PEIXES NA SUPERFÍCIE!


JP13

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com um problema em meu aquário, hoje pela manhã parecia está tudo bem, mas pela parte da tarde meus peixes ficaram quase todos na superfície, ofegantes, e também sem querer comer...Nitrato e amônia bem baixos, a oxigenação está ótima, não sei o que pode ser. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JP13,

Sempre que isso acontecer sem que tenhas um motivo ou por falta de testes, o mais sensato a fazer é uma troca de água de 50% e estar de olho nos próximos dias...

1. Como sabes que a oxigenação está óptima?
2. Qual a temperatura da água?
3. Tens feito trocas parciais de água? de quanto em quanto tempo?
4. Quantos litros tem o aquário e quantos peixes tens lá dentro?

Há muitas perguntas por fazer e todo o setup do aquário deveria ser informado para uma ajuda mais precisa, no entanto para primeira impressão aponto para falta de oxigénio ou parâmetros da água incorretos.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá! Estou exactamente com o mesmo problema. Tenho um aquário de 60 litros, com plantas, oxigenação e filtro biológico, a 27ºC, ao qual faço TPA de 30%, semanalmente, tendo o cuidado de colocar a água à mesma temperatura do aquário. Inicialmente tinha 6 platys (2 machos e 4 fêmeas) e 6 neons. Entretanto nasceram imensos alevins (teria uns 20) e decidi separar os machos. Coloquei-os num aquário à parte, de 30 litros, com algumas plantas. Dois dias depois, reparei que uma das fêmeas, cheia de alevins, estava com as guelras vermelhas e andava sempre na superfície e que os neons estavam com pontos brancos. Fiz uma TPA de 50% e iniciei o tratamento com eSha2000, mas nos dias seguintes, reparei que havia menos alevins, muitos deles já estavam também com pontos brancos e a fêmea continuava na superfície. Fiz nova TPA de 50% e iniciei o tratamento com Cupramine. A fêmea morreu no dia seguinte. E todos os outros peixes, excepto os neons, deixaram de comer e passaram a ir para junto da superfície respirar. Morreram quase todos os alevins. Pelos sintomas, achei que podiam ser parasitas nas guelras e iniciei há 4 dias o tratamento com eSha gdex. Ontem morreram mais 2 alevins e já só restam 3. E continuam junto à superfície, na zona onde aparentemente a água está mais oxigenada. Os néons continuam bem, assim como os dois machos que tinham sido passados para o outro aquário, com plantas. Não sei mais o que fazer. 😞 alguém me pode ajudar? Obrigada.

Editado por fatimarocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/06/2021 at 13:47, PMarinho disse:

Das duas vezes que me aconteceu isso, era co2 a mais no aqua. Tirando isso, nunca vi esse problema acontecer!

Concordo com o PMarinho, fazes injecção de Co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais