Barulho do filtro Eheim Classic 250


Recommended Posts

Olá a todos

Recentemente montei um aquário de 200L e comprei um Eheim Classic 250 pois, pelo que li, era dos mais silenciosos.

O filtro está dentro do armário que serve de suporte ao aquário mas ouve-se bastante por todo o compartimento o barulho do mesmo. É aquele irritante "hmmmmm". Supostamente este filtro seria bastante silencioso. Sou eu que sou muito sensível ao barulho e este é o barulho normal ou há algo de errado?

Não é um barulho por aí além mas é o suficiente para irritar. Mesmo com a tv ligada (que fica a uns bons 3/4 metros do filtro, ouve-se bastante.

Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ManuelAP

Podes colocar um tapete de borracha onde o filtro assenta no armário,e forrar o armário com isto 16332596-0100-placadeisolamentoacstico-soundflexwave30mm0.36m.jpgajuda a isolar qualquer barulho.

Em princípio estes filtros não fazem barulho,a não ser ter ar dentro do filtro,ai sim faz barulho,eu já tive esse filtro que é o antigo 2213 da Eheim,e não fazia barulho a não ser no caso que já frisei,eu tive que mudar para um 2217 num aquário de 120 litros que é o meu,e o filtro 2213 era muito fraco,como é que tu com um aquário de 200 litros consegues que esse filtro faça uma boa filtragem!!!

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

43 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas ManuelAP

Podes colocar um tapete de borracha onde o filtro assenta no armário,e forrar o armário com isto 16332596-0100-placadeisolamentoacstico-soundflexwave30mm0.36m.jpgajuda a isolar qualquer barulho.

Em princípio estes filtros não fazem barulho,a não ser ter ar dentro do filtro,ai sim faz barulho,eu já tive esse filtro que é o antigo 2213 da Eheim,e não fazia barulho a não ser no caso que já frisei,eu tive que mudar para um 2217 num aquário de 120 litros que é o meu,e o filtro 2213 era muito fraco,como é que tu com um aquário de 200 litros consegues que esse filtro faça uma boa filtragem!!!

Saudações  

Segundo a marca, é indicado para aquários entre 80 a 250L. O meu tem um volume bruto de 200, mas com um volume de água de cerca de 160L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei isso tudo,uma coisa é o que os fabricantes dizem,outra é o que o filtro faz,quando o fabricante diz que o filtro faz x de litros é com o filtro sem as cerâmicas e esponjas,com tudo isto dentro o filtros na maioria das vezes perdem entre 30% a 40% ás vezes alguns ate mais,como já te disse em cima,eu já tive um igual ao teu e tive que comprar outro da mesma marca mas um 2217 e só a sim eu vi melhorias na minha filtragem.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Alvaro Silva said:

Sim eu sei isso tudo,uma coisa é o que os fabricantes dizem,outra é o que o filtro faz,quando o fabricante diz que o filtro faz x de litros é com o filtro sem as cerâmicas e esponjas,com tudo isto dentro o filtros na maioria das vezes perdem entre 30% a 40% ás vezes alguns ate mais,como já te disse em cima,eu já tive um igual ao teu e tive que comprar outro da mesma marca mas um 2217 e só a sim eu vi melhorias na minha filtragem.

 

Saudações

Compreendo, mas então as marcas neste caso deveriam ressalvar esses aspectos para as pessoas menos experientes. Vou ver como corre com este filtro, não pretendo ter muita biomassa também.

Entretanto, descobri que o filtro estava a verter água. Em baixo na ligação do cotoveloque liga a mangueira ao filtro não estava totalmente apertado (como já vinha assim dentro da caixa, nem lhe mexi, nem sabia que era de apertar. Vou testar logo à tarde e ver se não verte mais e se seria por aí que entraria algum ar e fazia o tal barulho.

Ontem quando descobri isso, desmontei tudo e não voltei a montar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ManuelAP

Ora esta ai talvez a causa do barulho que o filtro fazia,se estava mal apertado entrava ar e fazia esse barulho,agora tu dizes e passo a citar (Ontem quando descobri isso, desmontei tudo e não voltei a montar.)mas desmontastes tudo o que?,é que o filtro depois de estar ciclado não se deve desligar e quando se desliga é para fazer a limpeza ao mesmo,mas no mais curto de tempo que for possível,porque se não as bactérias morrem.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas ManuelAP

Ora esta ai talvez a causa do barulho que o filtro fazia,se estava mal apertado entrava ar e fazia esse barulho,agora tu dizes e passo a citar (Ontem quando descobri isso, desmontei tudo e não voltei a montar.)mas desmontastes tudo o que?,é que o filtro depois de estar ciclado não se deve desligar e quando se desliga é para fazer a limpeza ao mesmo,mas no mais curto de tempo que for possível,porque se não as bactérias morrem.

Saudações 

Desmontei colocando a as cerâmicas dentro do aquário. O aquário foi montado há 2 dias, está muito longe de estar ciclado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 6/25/2021 at 10:26 PM, Alvaro Silva said:

Há ok,sim fizestes bem,então segue com o ciclo ate ao fim,com calma pois só tens a ganhar.

 

Saudações

Aproveito para dar um update nisto.

O barulho resultante era, em grande parte, de facto, devido a essa pequena falha. Apertei mais o tal "cotovelo" no fundo e o barulho diminuiu bastante (e deixou de pingar também, felizmente). Também coloquei uns "mini-tapetes" anti-vibração por baixo do filtro que tinha em casa e também parece ter ajudado a dispersar algum barulho resultante da vibração.

E já agora, uma outra causa de barulho que eu estupidamente não tinha reparado: a parte das válvulas anti-retorno do filtro estavam junto à parede o armário, o que fazia também alguma vibração 😄

Espero que isto ajude alguém no futuro. Obrigado @Alvaro Silvapela ajuda!

Editado por ManuelAP
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais