Iluminação


Torress

Recommended Posts

Boas, 

Estou a montar o meu aquário de 100x50x50 e para a iluminação optei por comprar só mesmo as fitas de leds. As fitas de led  que estou a ponderar comprar são estas:https://www.aquario.pt/pt/product/trust-bolsa-trust-universal-jeans-folio-stand-7-8p-19481-19481 ), são boas para as plantas fazerem a fotossíntese? 

As plantas que vou escolher para o meu aquário, seriam de de fácil manutenção e/ou media manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Torress,

Fazerem a fotossíntese fazem, o que podes não vir a ter são as cores vivas que cada espécie te pode dar e o crescimento ser reduzido....tudo varia da potência dos led's > Lúmens X tempo de luz X espectro, não sou nenhum perito em led's mas com o passar dos anos já experimentei vários tipos de iluminação, a verdade é que qualquer uma delas funciona desde que bem usada e consoante a necessidade da mesma.

Posso dizer que cheguei a comprar no aliexpress calhas led por apróximadamente 10€ (já não me recordo ao certo mas deve estar num dos meus tópicos de montagem) e acredita que por incrível que pareça só tinhas led's brancos e 3 ou 4 azuis e tinha uma flora cheia de saúde, mas.....lá está, há plantas que necessitam de vermelhos, azuis ou verdes, no teu caso se forem plantas de fácil manutenção conseguirás manter certamente.

Sendo tu que vais montar a calha, só com o tempo poderás ver se necessitas de mais uma fita ou menos uma fita, qualquer das formas é melhor esperar por alguém mais entendido na area das calhas led's feitas em casa, há muitos por aqui 😉

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Da minha recente experiência e com aqua de dimensões idênticas também usei fita led, no meu caso meti 2x 3500k + 2x 6000k que é o que estou a usar de momento, com um controlador TC-421 do chinoca, meti mais duas fitas por precaução não fosse ser pouca luz mas não as estou a usar, se não me engano são de 120led/m com talvez 9wats/m fazem cerca de 700Lumen/m. até ao momento, pouco mais de duas semanas(ainda vou a meio do ciclo) estou surpreendido com as plantas, parece-me tudo saudável, folhas novas em todas, não perdi nenhuma planta, nem mesmo as que vieram de um aqua com co2.

No meu caso como já tinha fita de 3500 um amigo arranjou-me a de 6500 a preço de revenda, controlador do chino antes disto da alfandega a coisa ficou barata, mas se for para comprar tudo, fonte, controlador, + fitas de cor diferente, mais uns verdes ou vermelhos (ainda não meti) faz as contas a tudo e vê as Nicrew no Amazon. não tenho qualquer feedback da marca, mas quando procurei para mim tendo em conta o valor era uma hipótese a considerar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais