Primeiro aquário tropical 100L


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Queria dizer primeiramente, obrigado por me aceitarem neste forum no qual eu já aprendi bastante acerca deste hobby tão gratificante.

 

Ora o meu primeiro aquário de água quente (já tive de água fria e mais pequenos). Decidi mudar então para algo que fosse de outra dimensão.

 

Comprei um aquário em segunda mão, que diga-se de passagem está impecável, nem um risco tem. A sua capacidade é de 100L e abaixo seguem as caraterísticas do mesmo:

 

- AquaEl 100L;

- Filtro interno Haquoss 700 lt/h, já o tinha anteriormente e é bem melhor que o que vinha com o aquário;

- Termoestato AquaEl 100W;

- Bomba de ar Haquoss Airline Eco, meramente para alimentar a caveira que lá tenho para decoração, nenhuma utilidade em concreto tem;

- Lâmpada LED 16W 50/60Hz, pela imagem e luz que vejo creio que será suficiente, também tem outra calha para outra lâmpada;

- 10Kg de arão preto;

- 2 peças de madeira;

- 2 Plantas (1 anubia e outra não me recordo);

 

O aquário não tem substrato, as plantas foram inseridas em 2-3 cm de areia para compactar bem e já têm cada uma um Ferti-Stick a uma distância de 2 cm da raiz, a colocar de 6 em 6 meses;

Iniciei o aquário no passado dia 18/04/2021 com água da companhia e com o respetivo condicionador de maneira a controlar os parâmetros, hoje (20/04/21), inseri 2 sticks 1 para cada planta e também meia tampa de Bio Bacter da Aquatic Nature de maneira a ajudar à ciclagem do aquário.

A sua temperatura encontra-se nos 26º Celsius.

De momento não possuo fauna, somente flora descrita acima, e esperarei o devido tempo até que se encontre ideal para inserir os primeiros habitantes, talvez no dia 18/05/21.

Não estou a fazer testes à água, porque não sou muito adepto dos mesmos e penso que se esperar o tempo certo irei ter poucos ou nenhuns problemas.

Posto isto, e não me querendo alongar muito mais, queria pedir a vossa opinião acerca do que posso fazer até dia 18/5, se faça TPA's ou não, insira as bactérias semana a semana.

Queria perguntar também acerca da fauna, queria tipos de peixes que limpassem, uns limpa fundos ou caracóis porventura, uns peixes de cardume a meio do aquário e uns de topo. 

Sei também que devo inserir os peixes de longe a longe de maneira a não sobrecarregar o ambiente.

 

Desde já o meu muito obrigado e seguem imagens do aquário e material que utilizo.

Gabriel 

https://ibb.co/nn5CR4k - Aquário

https://ibb.co/nn5CR4k https://ibb.co/Z2GQ5Jf - Materiais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel

Bem vindo ao Fórum.

Ok já vi que pelo menos estas inteirado sobre o ciclo do azoto,sobre o ciclo podes colocar dia sim ,dia não uns flocos de comida dos peixes,muito pouco mesmo,que é para criar Amónia e a sim começar a criar as bactérias nitrificantes,para o seguimento do ciclo,na minha opinião durante o ciclo não deves fazeres TPA.s,a não ser que algum acidente acontecesse pelo meio,não saltes etapas do ciclo,pois para as coisa correrem bem de futuro deves fazer o ciclo todo ate ao fim,e com muita calma.

Sobre o filtro que tens é interno,em geral os filtros internos são muito fracos,e não levam nenhumas cerâmicas para alojar as bactérias,o melhor mesmos é um filtro externo que tem um copo onde levam muitas cerâmicas, vai pensando nisso,e vai fazendo umas pesquisas na net sobre filtros,que para ti para um aquário de 100 litros que o filtro faça pelo menos 6 vezes o caudal do teu aquário.

Sobre os peixes também podes indo ver aqui, https://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/ .

Deves colocares mais plantas elas ajudam muito na biologia do aquário,podes ir para plantas de baixa manutenção e aqui podes ver as que dão para esse aquário, https://tropica.com/da/planter/     

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu obrigado pela resposta breve Álvaro Silva.

Até agora posso afirmar com clareza que o aquario encontra,se impecável, boas temperaturas, plantas com boa cor, e agua bastante mais cristalina com o passar do tempo.

Já várias pessoas, incluindo o lojista, me indicaram que ao colocar bactérias, poderei inserir os peixes mais cedo

Acho um pouco precipitado, até porque cada aquario é um ambiente diferente.

Prefiro esperar e como disse na apresentação, só em meados de maio colocar os primeiros, talvez platys, não muitos.

 

 

Gabriel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deves ter em atenção que não podes enterrar o rizoma da anubia.

O meu conselho é colocares a anubia na posição que desejas, presa a uma pedra ou tronco.

Com o tempo ela vai enviando as raízes ao substrato podendo assim depois tirares os fios que a prendem.

O crescimento dela é feito pelas próprias folhas, ou seja cada folha pode originar uma folha nova, dai a poda nas folhas deve ser feita com cuidado.

  • Gosto 1

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

Em relação à anubia, deixei o rizoma acima do substrato, mas estou a pensar em colocar num tronco, veremos como corre, até agora ambas me parecem bem de saúde, com boa cor, o aquário ainda está a estabilizar, mas assim que estiver ciclado e com o filtro externo a bombar espero também já ter mais flora.

 

Gabriel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.