Recomeçar com um aquário


obbama

Recommended Posts

Boa Tarde,
Sou bastante novo no mundo dos aquários. Tivemos um cá em casa de 60L, daqueles dos pacotes das lojas de animais. Tivemos bastantes peixes (não ao mesmo tempo), mas todos morreram rapidamente pois a ignorância era muita na altura. Entretanto o aquário já está parado há 4 ou 5 anos, porque ficámos fartos de não conseguir manter os peixes vivos e o filtro também avariou. Ora, após muita pesquisa, foi fácil perceber que a culpa foi nossa por não nos irmos informar de tudo o que fizemos mal, mas isso são "águas passadas".

Estive a fazer uma pesquisa mas há algumas coisas em que preciso de alguma orientação. Vamos começar pelo que tenho, pelo que sei que preciso, etc. Quero fazer as coisas bem, mas também quero gastar o menos dinheiro possível nesta nova aventura, pelo menos até voltar a ganhar o gosto a sério.

 

O aquário é de 60L, água doce/quente.

- O filtro interno avariado vai ser substituído por um filtro Eheim de mochila, 75 ou 130. Penso que qualquer um tem l/h suficientes para este volume de água. O aquário tem tampa, mas vou cortar à medida de encaixar o filtro.

- A iluminação que o aquário trazia funciona e parece ser suficiente, não sei se há alguma coisa que posteriormente deva mudar mas pelo que li parece boa por agora. Posteriormente gostava de fazer upgrade para iluminação led, se fosse smart led melhor.

- O termostato idem. Testei o seu funcionamento e aquece a água até as temperaturas desejadas ( e dá para regular). Ficava acoplado ao filtro interno que vou remover, mas vou resolver prendendo-o a uma ventosa na parede do aquário.

- Tenho algumas pedras ornamentais que já usava no aquário anteriormente, que foram recolhidas à beira mar e quase parecem fossilizadas que também quero incluir. Pensei também em incluir uns troncos de videira que ainda tenho de ir arranjar e tratar em condições para afundar (vi algures que é uma das plantas usadas para este tipo de ornamentos).

- Não queria colocar CO2 no aquário.

- Quero colocar plantas naturais. Não sei quais as melhores plantas para alguém com pouca experiencia, gostava de poder escolher umas 2 ou 3 diferentes. Gosto da anubia, musgo de java etc mas gostava que me indicassem quais as melhores/mais fáceis de manter sem injeção de CO2.

- Também não sei que substrato escolher, nem a quantidade para um aquário desta dimensão. Gostava de um que fosse castanho, que juntamente com o verde das plantas e o tronco pudesse dar um aspeto mais tropical ao aquário. E que não fosse muito caro. 
- Não tenho kit de pH mas sou investigador e tenho acesso diário a medidores de pH laboratoriais que posso usar para medir amostras da água do aquário. Tenho termómetro. Sei que preciso de fazer o ciclo do azoto antes de colocar peixes.

 

 

São estas as conclusões e dúvidas que tenho depois de pesquisar aqui no forum. Certamente estarei errado em alguns pressupostos, e era por isso que gostava que me ajudassem para não cometer o mesmo erro novamente. A última coisa que quero é causar mau estar aos peixes. Se conseguir manter o aquário com um bom ecossistema para as plantas e para ter 3 ou 4 peixes durante uns anos, é o suficiente.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom dia Obbama

nao sou nenhum espert, ando aqui a aprender como tu, mas á uma coisa que me saltou á vista na tua discriçao... As pedrinhas que recolheste na praia, penso que nao as deves colocar num aquario de agua doce

quanto a plantas aconselho-te a dar uma vista de olhos neste site https://tropica.com (que ate pode tirar ideias) e escolheres as plantas mais faceis, pois como nao vais adicionar CO2, talvez sejam a melhor opçao, sobre a quantidade de substrato a comprar, é simples multiplicas a (largura do aquario em cm) x (comprimento) x (altura que queres de substrato) e divides por 1000.

Vai pesquizando no forum, que tens muitos exemplos de aquarios semelhantes ao teu

Abraço

Editado por Paulo Leal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obbama

Para começares bem é fazeres o ciclo do azoto bem,sem saltares etapas,sempre com muita calma,sobre as plantas o Paulo Leal já te deixou onde podes ver as plantas de baixa manutenção que podes escolheres,uma vez que não queres co2,tens musgos,anubias,fetos e outras que consegues ter sem co2.

Sobre substratos das uma pesquisa na net e vais encontrar muitos a vários preços,podes escolheres um que esteja em directo com a água,porque há uns que tem que ser cobertos por outro substrato.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.