Reinicio na aquariofilia EM ACTUALIZAÇÂO


SantosNuno

Recommended Posts

Boas, 

 Para não abrir novo tópico irei atualizar este com as novas specs e respectivas imagens

ACTUALIZADO 24-10-2021

- O Aquário mantem-se Boyu Mt402 Mini (38litros) com (1º compartimento - esponjas, 2 compartimento - cerâmicas , 3 compartimento - 1 bomba de 800l/h + termostato(aquecedor 75w)

- Substrato fertil JBL Aquabasis plus 

- Substrato inerte Cascalho

- Decoração Rocha Vulcanica

- Flora anubias-hastifolia e microsorum-pteropus-narrow

- Fauna 4 Guppys, 2 Neons, 1 Coridora, 2 Botia Lohachata(yoyo) 

Editado por SantosNuno
Reestruturação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos Nuno

Vou começar pelo carvão activado,o carvão só se deve colocar num filtro depois de se ter tratado com remédios os peixes,ai o carvão activo vai retirar todo o excesso dos remédios,o carvão só deve ficar no filtro 15 dias no máximo 22 dias,depois disso é retirar e mandar para o lixo,não faz mais falta no filtro,no lugar dele pode-se colocar cerâmicas,há outra ocasião que também se pode colocar carvão,a quando a água deita cheiros desagradável,mas antes disso fase-se uma ou duas TPA,s durante uma semana e se o cheiro persistir,ver se haverá algum peixe morto no aquário,se não hover,limpar o filtro e tubagem,e só depois disto tudo se o cheiro continuar então vai o carvão activo.

Num aquário de 32 litros não deves colocar Escalares,são peixes que precisam de aquários grandes e altos.

Já pensastes retirar essas plantas de plástico e colocares plantas naturais?podes e devias fazê-lo,as plantas naturais vão-te ajudar e muito na biologia do aquário,e dar uma mais valia aos peixes,eles vão-se sentir mais há vontade,como se na natureza eles estive-sem,tens plantas de baixa manutenção que podes colocar,e vais ver que o aquário fica muito mais bonito,vê aqui as plantas de baixa manutenção que são aquelas que tem há frente uma folha verde,e vê,para fazeres uma ideia,agora os musgos,as Anubias as Bucephalandras,e Fetos Microsorum pteropus e outros fetos,são plantas que tem que ser presas a rochas ou troncos,não se podem enterrar porque acabam por morrer,ora vê aqui: https://tropica.com/en/plants/  

O que tu chamas de bomba presumo que seija o filtro que queres dizer,pois para esse aquário ou compravas um filtro esterno ou então um de mochila,mas para este ultimo para o colocares terias que cortar um pouco a tampa do aquário para o colocares.

Sobre o aquecimento um termostato de 50w ou 75w dá perfeitamente,tudo depende da sala onde o aquário se encontra,se muito fria no inverno ou não.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Alvaro Silva, desde já agradeço a resposta.

Relativo ao carvão ele já vinha de origem com as cerâmicas e as bolas de plástico(não me lembro do nome) mas se não faz falta na próxima não substituo. 

Relativo ao escalar não sabia foi a senhora da loja que disse que não faria mal. 

Plantas já pensei meter naturais mas o substrato que tenho é inerte não terei de colocar substrato próprio? 

A bomba é a que faz circular a água onde sai para uma ponteira tipo flauta ou bico de pato. 

Este aquário tem 3 compartimentos, no primeiro tem as esponjas, no segundo tem o tal carvão mais cerâmicas e as bolas pretas e no terceiro a bomba submersa que faz movimentar a água 800l/h está no mínimo mas tem bastante força para os peixes. 

A sala é fria no inverno e quente de verão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois quando vamos a uma loja comprar temos que saber o que cremos,porque se tu não sabes e vais perguntar ao lojista se aquele peixe podes colocar no teu aquário de 32 litros ele vai dizer que sim,nem que o peixe vá crescer um metro,ele quer é vender,é claro que nem todas as lojas são a sim.

Sobre as plantas como eu já te disse tens plantas que não precisam de substrato,e tens outras que mesmo com substrato inerte podes colocar,nem que para isso compres umas cápsulas para enterrares perto das raízes das plantas.

Eu acho que por a bomba ter força que tu falas não foi a causadora da morte dos peixes,ter muito movimento da água não é mau,antes pelo contrario,a água com o movimento vai oxigenar mais e melhor a água.

Se a sala é fria de inverno compra o de 75w ou 100w com este fica menos tempo ligado.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos Nuno

Eu continuo a dizer que isso não é problema,ate porque tu dizes que a água vai directa há saída da água,então não é esse o objectivo,renovar e limpar a água,é para isso que os filtros trabalham.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de arranjar outra bomba 800L/h é muito para esse aquário e funcionar só com as bolhas também não é solução, precisas de meter esse filtro a funcionar se não vais ter problemas nas próximas semanas, uma bomba boa para aí teria entre 150 a 250l/h, com os limites bem definidos nem menos de 150 nem mais de 250.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/07/2021 at 20:09, Brunomcc2000 disse:

Tens de arranjar outra bomba 800L/h é muito para esse aquário e funcionar só com as bolhas também não é solução, precisas de meter esse filtro a funcionar se não vais ter problemas nas próximas semanas, uma bomba boa para aí teria entre 150 a 250l/h, com os limites bem definidos nem menos de 150 nem mais de 250.

Obrigado pela dica, vou arranjar uma de 220l/h e assim já fico descansado. 

 

Depois só falta mesmo colocar as plantas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Concordo com o Sr. Alvaro Silva, a bomba não deve ser o problema, antes de arranjar outra bomba eu tentava encher ao máximo os compartimentos na traseira, tirar essas bolas plásticas e colocar mais midia dentro de uns sacos de rede para facilitar nas limpezas, as esponjas se ocuparem o espaço todo reduzia para metade e punha mais midia, no final la filtrante no compartimento da bomba.

Quanto a plantas um bocado ou tronco de madeira, com umas anubias, uma moita de microsorum trident, uns pés de sagittaria também não devem dar problemas ou até mesmo uma pedra com musgo são coisas simples que dão outra vida ao aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/07/2021 at 22:18, Alvaro Silva disse:

Boas Santos Nuno

Eu continuo a dizer que isso não é problema,ate porque tu dizes que a água vai directa há saída da água,então não é esse o objectivo,renovar e limpar a água,é para isso que os filtros trabalham.

Saudações 

IMG-20210723-100348.jpg

 Pode ver como ele esta, na parte do fluxo ele força agua a ir com bastante força para a saida. Sei que deve mexer o topo mas nota-se nos peixes a força que fazem para nadar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/07/2021 at 23:12, R.Rodrigues disse:

 

Concordo com o Sr. Alvaro Silva, a bomba não deve ser o problema, antes de arranjar outra bomba eu tentava encher ao máximo os compartimentos na traseira, tirar essas bolas plásticas e colocar mais midia dentro de uns sacos de rede para facilitar nas limpezas, as esponjas se ocuparem o espaço todo reduzia para metade e punha mais midia, no final la filtrante no compartimento da bomba.

Quanto a plantas um bocado ou tronco de madeira, com umas anubias, uma moita de microsorum trident, uns pés de sagittaria também não devem dar problemas ou até mesmo uma pedra com musgo são coisas simples que dão outra vida ao aquário.

Obrigado, pela dica.

- No 1º compartimento estão as esponjas

- No 2º compartimento retirei tudo e só coloquei cerâmicas

- No 3º compartimento está a bomba de circulação de agua.

 

 Para plantas estava a pensar:

Vallisneria spiralis - Para colocar atras 
Hemianthus Callitrichoides - para fazer um tapete 

Assim terei de colocar substrato fértil ? Por baixo do cascalho que tenho?

Poderei ou deverei trocar por outras plantas?

 

Desde ja agradeço a quem responder

 

Editado por SantosNuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos Nuno

Eu em cima falo disso,mesmo com o substrato que tens podes ter plantas,vai lá e vê,tapete já é um pouco difícil ter com esse substrato que tens,e terias que ter um substrato rico em nutrientes e co2,e luz a condizer.

Sobre essa ponte podes colocar musgo,para veres as plantas que podes ter num low tec vê aqui; https://tropica.com/da/planter/ há frente de cada planta de baixa manutenção tem uma folha verde que indica que é.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
há 33 minutos, SantosNuno disse:

Boas, 

 

 Alguem sabe me dizer que tipo de casca é e se danpara aquario? 

 

https://ibb.co/gJxHnsY

Isso é casca de pinheiro, usada para fazer cobertura de solo. Sendo uma resinosa, é para manter beeeeeeeem longe do aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Rui Assunção disse:

Isso é casca de pinheiro, usada para fazer cobertura de solo. Sendo uma resinosa, é para manter beeeeeeeem longe do aquário!

Boas, 

 Esta longe e bem longe do aquario eheheheeh. 

 

Estava com duvida se seria turfa ou casca de pinus marrow. Penso que ja vi isso em jardins. 

 

Mas obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quote

(...)

Vallisneria spiralis - Para colocar atras 
Hemianthus Callitrichoides - para fazer um tapete 

(...)

Boa tarde

Se fizeres muita questão em ter um tapete, sugiro então alterar a ideia original ( H. Callitrichoides) para o Helanthium tenellum.

Editado por JVHiggs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • SantosNuno changed the title to Reinicio na aquariofilia EM ACTUALIZAÇÂO
há 5 horas, JVHiggs disse:

Boa tarde

Se fizeres muita questão em ter um tapete, sugiro então alterar a ideia original ( H. Callitrichoides) para o Helanthium tenellum.

Boas, 

 Desisti do tapete lolol. 

 

Primeiro topico atualizado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 22/07/2021 at 18:54, SantosNuno disse:

Boas, 

 Para não abrir novo tópico irei atualizar este com as novas specs e respectivas imagens

ACTUALIZADO 24-10-2021

- O Aquário mantem-se Boyu Mt402 Mini (38litros) com (1º compartimento - esponjas, 2 compartimento - cerâmicas , 3 compartimento - 1 bomba de 800l/h + termostato(aquecedor 75w)

- Substrato fertil JBL Aquabasis plus 

- Substrato inerte Cascalho

- Decoração Rocha Vulcanica

- Flora anubias-hastifolia e microsorum-pteropus-narrow

- Fauna 4 Guppys, 2 Neons, 1 Coridora, 2 Botia Lohachata(yoyo) 

Boa noite, 

 Bem ja tenho quase tudo em minha posse so tenho mais uma duvida. 

Posso usar condicionador e baterias para ajudar a acelerar? 

Se sim que acham destes produtos:

-Seachem Prime + Seachem stability 

- Easy-life Aquamaker + Easy-life easystart

 

Ja agora vale a pena este eihem https://www.miscota.pt/peixe/eheim/termoestato-jager

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos

Sim podes usar um qualquer desses,em geral os termostatos da Eheim são bons.

Não deves acelerar o ciclo,nas duas primeiras semanas coloca comer dos peixes,muito pouco,para criar Amónia e depois por sua vez os Nitritos,o ciclo bem feito poupas muitas dores de cabeça,tem calma que neste hobby a paciência e a calma é vital para as coisa correrem melhor.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Santos

Sim podes usar um qualquer desses,em geral os termostatos da Eheim são bons.

Não deves acelerar o ciclo,nas duas primeiras semanas coloca comer dos peixes,muito pouco,para criar Amónia e depois por sua vez os Nitritos,o ciclo bem feito poupas muitas dores de cabeça,tem calma que neste hobby a paciência e a calma é vital para as coisa correrem melhor.

 

Saudações

Obrigado Sr. Alvaro, tem sido um bom tutor para os noobs como eu. 

Rellativo ao que vou usar acha que esta equilibrado para comecar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos

Sim também acho que esta equilibrado,e com o passar do tempo e com mais experiência que vais adquirir  torna-se tudo muito mais fácil.

É claro que sempre vai aparecer problemas,mas eles existem para serem resolvidos,para este hobby muitas vezes tem que se ter um pouco de perseverança,e teimosia para seguir em frente.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Santos
Sim também acho que esta equilibrado,e com o passar do tempo e com mais experiência que vais adquirir  torna-se tudo muito mais fácil.
É claro que sempre vai aparecer problemas,mas eles existem para serem resolvidos,para este hobby muitas vezes tem que se ter um pouco de perseverança,e teimosia para seguir em frente.
 
Saudações
Boas,

Verdade, ja tive de alterar o aquecedor, nao encontrei em Lx o da Eihem e comprei um da Amtra Clima 50 Evo.

As pedras ou rochas vulcanicas ja estao dentro de agua para sair a porcaria toda.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas, 
 Para não abrir novo tópico irei atualizar este com as novas specs e respectivas imagens
ACTUALIZADO 24-10-2021
- O Aquário mantem-se Boyu Mt402 Mini (38litros) com (1º compartimento - esponjas, 2 compartimento - cerâmicas , 3 compartimento - 1 bomba de 800l/h + termostato(aquecedor 75w)
- Substrato fertil JBL Aquabasis plus 
- Substrato inerte Cascalho
- Decoração Rocha Vulcanica
- Flora anubias-hastifolia e microsorum-pteropus-narrow
- Fauna 4 Guppys, 2 Neons, 1 Coridora, 2 Botia Lohachata(yoyo) 
Meu primeiro aquario plantado concluído.

A agradecer as dicas aqui do pessoal e claro a minha esposa que teve a paciencia de colocar as plantas alem de me aturar. 818dd693549d108c87f8c506a0f951fb.jpg

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.