Iniciação à Aquariofilia. Primeiro aquário


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

tenho seguido o fórum nos últimos tempos para começar a algo aprender sobre a arte.
Foi-me oferecido um aquário com as dimensões (45x28x30 cm) e gostaria de lhe dar uso, mas queria tentar fazer as coisas bem feitas. Após algumas pesquisas tenho algumas questões e algumas conclusões, fruto das investigações no fórum.

Relativamente a equipamentos os seguintes pareceram-me boas opções:

Termostato: EHEIM 50W
Filtro: EHEIM Liberty 75
Bomba de ar: EHEIM Air pump 100
Termómetro:  Termómetro EHEIM com ventosa para fixar no vidro
Iluminação: Twinstar 45B

Agora vem as dúvidas:

Fauna:
Como sou iniciante, sem qualquer experiencia. Tenho de optar por espécies que não sejam muito complicadas de tratar. Cardinal/Neon Tetras parecem-me ser uma boa espécie para iniciar o hobby.
- Sei que são espécies que vivem em grupo, mas para um aquário com as dimensões referias, quantos deveria colocar?
- Que outras espécies "para iniciantes" poderiam ser introduzidas mais tarde?
- Que tipo de alimentação seria a recomendada? E qual a frequência?

Plantas:
Aqui é que estou completamente perdido. Gostava de ter umas plantas no aquário, mas não faço ideia quais poderiam ser, pois, teriam de ser plantas de baixa manutenção, sem CO2.
- Que tipo de plantas recomendam?
- Qual a quantidade recomendada?

Substrato:
Pelo que conseguir ver JBL parece ser uma marca com uma boa relação preço/qualidade, mas não faço ideia qual é o recomendado nem se devo ter mais de um tipo (fértil/inerte) quais as proporções, qual a quantidade.

Testes:
- Que testes devem ser feitos à água? 
- Existe algum conjunto que recomendem?

Decorações:
Ainda estou a analisar um layout simples e visualmente bonito.

 

Todos os comentários são bem vindos, algum tópico que achem pertinente para um iniciante por favor mencionem 🙂 

 

Obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nos últimos tempos também tenho andado pelo forum numas leituras, estou lentamente a voltar ao hobby para montar um 200L por isso não sou a melhor pessoa para dar ajudar, mas de gosto pessoal num aquário desse tamanho fica bem um cardume só de uma espécie no máximo dois dependendo do gosto, desde tetras, rasboras ou até uns barbos, gosto particularmente da "rasbora galaxy" ou "rasbora mosquito" mais fácil só guppys, mollys, platys que se reproduzem ha velocidade da luz. com estes peixes mais pequenos também fica muito bem uns camaroes, e uma Neritina para ajudar nas limpezas.

Quanto ao filtro só por não gostar de ver os filtros de mochila e se o local permitir optava por um externo, usado, diy com uma bomba de circulação e o tal tupperware, qualquer coisa.

A luz a marca é excelente e com muito bom feedback, não tenho nada contra nem feedback de nenhuma outra marca, mas pelo mesmo valor dá comprar uma Nicrew no amazon que já trás controlador com função dimer e etc.

Para as plantas como também procuro pouco exigentes e de pouca manutenção fui dando uma vista de olhos no site da Tropica escolhendo plantas fácies e fui cruzando com o stock das lojas, os nomes é que não encaixam, das que vou usar tens "anubias" e sagittaria ( não tenho certeza quanto há pouca manutenção para a sagittaria) tenho outras em mente mas crescem de mais para esse aquário, depois tens os musgos que também dá para fazer uma coisas engraçada com tronco central por ex.

Para substrato/ fértil vai depender do layout ou se queres um plantado mas sim, qualidade/preço JBL, para esse aquário 5Lts no total devem chegar para ter 3/4cm de substrato, tens muito bons substratos que não precisas de usar fértil por baixo talvez fique mais económico e simples do que estar a usar fértil e outro por cima, eu acabei por optar por akadama só por uma questão de euros com adição de 5L de JBL Aquabasis Plus apenas nas zonas onde vou plantar.

Agora é esperar por dicas de pessoal mais entendido que eu e ir fazendo as coisas com calma e sem pressas.

 

 

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Ferraz

Bem vindo ao Fórum.

O Rodrigues já respondeu algumas coisas e bem,para um aquário de 37 litros e picos peixes o que o Rodrigues disse encaixa perfeitamente nesse aquário,as Rasboras Galaxy ou Rasboras mosquito,são peixes pequenos e bonitos,nesse aquário podias colocar estas duas espécimes 8 de cada espécie.

O substrato o Rodrigues já disse.

Plantas tens muitas de baixa manutenção,desde musgos,a Anubias,Bucephalandras,vários fetos,isto são plantas que não são plantadas no solo,mas sim atadas em troncos ou rochas,mas o melhore mesmo é veres aqui, https://tropica.com/en/plants/ todas as plantas que tem a folha verde há frente são de baixa manutenção,tu perguntas(- Qual a quantidade recomendada?) o máximo que poderes pois um aquário com muitas plantas é uma ajuda muito grande para a biologia do aquário.

Sobre o substrato acho que o Rodrigues já respondeu.

Não esquecer de fazeres o ciclo do azoto,com calma,nada de pressas,a pressa é inimiga deste hobby.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.