

Obrigada pela resposta!

 Preciso que o aquário seja tampado (tenho 3 gatinhos), e por isso não teria como prender o filtro de mochila no vidro.

Hoje encontrei um petshop que vence aquários, e acredito que encontrei uma solução! Esse biobox é um filtro interno que possui um volume para colocar as mídias bem maior que o filtro de mochila .

Biobox

Também percebi que mesmo os aquários plantados possuem uma folga entre a tampa e o aquário para passagem dos fios e maneiras do filtro interno. Parece que essa abertura é suficiente para colocar o hang-on!

Vou ficar essas plantas da minha lista, obrigada pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana Luiza

O que podes fazer para colocares um filtro de mochila é ires a um vidraceiro e cortar um pouco do vidro onde vais colocar o filtro,isto sem prejudicar o abrir e fechar da tampa.

A minha opinião sobre as Biobox como filtro não são das melhores coisas,alem de ocupar muito espaço,e para manutenção não é dos melhores,ao contrario dos filtros de mochila são extremamente fáceis de limpar.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi @Alvaro Silva,

 

Obrigada pelo aviso! Achei que por ter maior espaço para as mídias que o hang-on, a biobox seria uma boa opção.

Mas você é quem entende do assunto! Se diz que o hang-on é melhor, vou tentar adequa-lo ao layout do aquário. Obrigada pelo alerta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hang-on é efetivamente melhor por três principais razões:

- não retira espaço dentro do aquário

- é mais fácil a manutenção.

- muito mais estético

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Malta!!!

Obrigada pelas respostas! Fiquei todo esse tempo pesquisando o mercado de aquariofilia. Conheci as principais marcas de aquários, filtros e luminárias.

Eis minhas conclusões:

  1.  Comprar um kit com aquário + filtro + luminária: o custo/benefício do kit é bem melhor que comprar tudo separado (a princiapl razão é encontrar um aquário com tampa), mesmo sendo necessário comprar uma lampada extra e mídias para o filtro. Portanto optei por comprar um kit, comprar uma luminária extra, e comprar as mídias dos filtros. Essa opção só é viável porque vou criar apenas 1 betta e plantas low-tech, sem CO2 e sem substrato fértil, ou seja, algo muuuuuuuiiiiitoooo simples, para iniciante.
  2. Hang-on x biobox: Apesar da biobox ocupar espaço dentro do aquário, alguns kits vêm com o biobox embutido no aquário (ele não pode ser retirado), ele oferece um espaço enorme pras mídias, bem maior que o hang-on. Sobre a facilidade de limpeza, a utilização de sacos ou cestas para armazenar as mídias facilita a manutenção da biobox. Como a biobox está embutida no aquário, esteticamente ela fica "invisível". Assim, em comparação com o hang-on, a biobox continua tendo o problema de ocupar espaço no aquário. Portanto fiquei entre esses modelos:
    1. Aquário Evolution Shadow Grey:
      Dimensões: 40 x 35 x39 cm = 37L
      Filtragem: Hang-on com bomba ajustável de circulação de 500 L de capacidade por hora, Filtragem por Evomat-combi, Evofoam, Bioballs y Bioring small
      Iluminação:  2 x Evolux PL11 watt 6500K° lâmpada fluorescente, Moonlight 2 LED’s
      URL: https://aquatic-nature.be/pt/product/agua-marinha/aquarium-marine-pt/aquarium-evolution-marine-pt/aquario-evolution-shadow-grey/
       
    2. Aqua One AquaNano 30
      Dimensões: 40 x 40 x 40 cm = 55L
      Filtragem: Biobox com bomba de 500L/h, heater 50W (cabe dentro do Biobox), mídias biológicas e esponjas
      Iluminação: LED 11W
      Manual: https://www.aquaone.co.uk/documents/56162.pdf
      URL: 

CONCLUSÃO:  Estou em dúvida sobre o filtro.... e na verdade estou em dúvida entre os kits abaixo (reforço que pretendo comprar mais uma luminária e mais mídias para o filtro, principalmente mídias biológicas). Vou continuar pesquisando, procurando reviews e opinião de quem já utiliza os kits há algum tempo.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, peço desculpa Ana, você está a viver em Portugal? Em Lisboa? 

Eu aconselhava a procurar lojas especializadas de aquariofilia e não petshops, supermercados, etc.... em termos de qualidade, preços e aconselhamento nada tem a ver uma coisa com a outra, é em Lisboa há várias especializadas. 

Os kits ao contrário do que estás a dizer são pior opção do que comprando separado.... Não estou a perceber onde foste buscar informação contrária. 

Um aquário por exemplo mandas fazer à medida que quiseres numa vidreira, com tampa ou sem tampa. 

Biobox é péssimo e uma opção super fora de moda, já não se usa, ocupa imenso espaço e são ineficazes.... 

Estás a ir pelo caminho errado....🤷‍♀️😉

Tenho gatos em casa, nunca tive problemas com aquários sem tampa, o Vasco aconselhou-te e bem com um filtro hang-on, desde que o aquário seja pequeno. Os gatos não mexem neles, por experiência própria.... 

Posso enviar por MP várias lojas, para não estar aqui a fazer publicidade. Se tiver interessada. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vera,

Obrigada pela resposta!

Estou em Lisboa, e fui a Aquaplante, em Benfica, e pesquisei fornecedores e vídeos de pessoas que já compraram os kits há meses ou anos.

Não sei percebeu, mas optei por tanques de quinas curvas, vidrerias fazem esse tipo de tanque? Liguei em algumas e nenhuma trabalhava com esse acabamento, se puder me indicar alguma vidreria, vou te agradecer imenso!

Sobre os gatos, já tive aquário (de tartarugas) e eles mexiam no aquário... Por isso preciso que o aquário seja tampado.

O problema do biobox seria o caminho que a água faz pelas mídias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ana Luiza Meloni disse:

 

Não sei percebeu, mas optei por tanques de quinas curvas, vidrerias fazem esse tipo de tanque?

O problema do biobox seria o caminho que a água faz pelas mídias?

Pergunta, porque é que o aquário tem de ter arestas redondas!?!?!? Qual é a vantagem disso??? 

Descomplica, aquário é quadrado ou rectangular, ponto final. Gastar dinheiro em aquário com arestas arredondadas é uma parvoíce, gastar dinheiro num filtro externo ou hang on não é parvoíce. 

Primeiro passo, escolher as medidas do aquário, já escolheste???

A tampa do aquário mandas fazer em vidro ou acrilico, à medida, depois de saberes o filtro que vais escolher. 

O problema da biobox é que está desactualizada, não se usa mais, ninguém vende biobox sem ser em kits, que são beras, em termos de filtragem, não valem nada.

Montes de gente que tira as biobox e substitui por filtros externos ao longo destes anos todos. Pensas tu que não se tiram as bioboxes, é o que te dizem na loja. 

Já agora fica aqui um tópico, com 4 anos, que em termos de material pode estar desactualizado, mas no fundo é o que precisas para começar. Neste caso, não é um "Kit" de compra, mas sim um "kit" entre aspas que o fórum aconselha. Dentro disto que é aqui descrito há um mundo de possibilidades, em termos de marcas, preços etc 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/255547-kit-aquário-recomendado-pelo-forum/#comments

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quote

 Comprar um kit com aquário + filtro + luminária: o custo/benefício do kit é bem melhor que comprar tudo separado

Ana, é exatamente ao contrario.

Comprar em separado permite escolher melhor e com menor custo/qualidade de produto. Além de que permite maior flexibilidade futura para montar outro tipo de aquários, mais exigentes.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Vera Santos disse:

Pergunta, porque é que o aquário tem de ter arestas redondas!?!?!? Qual é a vantagem disso??? 

A vantagem é a mesma de fazer um aquascaping que vai além da reprodução do ambiente natural dos peixes, estética. Da mesma forma que se escolhe um certo tipo de pedra, tronco, raiz, certas plantas, com cores, tamanhos e texturas diferentes, se escolhe aquários com formatos e detalhes diferentes. E o design, para mim, é um valor mais importnate que parvoice.

Em nenhum momento eu disse que iria pagar mais caro por um aquário com um conseito de design em detrimento a funcionalidade. Peço desculpas se passsei essa impressão. Apenas não quero desperdiçar dinheiro com equipamentos de baixo custo/benefício. Percebi que vocês não gostam da Biobox, e dentre minhas opções há algumas que utilizam hang-on:

Para um aquário com um Betta e plantas low-tech (anubias nanas e musgo de Java), com volume em trono de 30L, um filtro hang-on de 200L/h é suficiente? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi @Vasco Ferreira,

Obrigada pela resposta. A idéia é comprar algo que seja suficiente para o Betta, e futuramente, comprar equipamentos mais robstos, quando forem necessários. Apenas não quero ter o melhor filtro, para criar apenas um Betta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Ana Luiza Meloni disse:

A vantagem é a mesma de fazer um aquascaping que vai além da reprodução do ambiente natural dos peixes, estética. Da mesma forma que se escolhe um certo tipo de pedra, tronco, raiz, certas plantas, com cores, tamanhos e texturas diferentes, se escolhe aquários com formatos e detalhes diferentes. E o design, para mim, é um valor mais importnate que parvoice.

Em nenhum momento eu disse que iria pagar mais caro por um aquário com um conseito de design em detrimento a funcionalidade. Peço desculpas se passsei essa impressão. Apenas não quero desperdiçar dinheiro com equipamentos de baixo custo/benefício. Percebi que vocês não gostam da Biobox, e dentre minhas opções há algumas que utilizam hang-on:

Para um aquário com um Betta e plantas low-tech (anubias nanas e musgo de Java), com volume em trono de 30L, um filtro hang-on de 200L/h é suficiente? 

 

Ana a resposta é sim, à tua última pergunta.

Não queres gastar dinheiro com equipamentos de baixo custo/benefício??? , compra um aquário de 60L com um filtro externo e uma calha como deve de ser. Quanto mais pequeno o aquário pior para o estabilizar, em termos de algas, parâmetros, tudo. 

Não vale a pena discutir, porque afinal o que é certo, é que gostos não se discutem, gostas de aquários de vidros arredondados, sou sincera eu não gosto, gosto de aquários rectangulares com vidro de topo extra-claro, isso é que me faz feliz. Gostas de kits, força, haja dinheiro para comprar o que gostas, isso é o importante. Quanto a preocupares-te com design acho muito bem, afinal somos duas, que design faz parte da minha profissão. 

Agora trazer à baila o aquascaping, para justificar uma escolha que na tua mente, está feita desde inicio por mais que te digam o contrário, é descabido. Até porque o que tu dizes está errado, é apenas a tua opinião e respeito-a, como a qualquer outra. 

Passei-te as melhores lojas de Lisboa, não fizeste caso pelos vistos, apresentas links de uma loja do Porto e outra que nem sequer é física, me parece. E insistes em achar que somos contra biobox porque sim, apesar de ter passado um link sobre filtragem... 

E fico-me por aqui. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/24/2021 at 9:15 PM, Ana Luiza Meloni said:

A vantagem é a mesma de fazer um aquascaping que vai além da reprodução do ambiente natural dos peixes, estética. Da mesma forma que se escolhe um certo tipo de pedra, tronco, raiz, certas plantas, com cores, tamanhos e texturas diferentes, se escolhe aquários com formatos e detalhes diferentes. E o design, para mim, é um valor mais importnate que parvoice.

Em nenhum momento eu disse que iria pagar mais caro por um aquário com um conseito de design em detrimento a funcionalidade. Peço desculpas se passsei essa impressão. Apenas não quero desperdiçar dinheiro com equipamentos de baixo custo/benefício. Percebi que vocês não gostam da Biobox, e dentre minhas opções há algumas que utilizam hang-on:

Para um aquário com um Betta e plantas low-tech (anubias nanas e musgo de Java), com volume em trono de 30L, um filtro hang-on de 200L/h é suficiente? 

Ana qualquer um serve para o que pretendes e são bonitos esteticamente.

A segunda opção é mais cara, mas possui iluminação LED e mais uns pequenos extras. A primeira opção tem um tipo de iluminação mais "antiga", perfeitamente funcional, mas não é a tecnologia mais recente. 

Nada contra a biobox. A biobox tecnicamente funciona, simplesmente há melhor pelo custo. São opções.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.