Coridora com umas bolinhas brancas e a barbatana dorsal com uma falha


Recommended Posts

Boa tarde. 

Há cerca de um ano montei de novo um aquário com todos os procedimentos adequados (ciclagem, etc). 

O aquário tem 54L, luz LED, bastantes plantas low tech e filtro EHEIM CLASSIC 250 2213.

Como fauna tenho:

- 5 corydoras

- 7 tetra serpae

- 4 Macrotocinclus affinis 

pH: 7,5

Temperatura: Costuma ser 25ºC mas estou a aumentar gradualmente até aos 30ºC, razão explicada no texto abaixo.

O tempo de luminosidade não costuma ser mais de 5h pois a minha sala é muito iluminada com luz natural e não só, o que faz com que apareçam algas se tiver mais tempo que isto acesa.

  • Dada a boa filtragem e a regular troca de água, nunca tive problemas com amónia, nitritos e nitratos desde que introduzi peixes. Contudo, no último mês apenas consegui efetuar 2 trocas de água devido à minha pouca disponibilidade o que fez com que começasse a ver pontos brancos nas barbatanas de uma corydora sendo que essa, na barbatana dorsal, lhe falta um bocado. É o único peixe diferente, o resto está tudo normal (por agora). Medi os parâmetros e estão todos normais menos a amónia, tendo neste momento um valor elevado. Por este motivo, troquei 15L do aquário por água nova e tenciono, nos próximos dias mudar sempre 6L até voltar a zerar a amónia.
  • Tendo este problema resolvido, não sei como resolver o da corydora pois, apesar de há uns anos, noutro aquário ter tido ictio, não me parece que seja o mesmo desta vez. Contudo, já tenho vindo a aumentar a temperatura há uns dias, estando neste momento nos 27ºC e tenciono aumentar 1 ºC por dia até chegar aos 30ºC. Sei que não posso usar sal por causa das corydoras e por isso, gostava de saber a vossa opinião para que me possam ajudar. Como devo proceder daqui para a frente e que doença acham que tem e como devo tratar? 

 

Nota: gostava de inserir uma imagem do aquário e da dita corydora mas não sei como se faz. Basicamente ela não tem pontos espalhados pelo corpo todo, tem apenas uns "grãos" brancos salientes das barbatanas. 

 

Obrigada,

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda. Deixo aqui a foto do meu aquário (não está totalmente cheio pois na altura que tirei a foto, necessitava de repor a água) e da corydora.

Aguardo ajuda de alguém que me diga o que possa ser que tem a corydora.

large.Corydora.jpeglarge.492986112_Aqurio.jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto parece ictio,então tens que ter a água a trinta graus durante 22 dias,findos esses dias se tiver tudo bem,começas a baixar gradualmente ate ficar onde tinhas antes,agora se fizeres alguma TPA deves fazer mas teres o cuidado que a água que fores colocar no aquário esteja morna,o mais perto possível da água que esta no aquário.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Tânia eu já tratei do ictio só subindo a temperatura,e como eu disse fiquei durante os 22 dias com a temperatura nos 30 graus,e desapareceu o ictio,e voltei há temperatura que tinha antes e tudo bem,eu não conheço esse Costapur,mas se tens esse lê bem a bula para ver como se faz o tratamento,também há o Esha 2000,dá para quase todas as doenças nos aquários.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ictio para ter aparecido tiveste que introduzir algo novo que tivesse Ictio, ou então uma alteração brusca de temperatura no aquário. Subir a temperatura é o melhor que podes fazer. Pode por o Sera costapur sem problema não te vai afetar as plantas, o Esha tens o Exit. Com o tratamento vais ter provavelmente um pico de amónia e vais perder algumas bactérias, porém controlas bem isso com TPA. Quanto ás trocas de água a regularidade das mesmas na minha opinião só devem ser feitas quando os testes indicam, ou seja, amónia e nitritos acima de 0 ppm ou nitratos (dependendo dos peixes) acima de 40 ppm/60ppm. Se tiveres carvao no filtro, tira durante o tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada. 

Eu fiz algumas trocas de água até a amónia voltar a baixar bastante e depois deixei ir baixando sozinha. Hoje já está a zero como costumava estar.

Em relação aos peixes, eu desde a altura do post que aumentei a temperatura para os 30ºC gradualmente e neste momento já não vejo nada de estranho nos peixes, só mesmo aquela barbatana da corydora é que ainda lhe falta um pouco, mas já nada de coisas brancas. Vou manter assim durante o tempo que o senhor Álvaro disse e ver o que acontece. Entretanto comprei Esha Exit pois o Sera costapur que tinha já estava fora do prazo. Contudo, não cheguei a usar ainda pois como disse, os peixes melhoram com o aumento da temperatura. De qualquer das formas, se for preciso mais tarde, já o tenho.

 

Obrigada aos dois.

Tânia

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tânia

Tira o Sr,quando chegar aos 22 dias e não tiveres sinais do ictio então começas a baixar a temperatura gradualmente ate aos 25 graus,e evita mexer muito no aquário,é claro tens que fazer as TPA,s, mas de resto mexer só quando é necessário pois a natureza faz o resto.

Não chegastes a usar o remédio,ainda melhor é bom sinal de que as coisas estão a melhorar.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais