Carvão Activado Como Desclorificante. TPA. Troca Parcial de Água.


Recommended Posts

O carvão activado pode ser usado para "remover" quimicos da água.
Como o cloro é um quimico também deve ser eficaz na sua remoção.
Deixando uma certa quantidade por litro, durante um certo tempo, consegue-se tornar a água segura para TPA.
 

large_111.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão pode ser usado para remover o cloro da água antes de ser posta no aquário. Existem vários tutoriais em como o fazer no YouTube. O problema são as cloraminas e metais pesados que não são removidos pelo carvão ativo através desse método.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Comprei um filtro de água de barro. O filtro é dividido em duas partes, o depósito superior onde se põe a água para ser filtrada,
e o deposito inferior onde fica retida a água depois de filtrada. A vela (filtro) que tenho na parte superior apenas retém as
impurezas e torna a água mais básica. Na parte inferior coloquei um saco, para matérias filtrantes, com carvão ativado
até um pouco acima da torneira. Com esta água filtrada é que estou a fazer as TPA.

large.20210205_032230.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o carvão ativado funcionar na remoção do cloro, a água tem que passar toda lentamente pelo carvão. Não basta colocar um saco de carvão no recipiente.

Se estamos a falar apenas em remoção de cloro, um método muito mais simples e barato é ter um recipiente aberto e esperar 24h para o cloro evaporar.

Para remover cloro e metais pesados, não sei a quanto anda o preço do carvão ativado, mas sendo que é possível comprar uma garrafa de Seachem Prime de 1L por cerca de 40€ e sabendo que 1L serve para tratar cerca de 40.000L (e que se comprares uma garrafa maior de 2L ou 4L ainda fica mais barato a longo prazo) 1€ trata 1000L, penso que não compensa andar a comprar e a trocar carvão ativado todos os meses e sem ter a certeza se o carvão dura esse tempo todo.

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, nunca tinha lido a descrição completa desse produto.
Se for como está escrito para além de compensar mais monetariamente, é melhor no tratamento de agua.
Vou ver se encontro disponível perto de mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 10/08/2021 at 12:25, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Para o carvão ativado funcionar na remoção do cloro, a água tem que passar toda lentamente pelo carvão. Não basta colocar um saco de carvão no recipiente.

Se estamos a falar apenas em remoção de cloro, um método muito mais simples e barato é ter um recipiente aberto e esperar 24h para o cloro evaporar.

Para remover cloro e metais pesados, não sei a quanto anda o preço do carvão ativado, mas sendo que é possível comprar uma garrafa de Seachem Prime de 1L por cerca de 40€ e sabendo que 1L serve para tratar cerca de 40.000L (e que se comprares uma garrafa maior de 2L ou 4L ainda fica mais barato a longo prazo) 1€ trata 1000L, penso que não compensa andar a comprar e a trocar carvão ativado todos os meses e sem ter a certeza se o carvão dura esse tempo todo.

Como sempre no ponto 😉

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais