Inicio ciclo do azoto, dúvidas


Recommended Posts

Bom dia,

No passado domingo conclui a montagem do meu aquário, e agora é esperar pelo final do ciclo do azoto.

O aquário de 35L é composto por dragon stone, um tronco central Red Moor, não tem substrato fértil e plantas de baixa manutenção: Anubias, musgo java, Hydrocotyles, Microsorums e bucephalandras. Como filtro tem eheim liberty 130, termostato eheim 50W e iluminação NICREW SkyLED RGB que está ligada 5h diárias.  

Reparei que hoje o meu aquário está com uma coloração esverdeada, é normal isto acontecer?

Algumas dicas para que o ciclo aconteça de forma correta? Que mais pode acontecer durante o ciclo?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Durante o ciclo pode acontecer muita coisa,entre essas coisa pode aparecer as algas,pois essa coloração esverdeada pode ser algas microscópicas,o que quer dizer que ou tens o aquário a levar com luz directa de uma janela,ou a qualidade da água não esta muito boa, podes fazer uma Tpa ai de 20%, já e outra daqui a dois dias,e veres como corre,é claro que pode atrasar um pouco o ciclo mas nada por ai,também pode ser que a tua iluminara tenha luz muito forte,então reduz um pouco.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

o aquário está próximo de uma janela, pois não tenho outro local onde o colocar infelizmente. Mas a luz solar incide diretamente ao final do dia por volta das 18:00h durante pouco tempo, sendo que estou a ligar a iluminação por volta das 19:00h.

Vou tentar reduzir a intensidade da luminária e ver como corre também.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André pois tens ai a resposta a água esverdeada,a pouca luz solar que o aquário leva,junto talvez com a potencia da tua luz esteja a criar as micro algas.

Tenta tapar a zona onde a luz solar incide no aquário durante o tempo que o sol bate.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Álvaro,

Desde já quero agradecer as dicas, fiz duas trocas de água pequenas para limpar alguns detritos presentes no solo/rochas, reduzi a intensidade da luminária e tentei diminuir a exposição solar por parte da janela e já se notam os resultados. A água está menos esverdeada e as plantas estão a dar sinais de crescimento. 

Vamos esperar que o ciclo acabe e que corra tudo bem 🙂

Saudações.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi André,

 

Tudo bem consigo? Estou me planejando para montar um aquário com as mesmas características que o seu: 30l, plantas low-tech. Se me permitir, gostaria de fazer algumas perguntas quanto a tua escolha de equipamentos.

Você comprou um "kit" (aquário+luminária+aquecedor+filtro) ou comprou os equipamentos em separado? Se puder me dizer as especificações desses equipamentos vou ficar muito grata.

Também gostaria de saber como anda o desenvolvimento do aquário; as algas foram controladas? Surgiu mais algum problema?

Desde já agradeço a atenção.

 

Os Melhores sumprimentos,

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Ana Luiza Meloni

Não comprei um kit, o aquário foi-me oferecido e acabei por comprar todo o material necessário separadamente.
O setup do aquário é o seguinte:

Aquário: 45x27x30 cm (~36L)
Termostato: EHEIM 50W
Filtro: EHEIM Liberty 130
Termómetro:  Marina 11201 termómetro com ventosa
Iluminação: NICREW SkyLED RGB+W 24/7 42-55 cm (Amazon)

Fauna:
De momento ainda se encontra durante o ciclo de azoto, por isso não tem nenhum tipo de fauna.

Plantas:
-Anubias barteri
- Microsorum pteropus Latifolia (Java fern)
- Hydrocotyle verticillata
- Bucephalandra Blue Green
- Taxiphyllum Barbieri (Musgo java)

Substrato: Dennerle gravel Diamond Black 5Kg

Decorações
-Tronco Red Moor Wood (central no aquário)
-Dragon Stone

Foto aquário:

large.219878540_914009555844260_4796849543161236622_n.jpg

 

Relativamente à cor esverdeada não desapareceu completamente, mas atenuou e não aumentou. Mas o aquário precisa de uma limpeza, pois existia muito pó por parte  Dragon Stone que erradamente não lavei. Outros problemas que surgiram foi o melting de algumas folhas que é normal nesta fase do aquário e de momento tenho algas filamentosas na Bucephalandra Blue Green que esta com pior aspeto. As outras plantas, apresentam sinais de crescimento, mas penso que com paciência as coisas encaminham.

Cumprimentos,

André

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi @André Ferraz!

 

Obrigada pelo retorno! Morro de medo de algas! E pelo que tenho lido, é um problema mto comum em aquários plantados, principalmente de iniviantes (como eu)!

Estou com mts dúvidas em relação a iluminação para aquário plantado, e sua resposta vai de ajudar bastante! Cheguei há pouco tempo em Portugal, então ainda não conheço as marcas dos equipamentos que existem por aqui, sua resposta me dá um ponto para iniciar a pesquisar!

Seu aquário está muito bonito, e com certeza (e com paciência) vai ficar ainda melhor!

Melhores cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também sou iniciante e ainda estou a aprender como funciona tudo, mas umas pesquisas no fórum e com algumas perguntas penso que conseguimos ter sucesso.
Mas é um processo demorado. Tenho algas filamentosas que são bastantes desagradáveis, mas vou esperar que o ciclo continue e assim que possa colocar a fauna, talvez melhore com alguns comedores de algas.

Espero que tudo corra bem @Ana Luiza Meloni

 

Cumprimentos,

André

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por muito medo que se tenha das algas elas queiramos ou não elas vão sempre estar presentes ate porque é um ambiente aquático,e como em todos os ambientes aquáticos elas estão lá,agora pode-se é evitar ter surtos de algas por nos deixarmos de cuidar e zelar como deve ser do aquário,fazer as TPA,s sempre,retirar plantas mortas ou podres,cortar as folhas que não estejam em condições,aspirar o fundo pelo menos de duas em duas semanas,ou aspirar o fundo numa TPA só metade do aquário,e a outra metade na semana seguinte,retirar com uma escova de dentes que sirva só para esse enfeito as algas que se pode retirar.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.