Primeiro post dum noob - Duvidas


Recommended Posts

Boas, acabei de me registar e venho deixar o primeiro post, espero que no sitio certo.

Comecei a interessar-me pelo hobby há cerca de ano e meio. e como primeiro aquário tive um de 96 litros ate ha coisa de mês e meio que sustitui por um de 125litros

Então o setup é:

Aquário Juwel 125lts 80x50x35

Bomba ar

Termostato AquaEl 150w

Iluminação 2 t5  que serão substituídas por t5 led 6500k 900lm (nas calhas de origem) que devem chegar amanha ou depois embora não saiba se servem para o que pretendo a médio prazo

Filtro externo eheim 2213 que este fim-de-semana teve uma acidente na limpeza e partiu o bocal de cima. Como tenho lido que e insuficiente, está a caminho um sunsun hw-403b que será o sucessor

fazendo este 1400lt/h com 3 estágios e luz uv.

 

A nível do aquário tenho dois troncos pequenos (a substituir), umas pedras, e o que fiz mal neste swap, areia muito fina que me foi dada e está constantemente a ficar castanha..

Já conta com algumas plantas que me foram oferecidas. Esta é a parte nova para mim e que quero explorar, a parte dos substratos etc.

Fetos de java

Valisnerias

Anubias 

e outras duas espécies cujo nome não sei, umas delas ficam a boiar. 

 

O Aquário é comunitário, normalmente a 25/26º e conta com:

2 tricogaster leeri (Tenho um problema enorme de território com eles, um dos desgraçados, apesar de ja ter 1ano e meio está sempre a sofrer de bulling).

10 Tetras limão

7 tetras cardinais 

1 labeo bicolor

1 Botia palhaço ( tive uma praga de caracóis e foi recomendado, problema dos caracóis resolvido).

1 khuli

Na semana passada fiz a minha primeira visita a Aquaeden e vim de lá impressionado e cheio de ideias 😃

Tambem trouxe mais

6 khulis (para ver se as vejo porque a outra passava meses sem lhe por a vista em cima)

7 nariz de bebado

2 Tricogaster azuis ( ver se quando crescerem me resolvem o problema do buller)

 

Ainda sei mesmo muito pouco sobre o hobby mas dentro do tempo que disponho tenho pesquisado um bocado mas tenho muitas duvidas ainda. 

Estou com alguma dificuldade com os parâmetros da agua, KH e PH baixos, cloro elevado e co2 baixo segundo o teste da jbl que fiz há pouco.

Tenho algumas algas castanhas nos vidros que aparecem bastante rápido.

Areia fica castanha muito rapidamente

Agua fica amarela facilmente.

Sei que o filtro não tem circulação suficiente e espero que este novo resolva alguns aspetos.

Faço tpas de 30 litros todos os fins de semana, colocando condicionador e deixo a agua a repousar 2 dias normalmente 

aspiro a areia de 15 em 15 dias.  

A ideia aqui será parar com os peixes, que acho que ja nao posso abusar mais para a litragem que possuo e aprender a parte das plantas e substratos

para evoluir para um plantado a sério. 

A culpa é da Aquaeden 😃

 

Desculpem o testamento

Ricardo

 

Aqui fica uma foto do aqua.large.1774499330_IMG_20210427_2257261.jpg

 

Editado por ripikapardopo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • ripikapardopo changed the title to Primeiro post dum noob - Duvidas

Boas Ricardo

Bem vindo ao Fórum.

Acho que deves ter cautela em não abusares na quantidade de peixes,pois salvo erro já vais com 37.

Boa sorte.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com calma vais conseguir que fique mais natural,ate como o aquário esta agora não esta mau,é bonito,coloca é mais plantas porque elas ajudam muito na biologia do aquário,e papam os nutrientes,e não deixam espaço para as algas aparecerem.

 

Saudações 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.