Novo Aquario - Dicas, Dúvidas e mais


Recommended Posts

Olá! Já aqui ando há algum tempo a ler umas coisitas e decidi finalmente meter as mãos à obra.

No sábado montei o aquário, este não é muito grande 54L brutos. 

As coisas não começaram logo muito bem, coloquei o substrato fértil, o areão, a decoração e as plantas. E foi nas plantas que deu logo para o torto, nao as coloquei muito bem, coloquei algumas que deveriam estar no meio atrás outras que deviam estar mais à frente atrás . Que implicaçao pode isto ter? A morte das mesmas? E no aquário no seu conjunto? Logo a seguir outro 'problema', vou para colocar o filtro (Fluval U2) e claro este não tinha os filtros nem as outras 'pedrinhas (isto pq o aquário, filtro e termostato foram-me oferecidos em 2. mão), ok... tinha que meter as plantas dentro de água e continuei com o filtro sem 'filtros' (foram entretanto hoje colocados), e claro tinha que haver mais um percalço. Na loja lá me convenceram a trazer um acelerador do processo, MK-19 Sediment, que seria para colocar metade quando enchesse o aquário e passado uma semana fazer um TPA de cerca de 25% e colocar a outra metade. Não me perguntem como nem porquê mas a verdade é que foi tudo de uma vez para dentro do aquário, a água ficou muito turva mas agora já está normal. E agora, esqueço isto e continuo normalmente o processo de ciclagem? Com TPAs ou sem?

https://photos.app.goo.gl/BLX5jtqMBsTEGZiY7

***(Está ali uma pedra que é para retirar)***

Agora uma pergunta para quem conhece o Fluval U2, aquilo tem 3 saídas,  uma superior, uma inferior e outra integrada. Para aquários plantados eles aconselham a última opção, mas será sempre está? Deve-se ir alternando? Não haverá ocasiões, situações em que se tenha/ possam usar as outras duas? E a válvula superior,  serve exatamente para quê? Ah, e eles aconselham a substituição dos filtros de 2 em 2 semanas....É mesmo assim ou pode-se deixar mais tempo?

Agora uma coisa que quanto mais leio mais perdida fico, uma vez que existem defensores das duas opções. Ciclagem com ou sem peixe? Com TPAs ou sem? Quais são as vantagens e as desvantagens dos dois?

Depois de montado e a funcionar plenamente é possivel acrescentar plantas? Quais sao os cuidados a ter? E substituir decoração? Lavar e colocar se molho algumas horas na água de um TPA? Faz algum sentido isto?

Agora os peixes....

Que peixes me aconselham para ajudar na limpeza? Existem peixes solitários ( que não precisem de mais da mesma família) que ajudem? É possível colocar peixes de cardume num aquário tão pequeno? Aqui no forum falam muito dos neons e dos guppies, mas não são muito grandes? Qd temos de ter no mínimo 6 não me sobra muito para outros... e como se controla a reprodução? Eu tinha pensado inicialmente num beta, uns quaisquer pequenos de cardume, 2 para ajudar na limpeza e um outro mais ou menos do tamanho do beta, quem sabe um beta fêmea. Mas parece-me já muito peixe...

Futuramente e com as coisas a correrem bem, gostava muito de ter um camarão! É viável?

Obrigada a todos!

Editado por Cátia Liceia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cátia Liceia 

Bem vinda ao Fórum.

Oi Cátia vamos lá haver se eu consigo responder-te minimamente ás tuas perguntas e incertezas.

Sobre as plantas não é problema algum,a qualquer momento as podes recolocar no sitio onde as queres que elas fiquem.

Agora para mim o grande problema é esse filtro ser interno,um externo seria mil vezes melhor,na manutenção do filtro,coisa que esse ao retirares do aquário uma grande parte do lixo escorre para dentro do aquário,no externo nada disso acontece,além de que num externo leva muito mais cerâmicas,coisa que esse nem sei se pode levar,a não ser e agora respondendo há quilo de que tu falas da substituição dos cartuchos de duas em duas semanas,pois isso é só para gastar mais dinheiro,o que podes retirar o do carvão activado que não esta lá a fazer nada,o carvão activo só se coloca num filtro depois de um tratamento com remédios aos peixes,ai sim colocas-se então o carvão activo durante 15 a 22 dias,depois é retirar e ir para o lixo,podes retirar tudo dentro do filtro e colocas uma esponja,e a Fluval tem cerâmicas BioMax e colocas la dentro,e por fim um pouco de lã branca para reter as partículas mais finas.

Sobre a ciclagem,deves fazer o ciclo do azoto sem saltares etapas,o ciclo dura 30 dias,ás vezes um pouco mais,mas tens que ter paciência e calma para bem do futuro do aquário,isto fazer o ciclo do azoto com todo o aquário a trabalhar como estivesse já com peixes,podes colocar nas primeiras duas semanas do ciclo dia sim dia não um pouco de comer dos peixes,mas muito pouco,que é para ajudar a criar as bactérias,por favor não coloques peixes antes do ciclo ficar feito,pois isso é fazer sofrer os peixes,além de os matar na maioria das vezes.

Fazer TPA,s semanais depois do ciclo pronto,para lavares o filtro é com a água que tiras da TPA,e não tens que tirar nada de dentro do aquário,plantas ó troncos ou rochas,é só unicamente água.

Sobre os peixes até o ciclo ficar feito tens muito tempo para fazeres umas pesquisas na net e veres que peixes queres,nesse aquário podes sin colocares peixes pequenos de cardume,e por cada cardume uns 6 ou 8,e também pode colocar um Betta sim,podes colocar 3 corydoras das mais pequenas por exemplo (Corydora pigmeu/anã) é viável sim teres camarões Red Cherry.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.