Aquário Bioplast (100x40x50)


R.Rodrigues

Recommended Posts

Será mesmo os caracóis que as estão a comer,não haverá para ai falta de algum nutriente e as plantas estão a ressentir-se,ás vezes culpamos o que esta mais óbvio,e não vemos o resto.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rodrigues... alguma coisa se passa com esse aquário. Dizes que tudo parece bem, com a água cristalina e blá blá blá, mas a mim não me parece que ele vá no melhor caminho possível. Já reparaste na diferença da imagem de Setembro para agora? As plantas parecem estar a desaparecer, quando era altura de já estarem a multiplicar-se. E a presença de tanto caracol junto... alguma coisa se passa por aí, e acho que devias por mãos à obra antes que isso condene o aquário. Desculpa lá a sinceridade... sei que te vai por a pensar e pode trazer-te algumas dores de cabeça, mas não podia dizer-te que o aquário parece espectacular quando assim não me parece...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Álvaro tem muita razão no que diz... por vezes pensamos que é o mais óbvio e não é nada disso que está a acontecer. Já tive S. Repens que andavam a ressentir-se por falta de Potássio, por exemplo. Fertilizas o teu aquário com que produtos?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu digo que são os caracóis porque as plantas me parecem ratadas e já vi folhas a desaparecer do dia para a noite, os caracóis se tiver a sala escura e acender a luz uma ou duas horinhas depois de se ter apagado são as centenas, não digo que não seja ou tenha sido da comida a mais, nesta duas ultimas semanas já reduzi e no granulado dou quase bago a bago para evitar que chegue ao fundo.

Mas agora já lá estão, não é por dar menos comida que vão desaparecer, as Helenas não pegam nos pequenos preferem os maiores.

As plantas, a única que desapareceu foi a Ludwigia SP mini, a Rotala está meio parada assim como a Valisnera, de resto ainda no domingo dei uma boa poda na Polysperma e tirei uns pés de Sagittaria e mais de metade do Microsorum, no desenvolvimento das plantas mais exigentes culpo mais a luz, não esquecer que continuo com as fitas de leds, estou a pensar pedir um pai natal.

large.20211028_090339.jpglarge.20211028_090423.jpglarge.20211028_090409.jpg

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Fertilizas o teu aquário com que produtos?

Estou a usar o Flourish, comecei com 5ml por semana, como não vi diferenças em duas semanas na semana passada já dobrei a dose, comecei a por 5ml ao fim de semana mais 5ml a meio da semana. mas como nem algas aparecerem acho que se deve há fraca luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, R.Rodrigues said:

Eu digo que são os caracóis porque as plantas me parecem ratadas e já vi folhas a desaparecer do dia para a noite

Pelo que dizes, e agora com as imagens, parece realmente que alguém as anda a morder. Se não vês nenhum peixe em volta delas, acho que terás que encontrar uma solução rápida para os eliminar do aquário, caso contrário a coisa só terá tendência para piorar.

 

10 hours ago, R.Rodrigues said:

Estou a usar o Flourish, comecei com 5ml por semana, como não vi diferenças em duas semanas na semana passada já dobrei a dose, comecei a por 5ml ao fim de semana mais 5ml a meio da semana. mas como nem algas aparecerem acho que se deve há fraca luz.

Tens que ver o aquário como um sistema que só funciona como geralmente queremos quando tem os elementos todos na quantidade correcta. E a luz sempre foi um dos elementos mais importantes para quem quer um plantado. Mais uma questão a resolver!!!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está na hora de começar a pensar seriamente na calha de luz, gostava de aproveitar o meu controlador (TC421), penso que sempre se consegue uma luz com melhor qualidade sem controlador.

Usando o meu controlador tenho de vantagem de programar vários modos, acender a 100% para limpeza, nascer do sol por do sol, com os 5 canais consigo por ex, manter uma fita só para a luz "ambiente" ou uns azuis que nunca cheguei a por para a noite, programar a bomba de ar para o horário que quero, controlar CO2 (que ainda não tenho), está montado e a funcionar com as ligações feitas e ficava tudo limpo sem precisar andar com mais relógios e ou controladores.

Se desse para por baixo da tampa melhor, mas como já vi que é difícil o mais certo é ter de alterar a tampa, aquário tem 100x50cm de altura tendo em conta que não é nem vai ser nenhum plantado apenas conseguir ter umas plantas mais saudáveis e um vermelho mais vivo, não devo precisar de grandes loucuras, orçamento na casa dos 100eur.

A titulo de comparação tenho uma Twinstar 30B num 20L a construção não é nada de mais, alumínio e plástico, não é estanque, mas por esse motivo e alterando a tampa estava inclinado para uma Twinstar 120B que já é WRGB e fica por 90Eur.

Aceitam-se/ precisam-se sugestões para me ajudar a decidir.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai mais uma saga, queria adicionar um cardume de Rasbora Espei e como não consegui encontrar localmente, pedi numa loja online onde não volto a fazer encomendas.

Dia anterior ha chegada dos peixes (quinta) faço TPA para o aquário estar "impec" antes de introduzir novos peixes, encomenda chegou bem acondicionada, heat packs e etc, mas noto que um dos ottos tinha uma barbatana ferida e inchada, erro meu e como não tinha onde o colocar, depois de os aclimatizar meti numa maternidade no aquário mas só aguentou umas horas. As Rasboras Espei mais parecem Hengeli pois em vez de laranja são translucidas, vou dar o beneficio da duvida porque não as vi ao vivo e como ainda são pequenas..😅. Uma Neritina pulligera morta dentro do saco, Specialised Nutrition que veio preto e cheio de fundalhos em vez de verde, emails não respondem, telefones não atendem...

Agora começa a segunda parte, dia seguinte a ter metido os peixes (sábado) escalares ofegantes, comportamento estranho, barbatanas fechadas, uns veios de sangue nas narinas, comer muito pouco ou nada e agem como se estivessem a espirrar, toca a fazer TPA, ha noite meti esha 2000, hoje domingo os veios nas narinas estão muito menos visíveis mas continuam ofegantes com as barbatanas fechas e a não comer grande coisa vou voltar a fazer uma muda de agua e continuar com esha.

Eu sei que é preciso paciência mas devo andar com falta de sorte, quando penso que a coisa até vai bem e finalmente tinha o aquário estabilizado e ia meter mais peixes acontece isto, já não sei que fazer..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz lá qual é a loja, para um gajo ter cuidado!

E tem calma... acabei de responder a outro post onde tudo parecia estar a correr de mal a pior e de repente... pufff... está tudo bem a recuperar. Este hobby tem destas coisas. Tens é que ter tempo e estudar bem os comportamentos. A meu ver, estás a fazer um óptimo trabalho.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/11/2021 at 21:58, JoseCarlosMarques disse:

Diz lá qual é a loja, para um gajo ter cuidado!

Respondido por mensagem.

O segundo Otto da encomenda na dita loja no domingo ha noite já estava morto, digo que foi o que veio na encomenda porque tinha 5 impecáveis vieram dois e foram dois ha vida, os outros continuam saudáveis assim como os cardinais e as rasboras, só os escalares é que ficaram com os sintomas acima, entretanto hoje já estão mais despertos, não com o mesmo apetite voraz mas já comeram, agora estou lixado que os dois maiores parecem estar a formar casal e estão a cascar nos outros, já não bastavam estar debilitados sei lá com o que...

Ficam umas fotos do tropica e das Rasbora Espei, desculpem a qualidade, não me parecem as espei que queria mas gostei da vida que vieram dar ao aquário, em relação ao tropica o que acham que deva fazer? ainda esta em condições usar? de não tenho viagem marcada para Oliveira de Azeméis, mas ainda tenho um 20L sem vivos com algumas podas e plantas montado onde talvez o posso gastar.

large.20211115_084839.jpglarge.20211115_084912.jpglarge.20211112_1954338.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Rasbora podem ainda estar a adaptar-se, agora esse Specialized... o meu, e aqueles que sempre vi, eram verdes. Eu tentava devolver. Só para tirar as teimas, podes fazer uma fotografia contra uma fonte de luz? Uma janela seria o ideal.

Estive a ver a página que enviaste. Desde já agradeço-te a confiança para a partilhares comigo. Os preços dos vivos são realmente baixos. Em alguns casos, a diferença para outras lojas é de mais de metade. Serão de criação própria, e daí poder haver alguma falha na genética dos animais? Eu não percebo muito disso, mas algum problema tem que haver, e se não é na fonte foi no transporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje durante o dia perdi a fêmea escalar gold e um cardinal, até já andava a pensar me livrar dos escalares mas não era assim, estou a fazer TPA diária de 20/25% desde sábado, agua da torneira como sempre, uso o prime doseado para o aqua todo e como tinha em casa, usei esha 2000 nos últimos 2 dias. os escalares ontem levaram um banho de sal que parecia ter havido melhorias esta manha. Já não sei o que fazer, vou deixar andar, os dois maiores que pelos visto formaram casal, estão a comer e começaram a cascar forte nos outros, o escalar macho está meio pálido mas come, um pequeno que lá anda é como se não fosse nada, os cardinais hoje ha noite reparei que tinham as guelras vermelhas.

Amónia tem estado a zeros, nitritos ontem tinha perto de 0.5ppm hoje estava mais baixo, nitratos está normal entre 5 a 7

Quanto ao Tropica esta foi a resposta que obtive da própria Tropica:

"Regarding the product, it is safe to use, there was a slight variation in colour but the quality of the product remains with the same quality as new."

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Os preços dos vivos são realmente baixos. Em alguns casos, a diferença para outras lojas é de mais de metade.

Por acaso foi mesmo o valor da espei a que juntei a alimentação Hikari e Ocean Nutrition para variar com a que compro localmente possivelmente de inferior qualidade e pelo mesmo valor.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Rodrigues... vais desculpar-me dizer-te isto, mas andas demasiado preocupado com o aquário. Eu compreendo... o comportamento dos peixes está alterado e tu andas preocupado, mas tantas mudanças ao mesmo tempo... é a introdução dos peixes, as mudanças de água, o Esha... já agora, desligas o filtro quando usas o Esha? Tens que dar tempo ao tempo rapaz. Com os dias frios, como tem andado, aqueces a água da torneira antes dessas mudanças que fazes?

Em relação ao Tropica, se a marca diz que é seguro, então força com isso. Mas não já!!! Primeiro resolve os problemas que estás a ter no aquário, depois pensas na fertilização.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá custa ver os peixinhos a definhar sabendo que no dia antes me vinham comer ha mão, sabendo que o problema foi algum erro meu, pois os problemas começaram após a introdução dos peixes, e ainda no dia antes tinha feito TPA, TPA é praticamente obrigatório para melhorar a qualidade da água e é das poucas coisas que posso facilmente fazer, sim com alguma paciência consigo temperar a água, normalmente baixa 1 grau, nada de fertilizantes nas próximas semanas, com tanta TPA não faltam nutrientes ás plantas. 

Hoje já está mais normal, sem baixas, escalares já começaram a comer mas continuo com um de quarentena porque não o posso juntar ao aquário, é o mais debilitado e os outros cascam-lhe forte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, TPA para cá... TPA para lá... o meu aquário arruinou-se por completo no final de uma TPA, e ninguém me convence que não terá sido por causa da água da rede e de algum produto que estivessem a por nela nesse dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Olha, TPA para cá... TPA para lá... o meu aquário arruinou-se por completo no final de uma TPA, e ninguém me convence que não terá sido por causa da água da rede e de algum produto que estivessem a por nela nesse dia...

 Olha que já tinham pensado nisso, e hoje sem perguntar nada um rapaz de uma loja aqui de Faro disse-me o mesmo, que já lhe aconteceu duas vezes os peixes a definhar ha superfície com qualquer coisa que vinha na agua, sintomas idênticos aos que tive.

Aquário hoje aparenta estar no bom caminho, está tudo a comer melhor, escalar zebra de quarentena não aguentou.

Não tenho fotos pois é com o tele e como tenho a iluminação mais fraca para não stressar mais os peixes não ficam nada de jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 Não te metas nisso homem! Vai dar mais trabalho. Fica-te por um que chega perfeitamente. Eheh. Fora de brincadeiras... também tenho cá por casa um aquário de 30 litros que em tempos pensei transformar num biótopo de Néons Chineses, e ler essas tuas palavras deixou-me com vontade de molhar as mãos este fim-de-semana, num riacho que há aqui perto. Aiai...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Too late, agora já não há volta a dar, já reforcei o móvel onde vai ficar, já furei paredes para por um ponto de luz nesse local e tenho praticamente tudo há excepção de um termóstato adequado.

Este encontrei perdido na garagem é de 30L (40x25x32) velhinho, cantos redondos e um pouco (muito) riscado, ou leva marisco ou um Betta para fazer a vontade há maria, anubias nana, musgos, rolatla, S.repens, Ludwigia, madeira com um look espectacular recolhida por acaso numa caminhada, umas pedras cinzentas da linha do comboio, não as típicas de granito. A seu tempo crio um tópico para ele.

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

ler essas tuas palavras deixou-me com vontade de molhar as mãos este fim-de-semana, num riacho que há aqui perto. Aiai...

Força com isso, isso indo recolhendo material fica barato e dá pica, posso dizer que até agora comprei o substrato da HELP que me custou 10 ou 12eur, claro que o resto custa dinheiro mas como já tinha..

 

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo-te. E estava a brincar ctg quando te disse para não avançares com o projeto. Dá trabalho, sim, mas é quase impossível a quem está no hobby ficar só por um.

Eu tenho que montar o meu. Era o aquário de um Betta que apanhou uma bactéria. Acabei por desmonta-lo por frustração, por ver o bicho definhar, mas tenho o equipamento todo guardado. Neste caso só falta a água, mesmo, e os calhaus, que sei onde posso ir buscar. Com tempo ainda passo lá amanhã. Ah… tenho mesmo que o montar porque quero avançar com um dry start no grande e quero que nesse mais pequeno os animais tenham as mínimas condições. Antes isso que ter os vidros vazios.

Já agora, se tiveres curiosidade, essa montagem que falei está por aí no fórum. Chama-se Rio Alto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando os dois escalares maiores o aquário parece estar estável, depois de ter perdido o ultimo escalar e quando os restantes já começavam a comer parecia que estava tudo encaminhado, nos últimos dias ganharam uma coloração pálida, e volta e meia agitados a abanar a cabeça, eles vão comendo mas ficaram esquisitos com a comida e não é aquele apetite voraz, entretanto aconselharam-me a fazer novamente um banho de sal, no dia seguinte um deles parece ter uma película a saltar, não parece incomodado com isso, mas já o dono não diz o mesmo, vou ter de preparar um aquário para quarentena está visto.

As rasboras parecem de facto as hengeli e não as espei que comprei, mas são curtidas na mesma.

Acho que se perder os escalares mando lá para dentro outro cardume e ou mais dos que tenho e fico com um aquário só com cardumes, corrys e os ottos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquisito, isso dos Escalares. Mas não posso ajudar-te muito com uma solução porque nunca tive essa espécie. Tenta colocar aqui no fórum um tópico, na área das doenças. De certeza que alguém te consegue dar umas dicas. Eu acho precipitado montares um aquário hospital, até porque, a ser algo contagioso, já teria contagiado os outros peixes. Mas nunca se sabe. Boa sorte para isso. Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda para mais que tenho um outro escalar pequeno que nos princípios com a introdução dos peixes ou a tpa do dia antes apresentou os mesmos sintomas que os outros mas mais ligeiros, andou uns dias com as barbatanas fechadas, recuperou e agora lá anda..

Ver se tiro umas fotos para update, raio do tempo não estica e não chega para tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso talvez seja melhor mesmo filmares, para ver o comportamento deles. Mas não coloques aqui neste post. Quer dizer, podes colocar aqui também, mas há uma área dedicada no Fórum para isso onde param pessoas muito mais sabedoras do assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.