Aquário Bioplast (100x40x50)


R.Rodrigues

Recommended Posts

há 1 hora, JUCAmeiloco disse:

Parece que fizeste umas ligações dos leds com fios sem isolamento, isso parece perigoso. Água e electricidade pode ser uma combinação perigosa.

O que parece sem isolamento é fio envernizado/esmaltado, mas isso foi só para os testes e por causa do espaço, como não resultou já alterei tudo e isolei os cortes e soldaduras com silicone.

 

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas R Rodrigues 

Não te esqueças que as Helenas depois de acabarem com os caracóis elas tem que ter comer.

 

Saudações 

Eles não se acabam, logo mando para lá uns planorbes que sempre trabalham, elas também se alimentam com alguma comida do fundo e o granulado dos peixes de fundo, não será a dieta ideal mas como só vou ficar com duas, as restantes que estão de "quarentena" para trocas ou vender se alguém precisar, ontem comeram filete de peixe gato esta manha ainda estavam todas agarradas aos restos, durante a noite deram cabo de metade de uma ponta que lá pus digamos que do tamanho de cardinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinta chegou a encomenda da Solaqua, entrou um cardume de 10 Cardinais e 5 ottos, como tinha pedido mais 10 Cardinais para um amigo que afinal só os pode vir buscar para o próximo fim de semana de noite entraram mais 10, os escalares ficam para a semana. Gostei do cardume grande dos cardinais, vou repensar se tiro 10 ou se lhe compro outros 10, problema é que aqui na zona não há.

Entrou também uma neritina pulligera e dois clinthon corona, a neritina no saco estava a mexer, esteve a ambientar no aqua umas horas, pondo agua aos poucos de vez em quando, o mesmo processo dos peixes, dentro do aqua esteve dois dias sem se mexer por precaução já a retirei para o 20L, não cheira mal mas também não reage.

Já está tudo a comer bem e menos assustadiço, as plantas logo as planto quando tiver de mexer no aquário para só stressar os peixes uma vez.

large.20210806_203120.jpglarge.20210806_194302.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pá... tirando o tamanho, parece uma cópia daqueles aquários que haviam nos anos 90. Estou a gostar. traz-me muitas memórias. Eu mantinha os 20 Cardinais. E comprava mais alguns Otos... eles gostam de estar em grupos de mínimo 6... mas no teu aquário punha uns 10. Vais por camarões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está simples, talvez por ser montado com materiais recolhidos na natureza como se fazia antigamente em estou a gostar, nada de muito sofisticado mas... acho que me falta algo a preencher um bocado em altura, ver se as plantas crescem no fundo para encher a coisa, estes ottos andam meio dispersos por todo o aquário por acaso foram 5 porque ao encomendar era a quantidade pré seleccionada nem pensei, camarões gostava de por mas ainda tenho poucos esconderijos e é um risco com escalares, mais vale comprar comprar camarão para mim..

Numa próxima quero por corydoras ver se também faço um cardume delas.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, R.Rodrigues said:

talvez por ser montado com materiais recolhidos na natureza como se fazia antigamente

Sim, é isso mesmo. Antigamente tínhamos pouco acesso a materiais e equipamentos para o hobby, e acabávamos por "desenrascar" com aquilo que tínhamos à mão. Aqui perto do mar, onde vivo, lembro-me de muitas experiências que correram mal, por causa da mania que algumas pessoas tinham de ir buscar coisas à praia. Eheh. Serviu de lição.

 

10 hours ago, R.Rodrigues said:

camarões gostava de por mas ainda tenho poucos esconderijos e é um risco com escalares

Claro. Nem me tinha lembrado disso. Não arrisques!

 

10 hours ago, R.Rodrigues said:

ver se as plantas crescem no fundo para encher a coisa

Claro que vão crescer. Tive uma experiência muito semelhante no meu aquário. há pouco tempo. Queria que as plantas crescessem no fundo, comecei a por fertilizante, e a determinada altura já não era só o fundo mas todo o aquário que estava "preenchido". Os coitados dos peixes nem chegavam à comida. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update da fauna, 2 escalares Gold, 2 Zebra, 5 Ottos, 4 Corry's e 20 Cardinais ha excepção de duas corry's aeneus albinas que devo por até ao fim da semana, por agora está, vamos vendo o desenvolvimento e saúde dos mesmos. A neretina por algum motivo não sobreviveu, os clinthon corona estão inpecs, os escalares entraram ontem ha noite, ao fim da noite ainda picaram qualquer coisa mas muito pouco, as Corrys que vieram do mesmo criador dos escalares trabalharam a noite toda nas limpezas o sitio estava imaculado de manha, escalares hoje já encheram a barriga e quase não se assustam, com a fomeca que tinham quase que vinham comer ha mão.

De flora, adicionei uns pés de Staurogyne Repens e a Rotala SP Green.

large.20210810_204327.jpglarge.20210810_204000.jpglarge.20210810_205009.jpglarge.20210810_204756.jpglarge.IMG-20210810-WA0010.jpglarge.IMG-20210810-WA0009.jpg

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa a ficar composto, sim senhor! E é incrível como não se vê uma pontinha de alga dentro desse aquário. Alguma coisa deves andar a fazer muito bem!

A S. Repens é uma planta que gosto muito. Com alguma paciência (muita poda e replantação) podes criar aí um tapete interessante. Mas a última experiência que tive com essa planta não me correu muito bem. As folhas começaram a "derreter" de um dia para o outro e na loja onde a comprei disseram-me que era por falta de cálcio. A coisa ainda piorou antes de começar a melhorar, mas entretanto resolvi tira-las do tanque por outros motivos. Vai dando notícias sobre o comportamento dessa planta. Estou curioso em saber como ela se comporta nesse aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário ainda é muito recente para ter algas que se vejam, tive algumas castanhas que limpei numa tpa e quando voltaram a aparecer eram tao poucas que nem me dei ao trabalho de limpar, uma semana depois entraram os ottos, acho que o mais certo é falta de iluminação sem contar com a luz natural que não é directa, tinha prai 4h30 a 5h no total, 1h30 crescente e 1h30 decrescente e apenas 1h30 com os leds a 100% só a semana passada é que liguei mais uma das fitas a 50% quando as restantes estavam a 100% e hoje adiantei a hora de acender e meti mais uma hora a 100% mesmo assim deve ser pouco.

Já estou a experienciar as folhas da S.Repens a começarem a derreter, não tenho experiencia nenhuma com planta "in vitro" era o que havia  vamos a ver como corre, a minha agua é muito mole kh muito baixo até já meti casca de ostra no filtro e mesmo assim não consigo subir de 1, 1.5 se tanto. como é daqueles sacos de dar as aves estou a começar a desconfiar e talvez tente areia de coral se encontrar pouca quantidade ha venda aqui na zona.

Hoje foi dia de tpa de emergência, chego a casa a toca a dar comida e reparo no peixes ofegantes e as corry's a virem a superfície volta e meia, com estes calores agua a 29graus, amónia zero, um pouco de nitritos e nitratos nada de preocupante, ventoinha a bombar lá para dentro e um pequeno filtro de esponja com a saída acima do nível para agitar a superfície da água, passado uma hora estavam na mesma, fiz tpa, muito agitados depois disso mas parecem menos ofegantes, entretanto desliguei a luz e de manha vejo. Cá para mim sem querer precipitei as coisas e introduzi muitos peixes de uma só vez.. 33peixes em 4 dias??

Entretanto parece que me faltam 3 cardinais, estranhamente não foram os escalares, estive a ver as fotos que tirei quando meti os escalares e conto 17 isto no dia 10, no dia 6 ainda tinha 20, já me fartei de procurar e não vejo carcaça nenhuma será que saltaram fora? duvido é que ainda tenho uns 8 ou 10cm da moldura que tinham de  saltar e tem o vidro da travessa na frente.

Amanha logo os procuro com outros olhos que o dia hoje foi muito longo e muita coisa a não correr bem.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei um dos cardinais já em decomposição no filtro, deve-me ter dado cabo da agua toda, os valores de amónia, nitritos e nitratos aumentaram todos mesmo depois de tpa agora toca a fazer tpa pequenas diárias ou pelo menos dia sim dia não até melhorarem, finalmente meti uma esponja no inflow.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, R.Rodrigues said:

Encontrei um dos cardinais já em decomposição no filtro, deve-me ter dado cabo da agua toda, os valores de amónia, nitritos e nitratos aumentaram todos mesmo depois de tpa agora toca a fazer tpa pequenas diárias ou pelo menos dia sim dia não até melhorarem, finalmente meti uma esponja no inflow.

Ui. Esquisito, isso. O teu aquário já devia ter bactérias suficientes para lidar com situações dessas. Quantas vezes tenho um peixe morto dentro do aquário e só me apercebo passado 3 dias. Não querendo estar a dizer asneira nenhuma, até acho que os animais em decomposição "ajudam" o aparecimento de boas bactérias. E tenho quase a certeza que não seria um cardinal a dar-te cabo de mais de 100 litros de água...

Acredito mais que esses valores se devam à introdução massiva de peixes no aquário, mas mesmo assim acho esquisito.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ui. Esquisito, isso. O teu aquário já devia ter bactérias suficientes para lidar com situações dessas

Também pensava o mesmo, tinha ideia de ter feito as coisas direitinho e com calma mas com a pica de por peixes acabou por ser tudo quase ao mesmo tempo, não é por ai, mas os cardinais eram para ter sido só 10, amanha já saltam 10 fora, hoje cheguei cedo a casa, temperatura apenas com uma ventoinha de 120mm e baixou para 26 estou espantado, a mulher irritou-se com as plantas flutuantes e tirou quase tudo, nitritos, nitratos, amónia está tudo com valores altos, mais logo vou aspirar o fundo e TPA a ver se isto baixa e estabiliza.. caso contrario só posso concluir que o ciclo não estava completo e que o meu filtro tinha poucas bactérias para o "choque" de tanto peixe e comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm… e deixares de fazer tantos testes e TPA’s? Eu sei que não é fácil, mas por vezes o melhor é mesmo não mexer e só observar… o comportamento dos peixes e das plantas, por exemplo. Sabes há quanto tempo não faço testes químicos ao meu tanque? Desde um mês depois dele ter chegado cá a casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes ofegantes, escalares a perderem as riscas, fungos no fundo e em algumas plantas provavelmente derivado a comida a mais, não consegui aspirar tudo mas já ficou bem melhor.

Não foi um bom começo, nos primeiros dias estava a dar comida duas vezes por dia, entretanto comprei uma comida da Tropical "Pro Defence" para ir variando, mesmo "small" era muito grande para os cardinais e o afundamento lento deles é tipo prego então acabava toda no fundo ainda os vi a petiscar mas sobrava sempre, entretanto entraram os escalares e as corry's que limparam quase tudo e como estavam estranhos e a comer pouco voltei a alimentar duas vezes por dia, o resto é o que já se sabe, agora vou ter é de estar de olho nos fungos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, R.Rodrigues said:

Peixes ofegantes, escalares a perderem as riscas, fungos no fundo e em algumas plantas provavelmente derivado a comida a mais, não consegui aspirar tudo mas já ficou bem melhor.

Não foi um bom começo, nos primeiros dias estava a dar comida duas vezes por dia, entretanto comprei uma comida da Tropical "Pro Defence" para ir variando, mesmo "small" era muito grande para os cardinais e o afundamento lento deles é tipo prego então acabava toda no fundo ainda os vi a petiscar mas sobrava sempre, entretanto entraram os escalares e as corry's que limparam quase tudo e como estavam estranhos e a comer pouco voltei a alimentar duas vezes por dia, o resto é o que já se sabe, agora vou ter é de estar de olho nos fungos.

2 vezes por dia? Porquê? Eu dou uma e mesmo assim já acho demasiado. Os peixes na natureza não comem sempre. Comem quando arranjam o que comer. Tens que pensar bem no que deves fazer. Acho que estás a precipitar-te com medo de ter feito qualquer coisa de errado e com a pressa de resolver esse "problema". Isso dos peixes ofegantes e escalares a perderem as riscas é de agora? Comida a mais no fundo não é problema se for uma vez ou outra... os Otos acabam por consumi-la. Mas tantas TPA's causam-me alguma confusão... não deixas o aquário estabilizar.

Vou dar-te novamente o mesmo conselho... os testes, a temperatura da água... esse tipo de coisas devem servir de referência... não existem para nos tornarem "escravos" do aquário. Relaxa, e dá tempo ao tanque. Não vai ser com TPA's diárias que vais resolver o que quer que seja. Estás a meter água nova constantemente no aquário e não deixas que nada estabilize. Mete na cabeça que deves tirar um dia por semana para mudar a água e fazer alguma limpeza, e aproveita o resto dos dias para olhar para os peixes e as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa começou 2 dias depois de ter posto os escalares, como não estavam a comer bem dava uma pitada de manha e mais um pouco há noite. quinta como os peixes não me pareciam saudáveis fiz testes, estava tudo acima dos valores aconselhados, então fiz uma pequena troca, é rápido tenho mangueira directa para o esgoto e depois é só repor, ontem chego a casa ainda tinha valores mais altos que na quinta e tinha uma espécie de fungo translucido/branco a trás no fundo, agarrado a algumas plantas, algumas zonas mais escondidas, tratei de aspirar o que consegui tirei bem mais mais agua estou a usar o seachem prime para tratar.

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Vou dar-te novamente o mesmo conselho... os testes, a temperatura da água... esse tipo de coisas devem servir de referência... não existem para nos tornarem "escravos" do aquário. Relaxa, e dá tempo ao tanque. Não vai ser com TPA's diárias que vais resolver o que quer que seja.

Concordo plenamente, eu até não sou grande apologista de tpa semanais, se estiver tudo ok para que mexer. infelizmente já fiz duas esta semana, mas níveis de amónia altos e vi os peixes muito parados no fundo, cada cardume para seu canto, enquanto no dia antes era acordar de manha e ver os ottos a brincar na corrente de uma ponta há outra, escalares a desfilar, corry's a trabalhar, acho que já disse isto anteriormente, o hobby é para distrair e desfrutar um pouco não para me tornar escravo, já chegam os outros hobbys.

Por agora vou continuar a fazer testes e ver como isto evolui, sei que muito provavelmente foi causado por mim com peixes a mais logo de uma vez, comida a mais os cardinais que morreram e nem dei por ela a temperatura que estava constante a 28 e a subir para 29 nestes últimos dias que já devia ter tratado de a baixar, bastou uma ventoinha jogada lá para cima com os fios pendurados agora está nos 26/27.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só para ir mantendo atualizado, níveis de amónia depois de ultima TPA no dia 14 lá voltaram a zero e tem estado assim ha uns dias, nitritos e nitratos tem sempre uns dias menos outros mais (acima do aceitável) tenho mais tempo a observar os peixes e procurar caracóis escondidos do que stress, já noto um crescimento nos escalares e começam a aparecer mais cores, tenho umas fêmeas dos cardinais que parecem estar cheias mas são tao jovens que nem me vou dar ao trabalho de tentar alguma coisa, escalares a comerem bem, cardinais tenho-lhes dado uma guloseima de tubiflex de vez em quando e adoram, os escalares nao pegam, tenho de lhes comprar Artémia congelada que era o que o Sr que mos vende dava, mas não encontro localmente, o resto lá andam bem de saúde as coris alimentam-se bem e os ottos são os ottos vou pondo uma ou duas pastilhas depois da luz apagar para eles se entreterem, já tentei dar pepino mas não pegaram, entretanto desliguei uma das fitas de led que tinha a 50% porque me começaram a aparecer algas nitritos + nitratos + luz não era para admirar, por fim ontem fiz uma pequena tpa onde aproveitei para limpar o vidro do fundo para a foto.

large.20210823_193347.jpglarge.20210823_193406.jpglarge.20210823_193447.jpg

Não vejo a hora das plantas crescerem para começar a fechar tanta altura sem nada, a Rotala por trás da pedra vai no bom caminho a S. Repens que as corry's não desenterraram só tiveram uma recaída nos primeiros dias (talvez por ser in vitro?) mas agora já começam a rebentar e a aparecer folhas novas.

 

Edit: um dos cadinais foi hoje para quarentena, estava muito parado na superfície, os escalares a fazer uns ameaços, praticamente não reagia então foi para o 20L para observação.

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei, está simples mas está bem agradável de se ver parabéns e os peixes também ficaram aí muito bem, quero ver como vai ficar este aquário depois dessas plantas crescerem, força nisso.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje chego a casa "stressadissimo" com as situações da vida, começo a preparar os meus 20min de terapia a alimentar os peixes e deparo-me com isto...

large.20210904_203449x.jpglarge.20210904_204307.jpg

 

"Pouco provável" respondeu o criador que mos vendeu quando lhe perguntei pela quantidade e possibilidade de formar casais no meu aqua.

Ainda ha dias pensava "os peixes não andam bem", "ando a fazer alguma coisa errada", "tenho de fazer outra TPA".

Troquei algumas Helenas por podas de plantas que ia por este fim de semana, mas agora só por curiosidade acho que vou esperar e ver a natureza seguir o seu caminho.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R Rodrigues

Se o aquário for comunitário provavelmente não vai dar em nada,porque se eles vir que os ovos estão em perigo comem os ovos,mas qualquer das maneiras espero que corra tudo bem.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que boa surpresa!

Infelizmente o Álvaro tem razão. Se conseguires acomodar a fauna noutro local por uns tempinhos era o ideal. Mas se não, vamos ver o que vai dar. A natureza surpreende-nos sempre 😛

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.