Transferência (algo urgente) de peixes


ManuelAP

Recommended Posts

Olá a todos!

Este é o meu primeiro post no fórum, no entanto confesso que já sou seguidor do mesmo há anos sem nunca me ter registado e já retirei daqui valiosas informações. 😊

Bom, isto não é propriamente "primeiros passos", visto eu já estar no mundo da aquariofilia há vários anos, no entanto não consegui encontrar uma secção mais apropriada para a minha dúvida.

Então cá vai. Desde há 2 anos que não tenho aquário montado (por falta de tempo desde que mudei de casa). No entanto tenho aqui (na garagem) o meu bom velho amigo aquário de 200L. Tenho um colega de trabalho (que eu nem sabia que tinha aquário em casa) que me disse que se queria libertar urgentemente (por questões pessoais...) do seu aquário e eu prontamente aceitei em ficar com ele. É um aquário de aprox. 30L e que contém 6 neon tetras, 1 plecostomus e alguns camarões (red cherry, sem certezas).

É, obviamente, um aquário sem o volume adequado. Portanto, a minha dúvida é a seguinte. Eu vou montar "já" o meu aquário de 200L e prontamente plantá-lo (ahh, as saudades que eu já tinha disto 😊...). No entanto, a ciclagem vai demorar o seu tempo e custa-me bastante ver aqueles animais naquele "cubículo". Lá tem um filtro interno com algumas cerâmicas.

Será que usando essas cerâmicas no novo filtro (externo), isso ajudaria a ciclar o novo aquário mais rapidamente? Certamente que a o volume é muito maior, mas transferindo os animais, a carga biológica será a mesma, correcto?

Obrigado a todos desde já 😊

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ManuelAP

É evidente que poder podes,mas as cerâmicas que o filtro interno contem serão muito poucas para o filtro externo,sinceramente não sei se seria melhor fazeres o ciclo do azoto do aquário de 200 litros e depois então colocares lá os peixes,é claro que como tu dizes as cerâmicas do filtro vai ajudar no ciclo,mas não vai proteger de inicio os peixes,porque não esquecendo quando o ciclo começa vai haver um grande pico de Amónia e é claro que os peixes vão sofrer,ou morrer.

Agora se os peixes tiveram no cubículo ate agora também por mais um mês,acho que merece a pena,é que depois vão para uma casa muito maior,mas em segurança com o ciclo já feito,olha não te esqueças a presa é inimiga deste hobby.

Saudações  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Faço "minhas" as palavras do Alvaro Silva, não é por mais 20 ou 30 dias que vão morrer...é preferível esperar do que remediar.

Durante o ciclo podes ainda utilizar a água das tpa's do aquario de 30L para colocares no de 200L, sempre é uma ajudinha na colonização das bactérias.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.