Betta macho colocou ovos


Recommended Posts

Olá. 

Eu sempre procuro informações nesse fórum, gosto muito. Não encontrei essa informação em lugar algum, não sei como é possível, mas aconteceu. 

 

Tenho um betta macho em um aquário de 20 litros. Só tenho ele, com plantas flutuantes e cabombas. Fundo negro de basalto. 

Hoje troquei o aquário de lugar, para perto de uma janela. Ele ficou muito feliz. 

Passado umas 6 horas, fui alimentar ele no horário de costume e como ele nem ligou para a comida, ficava parado na superfície, aproveitei para realizar uma TPA, achei que ele estava mal, e vi que ele havia feito um ninho de bolhas pequeno.

Qual foi minha surpresa ver ao mexer na água que o ninho estava cheio de ovos. 

Eram ovos, eu já vi antes. Alguns caíram, alguns ficaram no ninho. Mas ele vive sozinho no aquário há meses. Nunca coloquei uma fêmea nele.  Tenho certeza que meu betta é macho, ele é um típico betta macho, com barbatanas enormes. Não consegui postar uma foto, mas eu tenho uma betta femea da mesma cor, comprada na mesma loja, a diferença entre eles é visível. 

Sei que é impossível, mas juro que é macho e que colocou ovos. Como é possível? Alguém já ouviu falar disto?

 

Editado por Lucas Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucas

Umas fotos do Betta ajudava a que o pessoal aqui que tenha muita experiência com Bettas para dizer que Betta é ele,agora não é possível um macho ter ovos,se bem que há peixes que nascem todos machos e quando a fêmea mais velha morre o macho mais velho vira fêmea,isto é no mar,agora em água doce não sei.

 

Saudações 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lucas,

On 06/06/2021 at 00:56, Lucas Rodrigues disse:

...
Hoje troquei o aquário de lugar, para perto de uma janela. Ele ficou muito feliz. 
....

Não faças isso, retira-o da luz exterior direta, não é aconselhado!

On 06/06/2021 at 00:56, Lucas Rodrigues disse:

...
Passado umas 6 horas, fui alimentar ele no horário de costume e como ele nem ligou para a comida, ficava parado na superfície, aproveitei para realizar uma TPA, achei que ele estava mal, e vi que ele havia feito um ninho de bolhas pequeno.

Qual foi minha surpresa ver ao mexer na água que o ninho estava cheio de ovos. 
...

O facto dele ficar parado à superficie da água, justifica-se pela existência dos ovos...

Aqui o que não bate certo é que o betta primeiro faz o ninho(bolhas) e só depois da fêmea desovar é que o macho larga os espermatozoides na água onde a fecundação se consolida, ou seja, o macho não larga os espermatozoides sem existirem ovos....

On 06/06/2021 at 00:56, Lucas Rodrigues disse:

...
Eram ovos, eu já vi antes. Alguns caíram, alguns ficaram no ninho. Mas ele vive sozinho no aquário há meses. Nunca coloquei uma fêmea nele.  Tenho certeza que meu betta é macho, ele é um típico betta macho, com barbatanas enormes. Não consegui postar uma foto, mas eu tenho uma betta femea da mesma cor, comprada na mesma loja, a diferença entre eles é visível. 

Sei que é impossível, mas juro que é macho e que colocou ovos. Como é possível? Alguém já ouviu falar disto?

 

Dando seguimento à minha teoria tendo em conta que tens também uma fêmea, e se a mesma estiver por perto (visível pelo macho) é possível sim que a fêmea desove no seu aquário e tu por alguma razão os trocaste de aquário ou fizesses uma mistura das águas de ambos os aquários (levando os ovos até ao macho), só assim é possível a existência do teu caso!

Qualquer das formas, após o macho levar os ovos para o ninho, só tens de esperar 48h para que os pequeninos nasçam, agora é esperar 😉

Cumps,

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...