Iniciação à Aquariofilia. Primeiro aquário


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

tenho seguido o fórum nos últimos tempos para começar a algo aprender sobre a arte.
Foi-me oferecido um aquário com as dimensões (45x28x30 cm) e gostaria de lhe dar uso, mas queria tentar fazer as coisas bem feitas. Após algumas pesquisas tenho algumas questões e algumas conclusões, fruto das investigações no fórum.

Relativamente a equipamentos os seguintes pareceram-me boas opções:

Termostato: EHEIM 50W
Filtro: EHEIM Liberty 75
Bomba de ar: EHEIM Air pump 100
Termómetro:  Termómetro EHEIM com ventosa para fixar no vidro
Iluminação: Twinstar 45B

Agora vem as dúvidas:

Fauna:
Como sou iniciante, sem qualquer experiencia. Tenho de optar por espécies que não sejam muito complicadas de tratar. Cardinal/Neon Tetras parecem-me ser uma boa espécie para iniciar o hobby.
- Sei que são espécies que vivem em grupo, mas para um aquário com as dimensões referias, quantos deveria colocar?
- Que outras espécies "para iniciantes" poderiam ser introduzidas mais tarde?
- Que tipo de alimentação seria a recomendada? E qual a frequência?

Plantas:
Aqui é que estou completamente perdido. Gostava de ter umas plantas no aquário, mas não faço ideia quais poderiam ser, pois, teriam de ser plantas de baixa manutenção, sem CO2.
- Que tipo de plantas recomendam?
- Qual a quantidade recomendada?

Substrato:
Pelo que conseguir ver JBL parece ser uma marca com uma boa relação preço/qualidade, mas não faço ideia qual é o recomendado nem se devo ter mais de um tipo (fértil/inerte) quais as proporções, qual a quantidade.

Testes:
- Que testes devem ser feitos à água? 
- Existe algum conjunto que recomendem?

Decorações:
Ainda estou a analisar um layout simples e visualmente bonito.

 

Todos os comentários são bem vindos, algum tópico que achem pertinente para um iniciante por favor mencionem 🙂 

 

Obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,