Aquário Bioplast (100x40x50)


R.Rodrigues

Recommended Posts

Boas, 

Não levo nada a mal, são estes pequenos reparos que acendem luzinhas aqui na carola, quanto há pedra maior não ha mesmo nada a fazer, está colada ha base, que por sua vez está colada ao roofmate que usei para enchimento/subir que por sua vez também está colado ao fundo do aqua, dado a forma e a posição qua a coloquei achei por bem colar tudo, é que tem uns bons 7kg e se dá para rebolar....

Segui o conselho de nivelar o substrato na frente e dá a ilusão de que a pedra maior está mais elevada👍, meti mais substrato para subir as pedras da esquerda e alterei as pedras, por fim, escavei um bocado do substrato por baixo do tronco para dar ilusão de declive tipo um curso de agua, também gostei, agora vou as sopas que são quase 10 da noite e durante a noite de hoje quero ver se ainda meto agua.

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

só agora vi este tópico e é sempre engraçado seguir uma montagem desde o seu inicio 😉

 

Apenas num sentido construtivo e meramente para tentar ajudar ao processo criativo, na minha opinião faltam aí mais alguns troncos e uma pedra principal, isto porque se reparares na ultima foto que colocas, o aquário para o tamanho que tem está bastante vazio. Pode ser que com as plantas isso venha a mudar, mas ao puxares a tua pedra principal um pouco para a frente do inicio do tronco à direita (onde está aquele conjunto de pedras mais pequenas) e ao juntares uma maior no lugar onde essa se encontra, não só irias tapar o inicio do tronco, como ias conseguir dar mais altura ao teu hardscape que agora não preenche nem metade do aquário. Uma outra questão que podias ganhar dessa forma era juntar mais alguns troncos, simulando um conjunto de raízes a sair de um sistema de rochas, para dar mais peso à montagem, mantendo a tua ideia inicial.

 

Que plantas estás a considerar utilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, R.Rodrigues said:

dado a forma e a posição qua a coloquei achei por bem colar tudo

Eh pá... agora está, está. Mas então eu seguia o conselho do @Diogo81 e pensava em colocar mais alguma madeira no aquário. Dessa forma, e como ele bem diz, as rochas ficariam a servir como uma espécie de base de onde a madeira está a sair. Uns ramos mais finos da mesma cor desse que tens, a atirar para a superfície do aquário iam ficar top. Não precisas de os comprar, sequer. Tenta arranja-los no tal sitio onde foste buscar as rochas. Pelos vistos esse sitio vale ouro! Depois é só cola-los ao tronco maior e está feito. Tipo isto: 

ffdf36749b26d30a35c97ba0171317a3.jpg

 

(lá estou eu a meter o nariz onde não sou chamado...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelos comentários, gosto bastante de ver raízes e a sair assim das pedras fica top, cheguei a pensar em arranjar umas raízes de aroeira ou videira para o efeito, falta de experiência e da visualização do resultado final, ainda ontem comecei a montagem e já alterava tanta coisa, pedra grande mais alta, pedras mais altas para o lado esquerdo e a ver se não me venho a arrepender do substrato.

há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pelos vistos esse sitio vale ouro!

Quando vieres ao Algarve pagas uma mini e levo-te lá, Ribeira do Algibre, mas antes de secar que a ultima vez que lá passei já estava seca e tem uma camada de limos secos por cima que não vê pedras é tudo igual.

Dentro dos próximos dias não devo mexer, para a semana ou arranjo localmente ou tenho de encomendar mais umas plantas para já tenho Echinodorus bleheri que vinha linda mas partiram-s umas folhas no transporte e ontem parti outra, Ludwigia Palustris Super Red, Vallisneria Nana, Anubias nana, Microsorum e uns 10 pés de Sagittaria Subulata mais uns rebentos que não devem vingar, agora vou lendo opiniões sobre plantas e ver o que ponho por trás da pedra grande, tinha pensado na vallineria mas acho que vou para algo com mais "volume", isto para plantas pouco exigentes e tendo em conta a luz que tenho e ir vendo como se comportam as plantas.

Há bocado a luz acendeu e a maria mandou foto, parece que o filtro fez um bom trabalho durante a noite, não faço ideia que luz está ligada nem o que programei foram só os testes que fui fazendo para testar os leds conforme fui fazendo as ligações. Abraço a todos.

 

Edit: A pedra ao centro é provisória, está atada ao tronco, o tronco esteve quase um mês dentro dentro de agua e praticamente não flutuava, tinha as pontas de fora, mas já estava fora de agua há algum tempo então por segurança resolvi atar a pedra.large.1396158534_2021-07-0712_25_25.jpg

Editado por R.Rodrigues
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos podes sempre adicionar, mas acho que o lado esquerdo resulta muito melhor assim. Isso com as plantas vai compor-se. Basta um bocadinho de imaginação e a coisa vai ficar bonita. Continua o bom trabalho. E vê lá se viras o outflow do filtro para a direita, para o tanque ter mais circulação de água 😉 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui um pequeno registo de ontem ha noite, já era tarde e o cansaço não ajudou, mas quis mesmo por agua e as plantas todas que tinha logo de uma vez, assim só limpo e arrumo uma vez, vai sempre faltar alguma coisa ou haver algo para alterar mas estou a gostar do resultado final a maria também, com mais tempo já procuro mais plantas para adicionar e compor mais a coisa.

Como passei a akadama toda por água talvez isso tenha ajudado a não ficar tao turvo no primeiro enchimento, isso e ter posto a água com muita calma. O filtro de ontem para hoje fez um excelente trabalho, tem um flow brutal que quando o liguei sem curva me abriu um buraco no substrato e tratou de soltar o microsoum.

No filtro tenho por cestas e ordem: 1- Espoja grossa e fina, 2- Bioker Ceramic Rings e Akuapure da Sicce, 3- Neo Media Pure, 4- Matrix e lã. Como tenho espaço estou a pensar adicionar um saco com 100ML de Purigen.

De manha virei ali uma Anubia para ficar mais esposta e tive de atar o microsoum a uma pedra que andava a flutuar, culpa do outflow voltado para baixo que só depois do reparo do José Caldos é que vi. Hoje já fiz testes para ter uma base para comparar e vou testando nos próximos dias para ver o desenvolvimento, vou adicionar a batata doce do 20L para ajudar no ciclo e talvez tenha de adicionar umas cascas de ostra ou algo assim, tenho KH a 2dKH sai da torneira a 4 (Testes da NTLabs) temperatura é que me está a preocupar, o meu termómetro fiável diz 28º praticamente sem luz, esteve pouco mais que duas horas ligada e com a tampa,  isto sem aquecimento para 26º de temperatura ambiente como nos dias mais quentes que já cheguei a ver 28 as vezes mais aqui em casa acho que vou ter de arrefecer, mas pronto está tudo muito verde, no fim se semana já faço uma TPA e quando tiver mais plantas adiciono mais pedras pequeninas, entretanto vou postando novidades caso faça alterações.

large.20210707_014309.jpglarge.20210707_014334.jpglarge.20210707_014827.jpglarge.20210707_014838.jpglarge.20210707_014819.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo bem rapaz! Não te preocupes em por mais nada aqui e ali. Isso agora com o tempo vai ao lugar. Podes ir adicionando plantas, claro, mas tudo o resto que falas (as cascas de ostra e tal) é dispensável. Deixa a natureza seguir o seu curso.

Ah... podes fazer uma coisa para acelerar um bocadinho o processo da criação de bactérias... se tiveres comida de peixe aí por casa, podes colocar uns flocos na água de vez em quando. Mas nada de exageros!

Em relação à temperatura... é normal que nesta altura do ano ela suba um bocadinho. E tu estás no Algarve, certo? A temperatura ambiente por aí deve ser bastante alta. Não conhecendo o limite de temperatura que as tuas plantas aguentam, dir-te-ia para não te preocupares muito com isso. O meu aquário chega muitas vezes aos 28º nesta altura, e as coisas têm-se aguentado. Na natureza não há ventoinhas a arrefecer a água, mas seria essa a única opção para ti. Existem algumas baratas..

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

12 dias passados, domingo dia 18 dei com o pico de nitritos e nitratos ao rubro, como já tinha reparado que se estava a dar inicio a uma praga de physas e algumas diatomáceas no tronco então toca a fazer TPA, 50% em altura, volume real deve dar um pouco mais, aspirei e limpei tudo o que consegui das ditomaceas e fui tentando aspirar as physas que fui encontrando. A flora apesar deste pico está encaminhada a sagittaria parecem ter pegado todas, mesmo os rebentos mais fraquinhos como vinham de um aqua com co2 sentiram um bocado mas estou contente, a vallisneria nana é que não está muito famosa, um bocado de melt e as diatomáceas pegaram nas pontas, aparei as pontas e tirei algumas folhas mortas anubias todas tem folhas novas, ludwigia está a crescer a olhos vistos e as folhas novas já vem vermelhas, só não lhe dei uma poda por causa do pico e com receio dos rebentos depois não pegarem, echinodorus tem 3 folhas novas, se continuar assim não deve demorar muito para lhe começar a cortar as folhas não aquáticas.

Adicionei 6 Helenas (não tinha onde por) e como tenho de sobra no 20L uns planorbis, eu a pensar que as helenas me iam dar conta das physas e os planorbis as diatomáceas hoje já dei com 3 ou 4 cascas dos planorbis...🤔

large.20210719_212141.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodrigues 

Isso de colocares 6 Helenas e aversão ás Physas,fiquei admirado estares com uma praga de Physas com um aquário ainda tão jovem que mal começou a vida,agora também não compreendo quereres acabar com uma praga,e a seguir colocas 6 Helenas que também podem-se eventualmente tonar uma praga.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho quase a certeza que vieram com as plantas flutuantes e os planorbis que me deram, que estavam no 20L juntamente com as outras plantas, só dei com elas no dia de plantar quando tirei as plantas catei tudo o que vi mas claro basta ficar uma, não me importo com as physas desde que controlado mas num aquário vazio sem predadores era uma festa, as Helenas são uma praga mais fácil de controlar, até porque quando meter peixes tiro algumas e os peixes vão controlando a coisa, espero eu.

Mais logo nova TPA,  nitritos e nitratos continuam em altas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A piada de ter um aquário está nisto mesmo... estas constantes alterações que aparecem de surpresa e nos fazem molhar as mangas. Se fosse só para olhar, compravas um quadro 🙂 . Boa sorte para esse problema com as physas e os outros bichinhos. 

Quanto ao aquário em si, já se nota uma evolução muito significativa! Já pensaste nos peixes que vais por aí?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Já pensaste nos peixes que vais por aí?

O único propósito de ser um aquário 100x50 é para poder ter escalares, sempre adorei e quis ter mas nunca tive aquário para tal, de resto alguns peixes de cardume dentro do "normal",  neos, tetras, rasboras e por ai, adoro ottos talvez umas corrys..

Editado por R.Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, R.Rodrigues said:

O único propósito de ser um aquário 100x50 é para poder ter escalares, sempre adorei e quis ter mas nunca tive aquário para tal, de resto peixes de resto alguns peixes de cardume dentro do "normal",  neos, tetras, rasboras e por ai, adoro ottos talvez umas corrys..

Ah! Boa. Vais cumprir o teu "sonho", por assim dizer. Muito bem. Por acaso os Escalares são peixes que eu nunca equacionei ter, mas um dia destes fui a uma loja de animais e fiquei um bom pedaço de tempo a olhar para eles. Acho que despertou ali um fascínio qualquer 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou contar uma historia que aconteceu comigo, aqui há uns vinte anos a traz, eu como gosto muito de escalares decide comprar 6 escalares muito pequeninos,ora eu com um aquário 100x30x40 enquanto pequenos correio tudo bem,mas eu ate sabia que estas medidas não eram as ideais para ter escalares,o certo é que por azar meu dos seis escalares depois de adultos formaram três casais,pois foi aqui que começou a guerra entre eles e eu,um casal ficou numa ponta do aquário,outro noutra ponta do aquário,o outro casal no meio,agora era uma guerra constante entre os casais,e os outros peixes quase não tinham direito a andar a correr o aquário,era terrível ver aquela confusão toda escalares a atacar uns aos outros e também os outros peixes,então com muita pena minha tive que os tirar do aquário a todos e acabe por oferecer por casais a um amigo que tinha condições para os ter,os escalares são muito bonitos mas tem que haver condições para eles, um aquário bem grande de forma que não haja guerra entre eles,e que no meio disto não haja outros peixes a levar por tabela,depois de se formar um casal eles tornam-se muito territoriais.

Rodrigues espero que quando os tiveres que corra tudo bem,ate porque o teu aquário e muito maior as coisa podem correr muito melhor,espero que sim.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve a voz da sabedoria aqui no fórum, Rodrigues! Eheh. Compra só os Escalares, que são o teu "Sonho de Menino" e vês no que dá. Depois pensas nos outros peixes. Até podes ir pedindo alguma opinião, com base no comportamento dos primeiros.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Vou contar uma historia que aconteceu comigo, aqui há uns vinte anos a traz, eu como gosto muito de escalares decide comprar 6 escalares muito pequeninos,ora eu com um aquário 100x30x40 enquanto pequenos correio tudo bem,mas eu ate sabia que estas medidas não eram as ideais para ter escalares,o certo é que por azar meu dos seis escalares depois de adultos formaram três casais,

Isso é que foi sorte, ou não, apesar de ser muito satisfatório ver os casais a formar, ter a sorte de ter posturas e crias mas não é esse o meu objectivo, claro que não posso impedir que formem casais, e depois tenho de ligar com o resto. No máximo devo meter uns 5 e acho que já é pouco espaço para quando adultos por isso fico contente com 3 ou 4, não sei se vale a pena estudar melhor a restante fauna ainda não pensei nisso, mais umas semanas para estabilizar o aqua e ainda quero por mais plantas mas como não tem havido stock.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodrigues

Pois para mim não foi sorte,eu não disse dois casais tiveram posturas,eu sabia que não ia dar em nada porque a guerra era tanta entre eles ,que eles acabavam por comer os ovos,e a sim foi,em todas as posturas que os casais tiveram,é um facto são peixes fascinantes mas um pouco complicados quando o aquário é pequeno,e eu não tinha pretensão em ter crias ate que isso requer mais aquários e uma atenção redobrada,e eu na altura ainda trabalhava e o tempo era pouco,e só ter atenção aos domingos era pouco tempo para resolver algum problema que aparecesse pelo caminho.

José carlos,obrigada pelo elogio,mas eu não sou sábio nenhum,o que sei por experiência,e que com o tempo aprendi não faz de mim um sábio,mas sim faz tentar ajudar no que posso e sei.um abraço.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

José carlos,obrigada pelo elogio,mas eu não sou sábio nenhum,o que sei por experiência,e que com o tempo aprendi não faz de mim um sábio,mas sim faz tentar ajudar no que posso e sei.um abraço.

Sábio é aquele que sabe @Alvaro Silva. E tem que concordar comigo que já por muitas vezes ajudou muita gente com o seu conhecimento. Eu tenho acompanhado algumas dessas lições, portanto, para mim, vai continuar a ser um dos mais sábios deste fórum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Sábio é aquele que sabe @Alvaro Silva. E tem que concordar comigo que já por muitas vezes ajudou muita gente com o seu conhecimento. Eu tenho acompanhado algumas dessas lições, portanto, para mim, vai continuar a ser um dos mais sábios deste fórum!

Vou ter de concordar, hoje em dia é muito fácil ler 243 paginas sobre qualquer assunto mas escutar a experiencia de quem já passou por isso vale muito mais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Rodrigues... sem querer estar a martelar outra vez no mesmo assunto, mas martelando, achas que o teu outflow está a fazer circular a água por todo o aquário? Parece-me estar ali numa posição esquisita, meio na diagonal. Seria melhor pores isso na horizontal, e até chegado um pouco mais à superfície da água, para movimentá-la, o que permitiria a troca de oxigénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

achas que o teu outflow está a fazer circular a água por todo o aquário?

Por acaso é uma das coisas com estou muito satisfeito é com o filtro, tem bom flow por todo o aquário, mas tal como dizes também gostava de levantar um pouco, mas como tenho as plantas flutuantes há plantas por todo o aquário se o levantar mais, vou ter de arranjar uma barreira ou para conter as plantas dentro ou mais distante do outflow, sinceramente não me tenho preocupado muito com isso estou a tentar levar as coisas com calma, mas realmente tenho de pensar numa contenção para as plantas assim como fazer mais uma encomenda com plantas, Valisneria Natans mais uns pés das nana algumas do género de "Rotala Sp Green"  apesar de estar surpreendido com a minha iluminação e o desenvolvimento das plantas estou com receio de meter a rotala sp green, procurar algo do género para por por trás da pedra grande há direita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha reparado nas plantas flutuantes. Não sou grande adepto, mas o aquário é teu 🙂 . Quando começam a crescer, tapam a luz para as plantas no solo, e é uma dor de cabeça dar comida em flocos aos peixes com as plantas todas a flutuar. 

Para pores por trás das pedras há uma planta muito fácil que se farta de crescer. Eu tenho agora isso no meu aquário, mas cresceu tanto que me fartei e cortei quase tudo. A culpa foi minha... se tivesse começado cedo a cortar os rebentos, eles não se tinham expandido tanto... cresciam mais densos. Chama-se Hygrophila Rosea Australis. Encontrei numa loja de aquários que não costuma ter grande diversidade de plantas, mas gostei e trouxe-a, porque estava farto se ver o aquário sempre igual todos os dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passado quase um mes praticamente sem alterações, amónia, nitritos e nitratos a zero ha mais de uma semana. Continuo com KH baixo mesmo acrescentando 100g de casca de ostra no filtro, ph subiu 0,5 e por enquanto está estável nos 7. As helenas foram dando conta das physas tanto que já só vejo umas coisas minúsculas de vez em quando, as plantas foram crescendo qualquer coisa e já cortei a ludwigia aproveitei e replantei os cortes, tirei umas folhas da echinodorus, agora a valisneira é que foi a planta que mais sofreu, vejo uns rebentos no fundo de alguns dos pés mas está muito feinha. Ontem foi dia de TPA pequena foi so mais para aspirar os detritos por ter andado a mexer, finalmente saltou a pedra que estava a segurar o tronco e já se começa a parecer com o que tinha a mente, diatomáceas só vi uma zona minima do tronco e deixei só duas helenas para irem controlando a coisa. Amanha se tudo correr bem entra mais flora e alguma fauna, equipa de limpeza, conforme o pessoal se adaptar talvez vá buscar uns escalares no fim de semana.

large.20210804_201512.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda esta semana estive numa loja de animais  com a minha namorada e ela fartou-se de me pedir para comprar escalares. Já lhe expliquei que não temos um tanque com tamanho para aquela espécie, mas mesmo assim ela insistiu em trazer só dois dos "pequeninos". Eheh. Acho que tenho aqui uma boa hipótese para aumentar o tamanho do meu aquário ;) .

Fico à espera de ver isso "povoado". Por enquanto o projecto parece estar a andar bastante bem. Os meus parabéns, mais uma vez.

Só um pequeno apontamento... aquela pedra no meio, amarrada com um fio ao tronco... vou ter saudades dela.... Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.