Tronco videira - Tratamento


Recommended Posts

Boa noite! 

Ando a tratar um tronco de videira há mais ou menos um mês. Este tronco já deveria estar bem seco pois já foi cortado há mais de um ano e estava num local ao abrigo da chuva.

Para o fazer fui seguindo alguns passos: limpei o tronco, deitei-lhe água a ferver, ficou imerso uma semana em água com sal e mais tarde imerso em água limpa até submergir. 
Até aqui tudo decorreu sem problemas, no entanto todo este processo já dura há mais de um mês e continuo a deparar me com a água tingida tipo chá.

Existe algum tratamento para isto deixar de acontecer? Ou é uma questão de tempo até deixar de tingir a água?

Já percebi que o facto de tingir a água não seria prejudicial para a minha fauna, mas honestamente não queria que isso acontecesse. Ainda fica muito castanha após dois ou três dias a cada muda de água.

É que também sou da opinião que um tronco tratado por nós tem outro “sabor”. 

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João 

Acho que estas preocupado por uma coisa que não te vai fazer mal ao aquário,a única coisa é ficar com a água cor de chá e muita gente não gosta,que parece o teu caso,bom o que podes fazer é colocares o tronco numa panela com água e sal grosso e deixares ferver durante uma meia hora,depois mudas de água e fazes a mesma operação mas sem sal,é claro que mesmo a sim ele dentro do aquário vai-te deixar a água cor de chá,mas os taninos não fazem mal aos peixes,nem ás plantas,vai chegar uma altura com as TPA,s que vai deixar de aparecer a cor.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá, Alvaro,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Sim, eu sei que os taninos não são prejudiciais para a minha fauna. Como expliquei, preferia ter a água cristalina do que com um tom acastanhado.

Desde a altura do post que mantenho o tronco submerso e com mudas de água frequentes. Já noto que "tinge" menos a água pelo que vou aguardar mais um tempo e depois meto-o no aquário.

Até breve.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais