Aqua "Gonças"


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Boa tarde, 

Já não vinha até estas bandas à algum tempo mas verifico que muitos da "Old School" ainda estão presentes o que é salutar e desde já saudo todos. 

Com calma vou ver os projectos que por aí andam.

Depois de um ano em casa a criatividade para ocupar o tempo esgotou (Já não havia mais bricolage para fazer e afins) e como dispunha do material decidi fazer uma coisa prática.

Até porque este bichinho nunca morre comom vocês sabem.

Não foi muito pensado diga-se. Escolhi uma data de plantas com pouco critério e espetei com elas lá dentro.

Algumas queria experimentar para um futuro projecto. Ver como desenvolviam e em termos de volume como ficam etc.  

Os que me conhecem sabem que eu gosto de deixar a natureza correr por si. Não gosto de inventar muito. 

E é o que está a acontecer neste momento na pequena selva que se vê ai embaixo. E vou deixar crescer mais, e depois logo vejo o que faço.

Neste aquario tive BBA logo de inicio o que foi uma afronta. A sacaninha ao fim de 15 dias já estava a mostrar as beiças a rir para mim.

A esta hora já não dou conta dela por aqui e o aquario vai indo. Podia estar melhor mas estou a deixar rolar por si.

Quiçá tire tudo e meta uns troncos ou mais rochas e volte a plantar com elas já crescidinhas como estão. Ainda não sei bem o que fazer. 

O tempo dirá.. 

Entretanto já nasceram CRS Cristal red aqui neste aquario e filhotes de Guppy 🙂 

Uma maravilha ver os pequenotes..  sobretudo os CRS bébes. Eu nem dei conta, foi o meu filho que me alertou quando de uma poda. 

Foi uma alegria cá em casa. Sempre um momneto extasiante ver os "little ones" por ali. Magia.. 

Por ora aqui ficam uma imagens e o dito "Set Up" como mandam as regras 🙂

Data de Montagem:
03 de Janeiro de 2021

Aquario:
100x40x40 (10mm)

Iluminação:
2 * Twinstar 90
8 Horas de fotoperiodo

Filtragem:
EHEIM Professionel 4+ (  Regulação paraTrabalhar a meio da potência apenas ) 
3 Cestos de cerãmicas 
 

CO2:
5 Horas débito (Inicia uma hora antes da luz ligar) 

Substrato:
Tropica Soil 

Fertilizante:

Jardinagem Universal Pro 12-14 Meses (15+9+11+2 MgO+Micros)

Inserido no meio do substrato.

Flora:
(das que me lembro...)
 

Bacopa Caroliniana
Pogostemon Stellatus

Nymphoides Taywan
Blixa Japonica
Echinodorus Red Diamond

Lobelia Cardinalis

Ranunculus Inundatus

Echinodorus Argentinenses

Cabomba Furcata

Marsilea Hirsutahelanthium Tenellum

Echinodorus Grisebachii

Nymphaea Lotus

 

xV

 

 

T

 

 

R

 

Q

 

 

N

 

 

M

 

 

L

 

 

J

 

 

I

 

 

H

 

 

G

 

 

F

 

 

E

 

 

D

 

 

C

 

B

 

 

AA

 

 

A

 

 

PANORAMA

.

Bjs e Abraços a todos! 

 

  • Gosto 3

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo novamente...

Será que desta veio para ficar mais uma temporada!?

Posso dizer que aprendi bastante com os seus post's nas suas montagens, eu e muita gente. E que se ficar por cá, muita boa gente que anda por cá vai aprender bastante consigo.

Fico aguardar uma nova montagem se assim for e ver o seu rumo...

Abraço

Enviado do meu SM-A405FN através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel boa noite, 

Antes de mais agradeço a amabilidade. 

Vou tentar ser mais presente sim, dentro das minhas possibilidades e contribuir para a actividade do grupo.

O que nos une é esta paixão pela aquariofilia e é esse foco que me motiva. 

Um bem haja Miguel. 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Miguel, 

O adubo que tenho usado é Osmocote. Há vários a nivel mundial. Mas eu comprei cá na Horto S. Pedro da "KB".

O facto de nunca ter abordado ou exposto esta temática de forma mais clara tem a ver com os calculos e os testes que fiz até chegar à conclusºão sobre a dose correcta para o aquário. 

Andei imenso tempo a testar isto e a fazer experiencias até chegar a um valor medio para o meu aquario. 

Porque confesso que detestei a "EI"... Estimativa Index.. não tinha pachorra para estar todos os dias a meter "Tropica Specialized".. fora o que custa cada frasco. 

E há outra coisa.. há por aí muito jovem que basta ouvir falar sobre alguma coisa e arriscam-se..  ou precipitam-se.. não sei se em desespero de causa ou não. 

E para esta variante de fertilização convem ter dados certos do que se está a fazer. 

Se Meterem granulado a mais deste no substrato a coisa vai correr mal. 

Eu testei bem para as medidas do meu aquario e hoje fruto da experiência já consigo "brincar" um pouco e dominar ainda mais isto.

Por exemplo, no inicio do aquario quando a vegetação ainda é ridicula sei quanto meter lá debaixo do substrato e depois conforme a massa vegetal vai aumentado vou inserindo mais. 

Até chegar áquele ponto em que o Aqua está eatabilizado e passa a levar pequenas podas e aí o factor FERT DOSE já não varia tanto.

Quando chego a esse ponto (como  é o caso agora do meu aquario) insiro uma dose de grãos espalhados e enterrados no substrato que dá para mais de seis meses e o consumo é igual ao que vai sendo gradualmente libertado. (estabilidade) 

Portanto.. colocar um post com o que fiz e como fiz e as minhas contas etc é um risco. Porque outros podem apenas tentar copiar e não é bem assim e há riscos. 

Isto não é como um Tropica ou outro fertilizante em que sabes que se adicionarres "X" push de liquido estar a dar "X" PPM (Dizem eles..e as calculadoras da web).. e isso tambem vale o que vale.. Muito marketing neste mercado.

Mas pronto lá está.. é uma métrica para nos guiarmos tal como referi no meu Topico sobre fertilização Tropica.

Contudo, vou preparar uma descrição o mais detalhada possivel sobre tudo o que fiz com a OSmocote e publicar. 

Abraçao

  • Gosto 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um fenomeno que nunca percebi la muito bem porque sucede.. sobretudo isoladamente numa folha. c692b325e0e433f43e8adee4038a2d5e.jpg

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta PAFS. Está com um aspecto muito saudável.

Parabéns pelo uso de espécies variadas e de folha larga. Isso com jeitinho vai ficar um bom "holandês".

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasquinho my friend!

Por ora estou a deixar isto correr por si.

A frente já a mudei toda. Tirei a Marsilea e outras e inseri vermelhos e laranjas Limmophillas.. Hra e outras.
Estou numa de ver como crescem estas variantes e necessidades de luz ferts etc.. estudo.
Nao gostei da Marsilea. Mas aprendi com ela quando a saquei para fora. Raízes? Vai la vai... nunca pensei. Tem mais raiz que planta! E ja estava a caminhar a passos largos para o resto do aquario. Tomei a decisão certa.
Ia ser um emaranhado do caraças!
E sim .. o meu cunho é mesmo o Dutch .
Plantas e mais plantas.
Bebés também nasceram imensos.. CRS.. adoro!

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem vindo (de volta, aparentemente 🙂). Pela maneira como falas do teu aquário parece que é muito fácil chegar ao ponto em que estás, mas não é para qualquer um, portanto dou-te os meus mais sinceros parabéns. Já por mais de uma vez tinha vindo aqui à tua página tentar encontrar aquários teus, mas eram todos montagens antigas. Achei um bocadinho "estranho" teres voltado depois deste tempo todo, mas agora já percebi porquê. Eheh. Tens coisas para mostrar. Continua a postar, por favor! Os teus comentários, pelo que vi até agora, são quase lições escolares. Grande abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite rapaziada, 

Decidi retirar a frente toda do aquario e mudar isto um pouco. 

Ando assim um bocado á deriva até encontrar um caminho. Por um lado não gostei assim tanto de ver a "Marsilea". 

E há males que vêm por bem. Nunca imaginei que ao retirar a Marsilea fosse encontrar o tipo de raiz que encontrei.

Um emaranhado de todo o tamanhao e em proporções que não fazia a minima ideia. Já fiz muitos tapetes mas com este tipo de raiz ainda não tinha visto.

Demasiado densa ao ponto de trazer todo o substrato atrás com ela e alastra-se ao resto do aquario. Se a deixasse no aquario daqui a um mês ou dois 

estava tramado.. 

Por outro lado e como gosto de explorar escolhi plantas que ainda não tinha tido. 

Meti "Rotala sp. "Gia Lai" / "H'Ra", Limnophila sp. "Vietnam" e "Rotala Indica", e duas que já tive no passado que gosto muito. A Pogostemon Erectus para encher a parte detrás do lado direito que esta descompensa com a esquerda. 

E a Amannia Bonsai que podando vai dar uma densidade fixe do lado esquerdo a subir lá para trás. 

E vou retirar a "Nymphoides Taywan lá de trás que também não estou a gostar do efeito. 

 

Aspectos: 

Ao fim de duas semanas.. as plantas que retirei num balde só com água.. a natureza é danadinha e ensina tanto.. Sempre encontra o seu caminho 🙂 

É estas coisas que me guiam na aquarioflia. Simplicidade. 

 

20210603_132741

 

20210603_132746

 

Ao fim de 6 meses de vida (mais coisa menos coisa) decidi testar os dois parametros de sempre. Nitratos e Ferro. 

Atendendo às cores nos frascos ando para aí com uma brutidão de mais de 40 PPM de nitrato e bem acima de 1 de ferro. 

Subiu mais que o esperado fruto do que o aquario gera por si. Não contava com tanto mas ok  está-se bem. 

Ainda não fiz nada estou a deixar andar logo vejo se é necessário aumentar as TPA para reduzir isto. Mas à partida e por agora não vejo nada de extraordinário.  

Deixar a natureza correr por si. 

 

20210603_202615

 

Filtro: 

Ainda não lhe mexi desde a montagem. Mantenho a potência a 50%.  

 

Plantas: 

Das que introduzi e do que li por aí (Rotala sp. "Gia Lai" / "H'Ra" e  Rotala Indica") penso que é assumido que para ganharem mais cor 

do laranja ao laranja carregado ou mesmo a surgir vermelho precisam de luz em barda (estarem mais próximas da luz) e menos papinha.

Será talvez prematuro estar a mandar foguetes mas pelo que vejo o laranja já está a surgir e a uns bons 40 cm de distancia da luz. 

Vamos lá ver como corre isto. 

Luz :

Aumentei duas horas a segunda calha. Uma estava e está 8 horas ligada e a outra que estava cinco horas passou a 7.

Co2: 

Inamovivel. É aquele parametro que uma vez alinhado nunca mexo. 

 

13

 

E agora umas imagens do que vai por aqui. (O fotografo é um nabiço ... Eu! mas faço o que posso.

Apanhar os peixes em primeiro plano é que vai lá vai... sai tudo desfocado. 

 

33

 

31

 

30

 

29

 

27

 

26

 

25

 

24

 

21

 

20

 

19

 

18

 

17

 

16

 

15

 

14

 

12

 

11

 

10

 

9

 

8

 

7

 

6

 

5

 

 

4

 

 

Já vi mais bébés já nasceram mais nestes utimos dias. !!  🙂 Mas os gajos só à noite no escuro decidem ir laurear a Pevide! 

 

2

 

Foto Um bocado ranhosa.. não consigo ao longe sacar bem uma foto.

 

1

 

 

32

 

 

Beijinhos e abraços a todos. (agora vou ver o que anda por aí) 

Paulo Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotografias estão óptimas, e o aquário também. Usar plantas de caule na frente é uma ideia que vi poucas vezes, mas no teu caso parece estar a funcionar muito bem. Vai dar trabalhinho, manter isso curto, mas gosto. Já me deixaste com ideias para futuras montagens. Eheh. Continua o bom trabalho. E boas "experimentações"! Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotografias estão óptimas, e o aquário também. Usar plantas de caule na frente é uma ideia que vi poucas vezes, mas no teu caso parece estar a funcionar muito bem. Vai dar trabalhinho, manter isso curto, mas gosto. Já me deixaste com ideias para futuras montagens. Eheh. Continua o bom trabalho. E boas "experimentações"! Abraço.
Bom dia José!
Se elas começarem a galgar à procura de mais luz faço como fiz no aqua "Sussoa". Espeto-lhes com 2 focos direccionais em cima delas e assim ja alargam e não vão para cima.
De momento parece que a Twinstar está a dar conta do recado.
Talvez... talvez faça um tapete de HRA..todo vermelhinho e verdes no meio. Vermelhinho e verde vermelho e verde. Em partes.
Estás a ver a cena? Brutal não?
Acho que isso ainda nao vi.

Para ja 7 horas luz que só as plantei à 15 dias. Com possibilidade de chegar às 10 horas se caso disso.

Abraçao

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, PAFS said:

Se elas começarem a galgar à procura de mais luz faço como fiz no aqua "Sussoa". Espeto-lhes com 2 focos direccionais em cima delas e assim ja alargam e não vão para cima.

Estou sempre a aprender. Já tinha ouvido falar dessa "técnica" para determinado tipo de plantas, mas ver assim um exemplo torna-se mais fácil de perceber.

22 hours ago, PAFS said:

Talvez... talvez faça um tapete de HRA.

Também nunca vi. E isso sim, seria um desafio. Mãos à obra!!! Ainda crias uma nova abordagem ao hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.