Posso pôr plantas em areia de filtro de piscina?


Vitor Hugo

Recommended Posts

Tenho areia de filtro de piscina no meu aquário e estava a pensar pôr plantas mas preciso de colocar um novo substrato ou posso pô-las lá? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor

Se tiveres substrato por baixo da areia dá,agora se não tens lá substrato é tentares e veres o que dá,haverá plantas que se devem dar.

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a granulometria da areia de piscina é muito pequena, fina, o que faz com que as raízes não se propaguem da forma que devem, ficam digamos atrofiadas. Areias de piscina, as chamadas comesticas, até a areia de praia, são inertes, logo não têm nutrientes nenhuns. Bem como, subtractos que às vezes há à venda, de cor preta, cinzenta, tudo inertes.

Depois tens a hipótese de usar substratos férteis (aquabasis da JBL) , estes não podem estar em contacto com a coluna de água, aí colocas uma camada de fértil, uns três centímetros e podes colocar outros dois ou três de inerte. Não é a melhor solução, mas se não tiveres possibilidades financeiras.... Porque às vezes queres alterar a posição de alguma planta, e ao retirares há sempre a hipótese de ficar algum fértil em contacto com a coluna de água.

Depois há o substrato a que eu chamo MISTO (Tropica, ADA, Neo, JBL, etc), este já pode estar em contacto com a coluna de água embora fértil. 

O que podes fazer é colocar fértil nas zonas que queres plantar e separas com umas rochas a areia.... 

Espero ter ajudado. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais